Isvaldino Oliveira dos Santos

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Isvaldino Oliveira dos Santos , filho de Pedro dos Santos (Família Regis) e Messias Oliveira Santos (Oliveira e Costa Madureira), é natural de Campos Belos (GO), nasceu em 23/02/1951.

Cursou o ensino primário na Escola Professora Ricarda, em sua cidade e o primeiro grau em Porto Nacional (TO), quando ainda seminarista romano (Seminário São José).

Sem desmerecer o lugar, em tenra idade, o garoto sonhador precisou continuar seus estudos em centros mais avançados e, no Planalto central, junto dos Três Poderes, com muito esforço e dedicação concluiu êxito o 2° grau, em Brasília (DF).

Sentou praça na Aeronáutica, onde serviu de 1971 a 1978,

Com muito sonho na bagagem, pensamentos de maiores voos, da tão jovem, e efervecente Capital da República rumou a "Cidade Maravilhosa".

Pela bondade do verdadeiro Cristo Redentor, de braços abertos ofereceu-lhe bom acolhimento. Por lá, concluí o bacharelado em Teologia, no Instituto Bíblico Pentecostal (IBP), (RJ).

Num aperfeiçoar-se, apesar da facilidade nata de se comunicar, se expressar, transmitir suas ideias, seus pensamentos; pelo senso de justiça que possue de berço, Isvaldino cursou Comunicação Social (Jornalismo) e Direito, pela Universidade Gama Filho (UGF), (RJ).

Na capital carioca lutou muito para sobreviver: Lecionou no seminário Instituto Ebenézer, trabalhou em programas de rádio, TVs, jornais. Trabalhou em editoras evangélicas de grande projeções no País: como a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), JUERP e Universal Produções.

Exerceu também atividades políticas, como assessor parlamentar.

Na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, mistério de Madureira foi ordenado a Ministro Evangélico.

Quem conhece esse campos-belense sabe da sua cede por conhecimento, saber... que alimenta.

Em Belo Horizonte, numa reunião acadêmica que tivemos com o Dr. Manoel Oliveira, diretor de uma faculdade na capital, o apresentei a ele.

O Isvaldino foi logo revelando o que mais fez na vida: estudar.

— Vou ser seu aluno. Sem demora o doutor atalhou a conversa:

— Aluno nada: você vai ser é professor.

Numa outra ocasião íamos a uma reunião (eu e o Isvaldino) à cidade de Ribeirão das Neves, MG, e o aconselhei: "está na hora de você parar de aprender e começar a essinar". Nem sei se ele concordou ou discordou disso.

O amigo Isvaldino não me levou a sério, no tocante à magistério, naquele momento. Soube depois dele ter cursado Filosofia na

(FAMET, BH-MG), Instituição Superior do Dr Manoel. Atualmente é mestrando em Educação (2022), nesta Faculdade.

O seu dote de escritor não é de hoje: é de longa data. Posso até dizer ser ele um dos pioneiros-mor na arte da escrita em nossa cidade goiana.

Já o conhecia de leituras: ao ver o seu nome entre os autores de uma obra magnífica editada em 1983, "A História das Assembleias de Deus no Brasil".

O conheci pessoalmente, graças a uma crônica que fiz sobre o Zé Luiz da Silva (Pernambuco) que fora publicada no jornal "O Vetor", de grande circulação no Nordeste de Goiás. — Pelo seu comentário abaixo sobre a dita crônica o contatei e, descobri que morávamos relativamente perto um do outro.

Sabedor do seu dote na arte da escrita e certo de que não sairia pela tangente ao meu convite, o convidei a ir em uma das nossas reuniões na Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANECA), onde sou membro e não deu outra: o amigo reverendo compareceu com alegria ao evento.

Por algumas vezes nas reuniões, caiu na graça de todos, inclusive do nosso Presidente (prof. Mauro José de Morais). Com o tempo fora convidado por este a ingressar na academia de letras metropolitana, em que também preside.

Em 2017, aconteceu a nossa posse (minha e dele) como acadêmicos literários na Academia de Letras do Brasil, Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH), na cidade de Matozinhos, (MG).

Destes sonhos todos que Isvaldino dos Santos conquistou (o de maior peso eterno) fora a sua consagração ao Ministério Pastoral.

Em cadeira cativa, o Pastor Isvaldino dos Santos está ligado à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), (RJ).

Da "Nota do Editor" de Isavaldino, no livro "Eu e Você", biografia de Divino Gonçalves e Isabela Fonseca, destaco aqui o parágrafo inicial.

"As páginas de um livro são como as partes internas de nossa mente; o reflexo que elas podem produzir dependem da luz ou trevas nelas contidas". — Isvaldino dos Santos

Indicado por mim ao convite a ingressar num grupo de escritores de Campos Belos (GO), aceitou com alegria e comentou:

"Um prazer imenso conhecê-los (las), mesmo pelo WatSap e poder estar mais perto de minha cidade natal. Deus abençoe ricamente a todos". — Isvaldino Santos

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(27:8:22)

Texto com informações do biografado, por áudios e mídias sociais.

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 28/08/2022
Reeditado em 29/08/2022
Código do texto: T7593157
Classificação de conteúdo: seguro