Autobiografia - Betina Menegocci

Texto elaborado para exploração e aprofundamento do gênero "autobiografia".

(EF69LP47)

Meu nome é Betina, tenho 11 anos de idade e nasci em São Bernardo do Campo, no dia 23 de Setembro de 2010.

Desde pequenininha, até os 4 anos de idade, morei em uma fazenda em Cuiabá. Lembro muito pouco ou quase nada deste lugar. Só tenho a lembrança de alguns animais e de alimentar os coelhinhos.

Aos 5 anos fui estudar na escola onde minha mãe dava aulas e foi neste mesmo ano que o meu irmão nasceu. Nesta época, comecei a fazer aulas de piano. Eu gostava, mas tinha muita dificuldade, por isso desisti.

Quando estava no 4º ano, começou a pandemia do Covid-19, o que obrigou o mundo inteiro e eu, a ficarmos isolados, tendo aulas em casa, pelo computador. Foi muito difícil, mas atualmente já está passando. Minha mãe, além de dar aulas, começou a escrever livros didáticos.

Em agosto de 2021, eu e minha família nos mudamos para Europa. Ao receber a notícia da mudança, fiquei ansiosa, pois morei no Brasil minha vida toda e estava um pouco triste por deixar uma parte da família para trás. Por outro lado, estava feliz, porque era uma oportunidade única na vida e eu sabia que poderia aprender muitas coisas. Deu tudo certo, todos nos receberam muito bem. Amei a casa nova e a escola. Hoje moro em Caldas da Rainha, Portugal e já tenho alguns amigos.

Na escola, gosto mais das aulas de música e matemática, porque são as que tenho mais facilidade. Tenho alguma dificuldade nas aulas de gramática, por causa das diferenças entre a língua portuguesa do Brasil e de Portugal.

Atualmente, estou participando do Clube de Música da escola e voltei a estudar piano. Estou gostando muito, aprendi uma música com meu professor e vou participar da apresentação de encerramento do ano letivo.

Além de tocar piano, gosto de ouvir música, escrever e ver vídeos engraçados no celular. Quando crescer, desejo ser musicista ou escritora, como a minha mãe.