TODAS AS HISTÓRIAS DO MUNDO CONTADAS POR ROBERTO BARROS I

Eu quero uma grande abreviatura de meus pensamentos e entendimentos seculares para falar aqui sobre como tudo talvez começou que a partir de minhas palavras irei mostrar como o mundo se originou envolvendo inúmeras civilizações entre raças e seus eventos deixando nosso planeta como um verdadeiro atlas de histórias destemidas que mudaram o mundo e nossas vidas com sua criação, evolução, desequilíbrios sociais até o despertar de nossas vidas, tudo sendo um fato que ocorreu e narrado por mim como um estudo completo que envolve toda a minha sociologia, física, psicologia, filosofia e ciências até os contratempos reais e fundamentais de toda a existência.

O ano de 1948 (MCMXLVIII, em algarismos romanos) foi um ano bissexto no século 20 que começou em uma quinta-feira, de acordo com o calendário gregoriano. Suas letras de domingo eram DC. A terça-feira de carnaval ocorreu no dia 10 de fevereiro e o domingo de Páscoa no dia 28 de março. Segundo o horóscopo chinês, era o ano do Rato, a partir de 10 de fevereiro e na ciência se estabeleceram alguns nomes que se destacaram pela melhor construção e criação de certas teorias que marcaram uma boa época como certos homens como Dennis Gabor, Prêmio Nobel em Física, concebeu a holografia. Curta - calculadora mecânica inventada por Curt Herzstark, Claude Shannon: 'Uma teoria matemática da comunicação' um artigo seminal na teoria da informação. Richard Feynman, Julian Schwinger, Sin-Itiro Tomonaga e Freeman Dyson: Quantum Electrodynamics entre tantos outros que sempre contribuíram para a ciência na emanação de certas criações e descobertas que marcariam a história do mundo em que tudo foi um longo estudo. consagrado como uma teoria sobre a vida e o início do universo e como tudo se originou em 1948, o cientista russo naturalizado americano George Gamow descobriu por meio de um amplo estudo que talvez a história de nossa vida tenha outro papel mais do que demonstrável no qual mostramos a teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo nascido nos Estados Unidos, George Gamow (1904-1968) e pelo sacerdote e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. A busca por compreender como se desencadeou o processo que deu origem ao universo atual proporcionou - e ainda proporciona - diversos debates, pesquisas e teorias que podem explicar esse fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade no ser humano desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.

Até agora, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade científica é baseada na teoria do Big Bang. Baseia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), que demonstraram que o universo não é estático e em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado deveriam estar mais próximos do que estão hoje, e até mesmo formando um único ponto.

A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo nascido nos Estados Unidos, George Gamow (1904-1968) e pelo sacerdote e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão se refere a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todas as direções a velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, se juntaram para formar os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.

À medida que se expandia, o universo também esfriava, passando de violeta a amarelo, depois laranja e vermelho. Cerca de 1 milhão de anos após o momento inicial, a radiação da matéria e da luz separaram-se e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons e dos núcleos atômicos, a luz pode andar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos após o Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

Esta é a explicação sistemática da origem do universo, de acordo com a teoria do Big Bang. Aceito pela maioria dos cientistas, porém, muito contestado por alguns pesquisadores. Portanto, a origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, exigindo uma análise crítica de cada aspecto que pode explicar este evento. Talvez possamos versificar esta história como um fato real, ou seja, talvez um pensamento profundo em que tudo possa ser provado entre as diversas e variáveis transformações nucleares e atômicas nas quais o mundo pode ter se originado até mesmo de uma grande explosão do que na outra versão de a bíblia nos fala sobre os genes como algo mais comum que Deus criou o mundo em outra dimensão e história assim como um ensino cristão no qual Deus criou o paraíso e fez Adão e Eva que comeram da árvore da vida e cometeram um pecado em que Deus expulsou Adão e Eva do paraíso ficando como um conto bíblico que talvez possamos entender mais sobre a vida que devemos nos conter seriamente e sim permaneceremos mais relacionados a tantas imaginações do homem que descobriu a ciência que nos fala sobre o A teoria do Big Bang e os genes como Deus criou o mundo e nós voltaremos tudo de volta como uma introdução à vida na qual podemos acreditar em sua criação que também está na var. Ious civilizações que ele conquistou tiraram a vida e o mundo e deixaram grandes marcas de suas relações na terra e vamos começar com um período de tempo em que talvez devêssemos necessariamente buscar mais fatos, evidências reais de quaisquer existências que fundaram a vida na terra e vamos não descrever coisas sem sentido porque ainda podemos nos distrair e vamos primeiro pensar em uma teoria mais analítica, expressando ao nosso entendimento que talvez estejamos ainda pensando em várias ideias e descobertas que poderíamos por uma síntese mostrar suas razões e relatividades da vida que descansa em um estudo filosófico profundo e bem construído que implica a vida e sua relação com Deus e com o universo que talvez pudesse ter nascido de uma grande explosão ou ter nascido e sido criado pelas mãos de Deus como primeiro as escrituras nos falam sobre os genes e como o mundo se originou e por uma ótima interpretação de minhas idéias eu quero mostrar algo sobre a criação de Deus que representa o Tanto o lado bom da vida quanto o lado bom e falar do diabo como representação do lado negro da vida que representa o mal, contando com uma noção psicológica que se desdobra em uma grande filosofia do homem em um princípio relativo que explico que tudo pode ser baseado em uma física que mexe com uma teoria mais relacionada à teosofia que nos ensina os presumíveis mistérios da vida e da natureza, da divindade e da origem e propósito do universo.

Eu simplesmente quero dizer que a vida é irmã da morte como a morte é irmã da vida que provavelmente existe um termo de construção de que estamos simplesmente percorrendo um caminho em que devemos procurar evidências reais sobre a existência de vida em mortais do que da maneira mais imaginável de edificação, construção e evolução do ser humano que passou por uma metamorfose que efetivamente seria o oposto de morre em uma fatalidade vemos a vida se distrair em um contexto presenciarmos sua existência e o afeto passar por um lado mais diferente casualmente buscar certezas sobre as incertezas que naturalmente devem ter uma construção que ponha tudo em harmonia assim como uma desconstrução que coloque tudo em total desafeição que chamamos de tempo de ida e volta que está escrito na bíblia que Deus criou o céu e o mar e os homens construíram aa muito excelente fonte de suas relações com a vida que sempre emanou de nós em um contexto de nos revelar e mostrar as realidades do dia a dia que por um desencontro de tempo e dois dias tudo se torna alvo de uma circunstância de amor e ódio onde o homem pode entender e entender suas necessidades de evolução e origem que o completaram dez desde o início do mundo em que Deus criou Adão e Eva no paraíso e como diz a bíblia sagrada e eles cometeram uma perdição comendo da árvore da vida e foram expulsos do paraíso e o mundo se materializou em uma metamorfose em que o homem é um deus já que desde o início os deuses construíram o monte Olimpo e isso fez os seres humanos entender sobre seus desejos e pensamentos como a vida e a morte deveriam ser como um sonho de entrada e saída em que o mundo se encontraria possuído de prazer e vontade e todos iriam desfrutar de todas as necessidades dessa vida e de suas relatividades se um domínio fosse estabelecido entre seres humanos e animais que efetivamente em tudo e para tudo se deteriam em suas capacidades, rações, cumplicidades, entendimentos e ações em que o homem c deveria estabelecer uma conduta ou doutrina entre tribos e bandos que fizeram o mundo e aprenderam o que a vida lhes ensinou e entendeu sobre a morte e a vida que simplesmente deveria estabelecer uma lógica de permanecer intacta sobre suas naturezas mais do que prováveis, incertezas mais do que dispensáveis com o ser formalizado no homem primata entre um duelo com os dinossauros até a idade contemporânea que estabeleceria uma identidade mais forte as desconstruções e construções da vida, deixando a terra como uma emanação que cria uma existência fenomenal do ser vivo que se tornou homem e mulher e os animais foram preservados ao longo todas as modalidades que supostamente talvez também o homem possam ter vindo do macaco como homem primitivo e que o mundo se originou de uma grande explosão causada por um asteróide no qual destruiu a face da terra e tudo começou do nada como também se diz que o mundo se originou de uma grande explosão em que o universo era densamente quente e que tudo era f ormalizado dos lados. Pilhas em átomos em que se formou a vida na terra que estabelecem os seres humanos e animais nos quais a palavra de Deus se origina como uma emanação de fatos ocorridos a partir de um elo que podemos simplesmente dizer que fomos construídos e formalizados em uma alquimia mais voltada para um o absinto como essência teria tomado a forma de uma serpente enquanto o mundo melhorava dentro de uma harmonização natural da natureza entre quatro elementos construtivos que emanam vida no ar, água, terra e fogo em que seus gênios podem nos formalizar sobre um átomo e lógica em que a matéria faria parte de tudo e de tudo de uma fração menor de um elemento cujas partículas atômicas estariam ou estariam em um pequeno intervalo de tempo que se formaria em um corpo atômico chamado de átomo entre o tempo e o espaço tornando-se o universo mais entre espaços deixando tudo e criando tudo sobre uma rota de fuga na qual se originou a vida planetária e seus artifícios de saída e entrada como criação e destruição em que deus faria ser um fator homogêneo do universo e onipotente de todas as coisas que foram criadas sob um contexto de construção e destruição deus estando entre várias questões de clarividência entre a vida como luz, como emanação da vida e ódio como destruição da morte também conhecido como o diabo que representa as chamas, o fogo eterno de deus emanando do demônio que é o próprio deus em forma de luz representando a vida que supostamente nunca desapareceu e sempre ressuscitou acima de todas as coisas do paraíso que seria um lugar de passagem de todas as almas onde nós nos formalizarmos como o céu e o inferno seriam o lado negro da vida que simbolizaria o diabo no qual ele levaria os lamas ao purgatório como pena e pecado mortal na vida e na morte e no mundo nenhuma outra conduta seria estabelecida, mas o céu e o inferno representaria a vida e a morte entre um único deus, assim como havia apenas um deus e o diabo entre eles, que em duas formas seria estabelecido como o mundo d também se originou como uma grande explosão dando saída e entrada de fugas pois tudo se formou e formalizou deixando da terra um lugar para morar e morrer em que as duas esferas se mostrassem mais nos mostrando que o pecado maior e não crer em Deus e na salvação seria acreditar em Deus Pai Todo-Poderoso Criador do céu e da terra em que a vida sempre revelou seus mistérios tanto nas profundezas do céu como da terra que sempre nos rebelou sobre os vários propósitos da luz e das trevas, deixando à vida algo superlativo sobre uma natureza pródiga que tem sempre nos formalizou por sua existência e subsistência em que são conhecidos como bons e maus tornando-se tudo na luz e nas trevas, sendo a vida algo simplesmente como um círculo em que podemos viver e morrer como construção e destruição da vida em causa da morte que é escuro, frio como na vida seria mais sutil porque é claro, branco, quente se tratando de uma alquimia de uma existência fenomenal na qual simbolizamos seu c apa cidade, cumplicidade e construção em uma emanação de tempo e espaço em que o universo talvez possa sempre se expandir em seus fluxos vibracionais e pulsantes e se expandir porque é sutil e se autodestruir porque é sempre denso sobre uma atmosfera mais quente que a da terra que se forma em tudo e por todos um espaço esquecido em que as horas, minutos e segundos se totalizam em uma fração menor de tempo se formando em átomos e sempre dando mais espacialidade ao seu tamanho e quero dizer que a vida é irmã da morte como a morte é. irmã da vida que existe provavelmente um termo de construção que estamos simplesmente percorrendo um caminho que devemos buscar evidências reais sobre a existência de vida nos mortais que na forma mais pensável de construir, construir e evoluir o ser humano passou por uma metamorfose que seria efetivamente o oposto de morrer por uma fatalidade que vemos a vida distraída em um contexto de testemunhar sua existência e afeição de pai. canta por um lado mais diferente que busca casualmente as certezas sobre as incertezas que naturalmente devem ter uma construção que ponha tudo em harmonia assim como uma desconstrução que ponha em total desafeição o que chamamos de tempo de ida e volta em que certamente podemos viver e prevalecerá certamente a vida real.

E quero uma noção simples de testemunhar tudo o que Deus fez como talvez um calendário de construção fabuloso e que tudo pode estar contido em um círculo mágico em que todos sempre seguiram como fonte, circuito ou energia, mundo e que podemos encontrar o paraíso dos falidos e envergonhados e tudo está em um contexto em que tudo o que Deus criou também lhe fez sobre sua relevância, pulsações e extensões em que não podemos duvidar dos aspectos ocultos e que tudo e tudo sempre ficará à sua imagem como Deus sempre fez e criou você porque foi Deus quem o fez.

Vemos um conjunto de palavras que estão acima de um termo que na minha filosofia tudo o que Deus cria com amor é construído com um sentimento sobre a natureza viva de um ser que seria mais próximo a você para entendê-lo porque nele tudo é mais claro como a luz do sol que nos mostra no lado bom da vida as coisas belas que nos agarramos e que simplesmente não tocamos por sermos feitos de amor que supera qualquer vazio que rompe com a incapacidade humana de ser feliz ou de amar alguém na vida que simplesmente não é ser iluminado diante de Deus porque eles têm uma recaída de uma natureza divina que não pode se assemelhar ao verdadeiro ser que Deus fez e criou sobre todas as coisas no paraíso que não poderíamos iludir você com as incertezas negativas que isolam a vida diante da luz suave de Deus isto é, em todas as coisas profundas e em altitudes que um dia seremos capazes de entender seu espaço e tempo em nossas realidades que não são tão extensas quando não há luz de nossos espíritos. timums que são sobre quaisquer sentimentos elevados para a vida que não poderíamos ter entendido o seu amor e existência em nossas vidas porque em tudo que Deus fez, criou o paraíso dos falidos e dos envergonhados que perverteram do mal na verdade que não pode se calar, invisível sobre tudo o que Deus criou na terra de homens obstinados e incertos de controvertidas compaixões por um desejo infiel que talvez uma criança trouxesse humanamente esse amor por estar mais vivo na eletricidade que conforta nossos pensamentos e nos faz acreditar que o mundo é perfeito e que ainda possamos ser felizes e que talvez permaneçamos construtivamente intactos sob os pretextos de Deus que nos iluminou pela fúria do amor professor que nos ama e nos faz amar o que é bom ver e sentir prazer porque a vida quer simplesmente ser uma caixa de ressonância onde seu ritmo pode nos melodiar sobre todas as formas positivas e forças da vida que nunca se dobram sobre as sombras que quebram por trás do a luz do dia tentando esquecer o medo das trevas que assola os inocentes que ainda não conheceram o mundo, pois ele é lindo e perfeito porque Deus te fez sobre todos os aspectos que não foram destruídos e que são verdadeiros amores que não foram absorvidos por Deus ou qualquer anonimato que possa ter sido prescrito pela palavra de deus, pois dizem que os anjos têm mais cuidado para se manterem vivos e anatômicos para transformar a existência de deus sobre os mortais que são consumidos pela loucura, farsa, ilusão emocional que enfurecem as mentes dos homens que ainda não entenderam para simplificar seu amor pela vida como amar a Deus acima de todas as coisas que são inevitáveis e juntos podemos sempre nos unir porque foi Deus quem fez você e as estrelas do céu como talvez uma ira que algum dia possamos agradecer e peço o favor de ser fiel a você como uma flecha reta sem desvio que não pode ser de nossa natureza insatisfatória para o mundo que pode se tornar uma ilusão para os mais fracos sem amor que talvez possa sentir que foram feitos da flor do paraíso que inesquecivelmente sempre encontraremos o que procuramos, pois simplesmente aprendemos a amar e odiar a consolidar em todos os aspectos de ser feliz por muitos anos que a vida se torna pulsante e criamos certos dispositivos que um dia compreenderemos seus prazeres e tudo o que Deus criou, porque somos filhos de Deus e experimentamos a luz da vida em nossos olhos e semblantes que nos mostram como somos lindos e nos fortalecemos em nossa memória para testemunhar nosso amor pela vida enquanto nós pacificar nos planos materiais, as sementes que simplesmente guardamos na alma dos nossos pensamentos que se completam nas formas e realizações que alcançamos na vida como um estado de tempo por ocasião das graças que aprendemos a valorizar a vida que nos atormenta com as loucuras da juventude e vemos que tudo o que Deus criou foi perfeito porque temos semelhança de Deus e minha filosofia simplesmente quer dizer que se foi Deus quem nos criou, somos inatos ou homogêneo que através do anonimato dos afetos ocultos pudéssemos nos completar em seu amor que ele nos fez porque não estaríamos vivos para sermos felizes por alguma indiferença inferior de sua natureza que permanece por tanto tempo sem uma expressão desfavorável ao único carinho que nos fez maiores sobre tudo que somos semelhanças de amor que talvez não possamos dizer de dentro para fora em mais uns que se simplifica na teoria divina que tudo que Deus criou foi com amor e aprendemos menos com a vida ou mais com seus artefatos para valorizar o que Deus fez, porque não seríamos tão pequenos e grandes na mão de Deus que nos completou em sua imagem e amor que nunca pode ser pequeno em todos os afetos ocultos que descarrilam a pura compaixão realista de vivendo, amando e sendo felizes porque em poucos anos ou talvez milênios do fundo de nossas almas que um dia nos encontraremos livres do inferno no paraíso.

