O FLÁVIO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Em 02-09-1963, foi fundada a Fundação Governador Flávio Ribeiro Coutinho, mantenedora do Hospital de igual nome, a fotografia de fundação registra as freiras pioneiras, o prefeito Heraldo da Costa Gadelha (Santa Rita), o prefeito Lourival Caetano de Lima (Bayeux), o médio Romeu Viana (o pioneiro na fundação), dentre outras autoridades. Em síntese o site da fundação menciona a seguinte história de sua fundação:"A Fundação Flávio Ribeiro Coutinho, entidade civil de direito privado, é originária de uma instituição criada pela Usina Santa Rita S/A, para atender serviços de saúde e social aos seus empregados (trabalhadores rurais e operários).

A sua constituição jurídica foi através de escritura pública de doação da área do terreno e início da construção do prédio onde iría funcionar o Hospital Operário Flávio Ribeiro em 27 de julho de 1962. Mais tarde, em 02/08/1962, a doação foi transferida para a Congregação das Irmãs de Caridade da Mãe da Misericórdia, representada pela Madre Maria Cornélia Elizabeth Ter Meer.

Em 2 de setembro de 1963, na Assembleia Geral Extraordinária, sob a presidência da mesma Madre, foi fundada a FUNDAÇÃO GOVERNADOR FLÁVIO RIBEIRO COUTINHO,

Em 30 de maio de 1976, através da Assembleia Geral, houve transferência de todo acervo patrimonial, direitos, obrigações e responsabilidades da FUNDAÇÃO GOVERNADOR FLÁVIO RIBEIRO COUTINHO de administração da mantenedora Congregação das Irmãs de Caridade da Mãe da Misericórdia para a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, com sede em Caucaia- Ceará, com a qual permanece até os dias de hoje.

O último Estatuto da Fundação é de 20 de junho de 1998, registrado no Livro A-3, sob o número de ordem 243, fl 58v. em 20 de agosto de 1998, no “Cartório Dourado de Azevedo”, cidade de Santa Rita, Estado da Paraíba; alterado pela Assembleia Geral Extraordinária de 7 de janeiro de 2006, registrado no mesmo Cartório em 25 de janeiro de 2006, Livro A-7, fl. 196, No. 5 954, objetivando readaptá-lo ao atual Código Civil e atender regra especificada no Art. 3º.,IV do Decreto No. 2 536, de 6 de abril de 1998.

A principal atividade da Instituição continua sendo o atendimento a saúde, disponibilizando para o SUS mais de 67% de todos os seus serviços e, acrescentando os serviços prestados gratuitamente, este percentual eleva-se 78,46%".

Parabéns as irmãs de caridade que mantém com muita luta o funcionamento plena do hospital da referida fundação em Santa Rita durante esses 50 anos de sua fundação ´- Jubileu de Ouro!

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 13/09/2021
Código do texto: T7341183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.