BIOGRAFIA DR. JOSÉ MACHADO - GRANDE LEGADO COMO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA

O ortopedista Dr. José Machado sempre foi do time dos que fazem além do que é a sua obrigação. Como médico, se mantém fiel ao seu juramento e acredita que a união faz a força. Que é preciso defender sua classe, sua profissão e colaborar para condições melhores.

Com essa visão, ele foi presidente da Associação Médica de Goianésia (AMG), de 2019 a 2021, realizando um trabalho que é apontado como de excelência pelos colegas.

A AMG) é uma das entidades mais tradicionais e respeitas da cidade. Sempre foi liderada por médicos de prestígio, que deixaram legado de realizações em prol da classe e da comunidade.

O maior legado da sua gestão foi a cultura solidária, tendo acolhido a comunidade de Goianésia em ações que ajudaram milhares de pessoas. A entidade sempre esteve envolvida em ações filantrópicas, mas durante o mandato de Dr. José Machado, essa prática foi levada ao nível de excelência, com o maior volume de doações já feitos por uma associação médica em Goiás.

Apaixonado por causas sociais, José Machado conseguiu implantar na AMG uma cultura ainda mais filantrópica, o que gerou resultados positivos para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Feijoada Beneficente foi um sucesso e teve toda a sua renda revertida para o Lar São Vicente de Paula e ao Somar (Núcleo de apoio aos portadores de câncer); a Live Solidária foi outro grande evento, que arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos, que foram distribuídos à comunidade carente de Goianésia. Além disso, sob seu comando foi organizada a Grande Jogada Solidária – em parceria com sociedade acadêmica, civil e eclesiástica – que arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos, que chegaram às mesas de inúmeras famílias da cidade.

“Além disso, nossa associação realizou outras atividades solidárias. Penso que é nosso papel enquanto membro da sociedade pensar no bem-estar do próximo, principalmente em um momento de tantas dificuldades como o que estamos vivendo agora com a pandemia”, explica José Machado.

Outro grande marco da gestão foi a realização da 38ª Jornada Médica de Goianésia, em setembro de 2019, que reuniu mais de 300 pessoas, entre médicos, acadêmicos de medicina e profissionais da saúde. O ponto alto foi a palestra do renomado professor e médico Zacharias Calil, maior especialista em separação de gêmeos siameses do mundo. Na oportunidade, Machado promoveu o emocionante reencontro do médico com as siamesas de Goianésia, Rafaela e Raniela, após 17 anos da operação que salvou a vida das garotas. Além disso, Machado organizou uma homenagem a todos os ex-presidentes da entidade, um reconhecimento ao trabalho por eles realizado.

José Machado acredita que o trabalho médico ajuda a salvar vidas e oferecer bem-estar às pessoas. Mas garante que é preciso fazer mais, é preciso se engajar em causas sociais e ajudar a transformar a realidade das pessoas mais carentes. “Fiz isso a minha vida toda em todos os lugares que passei. Acredito na forma da solidariedade e temos engajado muitas pessoas nessa corrente e ajudado milhares de pessoas a terem uma vida melhor. Não tem legado maior que esse”, finaliza.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 04/08/2022
Código do texto: T7574995
Classificação de conteúdo: seguro