Seria vida e morte certamente irmãs de uma contradição em que simplificamos em tudo o que a vida nos formaliza, talvez em tudo possa haver mortes como há vida em tudo há também vida e também morte que simplesmente queremos dizer que o mundo foi criado de construção em representação do bem com luz, amor e vida assim como o mundo foi destruído de desconstrução em representação do mal com escuridão, ódio e morte, deixando a vida e a morte como um retrocesso para frente e para trás de uma emanação na qual Deus pode estariam contidos e sim seriam indivisíveis entre os dois termos classificados como vida e morte assim como uma explicação de vida e morte seria lógica, deixando um termo vida e morte e amor e ódio mais suficiente.

Tudo está em perfeita união e em tudo a existência não para com seu ritmo que nos faz dizer que estamos vivos hoje e talvez amanhã morramos de algo gerado pelo destino da morte que em vida não para de enlouquecer muita gente de lugares diferentes em uma soma de pontos que a vida não conectará pela mesma soma de pontos que a vida tem que criar, estando tudo em uma igualdade natural em que assumimos nossos compromissos com as realidades da vida e não temeremos a morte negativa que vagueia e bagunça tudo em uma vida na qual Deus eu crio em uma igualdade soberana de um dia tudo se junta ao mesmo pó para começar novamente com todas as outras vidas.

Seja você pobre ou rico, não vamos diferenciar entre este assunto que devemos estar cientes e se cuidamos de uma missão de paz, saúde e amor ao próximo que você acompanha a cada segundo da vida todos os dias como nós também acompanhamos e aprender a preservar as nossas vidas e sim estaremos e estaremos sempre vivos com nossas famílias, parentes e amigos que nos amam o quanto nos amamos e sentiremos sua passagem ao infinito quando chegar a sua hora e daremos nossas caridades e amor pela sua viagem ao paraíso, tanto faz. este paraíso, céu ou inferno, e que Deus o proteja de todo o mal amém.

A vida com sua cor branca vital nos mostra um paraíso cheio de amor e saúde no qual rimos e choramos de alegria e aprendemos a amar e odiar, tudo por um sentido sentimental de nossas vidas e a morte com sua cor preta fosca nos mostra um lugar escuro onde você vai para o outro lado da vida e poderíamos até nos encontrar e é tudo sobre a medição da fronteira onde o céu e o inferno se encontram e talvez um dia possamos nos encontrar e ser felizes juntos em algum lugar e falar sobre o passado e que as memórias que ficam em nossas mentes e vamos querer realizar alguma fantasia, mesmo que já tenham passado e podemos nos encontrar e realizar lá em uma questão de amor e amizade.

Eu sei que é muito difícil entender a vida e a morte porque elas são irmãs e têm uma desigualdade em um contorno na vida para persistir com seus ritmos entre os seres humanos e sempre nos deixar curiosos e maravilhados com suas mudanças em nosso jeito de ser. curto ou longo para algum dia lavar a alma e o perdão dos nossos erros até a chegada dos anjos a Deus no paraíso celestial e que todos estejamos preparados.

Só não acredito na morte porque não acho que nada neste mundo morra porque é apenas um começo para outra vida, onde podemos dizer que somos livres e não temos nenhuma imperfeição em nossas vidas e que a vida vai mostre-nos melhor como estamos fora do nosso. mundo e poderíamos ser ainda melhores pela forma como nos identificamos com nossas almas e tudo estará em perfeita harmonia e o medo da morte não existirá mais e não sentiremos nenhuma imperfeição diferente da morte que será simplesmente vida. Da mesma forma o universo pulsante está sempre dando vidas e ao mesmo tempo destruindo todas elas em uma fração menor do melhor átomo e juntos podemos pensar que um dia nossa existência não se perderá e seremos senhores de um imortal tempo e que sempre permaneceremos vivemos por isso em um plano sobrenatural e podemos dizer claramente que podemos fazer da vida uma combinação de coisas que talvez não pudéssemos aqui e somos totalmente livres.

Amo a vida tanto quanto a vida me ama e está sempre em perfeita harmonia comigo e o paraíso um dia será nosso lar e viveremos uma vida eterna e poderemos completar nossos entendimentos que podem nos conduzir aos céus ou ao universo !

É como você diz que na vida existem dois fatores que nos rubificam pela força benigna e maligna que a natureza nos propõe e nos estabelece por uma semelhança aos impulsos criados por uma dada existência como um retrocesso da luz e das trevas que precisa nós e nos faz sofrer em tudo na vida por uma desigualdade desequilibrada de vida que aflige o homem em seu estado consciente e inconsciente que em meras circunstâncias sua vontade, desejo, amor e ódio não possuem normalidades afetivas de caráter moral e de conduta pessoal que é uma corporação mental sobre seus efeitos emocionais que o fazem viver de acordo com sua vida ou delicada natureza humana que sempre busca uma resposta na passagem do tempo quando tudo permanece por uma fração de segundo para a dura ocasião do destino que nos compromete de fatores externos de passo com a dura e real realidade de nossas vidas.

Em uma ótima perspectiva, diz-se que o amor se encontra como a chave das relações de bem-estar que, por ser mais amigável, nos completa e nos faz entender o quanto somos amigos e todos são perfeitos para uma igualdade de bem que está presente em um círculo beneficente que nos mostrará o quanto sempre teremos e sempre prosperaremos para uma disciplina evolutiva e futura em um ritmo que jamais esqueceremos nossos valores e compaixão por nossas vidas que estão sempre se estreitando por falsos laços humanos criados por uma sociedade precária e sofredora com os maus atributos relacionados à vida que nos fazem perecer e sofrer a miséria, o fracasso e a loucura ao fato desnecessário do bem e do mal que são dois fatores discutíveis que se apoiam em vastas ocasiões e nas relações pessoais que nos fazem reagir em uma mente que já nasceu fortalecida e exausta pela escuridão negativa da vida contra a luz positiva da vida que é o bem do amor transferido por fantasias e ilusões materiais s experimentada na vida plena de um ser que sente e mantém em sua mente toda a fraternidade pessoal e moral de um mundo caracterizado pelo bem e pelo mal que chamamos de amor e ódio que nos traz felicidade e o próprio inferno emocional efetuado por relacionamentos e projeções de vida que é a subsistência da luz que significa amor ao próximo e morte que é a subsistência das trevas que significa ódio ao próximo que, em tudo e com tudo, gira em uma formalidade da vida na terra e na o universo em uma pulsação de construção e destruição que no final criará um propósito moral que servirá nossas almas tanto na terra quanto no céu como um processador emocional e vibracional de todas as circunstâncias geradas e criadas por todas as ocasiões da vida de uma forma positiva e processo negativo que em tudo e com tudo o amor se transforma em ódio pelo bem que sentem porque sempre amaram tanto estará representado, repr. esentir o ódio transformado em amor pelo mal que também sentiam por sempre odiar porque tanto amam, representando o amor transformado em ódio pelo bem que nunca deixaram de compreender e nunca deixaram de compreender o verdadeiro caso e acaso de sua própria natureza e existência e não existência que completa a vida entre dois desejos comparáveis e incomparáveis que vocês chamam distanciados por uma base e relação da natureza tanto na terra quanto no céu que na ciência não há limites em tudo há ciência para tudo que sempre mostrou nos a identidade verdadeira mais complexa de uma infinidade incompatível de uma grande compreensão da reação de reação construída e construída destruída por uma realidade evolutiva completa da vida como uma rota diária para ambos os plexos inferiores e superiores que sempre foram unidos em um para dar a melhor sugestão e modo de vida de um ser humano.

No substantivo masculino, amor significa forte afeto por outra pessoa, nascido de laços de sangue ou relações sociais. Atração baseada no desejo sexual. No substantivo masculino, ódio significa intensa aversão a ger. motivado por medo, raiva ou lesão sofrida; odiosidade. A pessoa ou coisa odiada.

Há também o céu e o inferno que na religiosidade são duas representações de dois caminhos e planos espirituais que representam o lado claro da vida que é bom de acordo com o amor divino ou a boa intenção pessoal, que vem de dentro de si mesmo assim como existe a escuridão lado da vida que é mau de acordo com o ódio demoníaco ou má intenção pessoal, ao invés que vem de dentro de nós mesmos como uma repulsa negativa da vida que não iria a lugar nenhum pela mera circunstância da vida, enfraquecendo-se até o fracasso repentino na vida claramente diferenciada do bem intenção clara na vida qual é o bem que distorce o lado escuro da vida e quando você não tem esse problema o caminho escuro do mal é o ódio causando em si mesmo sua própria morte simplificada até o fim como leis mentais e questões lógicas da vida.

Existem caminhos que nos revelam uma infinidade de conceitos morais que ao retomar a vida podemos beneficiar corpo e alma através de uma infinidade construtiva que nos lembra que somos seres espirituais que sofrem essas descargas de energia sutil de nossas almas devido a fatores descompassados que nos levam no final mais propensos a reagir contra as duras e severas realidades da vida que oprimem nossos nervos e derrubam nossas consciências fundamentais em uma contração lógica e mal reconstruída por vários declínios emocionais que nos tornam preconceituosos com o bem-estar social que proporciona ver, viver e compreender a luta pela sobrevivência deste bem informado ou mal construído entre um plano mental de natureza emocional e um mundo preconceituoso em que vivemos e aprendemos a viver e a compreender a melhor questão de amor e ódio que nos é em duas combinações perfeitas que nos impossibilitam de ver o lado bom que é o bem da vida e o lado escuro que é o que eu sofro com a vida. il da vida em fraternidade em descompasso com o sentimento oprimido pelas circunstâncias geradas pela própria vida, estando em tudo e com tudo sujeito ao amor e ao ódio.

A vida é um conceito muito amplo e admite diferentes definições. Pode se referir ao processo contínuo do qual os seres vivos fazem parte; ao intervalo de tempo entre a concepção e a morte de um organismo à condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu; e o que torna um ser vivo. Metafisicamente, a vida é um processo contínuo de relacionamentos. Por mais simples que possa parecer, ainda é muito difícil para os cientistas definirem a vida com clareza. Muitos filósofos tentam defini-lo como um "fenômeno que anima a matéria". De um modo geral, uma entidade é tradicionalmente considerada um ser vivo se exibir todos os seguintes fenômenos pelo menos uma vez durante sua existência: Desenvolvimento: passando por vários estágios distintos e sequenciais, que vão desde a concepção até a morte.

1. Crescimento: absorção e reorganização cumulativa da matéria do meio ambiente; com excreção de produtos em excesso e "indesejados".

2. Movimento: em um ambiente interno (dinâmica celular), acompanhado ou não de locomoção no ambiente.

3. Reprodução: capacidade de gerar uma entidade semelhante a si mesma.

4. Resposta a estímulos: capacidade de "sentir" e avaliar as propriedades do ambiente e de agir seletivamente em resposta a possíveis mudanças em tais condições.

5. Evolução: capacidade de gerações sucessivas de se transformarem e se adaptarem gradativamente ao meio ambiente.

Esses critérios são úteis, mas sua natureza díspar os torna insatisfatórios de mais de uma perspectiva; na verdade, não é difícil encontrar contra-exemplos, bem como exemplos que requerem uma elaboração posterior. Por exemplo, de acordo com os critérios acima mencionados, pode-se dizer que o fogo tem vida.

Tal situação poderia ser facilmente sanada adicionando-se o requisito de limitação espacial, ou seja, a presença de algum mecanismo que limite a extensão espacial do ser vivo, como a membrana celular em seres vivos típicos. Tal abordagem resolve o caso do fogo, porém, adicionalmente, leva a novos problemas, como definir o indivíduo em organismos como a maioria dos fungos e certas plantas herbáceas, e não resolve definitivamente o problema, como ainda se poderia dizer que:

• as estrelas têm vida, por razões ainda semelhantes às do fogo.

• os geodos também podem ser considerados seres vivos.

• Os vírus e semelhantes não são seres vivos porque não crescem e não podem se reproduzir fora da célula hospedeira; caso extensível a muitos parasitas externos.

Se nos limitarmos aos corpos "convencionais", alguns critérios adicionais poderiam ser considerados em busca de uma definição mais precisa:

1. Presença de componentes moleculares como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.

2. Composição por uma ou mais células.

3. Manutenção da homeostase.

4. Capacidade de especiar.

Porém, mesmo nesses casos, alguns impasses ainda seriam detectados. Por exemplo, toda a vida na Terra é baseada na química dos compostos de carbono, chamada química orgânica. Alguns sustentam que esse deve ser o caso para todas as formas de vida possíveis no universo; outros descrevem essa posição como chauvinismo do carbono, considerando, por exemplo, a possibilidade de vida a partir do silício.

Mais definições

A definição de "vida" de Francisco Varela e Humberto Maturana (amplamente usada por Lynn Margulis) é um sistema autopoiético (autogerado) à base de água, limites de lipoproteína, metabolismo de carbono, replicação através de ácidos nucléicos e regulação de proteínas, um sistema de baixo negativo retornos subordinados a um retorno positivo superior. Stuart Kauffman o define como um agente autônomo ou sistema de agentes capaz de reproduzir e completar pelo menos um ciclo de trabalho termodinâmico.

A definição de Robert Pirsig pode ser encontrada em seu livro Lila: An Inquiry into Morals, como qualquer coisa que maximize seu leque de possibilidades futuras, ou seja, qualquer coisa que tome decisões que resultem em um maior número de futuros possíveis, ou que mantenha o maior número de opções abertas.

Os bioquímicos definiram a vida como um conjunto de moléculas que, em suas interações mútuas, desenvolvem um programa de autorregulação cujo resultado final é a perpetuação da mesma coleção de moléculas. Um equilíbrio dinâmico que, por meio da troca de matéria e energia com o meio ambiente, permite a redução da entropia. Possivelmente, existam mais possibilidades de definir a vida, uma vez que ela pode ser conceituada a partir do sentido atribuído a "viver".

Filhos modificados: um recurso útil

Uma característica útil na qual se pode basear uma definição de vida é a de descendência modificada: a habilidade de uma dada forma de vida de gerar descendentes semelhantes aos seus pais, mas com a possibilidade de alguma variação devido ao acaso.

A prole modificada por si só é suficiente para permitir a evolução, uma vez que a variação entre a prole confere diferentes probabilidades de sobrevivência. O estudo dessa forma de hereditariedade verificada na natureza é chamado de genética. Em todas as formas de vida conhecidas excluídas e nas prisões, que não são consideradas seres vivos, mas incluindo vírus e viróides, de classificação ainda incerta - o material genético consiste principalmente no DNA ou no outro ácido nucléico comum, o RNA.

Uma crítica a esse critério surge ao se considerar o código de certas formas de vírus e programas de computador estruturados por meio da programação genética: a questão de se os programas de computador podem ser considerados seres vivos, dada essa definição, é certamente uma questão polêmica.

Exceções à definição comum

Muitos organismos são incapazes de se reproduzir e, ainda assim, são seres vivos, como mulas e formigas operárias. No entanto, essas exceções podem ser levadas em consideração aplicando-se a definição de vida no nível da espécie ou do gene individual. No entanto, novas questões para essa abordagem são inevitáveis ao considerar temas específicos como a seleção de parentesco, que fornece informações adicionais sobre a possibilidade de que indivíduos não reprodutivos ainda possam aumentar a dispersão de seus genes e a sobrevivência de sua linhagem.

Quanto aos dois casos de fogo e estrelas que se enquadram na definição de vida, ambos podem ser facilmente remediados definindo o metabolismo de uma forma mais bioquimicamente precisa. Em seu livro Fundamentals of Biochemistry, Donald e Judith Voet definem o metabolismo da seguinte forma:

"Metabolismo é o processo geral pelo qual os sistemas vivos adquirem e utilizam a energia livre de que precisam para realizar suas várias funções. Eles fazem isso combinando as reações exoérgicas de processos de oxidação de nutrientes endoérgicos necessários para manter o estado de vida, como o desempenho mecânico trabalho, o transporte ativo de moléculas contra gradientes de concentração, e a biossíntese de moléculas complexas. "

Essa definição, usada pela maioria dos bioquímicos, deixa claro que o fogo não é vivo, pois libera toda a energia oxidativa de seu combustível em uma reação "explosiva" na forma de calor.

