Minhas Experiências com a Leitura e a Escrita.

Me vem na lembrança as primeiras palavras que comecei a pronunciá-las quando estava cursando a 2ª serie lá pelos anos 1970. Como por exemplo: Escola, caderno, lápis cadeira etc. era uma sensação de alegria por estar aprendendo a ler. Claro que enfrentei muitas dificuldades para desenvolver a leitura, pois não se tinha livros com temos hoje. Mas ao ver e ouvir minha irmã lendo histórias de cordel que meu pai pedia emprestadas aos seus colegas, cada vez mais aumentava a vontade de aprender. Para não ficar esperando quando ela minha irmã, tivesse tempo para repetir aquelas mesmas histórias, e como fiquei apaixonado pela literatura de cordel, me esforcei máximo conseguindo alcançar meu objetivo de poder viajar no tempo em meio aos versos no desenrolar dos diversos temas apresentados pelos cordelistas. Foi assim que aprendi a ler e comecei a escrever e, como me tornei leitor dos dramas contados em versos busquei também escrever algumas poesias, e respondia os bilhetes que meus irmãos mandavam para minha mãe quando eles estavam ausentes.

Foi dessa forma que desenvolvi minha leitura e escrita; pois na escola sempre me saia bem nos ditados de textos de palavras, ditado mudo, e nas descrições. Na leitura demorei mais à me sentir seguro pois não dispúnhamos de livros e, as condições para compra-los eram mínimas sendo um dos fatores que dificultaram o aprendizado. Quando começaram a chegar os livros didáticos fornecidos pelo governo foi que mergulhei nas histórias às quais, destaco duas delas que as tenho ainda decoradas que são: “Covardia” e “A Pombinha Implume”. Estando então seguro em ler e escrever, descrevi alguns fatos que se desenrolaram na região, que chegara a sete em forma de cordel além de letras de músicas populares e religiosas.

Não pratico a leitura como deveria, mas posso afirmar que sou um apaixonado pelos livros os quais representam muito o que sou e onde eu cheguei, em se tratando do conhecimento e, é claro, eles me apontam o rumo para um futuro melhor no que diz respeito ao conhecimento. Como já me referi antes, tenho trabalhos escritos além das músicas versos poemas e documentos elaborados como regimento interno de associações, e demais temas sociais entre outros acontecimentos contemporâneos e da atualidade.

Me sinto feliz com o que adquiri frutos da leitura e da escrita; mas estou convicto de que a vida é um constante aprender. Preciso aprimorar sempre mais em ambas as artes mais sublimes: “Ler e Escrever” preciso de ajuda...

Texto escrito em 2010 mais um um trecho de minha trajetória.