Continuando a continuar

Continuando a continuar

Capítulo 3

Hotel Dom João II

E continuando a história de Alberto Reis,, em 1984, ele depois de ter ido a Fátima nesse ano, veio e foi trabalhar no Hotel Dom João II em Alvor . Começou como aprendiz no restaurante do hotel. Não teve mais possibilidades de tirar curso superior. Por isso mesmo aceitou ser simplesmente um "empregado de Mesa" ; um "waiter". Trabalho é trabalho e o que mais interessa é ganhar dinheiro. Foi à luta e aprendeu servir à mesa com muito requinte. O senhor Mirandela (Que era o chefe do Restaurante naquele Hotel), certo dia chegou junto dele e disse-lhe: " Você está muito bem visto neste hotel; O senhor Macedo está muito grato a Você por todo o seu trabalho, nas mesas e no Room Service; Eu próprio confio mais em você do que nos meus colegas chefes; Por isso aqui está uma caixa de vinhos, porque você tem já há meses estado a servir vinhos aos clientes, sendo assim aqui estão estas garrafas de vinho para você; Também está noite você vai para o restaurante do "Serviço à lá Carte", vai aprender a fazer aquele serviço! Confie em si! Você vai conseguir! "

Nessa noite foi trabalhar no novo serviço. Começou logo, a fazer em frente das mesas dos clientes ( Com a supervisão de um colega experiente): "Bifes Pimenta", "Crepes Suzete", "Crepes Havaianos", "Frutas Flambé", "Esparguete Bolonhesa" e outros serviços: Despinhar linguado e pregado; desossar frango, trinchar Chateaubrian e empratar todo o género de comida.

Para além disso, falava correctamente o Inglês, o Francês, e um pouco de Alemão. Quando tinha disponibilidade no serviço, tirava algum tempo para conversar com os clientes. Em menos de dois anos recebeu a carteira profissional de "Chefe de Turno".

Entrava todos os dias às 15 Horas e saia à meia noite. Estava sozinho no Room serviço e conseguia fazer tudo sozinho. Às vezes entrava à meia noite, e saia às 8 da manhã. Era um trabalho muito cansativo... mas ele era o melhor de todos os seus colegas a desempenhar todas estas tarefas. Todos os seus colegas lhe chamavam o "Chefe Reis". Nisto podemos ver que em relação ao que lhe aconteceu nos tempos que haviam de vir, ele naquele emprego, teve mais honra, do que aquela que os chamados de "Santos do Senhor" lhe deram depois.

Mas certa vez em 1990 chegou junto do chefe e disse-lhe: "Eu vou me demitir, pois quero ir estudar e mudar de profissão " . O senhor Mirandela respondeu com uma pergunta " Tu tens a certeza que é isso que queres fazer Reis?" Alberto afirmou " tenho!" No outro dia apresentou uma carta de demissão à secretária do Director Macedo. Trabalhou até 31 de Agosto de 1990. Depois contarei mais sobre este homem. Digo desde já que naquilo que envolve terceiros, não vou entrar em choque com ninguém, não vou mesmo me referir a nome algum!

Mário Dias

( CONTINUA )

MÁRIO DIAS
Enviado por HelderDuarte em 12/02/2022
Código do texto: T7450719
Classificação de conteúdo: seguro