Os vírus se reproduzem, as chamas crescem, as máquinas se movem, alguns programas de computador sofrem mutação, evoluem e, no futuro, provavelmente exibirão comportamentos altamente complexos; no entanto, eles não são seres vivos por meio dessa definição. Por outro lado, na origem da vida, células com metabolismo sem sistema reprodutor podem muito bem ter existido. A maioria, entretanto, também não considera essas entidades como seres vivos e, geralmente, todas as cinco características devem estar presentes para que um ser seja considerado vivo.

definição biológica moderna

Diante desse impasse, dada a definição mais atual e à parte das propostas não corroboradas factualmente, é certo que se sabe que, biologicamente, a vida é um fenômeno natural que pode ser descrito como um processo contínuo de reações químicas metabólicas que ocorrem em um planeta. ambiente evolutivamente estruturado de forma a tornar favorável a ocorrência e manutenção de tais reações; que são sempre produzidos sob o controle direto ou indireto de um grupo de moléculas especiais, os ácidos desoxirribonucléicos, ou simplesmente DNA.

A presença de DNA ou, de forma "equivalente", RNA, é atualmente uma condição necessária para a definição de um ser vivo, porém ainda se discute se a presença de uma forma potencialmente funcional desta molécula é ou não um condição suficiente para defini-lo. A classificação dos vírus como vivos ou não ainda é incerta.

Vida no contexto religioso

O conceito de vida é notório o suficiente para não passar despercebido aos religiosos. Baseia-se no princípio da vida ou da existência da alma (na crença cristã, sendo exclusivo do homem); na existência animada (do termo latino anima) no caso; ou na duração da existência animada de um indivíduo ou entidade.

Do ponto de vista cristão, neste caso bíblico, quanto à vida terrestre, física, as coisas que têm vida, em geral, têm capacidade de crescimento, metabolismo, reação a estímulos externos e reprodução. A palavra hebraica usada na Bíblia e a palavra grega, a palavra hebraica e o termo grego que significa "alma", também são usadas para se referir à vida, não em um sentido abstrato, mas à vida como uma pessoa ou animal. Compare as palavras "alma" e "vida" usadas no Livro de Jó, capítulo 10, versículo 1; Livro dos Salmos, capítulo 66, versículo 9; Livro dos Provérbios, capítulo 3, versículo 22. Segundo a Bíblia, a vegetação tem vida, operando nela o princípio da vida, mas não a vida como alma. A vida no sentido mais amplo, conforme aplicada a seres inteligentes, é uma existência perfeita com direito a uma alma. O conceito dentro da fé religiosa, no entanto, transcende a ciência e a biologia modernas, e não há suporte científico moderno que corrobore a existência de uma alma. O animismo há muito foi descartado pela ciência neste caso.

Origem da vida

A origem da vida levanta questões científicas, religiosas e filosóficas.

Ainda não existe um modelo consensual para a origem da vida, mas a maioria dos modelos aceitos atualmente são baseados de uma forma ou de outra nas seguintes descobertas:

1. Condições pré-bióticas plausíveis resultam na criação de moléculas orgânicas simples, como mostra a experiência de Urey -Miller.

2. Os fosfolipídios formam espontaneamente bicamadas, a estrutura básica da membrana celular.

3. Processos para a produção aleatória de moléculas de RNA podem produzir ribozimas capazes de se replicar sob certas condições.

4. A árvore da vida converge todos os seres vivos conhecidos em um único ponto de ancestralidade comum.

Existem muitas hipóteses diferentes sobre o caminho percorrido das moléculas orgânicas simples às protocélulas e ao metabolismo. A maioria das possibilidades tende tanto para a primazia dos genes quanto para a primazia do metabolismo; uma tendência recente é procurar modelos híbridos que combinem aspectos de ambas as abordagens.

De acordo com o astrônomo e astrofísico Thomas Gold, a Teoria da Biosfera Quente Profunda indica que há fortes evidências de que a vida microbiana é extremamente penetrante nas profundezas da crosta terrestre. Consistente com essa teoria, a vida foi identificada em vários locais no oceano profundo, ligada a emanações de gases primordiais. Esta vida não depende da energia solar e da fotossíntese como sua principal fonte de suprimento de energia e é essencialmente independente das circunstâncias da superfície terrestre. Seu suprimento de energia vem de fontes químicas, devido aos fluidos que sobem de níveis mais profundos da Terra. Os seres unicelulares que vivem em tais ambientes são agora classificados em um super-reino próprio, as Archaea, e podem muito bem manter dentro de si os mecanismos que deram origem aos primeiros seres vivos.

De acordo com a teoria, em massa e volume esta biosfera profunda pode ser comparada a todas as formas de vida na superfície. Tal vida microbiana poderia, em princípio, explicar a presença de moléculas biológicas em todos os materiais carbonosos da crosta, e considerando que esses materiais são inteiramente de depósitos biológicos acumulados na superfície não seria, portanto, necessariamente válida.

A vida como é conhecida poderia ser hipoteticamente generalizada também dentro de corpos planetários de nosso Sistema Solar ou mesmo em objetos isolados vagando no espaço interestelar; já que muitos deles têm condições tão adequadas para que isso ocorra quanto os encontrados em certas situações aqui na terra, embora ainda constituam ambientes totalmente inóspitos em sua superfície para quase todos os seres vivos. Pode-se até especular que a única alternativa é que a vida seja amplamente distribuída no universo, habitando desde corpos planetários em nosso sistema solar até outros sistemas estelares. Sabe-se hoje que nossa tabela periódica é responsável por descrever toda a química do universo.

A vida como a conhecemos é baseada em carbono e água, e a energia geralmente é obtida por meio da presença de oxigênio, seja este livre no ar ou liberado pela redução de compostos como óxidos, sulfatos e outros. As fontes de carbono estão relacionadas aos hidrocarbonetos primordiais, principalmente o metano. Essas substâncias primordiais estão amplamente distribuídas no universo, e pensar que os processos que as originaram ocorreram apenas aqui na Terra é para muitos, nesses termos, para dizer o mínimo, muita pretensão. Uma extensão desse argumento nos leva à hipótese da panspermia.

Especulações à parte, permanece o fato, entretanto, de que a vida como é conhecida quase certamente surgiu e certamente evoluiu na Terra. Segundo o físico Marcelo Gleiser em seu livro "Criação Imperfeita", a vida teria surgido na Terra há cerca de 4 bilhões de anos. Os primeiros registros fósseis de vida datam de estromatólitos formados na era paleo-arqueana do éon arqueano, cerca de 3.430 bilhões de anos atrás.

Natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao "mundo natural" ou "universo físico". O termo "natureza" se refere a fenômenos no mundo físico, bem como à vida em geral. Geralmente não inclui objetos feitos pelo homem.

A palavra "natureza" vem do latim natura, que significa "qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo". Natura é a tradução latina da palavra grega physis, que em seu significado original se referia à forma inata com que plantas e animais crescem espontaneamente. O conceito de natureza como um todo - o universo físico - é um conceito mais recente que ganhou uso crescente com o desenvolvimento do método científico moderno nos últimos séculos. Dentro dos vários usos atuais desta palavra, "natureza" pode se referir ao domínio geral de diferentes tipos de seres vivos, como plantas e animais, e em alguns casos aos processos associados a objetos inanimados - a maneira pela qual os diferentes particulares tipos de objetos existem. as coisas e suas mudanças espontâneas, assim como o clima, a geologia da Terra e a matéria e energia que esses seres possuem. Freqüentemente, é entendido como "ambiente natural": animais selvagens, rochas, bosques, praias e, em geral, qualquer coisa que não tenha sido substancialmente alterada pelos humanos ou que persista apesar da intervenção humana. Este conceito mais tradicional de coisas naturais implica uma distinção entre o natural e o artificial, este último entendido como algo feito por uma mente ou uma consciência.

Etimologia

Latim, natura, comp. pelo tema natus, p.pass. de natale = nascer e urus = sufixo do particípio futuro de oritur = surgir, gerar, a força que gera.

Aquilo que surge, que é dado pelo nascimento. Aquilo que é e faz por nascimento de acordo com as leis universais aplicadas a um contexto preciso. Ordem ou sistema de leis que precedem a existência das coisas e a sucessão dos seres. O conjunto de todos os seres que constituem o universo. Essência e qualidade inerente a um ser. Também entendido como a “qualidade, disposição, gênio, tipo, caráter” de um ser.

Vida

uma pata com seus filhotes

Embora não haja um consenso universal sobre a definição de vida, os cientistas geralmente aceitam que a manifestação biológica da vida é caracterizada pelos seguintes fatores ou funções: organização, metabolismo, crescimento, adaptação, resposta a estímulos e reprodução, seres vivos (reinos vegetais, animais, fungos, protistas, arqueas e bactérias) têm essas propriedades em comum: são constituídos por células, têm uma organização complexa baseada no metabolismo da água e do carbono e têm a capacidade de crescer, responder a estímulos e se reproduzir. Portanto, uma entidade que satisfaça essas propriedades é considerada viva.

A biosfera é a parte da camada mais externa do planeta Terra, incluindo o ar, a terra, as rochas superficiais e a água, e é nesta parte que a vida evoluiu e onde são feitas e transformam os processos bióticos. De uma visão muito ampla da geofísica, a biosfera é o sistema ecológico global que integra todos os seres vivos e suas relações, incluindo sua interação com os elementos da litosfera (rochas), hidrosfera (água) e atmosfera (ar). Atualmente, estima-se que a Terra contenha cerca de 75 bilhões de toneladas (7,5 kg x 1013) de biomassa, que está presente em vários ambientes da biosfera. Cerca de nove décimos da biomassa total da Terra é vida vegetal, da qual a vida animal depende para a sobrevivência. Até o momento, mais de 2 milhões de espécies de plantas e animais foram identificadas, e as estimativas do número real de espécies existentes variam de alguns milhões a até 50 milhões de espécies. O número de espécies existentes varia constantemente, à medida que novas surgem e outras deixam de existir em uma dinâmica contínua. Atualmente, o número total de espécies está diminuindo rapidamente.

Eu simplesmente quero dizer que a vida é irmã da morte como a morte é irmã da vida que provavelmente existe um termo de construção de que estamos simplesmente percorrendo um caminho em que devemos procurar evidências reais sobre a existência de vida em mortais do que da maneira mais imaginável de edificação, construção e evolução do ser humano que passou por uma metamorfose que efetivamente seria o oposto de morre em uma fatalidade vemos a vida se distrair em um contexto presenciarmos sua existência e o afeto passar por um lado mais diferente casualmente buscar certezas sobre as incertezas que naturalmente devem ter uma construção que ponha tudo em harmonia assim como uma desconstrução que coloque tudo em total desafeição que chamamos de tempo de ida e volta que está escrito na bíblia que Deus criou o céu e o mar e os homens construíram aa muito excelente fonte sobre a sua relação com a vida que sempre emanou de nós num contexto de nos revelar e mostrar as realidades do dia a dia que para um desencontro de tempo e dois dias tudo se torna alvo de uma circunstância de amor e ódio onde o homem pode entender e entender suas necessidades de evolução e origem que o completaram dez desde o início do mundo em que Deus criou Adão e Eva no paraíso e como diz a bíblia sagrada e eles cometeram uma perdição comendo da árvore da vida e foram expulsos do paraíso e o mundo se materializou em uma metamorfose em que o homem é um deus já que desde o início os deuses construíram o monte Olimpo e isso fez os seres humanos entender sobre seus desejos e pensamentos como a vida e a morte deveriam ser como um sonho de entrada e saída em que o mundo se encontraria possuído de prazer e vontade e todos iriam desfrutar de todas as necessidades dessa vida e de suas relatividades se um domínio fosse estabelecido entre seres humanos e animais que efetivamente em tudo e para tudo se deteriam em suas capacidades, rações, cumplicidades, entendimentos e ações em que o homem co deveria estabelecer uma conduta ou doutrina entre tribos e bandos que fizeram o mundo e aprenderam o que a vida lhes ensinou e entendeu sobre a morte e a vida que simplesmente deveria estabelecer uma lógica de permanecer intacta sobre suas naturezas mais do que prováveis, mais do que incertezas dispensáveis com o ser formalizado em um homem primata entre um duelo com os dinossauros até a idade contemporânea que estabeleceria uma identidade mais forte as desconstruções e construções da vida, deixando a terra como uma emanação que cria uma existência fenomenal do ser vivo que se tornou homem e mulher e os animais foram preservado sobre todas as modalidades que supostamente talvez também o homem possa ter vindo do macaco como homem primitivo e que o mundo se originou de uma grande explosão causada por um asteróide no qual destruiu a face da terra e tudo começou do nada como também é disse que o mundo se originou de uma grande explosão em que o universo era densamente quente e que tudo foi formalizado pelos lados. Pilhas em átomos em que a vida se formou na terra estabelecendo seres humanos e animais nos quais a palavra de Deus se origina como uma emanação de fatos ocorreram a partir de um elo que podemos simplesmente dizer que fomos construídos e formalizados em uma alquimia mais centrada em um absinto como uma essência teria tomado a forma de uma serpente enquanto o mundo foi aprimorado dentro de uma harmonização natural da natureza entre quatro elementos construtivos que emanam vida no ar, água, terra e fogo em que seus gênios podem nos formalizar sobre um átomo e lógica em qual matéria faria parte de tudo e de tudo de uma fração menor de um elemento cujas partículas atômicas estariam ou estariam em um pequeno intervalo de tempo que se formaria em um corpo atômico chamado de átomo entre o tempo e o espaço tornando-se o universo mais entre os espaços deixando tudo e criando tudo sobre uma rota de fuga na qual se originou a vida planetária e seus artifícios de saída e entrada como criação e destruição em que deus seria um fator homogêneo do universo e onipotente de todas as coisas que foram criadas sob um contexto de construção e destruição deus estando entre várias questões de clarividência entre a vida como luz, como emanação da vida e ódio como destruição da morte também conhecido como o demônio que representa as chamas, o fogo eterno de deus emanando do demônio que é o próprio deus em forma de luz representando a vida que supostamente nunca desapareceu e sempre ressuscitou acima de todas as coisas do paraíso que seria um lugar de passagem de todas as almas onde nos formalizamos já que o céu e o inferno seriam o lado escuro da vida que simbolizaria o diabo no qual ele levaria os lamas ao purgatório como uma penalidade e pecado mortal na vida e na morte e no mundo nenhuma outra conduta seria estabelecida, mas o céu e o inferno seriam representam a vida e a morte entre um único deus, assim como havia apenas um deus e o diabo entre eles, que em duas formas estabeleceria um como o mundo também originou-se como uma grande explosão dando saída e entrada de fugas pois tudo se formou e formalizou deixando da terra um lugar para viver e morrer em que as duas esferas estão mais nos mostrando que o pecado maior e não crer em Deus e na salvação seria crer em Deus Pai Todo-Poderoso Criador do céu e da terra em que a vida sempre revelou seus mistérios entre as profundezas do céu e da terra que sempre nos rebelou sobre os vários propósitos da luz e das trevas, deixando à vida algo superlativo sobre uma natureza pródiga que sempre se formalizou nós por sua existência e subsistência em que são conhecidos como bons e maus tornando-se tudo na luz e nas trevas, a vida sendo algo simplesmente como um círculo em que podemos viver e morrer como construção e destruição da vida em causa da morte que é escura, frio como na vida seria mais sutil por ser leve, branco, quente tratando de uma alquimia de uma existência fenomenal na qual simbolizamos sua apacidade, cumplicidade e construção em uma emanação de tempo e espaço em que o universo talvez possa sempre se expandir em seus fluxos vibracionais e pulsantes e se expandir porque é sutil e se autodestruir porque é sempre denso sobre uma atmosfera mais quente do que a terra que se forma em tudo e por tudo um espaço esquecido em que as horas, minutos e segundos se totalizam em uma fração menor de tempo se formando em átomos e sempre dando mais espacialidade ao seu tamanho e quero dizer que a vida é irmã da morte como a morte é irmã de vida que existe provavelmente um termo de construção que estamos simplesmente percorrendo um caminho que devemos buscar evidências reais sobre a existência de vida em mortais que da forma mais imaginável de construir, construir e evoluir o ser humano passou por uma metamorfose que passaria efetivamente ser o oposto de morrer em uma fatalidade que vemos a vida distraída em um contexto de testemunhar sua existência e afeição do pai. canta por um lado mais diferente que busca casualmente as certezas sobre as incertezas que naturalmente devem ter uma construção que ponha tudo em harmonia assim como uma desconstrução que ponha em total desamor o que chamamos de tempo de ida e volta em que certamente podemos viver e prevalecerá certamente a vida real.

