PEQUENOS RELATOS DE INFÂNCIA

Nasci no ano de 1946 em São Bento do Sul,SC.

Família humilde, morávamos num imóvel no centro da cidade, o pai era técnico de tinturaria; mãe enfermeira no único hospital da cidade: Hospital Sagrada Família (até hoje o único existente na cidade), um só irmão: Maurício que faleceu aos 24 anos de idade vítima de acidente de trânsito em Curitiba; e meus avós maternos: Laurindo Silva e Wanda Grossencbacher Silva.

Aos 2 anos fui vítima de Poliomielite (ficaram algumas sequelas).

Aos 8 anos ingressei no ensino primário: Grupo Escolar Orestes Guimarães cujo diretores eram o Sr.. Luiz Armando Dias e esposa Aída Grossenbacher Dias (prima de minha mãe).

Um colégio cujo ensino era superior aos de hoje existentes.

Só havia na comarca o ensino primário.

Além das matérias lecionadas hoje destacavam-se os trabalhos manuais (tenho até hoje alguns cabides fabricados por mim naquela época).

O departamento de saúde examinava frequentemente: unhas e cabelos cortados além de demais itens.

Andávamos uniformizados e a higiene exigida era um dos pontos altos.

Após as aulas fazíamos nossos exercícios (lições de casa) após o almoço.

Os brinquedos na maioria eram fabricados por nós: pipas, piões, *"schlits", cetras (estilingues), arco e flecha, bolas e até uma mesa de pebolim.

Adorávamos brincar nas matas, jogar pecas (bolinhas), pião, futebol, de "faroeste" e nadar nos riachos existentes (montávamos cabanas, pescávamos, colhíamos pinhões das araucárias existentes além de outro frutos: amoras silvestres
araticum,jabuticabas,guabirobas etc...

A praça central Getúlio Vargas que muito admirávamos proporcionou-nos muitas brincadeiras e encantos, com nenhum aparelho tecnológico mas movido pelas ávidas curiosidades da infância.

Era nosso mundinho inocente.


By: Maurélio Machado