Talvez estejamos vivendo ou passando por uma história que hoje podemos compreender plenamente seu valor mais completo que nos distingue por perceber, talvez entre o amor que nos faz odiar e o amor por um sentimento que podemos sentir e que às vezes passamos despercebidos para nos conseguir amar uma mulher com quem ainda predominamos nossos desejos sobre certas coisas com que sonhamos e achamos que há pouco ou mais desempenho entre nossos desejos que ainda estamos aprendendo hoje. bem dizemos que podemos dominar algo que nos favoreça entre talvez a nossa vontade e que possa haver indiferença entre o amor de uma mulher que simplesmente nos faz amar a sua existência melhor do que podemos e passamos despercebidos de uma vontade indevida de prevalecer sobre uma duelo que antigamente como você dizem que os antigos chamavam e usavam entre certas formas de amar e morrer de amor entre a luta e o desespero de encontrar uma verdadeira explicação entre a conquista de enfrentar uma mulher e entre seus preconceitos e orgulhos que talvez possamos dizer que todos fomos atraídos pela fúria do desejo trêmulo que nos faz sustentar que todos caímos juntos neste momento em que somos atraídos pela vontade e beleza de uma verdadeira mulher embora sejamos diferentes quanto ao nosso amor, suspiramos de ódio que suspeitamos da verdade que só desejamos conter entre si em meio a um mundo catastrófico e preconceituoso que sofremos um pouco com as feridas e as interações sociais que ele nos ensina a percorrer. talvez encontremos uma resposta mais desejável à nossa coragem para que um dia possamos compreender a força sentimental de uma mulher que transparece e nos faz desfrutar de nossas incapacidades sem sentir dor porque estamos entre um desejo que o amor de uma mulher que nos faz amar de corpo e alma e isso simplesmente não os levaria a um paraíso fluente e incomparável que nos deteria em nossos corações por uma força emocional que transformaria biologicamente nossas funções orgânicas que só entraríamos entre as duas coisas que se assemelhariam mais ao paraíso do que sentimentalmente preencheria nossos vazios como uma cura que faz o homem gemer sem dor como uma expressão de cura para o amor entre um desejo que um dia possamos entender sobre o amor que é algo suficiente que nada neste mundo nos cobrirá entre certas fantasias que nos fazem cumprir nossas vontades de estarmos sempre valorizando a mulher e seus aspectos predominantes como reflexos de uma vida aventureira que nos faz conhecer certos caminhos que Isso nos faz retirar de nossas consciências que a sociedade em última análise sempre discrimina entre mulheres pobres dispensadas por homens incertos que talvez ainda possam valorizar uma mulher de verdade mais do que nunca em todos eles nunca se despedem de sua alegria por estarem entre tantos indesejados já que são todos os mesmo e nos mostre o seu valor que só nos faz gemer sem dor e que podemos ver e ver o que seus rostos querem nos dizer mais profundamente dentro da alma como um fluido emocional que nos falta nos faz escurecer e vacilar entre seus olhos femininos enquanto nós sentir-se atraídos por sua natureza e beleza física que jamais esqueceremos e deixaremos para trás em uma margem onde um dia poderemos entender sua magnitude de nos motivar em meio a um desejo de amar que nos faz gemer com esse desejo entre um aspecto feminista em que nos faz gemer sem sentir dor.

Quero falar de um passado que nos domina num contexto em que simplificamos o amor sobre o magnífico prazer de uma mulher em que contamos várias histórias até mesmo em canções que o homem, sendo exuberante e travesso, não se detém no prazer de uma mulher em que seu ódio se torna amedrontador como prova de que suas emoções estão sob o fascínio de preservar seu amor que talvez possamos dizer que estamos aprendendo a viver e amar ainda sob um efeito que nos faz sentir divididos entre ambientes emocionais em que quase tudo nos faz perecer nos domínios da vida em que tomamos como chave da existência a pura beleza e delicadeza de uma bela mulher que pode carecer de prazer em nós e que tudo mudou diante de uma resistência do amor e do prazer em que o gozo seria ser justificado por uma classificação na qual supomos estarmos livres de incapacidades sobre um encanto que podemos fantasiar sobre certas pessoas que pode apenas nos fazer ganhar o que procuramos e que este O ng pode nos combinar e O que nos faz entender verdadeiramente o seu valor desde o fundo da alma em que nos transcende em um processo no qual podemos tirar da dor o verdadeiro sentimento mesmo que não estejamos combinados na mesma existência e que tudo nos levará ao prazer em que esta fracção honesta gozemos dos nossos desejos sem sentir dor como expressão desta canção que a mulher tem no rosto dois brilhantes que nos reflectem como alma e chama das nossas vontades e que possamos desfrutar deste paraíso que dispensamos tudo na vida neste momento em que podemos dizer que seremos amor e deixaremos para trás os contratempos que nos rubificam na vida e desfrutaremos do prazer da carne sem sentir dor e permaneceremos juntos no duas faces que no final podem se unir eternamente ao longo da vida.

Tudo começa com uma luta entre gregos e troianos por Elena, esposa de Menelau. Contamos a história de um cavalo de madeira que encerrou uma guerra de dez anos, Menelau, o maior dos espartanos, derrotou Palís o grande sedutor humilhando a família de Heitor em defesa da honra caprichosa, jovem bela e afetuosa faz o homem gemer sem sentir dor .

Alexandre figura desumana fundador da famosa Alexandria conquistou na Grécia e destruiu quase toda a população tebana, a beleza atraente de Roxana dominou o maior conquistador e depois de vencer é o vencedor se rendeu a pagar mais que bela, bela e carinhosa jovem faz o homem gemer sem dor, a mulher tem dois rostos resplandecentes no rosto quando dois fiéis aos seus destinos, quem não ama o sorriso feminino desconhece a poesia de Cervantes, a bravura dos grandes navegadores que enfrentam o céu na sua cura se não fosse por Esposa de Maus a flor a história seria mentira, uma jovem bela e carinhosa faz o homem gemer sem dor, Vigulino Ferreira o bandido Lampião das selvas nordestinas sem medo de perigos ou ruínas era o rei do cangaço do sertão, um mais dias ele sentiu o feitiço em seu coração Atraente de amor, a mulata da terra do condor dominou uma fera perigosa, uma bela e afetuosa nate jovem faz o homem gemer sem sentir dor. O homem por ser exuberante e travesso não retém o prazer de uma mulher cujo ódio se torna amedrontador como prova de que suas emoções estão sob o fascínio de preservar seu amor que talvez possamos muito bem dizer que estamos aprendendo a viver e amar ainda em uma um efeito que nos faz sentir divididos entre ambientes emocionais em que quase tudo nos faz perecer nos reinos da vida em que tomamos como chave da existência a pura beleza e delicadeza de uma bela mulher que pode sentir falta de prazer em nós e que vai mudar tudo sobre uma resistência do amor e do prazer em que o gozo seria justificado por uma classificação na qual supomos estarmos livres de incapacidades sobre um encanto que podemos fantasiar sobre certas pessoas que pode simplesmente nos fazer ganhar o que buscamos e que essa coisa pode nos combinar e isso nos faz entender verdadeiramente seu valor do fundo da alma em que nos transcende em um processo no qual podemos remover o verdadeiro sentimento de a dor por mais que estejamos unidos na mesma existência e que tudo nos leve ao prazer em que essa fração honesta gozemos de nossas vontades sem sentir dor como expressão dessa música que a mulher tem em seu rosto dois brilhantes que nos reflitam como alma e chama das nossas vontades e que possamos gozar deste paraíso onde dispensamos tudo na vida neste momento em que podemos dizer que somos amor e deixaremos para trás os contratempos que nos rubificam na vida e nós vamos gozar o prazer da carne sem sentir dor e ficaremos juntos em duas faces que no final podem se unir eternamente ao longo da vida. Eu simplesmente quero dizer que a vida é irmã da morte como a morte é irmã da vida que provavelmente existe um termo de construção de que estamos simplesmente percorrendo um caminho em que devemos procurar evidências reais sobre a existência de vida em mortais do que da maneira mais cuidadosa de edificação, construção e evolução do ser humano sofreu uma metamorfose que efetivamente seria o oposto de morre em uma fatalidade vemos a vida se distrair em um contexto presenciarmos sua existência e afeto passar por um lado mais diferente casualmente buscar as certezas dos envelopes as incertezas que naturalmente devem ter uma construção que ponha tudo em harmonia assim como uma desconstrução que ponha em total desafeição a que chamamos o tempo de ida e volta que está escrito na bíblia que Deus criou o céu e o mar e os homens construíram uma fonte muito fina sobre a sua relação com a vida que sempre emanou de nós num contexto de nos revelar e mostrar as realidades do dia a O dia em que por um descompasso de tempo e dois dias tudo se torna alvo de uma circunstância de amor e ódio onde o homem pode entender e entender suas necessidades de evolução e origem que o completaram dez desde o início do mundo em que Deus criou Adão e Eva no paraíso e como diz a bíblia sagrada e eles cometeram uma perdição comendo da árvore da vida e foram expulsos do paraíso e o mundo se materializou em uma metamorfose em que o homem é um deus desde o início que os deuses construíram o monte Olimpo e que fez o ser humano compreender sobre seus desejos e pensamentos como deveria ser a vida e a morte como um sonho de entrada e saída em que encontraríamos no mundo um conjunto de doutrinas religiosas de caráter sincrético, místico e iniciático, eventualmente acrescidas de filosóficas reflexões, que buscam o conhecimento da divindade para alcançar a elevação espiritual do homem certamente em sua vida.

Talvez estejamos ainda apreendendo algo relacionado à construção da vida que por muito tempo o homem passou por uma grande mudança que talvez aqui ainda estejamos pensando como tudo começou desde os tempos mais remotos como a vida e seus ancestrais deveriam ter sido. deuses e várias civilizações antigas que contam a história do mundo que hoje estaríamos mais profundos em uma atividade mais desenvolvida por certas criações de certas civilizações que em alguma ordem vieram ao mundo bilhões de anos atrás e viveram na terra e deixaram grandes escrituras falando sobre várias coisas em hieróglifos como os egípcios e muito mais cedo os astecas, incas e maias que viveram em todo o mundo que hoje temos grandes memórias como grandes pirâmides, templos sagrados e assim por diante.

Vamos voltar e não misturar certas coisas que talvez hoje ainda possamos ser confundidas com certas civilizações que marcaram o mundo e sua grande história.

Civilização é um conceito complexo em antropologia e história. Do ponto de vista evolutivo, é o estágio mais avançado de uma dada sociedade humana, caracterizada basicamente por sua fixação no solo por meio da construção de cidades, daí derivando do latim Civita, que designa cidade e civilo (civil) seu habitante. Observe que essa noção traduz os conceitos etnocêntricos do início da antropologia, onde sociedades complexas se opõem às primitivas. É neste contexto que surge também a seqüência evolutiva selvagem - barbárie - civilização, entendida por Gordon Childe como os estágios evolutivos obrigatórios das sociedades antigas desde a passagem de um sistema social / econômico / tecnológico de caçadores-coletores ("selvageria") a camponeses e pastores ("barbárie") à concentração nas cidades e divisão social ("civilização"). É Gordon Childe quem populariza os conceitos de revolução neolítica (ou revolução agrícola) e revolução urbana para marcar a passagem entre esses estágios evolutivos da humanidade. Para Darcy Ribeiro, a revolução sociocultural consiste no movimento histórico de mudança nos modos de ser e viver dos grupos humanos, desencadeada pelo impacto de sucessivas revoluções tecnológicas (agrícolas, industriais, etc.) nas sociedades concretas, tendendo a conduzi-las a transição de uma etapa a outra, ou de uma formação sociocultural a outra.

Note, no entanto, como Matthias aponta que este conceito de evolução difere da perspectiva evolucionista nos estudos da antropologia clássica, pois considera o movimento de evolução sociocultural como um complexo processo de civilização, marcado por mudanças e permanências, seja por aceleração evolutiva (ou estagnação cultural) devido à própria dinâmica da cultura, seja por atualização ou incorporação histórica devido aos contatos interculturais. Para Darcy Ribeiro, progresso e retrocesso são dois mecanismos de configuração histórica que representam o avanço ou retrocesso dos aspectos produtivos, sociais e culturais de uma determinada sociedade em sua trajetória evolutiva em relação a outras sociedades e não a um fim específico, que é a nossa sociedade. , como os evolucionistas presumem.

Em um sentido mais amplo e mais comumente usado, civilização designa toda uma cultura de um determinado povo e o conjunto de características sociais, científicas, políticas, econômicas e artísticas próprias e distintas.

A humanidade pode ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização Sínica ou Chinesa; Civilização japonesa ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização Ortodoxa e Civilização Subsaariana. No entanto, a perspectiva do choque de civilizações de Huntington foi criticada por seu caráter tendencioso, empiricamente verificado e anti-multiculturalismo.

Darcy Ribeiro, por sua vez, distingue as "Civilizações Regionais" (associadas às revoluções tecnológicas da metalurgia, irrigação, pastagem e escravidão) das "Civilizações Mundiais" (associadas ao mercantilismo, revolução industrial e capitalismo / socialismo). Podem ser desenvolvidos critérios de periodicidade histórica e principalmente características de sua cultura tecnológica material.

Civilizações antigas ou extintas foram chamadas de Antiguidades que, devido às suas conquistas, principalmente arquitetônicas e artísticas, passaram a ser estudadas por historiadores e arqueólogos após seu desaparecimento. Exemplos dessas grandes civilizações são:

O Império Acadiano (também chamado de Império Acadiano ou Império Acadiano ou apenas Akkad) foi o primeiro império na Mesopotâmia, centrado na cidade de Akkad e sua região circundante, que a Bíblia também chamou de "Akkad". O império uniu os falantes de acadiano e sumério sob um único governo. O Império Acadiano exerceu influência na Mesopotâmia, Levante e Anatólia, enviando expedições militares ao sul para Dilmum e Magan (agora Bahrein e Omã) na Península Arábica.

O período acadiano é geralmente datado de c. 2334 a c. 2154 AC. Foi precedido pelo Período Dinástico Arcaico e sucedido pela Terceira Dinastia de Ur. Durante o terceiro milênio aC, uma simbiose cultural muito íntima se desenvolveu entre os sumérios e os acadianos, que incluiu o bilinguismo generalizado. O acadiano, uma língua semítica oriental, gradualmente substituiu o sumério como língua falada em algum momento entre o terceiro e o segundo milênio aC (a data exata ainda é uma questão de debate). O Império Acadiano atingiu seu apogeu político entre os séculos XXIV e XXII aC, após as conquistas de seu fundador Sargão de Akkad. Sob o regime de Sargão e seus sucessores, a língua acadiana foi brevemente imposta aos estados conquistados vizinhos, como Elam e Gutium. Acádia às vezes é considerado o primeiro império da história, embora o significado deste termo não seja preciso e já tenha havido pretendentes sumérios anteriores. Após a queda do Império Acadiano, o povo da Mesopotâmia finalmente se uniu em duas grandes nações de língua acádica: Assíria no norte e, alguns séculos depois, Babilônia no sul.

Os árabes são uma etnia semítica, principalmente nativa do Oriente Médio e do Norte da África, originários da Península Arábica, que é formada em sua maioria por regiões desérticas. As dificuldades de plantar e criar animais fizeram com que seus habitantes se tornassem nômades, vagando pelo deserto em caravanas em busca de água e melhores condições de vida. Essas tribos do deserto são chamadas de beduínos.

Existem três fatores que podem ajudar, em vários graus, a determinar se um indivíduo é considerado árabe ou não:

político: se mora em um país membro da Liga Árabe (ou, mais geralmente, no mundo árabe); esta definição cobre mais de trezentos milhões de pessoas.

Lingüística: se sua língua materna é o árabe; esta definição cobre mais de duzentos milhões de pessoas.

Genealógico: sua ancestralidade pode ser rastreada até os habitantes originais da Península Arábica.

A importância relativa desses fatores é estimada de maneira diferente por grupos diferentes. Muitas pessoas que se consideram árabes o fazem com base na definição política e lingüística que se sobrepõe, mas alguns membros de grupos que atendem a ambos os critérios rejeitam essa identidade com base na definição genealógica. Poucas pessoas se consideram árabes com base em uma definição política sem linguística - portanto, curdos ou berberes geralmente se identificam como não árabes - mas alguns o fazem: por exemplo, alguns berberes se consideram árabes e os nacionalistas árabes consideram os curdos como árabes.

Os Assírios também conhecidos como Caldeus, Siríacos ou mesmo Cristãos Assírios, Cristãos Siríacos e Cristãos Caldeus, são um grupo étnico semita com origens no Crescente Fértil. Hoje, seu território faz parte de vários países, porém, ao contrário do que muitos acreditam, o povo assírio não desapareceu após a queda do Império Assírio, mas passou a constituir minorias étnicas sob o domínio de outros grupos desde o início dos tempos. Média.

Os astecas foram uma cultura mesoamericana que floresceu no México central no período pós-clássico, de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle e dominavam grande parte da Mesoamérica entre os Séculos 14 a 16. A cultura asteca foi organizada em cidades-estado, algumas das quais se uniram para formar alianças, confederações políticas ou impérios. O Império Asteca foi uma confederação de três cidades-estados estabelecidas em 1427, Tenochtitlan (cidade-estado dos Mexicas), Texcoco e Tlacopan, anteriormente parte do império dos tepanecas, cuja potência dominante era Azcapotzalco. Embora o termo asteca seja restrito ao Mexica de Tenochtitlan, também é amplamente usado para se referir a pessoas ou comunidades nahuatl do México central na era pré-hispânica, bem como na era colonial espanhola (1521-1821). A definição dos astecas tem sido objeto de discussão acadêmica desde que o cientista alemão Alexander von Humboldt estabeleceu seu uso comum no início do século XIX.

A maioria dos grupos étnicos no centro do México no período pós-clássico compartilhavam traços culturais básicos da Mesoamérica e muitas das características da cultura asteca não podem ser consideradas exclusivas desse povo. Pelo mesmo motivo, a noção de "civilização asteca" é melhor entendida como um horizonte particular de uma civilização geral na Mesoamérica. A cultura do México central inclui o cultivo de milho, a divisão social entre nobreza (pipiltin) e plebeus (macehualtin), um panteão (caracterizando Tezcatlipoca, Tlaloc e Quetzalcoatl) e o sistema de calendário de um xiuhpohualli de 365 dias intercalado com um tonalpohualli de 260 dias. O deus patrono Huitzilopochtli, as construções de pirâmides gêmeas e as peças de cerâmica conhecidas como astecas I a III são características dos Tenochtitlan Mexicas. No século 13, o Vale do México era o coração de uma população densa e do surgimento de cidades-estado. Os mexicas chegaram tarde ao vale e fundaram a cidade de Tenochtitlan em ilhotas pouco promissoras no Lago Texcoco, mais tarde se tornando o poder dominante da Tríplice Aliança Asteca (ou Império Asteca). Foi um império tributário que expandiu sua hegemonia política muito além do Vale do México, conquistando outras cidades-estado na Mesoamérica no final do período pós-clássico. Originou-se em 1427 como uma aliança entre as cidades de Tenochtitlan, Texcoco e Tlacopan, que se aliaram para derrotar o estado Tepaneca de Azcapotzalco, que anteriormente dominava a bacia do México. Logo, Texcoco e Tlacopan foram relegados a uma parceria menor dentro da aliança, com Tenochtitlan se tornando a potência dominante. O império expandiu seu alcance por meio de uma combinação de comércio e conquista militar. Nunca foi um verdadeiro império territorial controlando um território por meio de grandes guarnições militares em províncias conquistadas, mas dominou suas cidades-estados clientes principalmente ao implantar governantes amigos conquistados, construir alianças matrimoniais entre as dinastias dominantes e estender uma ideologia imperial às cidades rendidas . homenagem ao imperador asteca, o Huey Tlatoani. Essa estratégia econômica limitava a comunicação e o comércio entre os sistemas periféricos, tornando-os dependentes do centro imperial para a compra de bens de luxo. A influência política do império atingiu o sul, como Chiapas e Guatemala, e abrangeu a Mesoamérica, do Pacífico ao Atlântico.

O império atingiu sua extensão máxima em 1519, pouco antes da chegada de um pequeno grupo de conquistadores espanhóis liderados por Hernán Cortés, que aliou cidades-estados inimigas dos Mexica, particularmente da tlaxcalteca, bem como de outras organizações políticas mexicas, incluindo Texcoco, seu ex-aliado na Tríplice Aliança. Após a queda de Tenochtitlán em 13 de agosto de 1521 e a captura do imperador Cuauhtemoc, os espanhóis fundaram a Cidade do México sobre as ruínas da antiga capital asteca. A partir daí, seguiram com o processo de conquista e incorporação dos povos mesoamericanos ao Império Espanhol. Com a destruição da superestrutura do Império Asteca em 1521, os espanhóis usaram as cidades-estado nas quais o Império Asteca foi construído para governar as populações indígenas por meio de seus nobres locais. Esses nobres juraram lealdade à coroa espanhola e se converteram, pelo menos nominalmente, ao cristianismo em troca de serem reconhecidos como nobres pelos espanhóis. Os nobres atuaram como intermediários para transmitir tributos e mobilizar trabalho para seus novos senhores, facilitando o estabelecimento do domínio colonial espanhol. A cultura e a história asteca são conhecidas principalmente por evidências arqueológicas encontradas em escavações como o famoso Templo Mayor na Cidade do México; de escritos indígenas; relatos de testemunhas oculares de conquistadores espanhóis como Cortés e Bernal Díaz del Castillo; e especialmente as descrições da cultura e história asteca dos séculos XVI e XVII escritas por clérigos espanhóis e astecas alfabetizados em espanhol ou nahuatl, como o famoso, ilustrado e bilíngue (espanhol e náuatle) Códice Florentino, composto em doze volumes, criado por o frade franciscano Bernardino de Sahagún, em colaboração com informantes indígenas astecas. Importante para o conhecimento dos Nahuatl após a conquista europeia foi o treinamento de escribas indígenas para criar textos alfabéticos em Nahuatl, principalmente para ajudar no processo de domínio colonial espanhol. No seu auge, a cultura asteca tinha tradições mitológicas e religiosas ricas e complexas, bem como notáveis realizações arquitetônicas e artísticas.

Babilônia na Suméria (KÁ.DINGIR.RA) era a cidade central da civilização babilônica, na Mesopotâmia, situada às margens do rio Eufrates. Suas ruínas estão localizadas ao norte do centro da atual cidade de Hila, capital da província de Babil, no Iraque, localizada 100 km ao sul de Bagdá. Em pelo menos duas ocasiões, a primeira no século 18 aC e a segunda no século 6 aC, foi capital da principal potência da Mesopotâmia e, nesses períodos, é possível que tenha sido a maior cidade do mundo , em que alguns dos mais monumentos existiram. imponentes edifícios da Antiguidade e que ocupavam uma área de cerca de 10 km², defendidos por várias vedações de muros imponentes. Seu sítio arqueológico foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2019.

Localizada em uma região fértil e em uma junção de importantes rotas comerciais, Babilônia se tornou um importante centro econômico e cultural, desenvolvendo uma civilização complexa, sofisticada e cosmopolita, documentada por muitos registros arqueológicos que atestam o cultivo da educação, comércio, ciência, de várias técnicas e arte, florescendo num vasto complexo urbano cortado por canais e rico em monumentos, templos e edifícios imponentes. Sua sociedade era estratificada, dominada por uma nobreza e altos funcionários do governo, embora pouco se saiba sobre sua organização social. Foi também um centro ativo de adoração, e a religião, de caráter politeísta, liderada por um clero rico e poderoso, exerceu grande influência em vários aspectos da vida pública e privada e nas atividades do Estado.

É provável que no século 26 aC já houvesse um assentamento no local, no século 13 ou 22 aC era uma cidade menor do Império acadiano no século 21 aC era um centro administrativo secundário do Império de Ur . No início do século 19 aC, ganhou independência sob uma dinastia amorita, tornando-se a capital do que é conhecido como o Império Paleo-Babilônico, a maior potência de seu tempo na Mesopotâmia, cujos territórios passaram a incluir toda a Baixa Mesopotâmia e o vale . do Eufrates a Mari. A cidade então atingiu seu primeiro apogeu, que culminou com o reinado de Hammurabi na primeira metade do século 18 aC; no entanto, diminuiu a partir da segunda metade do século 17 aC devido a vários fatores internos e externos, e em 1595 aC foi saqueada pelos hititas. Seguiu-se uma fase particularmente pouco conhecida, durante a qual a Babilônia foi governada por uma dinastia Cassita, que permaneceria no poder até o século 12 aC Seguiu-se um breve período em que grande parte do reino Cassita estava sob o domínio do Império Elamita. , após um período em que voltou a ser a capital de uma grande potência regional durante a segunda dinastia de Isim, entre o último quartel do século XII aC e c. 1 025 aC, quando começou um período de grande instabilidade política e militar, que durou até a conquista pelos assírios no final do século VIII aC Sob o domínio assírio, a Babilônia recuperou parte de sua importância no século seguinte e novamente se tornou a capital de uma reino independente sob Nabopolasar, originalmente um governador assírio, que, no final da década de 620 aC, derrubou o Império Assírio. A cidade então experimentou um novo apogeu, principalmente durante o reinado de Nabucodonosor II (r. 605–562 aC), filho de Nabopolasar. Embora tenha perdido alguma importância durante os reinados seguintes, o império babilônico só cairia com a conquista de sua capital em 539 aC pelo Império Aquemênida.

Apesar de ter perdido muito de sua antiga proeminência, Babilônia foi uma cidade importante no Império Aquemênida e durante o curto reinado de Alexandre, na segunda metade do século IV aC, ele viveu lá por alguns meses e patrocinou a restauração de monumentos e canais. Após a morte do imperador macedônio, a cidade foi severamente afetada pelas Guerras dos Diadoques. Durante o Império Selêucida, ela perdeu seu status de capital e tornou-se helenizada. Embora mantendo alguma importância regional, declinou lentamente e, durante o Império Parta, em meados do século III aC, começou a despovoar. Embora seus grandes templos tenham permanecido ativos e ainda fosse um centro de comércio no início do século I dC, o local já estava em ruínas nessa época. O templo principal ainda funcionava no início do século III, mas não se sabe quando a região foi completamente abandonada, o que aconteceu durante o Império Sassânida. No início do período islâmico, no século VII, era apenas uma pequena vila em meio a extensas ruínas.

Possivelmente devido à sua grande importância e esplendor em uma região onde floresceram algumas das maiores civilizações da antiguidade, às menções bíblicas e ao seu desaparecimento relativamente precoce, a Babilônia gradualmente se tornou um mito, mesmo durante o período clássico, que persistiu e ganhou contornos cada. cada vez mais imaginário durante a Idade Média. O fato de que, até o século XIX, Babilônia só era conhecida por meio de menções bíblicas, nas quais a cidade aparece como símbolo do pecado e da decadência, e por relatos de autores greco-romanos, pode ter contribuído para a difusão dessa lenda. , ou eles nunca o visitaram ou apenas o fizeram quando não havia mais nada dele além de ruínas. Embora a sua localização nunca tenha sido esquecida, foi apenas no início do século XX que foram realizadas as primeiras escavações importantes, sob a direção do arqueólogo alemão Robert Koldewey, que desenterrou os principais monumentos. A importante documentação arqueológica e epigráfica descoberta na cidade, complementada por informações de outros sítios arqueológicos antigos que mantinham relações com a Babilônia, permitiu formar uma representação mais precisa da cidade, para além dos mitos. Isso não exclui grandes lacunas no conhecimento daquele que é um dos mais importantes sítios arqueológicos do Antigo Oriente Próximo, lacunas que persistem devido ao trabalho arqueológico ter sido interrompido devido à instabilidade política no Iraque desde 1990.

A Caldéia era uma nação semita que existiu entre o final do século 10 (ou início do 9) aC e meados do século 6 aC, após o qual ela e seu povo foram absorvidos e assimilados pela Babilônia. [1] Ele estava localizado na região sul da Mesopotâmia, principalmente na margem leste do rio Eufrates. Freqüentemente, o termo caldeu é usado para se referir a toda a planície mesopotâmica.

Cananeus ou cananeus de acordo com a Bíblia, teriam sido uma das sete divisões étnicas ou "nações" expulsas pelos israelitas após o Êxodo (outras nações foram os hititas, girgaseus, amorreus, perishitas, heveus e os jebuseus. Eles eram os habitantes de o antigo reino de Canaã, localizado no Oriente Médio, correspondendo aproximadamente ao território de Israel hoje.

A civilização cartaginesa ou civilização púnica foi uma civilização antiga que se desenvolveu na Bacia do Mediterrâneo entre o final do século 9 aC e meados do século 2 aC e foi a origem de uma das maiores potências comerciais e militares de seu tempo.

Cartago, a cidade que lhe deu o nome, foi fundada na costa do Golfo de Túnis pelos fenícios, de acordo com a tradição mais usual, em 814 aC Cartago gradualmente ganhou ascendência sobre as cidades fenícias do Mediterrâneo Ocidental, antes de desenvolver sua ter. civilização. Isso é menos conhecido do que o de sua Roma contemporânea e rival, devido à destruição de Cartago pelo exército romano no final da Terceira Guerra Púnica em 146 aC, um final relatado por fontes greco-romanas amplamente utilizadas e divulgados de tal forma. durável na historiografia posterior. Apesar de desvalorizada pela expressão latina punica fides, que denota o preconceito originado por uma longa tradição de desconfiança dos fenícios desde Homero, a civilização cartaginesa suscitou, no entanto, algumas opiniões mais favoráveis, como a de Apia, que as comparou aos Gregos no poder e os persas em riqueza.

A civilização cartaginesa resultou da mistura da cultura indígena dos berberes do norte da África com a dos colonos fenícios. Portanto, não é fácil distinguir o que é devido aos cartagineses e o que é devido aos fenícios nos achados arqueológicos descobertos nas escavações, cujo dinamismo desde a década de 1970 abriu vastos campos de estudo onde se evidencia uma unidade de civilização apesar da existência de particularidades locais. Apesar dos avanços, muitos aspectos da civilização imaterial permanecem desconhecidos, devido à natureza das fontes disponíveis, sempre secundárias, pois toda a literatura púnica desapareceu, com lacunas e muitas vezes subjetivas.

Celtas é o nome dado a um grupo de povos (um etnônimo), organizados em várias tribos e pertencentes à família de línguas indo-européias que se espalhou pela maior parte da Europa Ocidental a partir do segundo milênio aC A primeira referência literária aos celtas foi feita por o historiador grego Hecateus de Miletus no século VI AC. Grande parte da população da Europa Ocidental pertencia aos grupos étnicos celtas até a conquista desses territórios pelo Império Romano; eles foram organizados em tribos, que ocuparam o território desde a Península Ibérica até a Anatólia. A maior parte dos povos celtas foram conquistados e posteriormente integrados pelos romanos, embora o modo de vida celta tenha, em muitas formas e com muitas mudanças decorrentes da aculturação devida aos invasores e posterior cristianização, sobrevivido em grande parte do território por eles . ocupado.

Havia vários grupos celtas compostos de várias tribos, incluindo os bretões, os gauleses, os escoceses, os eburons, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledônios. Muitos desses grupos deram origem ao nome de províncias romanas na Europa, que mais tarde nomearam alguns dos estados-nação medievais e modernos da Europa. Os celtas são considerados os introdutores da metalurgia do ferro na Europa, dando origem à Idade do Ferro naquele continente (culturas Hallstatt e La Tène), bem como as calças em vestuário masculino (embora estas provavelmente sejam originárias das estepes asiáticas). Como se diz que trouxeram consigo um pequeno cavalo muito semelhante ao português Garan, que nessa língua significa "pequeno cavalo". Outras regiões europeias que também se identificam com a cultura celta são Gales, uma entidade subnacional do Reino Unido, Cornualha (Reino Unido), Escócia (Reino Unido), Irlanda, Gália (França e norte da Itália), Norte de Portugal e Galiza (noroeste da Espanha ) Nessas regiões, os traços lingüísticos celtas sobrevivem em nomes de lugares, em algumas formas lingüísticas, no folclore e nas tradições. A influência cultural céltica, que nunca desapareceu, experimentou até um ciclo de expansão em sua antiga zona de influência, com o surgimento da música de inspiração céltica e o ressurgimento de muitos usos e costumes hoje conhecidos como celticismo.

Os primeiros registros escritos conhecidos da história chinesa datam de 1250 aC, a dinastia Shang. Textos históricos antigos, como os Registros do Grande Historiador (c. 100 aC) e os Anais de Bambu (296 aC), descrevem uma dinastia Xia (c. 2070–1600 aC) antes de Shang, mas nenhum escrito é conhecido sobre o período , e os escritos de Shang não indicam a existência da dinastia Xia. Documentos datados do século XVI aC em diante, que demonstram que o país é uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua. Os estudiosos entendem que a civilização chinesa surgiu em cidades-estado no vale do Rio Amarelo. O ano 221 aC é freqüentemente referido como a época em que a China foi unificada em um grande reino ou império, embora já houvesse vários estados e dinastias antes disso. Sucessivas dinastias desenvolveram sistemas de controle burocrático que permitiriam ao imperador chinês administrar o vasto território que viria a ser conhecido como China. A fundação do que hoje se chama de civilização chinesa é marcada pela imposição de um sistema de escrita comum, criado pela dinastia Qin no século III aC, e pelo desenvolvimento de uma ideologia de Estado baseada no confucionismo, no século II aC Politicamente, a China períodos alternados de unidade e fragmentação, às vezes sendo conquistados por potências externas, algumas das quais acabaram sendo assimiladas pela população chinesa. Influências culturais e políticas de diferentes partes da Ásia, e mais tarde algumas da Europa trazidas por sucessivas ondas de imigrantes, se fundiram para criar a imagem da cultura chinesa de hoje.

A civilização minóica surgiu durante a Idade do Bronze grega em Creta, a maior ilha do Mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre os séculos 30 e 15 aC Ela foi redescoberta no início do século 20 durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans. O historiador Will Durant se refere à civilização como "o primeiro elo da cadeia europeia". Os primeiros habitantes de Creta datam de pelo menos 128.000 aC, durante o Paleolítico Médio. No entanto, os primeiros indícios de práticas agrícolas não surgiram até 5.000 aC, caracterizando o início da civilização. Com a introdução do cobre por volta de 2700 aC foi possível iniciar a fabricação do bronze. A partir deste marco, a civilização se desenvolveu gradualmente ao longo dos séculos seguintes, irradiando sua cultura para grande parte dos povos do Mediterrâneo Oriental. Sua história apresentou períodos de turbulência interna, possivelmente causados por desastres naturais, que culminaram com a destruição da maioria de seus centros urbanos. Por volta de 1400 aC, enfraquecidos internamente, os minoanos foram totalmente assimilados pelos habitantes do continente grego, os micênicos, que repovoaram alguns dos principais assentamentos da ilha e a fizeram prosperar por mais alguns séculos. Com uma economia baseada principalmente no comércio exterior, a Civilização Minóica moldou todos os aspectos que a caracterizam para atender a demanda do mercado externo. Como Creta é pobre em depósitos principalmente de metais, os minoanos produziram excedentes agrícolas e manufaturados, que venderam para obter metais de Chipre, Egito e Cíclades. Para facilitar essas trocas comerciais, os minoanos desenvolveram um sistema completo de pesos e medidas que usava lingotes de cobre e discos de ouro e prata com pesos pré-determinados. A arte minóica foi extremamente fértil e engloba elementos adquiridos por meio de contatos com povos estrangeiros, bem como elementos indígenas. Houve produções utilizando argila (cerâmica), pedras semipreciosas (arte lítica) e metais. Em todos os casos, os artefatos produzidos apresentam evolução gradual à medida que a civilização foi se especializando. Os motivos artísticos incorporados nessas produções, bem como nos afrescos, em cenas de shortvalor que representam a natureza e / ou seus elementos (animais, plantas), procissões e / ou rituais religiosos, seres mitológicos, etc. A religião minóica era matriarcal . Ao contrário dos micênicos, os minoanos tinham santuários em locais naturais (fontes, cavernas, elevações) ou em palácios onde havia vários espaços dedicados às práticas de culto. Os minoanos desenvolveram inicialmente um sistema de escrita hieroglífico, possivelmente originado dos hieróglifos egípcios, que evoluiu para a escrita Linear A, que por sua vez evoluiu para a escrita Linear B, que foi incorporada pelos micênicos para escrever sua forma arcaica do grego.

Mesoamérica é o termo usado para descrever a região do continente americano que inclui aproximadamente o sul do México (de uma linha que começa no rio Fuerte e se estende ao sul até os vales do bajío mexicano, seguindo para o norte até o rio Pánuco), e os territórios da Guatemala, El Salvador e Belize, bem como as partes ocidentais da Nicarágua, Honduras e Costa Rica. Várias das civilizações pré-colombianas mais avançadas e complexas de toda a América se desenvolveram aqui ao longo dos séculos antes da conquista espanhola do México, incluindo olmecas, teotihuacanos, astecas e maias. É uma macrorregião cultural de grande diversidade étnica e linguística, cuja unidade cultural está baseada no que Paul Kirchhoff definiu como o complexo mesoamericano.

Edom era um país da Transjordânia na Idade do Ferro. Fazia fronteira com Moabe a nordeste, Arava a oeste e com o deserto da Arábia a sul e leste.

O Império Etíope, também conhecido como Abissínia, foi um império que ocupou os atuais territórios da Etiópia e da Eritreia, existindo aproximadamente desde 1270 (início da dinastia salomônica) até 1974, quando a monarquia foi derrubada por um golpe de estado. Foi na época o estado mais antigo do mundo e, com exceção da Libéria, o único cuja independência resistiu com sucesso à partição da África pelas potências coloniais do século XIX.

Os etruscos eram um povo que vivia na Etrúria, na península italiana, ao sul do rio Arno e ao norte do Tibre, mais ou menos na área equivalente à atual Toscana, com partes do Lácio, Campânia e Umbria. Eles eram chamados pelos gregos de tyrsenoi (tυρσηνοί) ou tyrrhenoi (tυρρηνοί), e tusci, ou mais tarde etrusci, pelos romanos; eles se chamavam rasena ou rašna.

Não se sabe ao certo quando os precursores dos etruscos se estabeleceram lá. Ao longo da Idade do Bronze os povos que habitavam a península produziram uma cultura material muito homogênea, não há evidências arqueológicas que mostrem invasões estrangeiras em grande escala, e esses povos, portanto, devem ter habitado esta região há muito tempo. De c. 1 200-1 100 aC começam a aparecer diferenciações regionais na cultura material. Nos tempos antigos, o historiador Heródoto acreditava que os etruscos se originaram na Ásia Menor, mas outros escritores posteriores os consideram em itálico. Hoje é considerado um desenvolvimento inicial predominantemente autóctone, com algumas pequenas contribuições orientais. Sua língua, porém, é isolada e usava um alfabeto semelhante ao grego, possivelmente absorvido pelo comércio com os fenícios.

A cultura Villanova, a primeira sociedade a dominar o ferro na Itália, é considerada a primeira fase evolutiva da cultura etrusca. Em sua fase mais típica, a partir do século VIII aC, a Etrúria se organizou como um grupo de cidades-estado altamente civilizadas governadas por uma aristocracia, constituindo a primeira sociedade eminentemente urbana da Itália e, junto com os gregos, uma das primeiras. Sociedades urbanas da Europa. Seu território se expandiu para cobrir uma grande parte da península italiana. Habitando uma região muito fértil, tinham uma produção agrícola sólida, em parte exportada; mantinham oficinas e manufaturas de uma variedade de ferramentas, armas e itens utilitários, artísticos e decorativos muito procurados no exterior; exploraram ricas minas de ferro, prata e cobre; a pirataria tornou-se uma prática regular para eles, e eles estenderam por todo o Mediterrâneo uma rede ativa de comércio de exportação e importação, atividades que lhes deram grandes rendimentos e permitiram um brilhante florescimento militar, social, cultural e artístico. Eles eram hábeis em diversas técnicas de arte, manufatura, artesanato, ouro e metalurgia, deixando uma grande produção, encontrada principalmente em sepulturas, seguindo uma estética que mudou ao longo do tempo sob a influência de várias influências externas, devido muito ao contato com os gregos e povos do Oriente. Em seu apogeu, entre os séculos 7 e 5 aC, eles foram uma das maiores potências mediterrâneas. Eles exerceram grande influência sobre os romanos e deram aos últimos três reis de Roma. Seu território foi progressivamente absorvido pelos celtas, gregos, samnitas e principalmente pelos romanos a partir do século V aC, e sua cultura foi extinta no século 1 aC.

O conhecimento de sua história, sistema de governo, hábitos, tradições, crenças e valores ainda apresenta profundas lacunas e muitas incertezas. Poucos documentos escritos sobreviveram, os que restaram são todos curtos e pouco informativos, e sua linguagem ainda não foi totalmente decifrada. Muito do pouco que se sabe sobre os etruscos provém de relatos greco-romanos nem sempre confiáveis e da análise de registros arqueológicos e artísticos, que muitas vezes não nos permitem estabelecer mais do que suposições. Por muito tempo considerada uma cultura dependente do grego, apresentando muitos pontos de contato com ele, hoje, embora sua influência não seja negada, a percepção da originalidade dos etruscos em muitos aspectos está crescendo.

A civilização fenícia foi uma civilização antiga cujo epicentro estava localizado no norte da antiga Canaã, ao longo das regiões costeiras do atual Líbano, Síria e norte de Israel. A civilização fenícia foi uma cultura comercial marítima empreendedora que se espalhou por todo o Mar Mediterrâneo durante o período de 1500 aC a 300 aC. Os fenícios conduziam o comércio por meio da galera, um veículo movido a velas e remos, e são creditados com a invenção dos birremes.

Até que ponto os fenícios se viam como uma única etnia não é exatamente conhecido; sua civilização foi organizada em cidades-estados, semelhantes à Grécia Antiga; cada um deles constituía uma unidade política independente, que muitas vezes entrava em conflito e podia dominar-se mutuamente, embora também colaborassem por meio de ligas e alianças. Embora as fronteiras dessas culturas antigas fossem incertas e inconstantes, a cidade de Tiro parece ter marcado seu ponto mais meridional. Sarepta (atual Sarafant), entre Sidon e Tiro, é a cidade mais extensamente escavada por arqueólogos em território fenício.

Os fenícios foram a primeira sociedade a fazer uso extensivo, em nível estadual, do alfabeto. O alfabeto fonético fenício é considerado o ancestral de todos os alfabetos modernos, embora não representasse vogais (que foram adicionadas posteriormente pelos gregos). Os fenícios falavam a língua fenícia, que pertence ao grupo cananeu da família das línguas semíticas. Por meio do comércio marítimo, os fenícios difundiram o uso do alfabeto no norte da África e na Europa, onde foi adotado pelos antigos gregos, que o repassaram aos etruscos, que por sua vez o repassaram aos romanos. Além de suas várias inscrições, os fenícios deixaram muitos outros tipos de fontes escritas, mas poucos sobreviveram até hoje. A Praeparatio evangelica de Eusébio de Cesaréia, faz citações extensas de Filo de Biblos e Sanchuniathon.

Os povos germânicos ou germânicos são um grupo etnolinguístico indo-europeu originário do norte da Europa e identificado pelo uso de línguas indo-europeias germânicas que se diversificaram do protogermânico durante a Idade do Ferro pré-românica.

Originados por volta de 1900 aC da cultura da cerâmica de corda na planície do norte da Alemanha, os povos germânicos se expandiram para o sul da Escandinávia e o rio Eurípedes durante a Idade do Bronze nórdica, alcançando o baixo Danúbio em 200 aC. Século 2 aC, os teutões e Cimbri entraram em confronto com Roma. No tempo de Júlio César, um grupo de alemães liderado pelo chefe da Suábia Ariovisto expandiu-se para a Gália, até ser parado por César nos Vosges em 58 aC. As tentativas subsequentes do imperador Augusto de anexar territórios a leste do Reno foram abandonadas depois que o príncipe Cherusque Armínio aniquilou três legiões romanas na Batalha da Floresta de Teutoburgo em 9 DC.

No leste, as tribos que haviam migrado da Escandinávia para a parte inferior do Vístula moveram-se para o sul, pressionando os Marcomans a invadir a Itália em 166. Enquanto isso, os alemães foram influenciados pelo alfabeto etrusco, que eventualmente deu origem ao seu próprio alfabeto rúnico . No século III, os godos governaram uma vasta área ao norte do Mar Negro, de onde cruzaram o baixo Danúbio ou viajaram através do mar, invadindo a Península Balcânica e a Anatólia no auge de Chipre. Enquanto isso, as crescentes confederações francas e alemãs romperam as fronteiras e se estabeleceram ao longo da fronteira do rio Reno, continuamente infiltrando-se na Gália e na Itália, enquanto piratas saxões devastavam as costas da Europa Ocidental.

Depois que os hunos, no século IV, invadiram os territórios do rei hermenérico gótico, que em seu auge se estendia entre o Danúbio e o rio Volga e do mar Negro ao mar Báltico, milhares de godos fugiram para os Bálcãs, onde infligiu uma grande derrota aos romanos na Batalha de Adrianópolis e saqueou Roma em 410 sob a liderança de Alarico I. Enquanto isso, várias tribos germânicas se converteram ao cristianismo ariano por meio do missionário Ulfilas, que inventou um alfabeto para traduzir a Bíblia para a língua gótica .

Tendo derrotado os Hunos nos Campos Catalaúnicos e em Nedau, tribos germânicas migrantes invadiram o Império Romano Ocidental e o transformaram na Europa Medieval. No entanto, foi somente com a ajuda germânica que o império foi capaz de sobreviver por tanto tempo, e o exército romano era quase inteiramente composto por alemães no século IV. No ano 500, os anglo-saxões estavam na Grã-Bretanha e os borgonheses no vale do Ródano. Governados por Teodorico, o Grande, os ostrogodos se estabeleceram na península italiana, enquanto o líder vândalo Gaiseric saqueava Roma e fundava um reino na África.

Em 507, os visigodos foram expulsos pelos francos da maioria de suas possessões na Gália e mais tarde governaram um estado na Hispânia. Em 568, o líder lombardo Alboin invadiu a Itália e fundou um reino independente que em 774 foi derrubado por Carlos Magno, que foi coroado imperador dos romanos em 800.

No século 8, os marinheiros germânicos escandinavos (comumente chamados de Vikings) iniciaram uma forte expansão, fundando estados importantes na Europa Oriental e na França, enquanto colonizavam o Atlântico até a América do Norte. Mais tarde, as línguas germânicas se tornaram dominantes em vários países europeus, mas no sul e no leste da Europa a elite alemã acabou adotando dialetos eslavos ou latinos nativos. Todos os povos germânicos foram eventualmente convertidos do paganismo ao cristianismo. Os povos germânicos modernos são os dinamarqueses, escandinavos, islandeses, finlandeses de língua sueca, luxemburgueses, belgas e holandeses (flamengos) de língua alemã, suíços de língua alemã, alemães, holandeses, escoceses das planícies, ingleses e outros que ainda falam línguas derivadas de dialetos germânicos ancestrais.

A Grécia Antiga foi uma civilização pertencente a um período da história grega que vai do período homérico dos séculos 12 a 9 aC até o final da antiguidade (c. 600 dC). Imediatamente após esse período, ocorreu o início da Idade Média e da era bizantina.

Aproximadamente três séculos após o colapso da Idade do Bronze da Grécia micênica, a pólis urbana grega começou a se formar no século 8 aC, iniciando o período arcaico e a colonização da bacia do Mediterrâneo. Isso foi seguido pelo período da Grécia Clássica, uma era que começou com as Guerras Greco-Persas, que durou do século V ao século IV aC. Devido às conquistas de Alexandre, o Grande, da Macedônia, o período helenístico floresceu da Ásia Central até a extremidade ocidental do mar Mediterrâneo. Esta era chegou ao fim com as conquistas e anexações do mundo mediterrâneo oriental pela República Romana, que estabeleceu a província romana da Macedônia na Grécia Romana e mais tarde a província da Acaia durante o Império Romano.

A cultura grega clássica, especialmente a filosofia, teve uma influência poderosa na Roma Antiga, que levou uma versão dela a muitas partes da Bacia do Mediterrâneo e da Europa. Por esta razão, a Grécia Clássica é geralmente considerada a cultura seminal que forneceu a base da cultura ocidental moderna e é considerada o berço da civilização ocidental. Os gregos clássicos davam grande importância ao conhecimento. Ciência e religião não estavam separadas e aproximar-se da verdade significava aproximar-se dos deuses. Nesse contexto, eles entenderam a importância da matemática como uma ferramenta para obter um conhecimento mais confiável ("divino"). A cultura grega, em poucos séculos e com população limitada, conseguiu explorar e progredir em diversos campos da ciência, matemática, filosofia e conhecimento em geral, o que deixou um legado duradouro.

Os hititas eram um povo indo-europeu que, no segundo milênio aC, fundou um poderoso império na Anatólia central (atual Turquia), cuja queda remonta aos séculos 13 a 12 aC. Em sua extensão máxima, o Império Hitita compreendia a Anatólia, atualmente parte da Turquia e regiões do Líbano e da Síria.

O Império Inca foi um estado criado pela civilização Inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas, que se tornou o maior império da América pré-colombiana. A administração política do império e o centro das forças armadas estavam localizados em Cusco (em quíchua, "umbigo do mundo"), no atual Peru. O império surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do século 13. De 1438 a 1533, os Incas usaram vários métodos, desde a conquista militar até a assimilação pacífica, para incorporar uma grande parte do oeste da América do Sul, centrada na Cordilheira dos Andes, incluindo grande parte do atual Equador e Peru, sul e oeste da Bolívia, noroeste da Argentina, norte do Chile e sul da Colômbia.

O império abrangia várias nações e mais de 700 línguas diferentes, sendo a mais falada o quíchua. Outra língua que se destacou foi a língua aimará, de um dos principais grupos étnicos constituintes, o aimará. O nome quíchua para o império era Tawantinsuyu, que pode ser traduzido como as quatro regiões ou as quatro regiões unidas. Antes da reforma ortográfica, era escrito em espanhol como Tahuantinsuyo. Tawantin é um grupo de quatro partes (tawa significa "quatro", com o sufixo -ntin que nomeia um grupo); Suyu significa "região" ou "província". O império foi dividido em quatro Suyus, cujos cantos faziam fronteira com a capital, Cusco (Qosqo).

Darcy Ribeiro considera esse padrão de organização social, que ele chama de "império teocrático da irrigação", semelhantes aos formados há mais ou menos dois mil anos na região da Mesopotâmia ou às civilizações que se desenvolveram na Índia e na China mil anos depois. os maias e astecas na Mesoamérica. Segundo Ribeiro, esse tipo de formação imperial é caracterizado pela tecnologia de irrigação (irrigação), desenvolvendo sistemas de engenharia hidráulica, agricultura irrigada (com exceção talvez dos maias que só tinham o domínio do transporte de água), metalurgia do cobre e bronze, técnicas de construção (com deslocamento e cortes de pedras até agora desconhecidos), notação numérica (quipos), escrita ideográfica (no caso dos astecas) e técnicas de comunicação. Devido ao seu governo centralizado, a organização social do império Inca é frequentemente comparada àquela idealizada pelos governos socialistas.

A Civilização do Vale do Indo (CVI) foi uma civilização da Idade do Bronze nas regiões noroeste do Sul da Ásia, que existiu entre 3300 e 1300 aC, atingindo seu pico entre 2600 e 1900 aC junto com o antigo Egito e a Mesopotâmia foi uma das três primeiras civilizações na região, que compreende o Norte da África, o Oeste da Ásia e o Sul da Ásia, e dos três, o mais difundido, e seu complexo de centros urbanos cobre uma área que se estende do nordeste do Afeganistão, passando por grande parte do Paquistão e oeste e noroeste da Índia. Floresceu nas bacias do rio Indo, que atravessa o Paquistão e ao longo de um sistema de rios perenes, principalmente alimentados por monções, que antes corria perto do sazonal rio Gagar no noroeste da Índia e no leste do Paquistão.

As cidades da civilização se distinguiam por seu planejamento urbano, casas assadas de tijolos, sistemas elaborados de drenagem e abastecimento de água, aglomerados de grandes edifícios não residenciais e novas técnicas de artesanato (produtos de cornalina, esculturas de carimbo) e metalurgia (cobre, bronze, chumbo e estanho). As grandes cidades de Moenjodaro e Harapa muito provavelmente tinham entre 30.000 e 60.000 habitantes, e a própria civilização, durante o seu florescimento, pode ter contido entre um e cinco milhões de pessoas. A gradual seca do solo na região durante o terceiro milênio aC pode ter sido o estímulo inicial para a urbanização associada à civilização, mas também reduziu o abastecimento de água o suficiente para causar seu desaparecimento e migração de sua população para o leste. A civilização também é conhecida como Civilização Harapeana, em homenagem à cidade de Harapa, a primeira a ser escavada no início do século 20 no que era então a Índia britânica e hoje é o Paquistão. A descoberta de Harapa, e logo depois de Moenjodaro, foi o culminar do trabalho iniciado em 1861 com a fundação do Serviço Arqueológico da Índia durante o Raj britânico. No entanto, houve culturas anteriores e posteriores, muitas vezes chamadas de pré-Harapeana e pós-Harapeana na mesma região. Em 2002, foi relatado mais de 1.000 cidades e assentamentos harapeanos, dos quais pouco menos de uma centena foram escavados, no entanto, existem cinco principais locais urbanos: Harappa, Moenjodaro (Patrimônio Mundial da UNESCO), Dolavira, Ganueriual no Deserto do Cholistão, e Raquigari. As primeiras culturas Harapean foram precedidas por vilas agrícolas neolíticas locais, a partir das quais as planícies do rio foram povoadas.

A língua Harapean não é atestada diretamente e sua filiação é incerta, pois a escrita Indo ainda não foi decifrada. Um relacionamento com a família de línguas dravidianas é uma teoria defendida por alguns estudiosos.

A cultura do Japão evoluiu muito ao longo do tempo, desde a cultura original do país Jomon até sua cultura híbrida contemporânea, que combina influências do Brasil, Europa e América do Norte. A cultura japonesa é o resultado de várias ondas de imigração do continente asiático e das ilhas do Pacífico (ver História do Japão), seguido por uma forte influência cultural da China e, em seguida, um longo período de relativo isolamento do resto do mundo sob o regime de Tokugawa Shogunato até a chegada dos navios negros da Era Meiji até o final do século 19, quando recebeu uma enorme influência cultural estrangeira, que se tornou ainda mais forte após o fim da Segunda Guerra Mundial. Como resultado, uma cultura distintamente diferente do resto da Ásia se desenvolveu, e resquícios disso ainda existem no Japão contemporâneo.

No século 20, a cultura japonesa também foi influenciada pela Europa e América.

Apesar dessas influências, o Japão gerou um estilo único de arte (ikebana, origami, ukiyo -e), técnicas de artesanato (bonecas, objetos laqueados, cerâmica), espetáculo (dança, kabuki, noh, raku- go, Yosakoi, Bunraku), música (Sankyoku, Joruri e Taiko) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimônia do chá), além de uma culinária única.

O Japão moderno é um dos maiores exportadores mundiais de cultura. (animes), (manga), filmes, cultura pop japonesa - literatura e música ganharam popularidade em todo o mundo, especialmente em outros países asiáticos.

Junto com o Reino Unido e os Estados Unidos, o Japão é e sempre foi considerado uma superpotência cultural.

A civilização maia era uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (o único sistema de escrita no Novo Mundo pré-colombiano que podia representar totalmente a língua falada com o mesmo grau de eficiência que a língua escrita no velho mundo) , por sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Estabelecido inicialmente durante o período pré-clássico (1000 aC a 250 dC), muitas cidades maias alcançaram seu estágio mais alto de desenvolvimento durante o período clássico (250 dC a 900 dC), continuando a se desenvolver ao longo do período pós-clássico. , até a chegada dos espanhóis. No seu auge, foi uma das sociedades mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas do mundo.

A civilização maia compartilha muitas características com outras civilizações da Mesoamérica, devido ao alto grau de interação e difusão cultural que caracteriza a região. Avanços como a escrita, a epigrafia e o calendário não se originaram com os maias; no entanto, sua civilização se desenvolveu totalmente. A influência dos maias pode ser detectada em países como Honduras, Guatemala, El Salvador e na região central do México, a mais de 1.000 quilômetros da área maia. Muitas influências externas são encontradas na arte e arquitetura maia, que se acredita ser o resultado do intercâmbio comercial e cultural, em vez de conquistas externas diretas.

Os povos maias nunca desapareceram, nem na época do declínio do período clássico, nem com a chegada dos conquistadores espanhóis e a subsequente colonização espanhola das Américas. Hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis em toda a antiga área maia e mantêm um conjunto distinto de tradições e crenças que são o resultado da fusão de ideologias pré-colombianas e pós-conquista (e estruturadas pela aprovação quase total dos romanos Catolicismo). Muitas línguas maias continuam a ser faladas como línguas primárias até hoje; o Rabinal Achí, obra literária na língua achi, foi declarada Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2005. A arquitetura maia era altamente desenvolvida e ostentava obras grandiosas, tecnicamente qualificadas e com uma grande variedade e beleza de formas.

Pérsia é o nome metonímico pelo qual os gregos antigos designavam o território governado pelos reis aquemênidas, cuja dinastia (c. 550–330 aC) marcou o apogeu do império, que, graças às conquistas territoriais empreendidas por Dario I e Xerxes I, voltou a se tornar o maior império do mundo conhecido.

No século 3, sob o Império Sassânida, a palavra Ērān (Irã) ou Ērānšahr ("Terra dos arianos" ou "Terra dos iranianos") aparece. No século 7, após a queda dos sassânidas, o país foi mais uma vez chamado de "Pérsia" pelos estrangeiros. Esse nome seria usado até 1934, quando Reza Pálavi, por decreto assinado em 31 de dezembro daquele ano, substituiu o nome "Pérsia" por Irã. Na verdade, o país sempre foi chamado de "Irã" por seu povo, embora durante séculos tenha sido referido pelos europeus como "Pérsia" (de Pars ou Fars, uma província do sul do Irã), influenciado pelos escritos de historiadores gregos . Mais tarde, em 1959, os dois nomes foram oficialmente aceitos pelo governo iraniano, embora o nome "Irã" tenha se tornado o mais comum no Ocidente a partir de 1935.

Atualmente, o termo Pérsia é geralmente reservado para o Império Persa, que foi fundado por um grupo étnico (os persas) da cidade de Ansan, localizada na atual província iraniana de Fars. O império foi governado por sucessivas dinastias (persas ou não), que controlavam o planalto iraniano e os territórios adjacentes.

"Persa" pode, portanto, significar:

algo pertencente ao Irã ou ao Império Aquemênida;

O nativo ou habitante do Irã;

Algo pertinente ao grupo étnico persa;

A língua persa, seja persa antigo, persa médio (Palavi) ou mesmo persa moderno (parsi).

Roma Antiga foi uma civilização italiana que surgiu no século 8 aC Localizada ao longo do Mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, na península italiana, ela se expandiu para se tornar um dos maiores impérios do mundo antigo, estimado em 50 a 90 milhões habitantes (cerca de 20% da população global na época) e cobrindo 6,5 milhões de quilômetros quadrados em seu pico entre os séculos I e II.

Em seus quase doze séculos de existência, a civilização romana mudou de uma monarquia para uma república clássica e depois para um império cada vez mais autocrático. Por meio da conquista e da assimilação, passou a dominar a Europa Ocidental e Meridional, a Ásia Menor, o Norte da África e partes do Norte e Leste da Europa. Roma era dominante em toda a região do Mediterrâneo e era uma das entidades políticas mais poderosas do mundo antigo. Muitas vezes é agrupado na Antiguidade Clássica, junto com a Grécia Antiga e culturas e sociedades semelhantes, que são conhecidas como o mundo Greco-Romano.

A sociedade romana antiga contribuiu para o governo, o direito, a política, a engenharia, as artes, a literatura, a arquitetura, a tecnologia, a guerra, as religiões, as línguas e as sociedades modernas. Como uma civilização altamente desenvolvida, Roma profissionalizou e expandiu suas forças armadas e criou um sistema de governo chamado res publica, a inspiração para repúblicas modernas como os Estados Unidos e a França. Ele alcançou feitos tecnológicos e arquitetônicos impressionantes, como a construção de um vasto sistema de aquedutos e estradas, bem como a construção de grandes monumentos, palácios e equipamentos públicos. No final da República (27 aC), Roma conquistou as terras ao redor do Mediterrâneo e além: seu domínio se estendia do Oceano Atlântico à Arábia e da foz do Reno ao Norte da África. O Império Romano surgiu com o fim da República e a ditadura de Augusto. As Guerras Romano-Persas de 721 anos começaram em 92 aC com sua primeira guerra contra o Império Parta. Este se tornaria o conflito mais longo da história da humanidade e teria grandes efeitos e consequências duradouras para ambos os impérios. Sob Trajano, o Império atingiu seu pico territorial. Os costumes e tradições republicanas começaram a declinar durante o período imperial, com as guerras civis se tornando um prelúdio comum para o surgimento de um novo imperador.

Estados dissidentes como o Império de Palmira dividiriam temporariamente o império durante a crise do século III. Assolada pela instabilidade interna e atacada por invasões bárbaras, a parte ocidental do império se fragmentou no século V, que é vista como um marco pelos historiadores, que a utilizam para dividir a Antiguidade Tardia da Idade das Trevas na Europa. A parte oriental do império permaneceu uma potência durante a Idade Média, até sua queda em 1453. Embora os cidadãos do império não fizessem tal distinção, o Império do Oriente é mais comumente referido como o "Império Bizantino" para diferenciá-lo do estado da Antiguidade em que nasceu.

Suméria, algo como "terra de reis civilizados" ou "terra nativa", é a civilização mais antiga conhecida na região sul da Mesopotâmia (atual sul do Iraque), na região dos rios Tigre e Eufrates, durante o Calcolítico e a Idade Antiga Bronze (ca. 3300-1200 AC), e uma das primeiras civilizações do mundo, junto com o Antigo Egito e o Vale do Indo.

Vivendo ao longo dos vales dos rios Tigre e Eufrates, os fazendeiros sumérios cultivavam uma abundância de grãos e outras safras, cujo excedente lhes permitia se estabelecer em um só lugar.

Os primeiros textos pré-históricos do tipo proto-escrita datam de ca. 3300 aC, das cidades de Uruk e Jemdet Nasr; a primeira escrita cuneiforme também apareceu por volta de 3000 aC

Os historiadores modernos sugeriram que a Suméria foi permanentemente estabelecida entre c. 5.500 e 4.000 aC por um povo da Ásia Ocidental que falava a língua suméria, uma língua isolada e aglutinante. Esses povos pré-históricos são agora chamados de "proto-eufratinos" ou "ubaidianos" e teoriza-se que tenham evoluído a partir da cultura de Samarra, no norte da Mesopotâmia. Os Ubaidians, embora nunca mencionados pelos próprios sumérios, são considerados pelos estudiosos modernos como a primeira força civilizadora na Suméria. Eles drenaram os pântanos para a agricultura, desenvolveram o comércio e estabeleceram manufaturas, incluindo tecelagem, trabalho em couro, metalurgia, alvenaria e cerâmica.

Alguns estudiosos defendem a idéia de uma língua proto-Euphratine; eles acham que a língua suméria podem ter sido originalmente a dos povos caçadores-coletores que viviam nos pântanos e Arábia oriental e faziam parte da cultura bifacial da região. registros históricos confiáveis começar muito mais tarde; não há registro de qualquer tipo na Suméria, que foi datado antes Enmebaragesi (c. século 26 aC). arqueólogo US-letão Juris Zarins acredita que os sumérios viveram ao longo da costa do leste da Arábia, região do Golfo Pérsico a atual, antes que a área foi inundada no último período glacial.

A civilização suméria tomou forma no Período Uruk (4º milênio aC), continuando nos períodos de Jemdet Nasr e Dinástica Arcaica. Durante o terceiro milênio aC, uma simbiose cultural estreita se desenvolveu entre os sumérios, que falavam uma língua isolada, e os acadianos, o que deu origem a um bilinguismo generalizado. A influência do sumério no acadiano (e vice-versa) é evidente em todas as áreas, desde o empréstimo lexical em grande escala até a convergência sintática, morfológica e fonológica. Isso levou os estudiosos a se referir ao sumério-acadiano do terceiro milênio aC como um sprachbund. A Suméria foi conquistada pelos reis de língua semítica do Império Acadiano por volta de 2270 aC, mas o sumério continuou a ser usado como uma língua sagrada. Um governo sumério nativo ressurgiu por cerca de um século na Terceira Dinastia de Ur, aproximadamente 2100-2000 aC, mas a língua acadiana também permaneceu em uso. A cidade suméria de Eridu, na costa do Golfo Pérsico, é considerada uma das cidades mais antigas, onde três culturas distintas podem ter se fundido: a dos camponeses de Ubaid, que viviam em cabanas de barro e praticavam irrigação; a dos pastores semitas móveis nômades que vivem em tendas e seguem rebanhos de ovelhas e cabras; e a dos pescadores, que vivem em cabanas de junco nos pântanos, que podem ter sido os ancestrais dos sumérios.

O Império Otomano, também conhecido como Império Turco ou Turquia Otomana, foi um império fundado no final do século 13 no noroeste da Anatólia nas proximidades de Bilecik e Söğüt pelo líder tribal Oguz Osman I. Depois de 1354, os Otomanos cruzaram para a Europa, e com os conquista dos Balcãs, o otomano Beilhique foi transformado em um império transcontinental. Os otomanos acabaram com o Império Bizantino com a conquista de Constantinopla em 1453 por Muhammad, o Conquistador. Durante os séculos 16 e 17, no auge de seu poder sob o reinado de Solimão, o Magnífico, o Império Otomano era um império multinacional e multilíngue que controlava grande parte do sudeste da Europa, Ásia Ocidental, Cáucaso, Norte da África e Chifre da África . No início do século 17, o império continha 32 províncias e vários estados vassalos. Alguns deles foram posteriormente absorvidos pelo Império Otomano, enquanto outros foram concedidos vários tipos de autonomia ao longo dos séculos. Com Constantinopla como sua capital e controle da terra em torno da bacia do Mediterrâneo, o Império Otomano estava no centro das interações entre os mundos oriental e ocidental para seis séculos. Embora o declínio do império é considerada uma consequência da morte de Suleiman, esta interpretação não é mais suportado pela maioria dos historiadores acadêmicos. O império continuou a manter uma economia flexível e forte, da sociedade e militar ao longo do século 17 e grande parte do 18o. No entanto, durante um longo período de paz de 1740 a 1768, o sistema militar otomano ficou para trás em relação a seus rivais europeus, como os impérios Habsburgo e russo. Conseqüentemente, os otomanos sofreram severas derrotas militares no final do século 18 e no início do século 19, o que os levou a iniciar um amplo processo de reforma e modernização conhecido como Tanzimat. Assim, ao longo do século 19, o Estado otomano tornou-se muito mais poderoso e organizado, apesar de sofrer mais perdas territoriais, especialmente nos Balcãs, onde uma série de novos Estados surgiram.

Os otomanos aliaram-se ao Império Alemão no início do século 20, com a ambição imperial de recuperar seus territórios perdidos, juntando-se à Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. O império foi capaz de sustentar grande parte do conflito global, apesar da Revolta Árabe em seu domínio. Com registros anteriores à Primeira Guerra Mundial, mas com maior intensidade durante a guerra, várias atrocidades foram cometidas pelo governo otomano contra armênios, assírios e gregos pônticos. A derrota do império e a ocupação de parte de seu território pelas potências aliadas após a Primeira Guerra Mundial resultaram em sua divisão e na perda de seus territórios no Oriente Médio, que foram divididos entre o Reino Unido e a França. A bem-sucedida Guerra da Independência da Turquia contra as potências ocupantes levou ao surgimento da República da Turquia no coração da Anatólia e à abolição da monarquia e califado otomano.

Mulheres africanas:

O Egito Antigo foi uma civilização do Antigo Oriente Próximo do Norte da África, concentrada ao longo do curso inferior do rio Nilo, onde hoje é o moderno país do Egito. Fazia parte de um complexo de civilizações, as civilizações do Vale do Nilo, que também incluíam as regiões do sul do Egito, atualmente Sudão, Eritreia, Etiópia e Somália. Fazia fronteira com o Mar Mediterrâneo ao norte, o deserto da Líbia a oeste, o deserto da África Oriental a leste e a primeira catarata do Nilo ao sul. Foi uma das primeiras grandes civilizações da antiguidade e manteve ao longo da sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, o que pode ser explicado em parte devido aos constrangimentos geográficos, embora influências culturais e contactos com estrangeiros também fossem uma realidade .

A civilização egípcia se fundiu por volta de 3.100 aC com a unificação política do Alto e do Baixo Egito, sob o primeiro faraó (Narmer), e se desenvolveu ao longo dos três milênios seguintes. Ele se desenvolveu historicamente em três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade econômica e florescimento artístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. Atingiu o auge no Império Novo (cerca de 1550–1069 aC), uma era cosmopolita na qual, graças às campanhas militares do Faraó Thuthemes III, o Egito dominou uma área que se estendia desde a Núbia, entre a quarta e a quinta quedas do O Nilo, até o rio Eufrates, entrou em declínio lento depois disso. O Egito foi dominado por uma sucessão de potências estrangeiras neste período final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 30 aC, quando o Egito caiu sob o domínio do Império Romano e se tornou uma província após a derrota do Faraó Cleópatra (r. 51-30 aC) na Batalha de Alexandria.

O sucesso do Egito se deve em parte à sua capacidade de se adaptar às condições do Vale do Nilo. As inundações previsíveis e a irrigação controlada do vale fértil produziram safras excedentes, que alimentaram o desenvolvimento social e cultural. Com recursos excedentes, o governo patrocinou a exploração mineral do vale e das regiões desérticas circundantes, o desenvolvimento de um sistema de escrita, a organização de construção coletiva e projetos agrícolas, o comércio com os vizinhos e guerras para derrotar inimigos estrangeiros e afirmar o domínio. Egípcio. Motivar e organizar essas atividades era uma tarefa burocrática para escribas de elite, líderes religiosos e administradores sob o controle de um faraó que garantiu a cooperação ea unidade do povo egípcio dentro de um elaborado sistema de crenças religiosas.

As muitas conquistas dos antigos egípcios incluem o desenvolvimento de técnicas de mineração, topografia e construção que permitiram a construção de pirâmides monumentais, templos e obeliscos; um sistema de matemática, um sistema prático e eficaz de medicina, sistemas de irrigação e técnicas de produção agrícola, os primeiros navios conhecidos, tecnologia de cerâmica e vidro, novas formas de literatura e o mais antigo tratado de paz conhecido, o chamado Tratado de Cadexe. O Egito deixou um legado duradouro. Sua arte e arquitetura foram muito copiadas e suas antiguidades levadas para várias partes do globo. Suas ruínas monumentais inspiraram a imaginação de viajantes e escritores durante séculos, e o fascínio por antiguidades e escavações no início da Idade Contemporânea esteve na origem da investigação científica desta civilização e levou a uma maior valorização de seu legado cultural.

O Império ou Reino de Axum ou Aksum foi um reino africano que ficou conhecido pelos povos da região, inclusive do Mediterrâneo, por volta do primeiro século. Rio Nilo. Os axumitas se estabeleceram na região por volta do século V aC, na cidade de Axum, e começaram a conquistar outras áreas próximas, arrecadando tributos dos povos derrotados. A partir do século II, eles conquistaram várias cidades da Península Arábica e do Reino de Cush, expandindo consideravelmente seu Império.

O Império de Gana, Reino de Gana ou Império de Ouagadu foi um antigo império que dominou a África Ocidental durante a Idade Média. Ele estava localizado entre o deserto do Saara e os rios Níger e Senegal, bem ao norte do que hoje é Gana. O império não tinha nome, por isso era chamado de "Gana" (que significa "chefe guerreiro"), que na verdade era o título do líder daquele império. Provavelmente foi fundada nos anos 300, dessa data até a década de 770, seus primeiros governantes constituíram a dinastia Maga, uma família berbere, embora seus súditos fossem negros das tribos Soninke. Em 770, os Magas foram derrubados pelos Soninkees, e o império se expandiu fortemente sob o governo de Caia Magã Cisse, que foi rei por volta de 790.

Naquela época, o Império de Gana começou a adquirir a reputação de ser uma terra de ouro. Atingiu o auge de sua glória nos anos 900 e atraiu a atenção dos árabes. Depois de muitos anos de luta, a dinastia berbere almorávida subiu ao poder, embora não o tenha mantido por muito tempo. O império entrou em declínio e, em 1240, foi destruído pelo império do Mali.

O povo Soninke habitava a região ao sul do deserto do Saara. Essas pessoas foram organizadas em tribos que constituíram um grande império. Este império foi governado por reis conhecidos como caya-magas. Eles viviam da pecuária, agricultura e pesca. Eles habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Eles extraíam o ouro para trocar por outros produtos com o povo do deserto (berberes). A região de Gana tornou-se, com o tempo, uma área de intenso comércio. Os habitantes do império deviam pagar impostos à nobreza, formada pelos canoístas, seus parentes e amigos. Um poderoso exército protegia a terra e o comércio que se praticava na região. Além de pagar impostos, as aldeias tinham que contribuir com soldados e fazendeiros, que trabalhavam nas terras da nobreza.

O Império do Mali Foi um Império Africano pré-colonial, desde a Idade Média, existindo entre 1235 e 1670, na região de Manden, nos atuais Mali, Serra Leoa, Senegal, Gâmbia, Guiné e sul do Saara Ocidental. Este Império foi um dos mais poderosos da história da humanidade, sendo uma das maiores potências da Idade Média, bem como uma das mais ricas em ouro e pedras preciosas. O Império é considerado o mais rico de toda a história africana. O Império foi fundado por Sundiata Queita e foi o mais poderoso do Saara Ocidental por muitos anos, expandindo a língua Mandingana, as leis e os costumes do povo.

Império Songhai ou Império Sonrai era uma civilização estado Africano pré-colonial e grande na África Ocidental desenvolvido em áreas agora pertencentes principalmente para Mali. Ele existe desde 1464, quando foi estabelecido por Suni Ali (r. 1464-1492), mas só alcançaria seu apogeu durante o reinado de Mohammed Aschia I (r. 1493-1528) da dinastia Aschia, cujo administrativa, religiosa e reformas educacionais que consolida conquistas militares do Suni Ali e permitiu que o império Songhai a prosperar durante a maior parte do século 16. Foi conquistada em 1591 por tropas do sultanato Saadiano de Marrocos criado em seu lugar o Paxalique de Timbuktu.

O Império de Canem, às vezes referido como Império de Canem-Bornu, foi um império na África que existiu do século 8 até 1387. Sua história é conhecida principalmente a partir do Royal Chronicle ou Girgam, descoberto em 1851 pelo viajante alemão Heinrich Barth. O Império de Canem provavelmente no século 8, criado pelos Zagauas que ainda habitam partes do Chade. A verdadeira crônica do país afirma que o fundador do estado foi Ibraim, filho de Ceife. Durante séculos ele permaneceu animista, mas sob a influência de missionários que viajavam com as caravanas comerciais Trans-saarianas, ele foi convertido ao Islã no século 11 durante o reinado de Humé (r. 1075–1086), primeiro Maí (rei) de a dinastia Sefaua. Apesar da conversão, várias características da sociedade pré-islâmica Canembu permanecem, especialmente o caráter divino dos reis.

Durante os primeiros sucessores de Hume, que foi ampliado e chegou ao seu apogeu sob Dunama II (r. 1210-1248), estendendo-se ao sul da moderna Líbia Feza e nordeste do estado nigeriano atual de Borno. Sob Dunama, melhorias técnicas foram feitas no exército e Canem adotados os corcéis árabes, a melhoria da capacidade militar do país e facilitar as expedições para a obtenção de escravos, principal fonte de renda de Canem. Sob Cadai (r. 1248-1277), seu filho, Canem torna uma missão diplomática para os Estados Haféssida de Ifriqiya. A seguir, mais enfrentou a ameaça dos Saos, e vários monarcas perderam suas vidas. A crise foi superada com Idris I (r. 1342-1366), mas uma disputa para as quebras trono entre seus filhos e seu irmão Daud I (r. 1366-1377), enfraquecendo o país e a dinastia e deixando-o vulnerável a bullas que invadem Canem naquele momento. Vários outros pereceram nos combates e sob Omar I (r. 1382-1387), o tribunal foi transferido para Bornu, onde o Império Bornu foi fundada em 1387.

O Império Monomotapa, Mwenemutapa, Muenemutapa ou mesmo Monomatapa, que era o título de seu chefe) foi um império que floresceu entre os séculos 15 e 18 na região sul do Rio Zambeze, entre o planalto do Zimbábue e o Oceano Índico, com extensões provavelmente para o rio Limpopo. Segundo alguns, o império Monomotapa estava localizado em Mebiri, ao norte da atual cidade de Harare, no atual Zimbábue.

Núbia é a região localizada no vale do rio Nilo, atualmente compartilhada pelo Egito e pelo Sudão. Na antiguidade, tornou-se a civilização mais antiga da África, baseada na sociedade do Alto Egito. Napata, antes de ser a capital da Núbia (independente de sua metrópole colonial egípcia), era uma mera colônia egípcia ao sul de Aswan, anexada durante o Império Médio.

Aparentemente, os núbios eram filhos de sul-egípcio colonos com escravos do Nilo, que deram origem ao Reino de Cush, que existiu entre o 3º milênio aC eo século 4 dC. Este reino foi então dominado pelo Reino de Axum, e em primeiro lugar os núbios formada novos pequenos estados fora da região ocupada. Um deles, Macuria passou a predominar na região, assinando um pacto com o Egito islâmico para preservar sua religião cristã (copta), que se manteve até o século 14, quando foi finalmente submetido aos árabes dominantes, mais precisamente pelos turcos mamelucos. , por volta de 1315. Eles impuseram sua religião muçulmana e levaram ao poder um príncipe núbio convertido ao islamismo.

No entanto, a parte sul manteve-se independente, como o Reino do Senar, até o século 19, quando o Reino Unido ocupou a região. Com a independência dos atuais estados africanos, os núbios foram divididos entre o Egito e o Sudão. Nesta região, na grande curva do Nilo, na parte sudanesa, encontram-se as ruínas das cidades de Napata, perto do monte Jebel Barcal, e de Meroé que foram inscritas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2003 na lista do Patrimônio Mundial.

O chamado Reino do Congo ou Império do Congo (muitas vezes chamado Kongo, para diferenciar de países atuais) foi um estado Africano pré-colonial no sudoeste da África, no território que hoje corresponde a noroeste Angola, incluindo Cabinda, República do Congo, ao parte ocidental da República Democrática do Congo e para a parte centro-sul do Gabão. Na sua dimensão máxima, que se estendia do Oceano Atlântico, a oeste, ao rio Cuango, a leste, eo Rio Ogoue, na atual Gabão, a norte, até ao rio Cuanza, a sul. O Reino do Congo foi fundada por Ntinu Wene no século 13.

A região era governada por um líder chamado rei pelos europeus, o manicongo. Consistia em nove províncias e três regiões (Ngoio, Cacongo e Loango), mas sua área de influência também se estendia a estados independentes como Ndongo, Matamba, Cassange e Quissama. A capital era M'Banza Kongo (literalmente, Cidade do Congo), rebatizada de São Salvador do Congo após os primeiros contatos com os portugueses e a conversão de Manicongo ao catolicismo no século 16, e rebatizada de volta para M'Banza Kongo em 1975.

O reino era governado por uma monarquia, que às vezes em sua história alternava entre hereditária e eletiva. A linhagem dos reis durou desde a fundação do reino em 1390 até a sua abolição em 1914 pela recém-implantada Primeira República Portuguesa, que reduziu o título do rei a uma mera figura simbólica na cidade de São Salvador (M'Banza Kongo) até 1975 , quando o recém-instalado governo socialista de Angola acaba por abolir definitivamente os títulos.

Méroe, ou Meroe, é uma cidade antiga na margem leste do rio Nilo na Núbia, a região do vale do rio Nilo que atualmente é compartilhada pelo Egito pelo Sudão, cerca de 300 km a nordeste de Cartum, que era a capital do Reino de Cush entre o século 7 aC e o século 4 da nossa era. Nessa fase, os núbios inventaram sua própria escrita, denominada pelos estudiosos de “escrita de mercado”.

No local onde a cidade estava localizada, existem mais de 100 pirâmides em três grupos e é um dos sítios arqueológicos dessa região inscritos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2003, no Mundo Lista do patrimônio

Há estudos que afirmam que o reino de Meroe era governado por rainhas que recebiam o título-nome de Candace, em que o poder seria passado aos descendentes pela via feminina; este mito foi associado, por alguns estudiosos, à lenda da rainha de Sabá.

Diodorus Siculus relata o costume dos reis da Etiópia (identificados no Livro III para a cidade de Meroe) de reinar até que recebam ordens dos sacerdotes indicando que eles deveriam morrer. Este costume durou até o reinado de Ergamenes, um contemporâneo de Ptolomeu II, um rei de formação grega e estudioso da filosofia, que desprezava o comando dos deuses, enviou seus soldados para o templo dourado dos etíopes e levou os sacerdotes até a borda da espada, abolindo esse costume.

O Grande Zimbabwe é um complexo de paredes de pedra situado no leste do Zimbabwe, perto da fronteira com Moçambique. Este complexo é considerado um monumento nacional, o que deu nome ao país onde atualmente se encontra. O "Monumento Nacional do Grande Zimbábue" foi inscrito como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1986.

Pensa-se que este complexo foi a capital de um estado, conhecido como O Primeiro Estado do Zimbabué, que floresceu no planalto central daquela região entre 1250 e 1450. uma vez que não existem registos escritos, mas pensa-se que esteja relacionado com a invasão da região pelos Mwenemutapas, que deram origem a um grande império, mas estabelecendo a sua capital a cerca de 500 km do Grande Zimbabwe, junto ao rio Zambeze (ver História de Moçambique).

Os povos Shona parecem ter se estabeleceram nesta região durante o século 5 e, a partir desse momento em diante, eles começaram a construir estas paredes que, na linguagem chishona, são chamados madzimbabawe. Outros complexos deste tipo foram encontrados em toda a região, a mais importante das quais, devido à quantidade de artefactos que continha - Mapungubwe - na margem sul do rio Limpopo, na província de Limpopo atual, na África do Sul.

O Grande Zimbabwe é constituído por quatro edifícios, que podem ter sido residências, rodeados pela Parede Elíptica, que tem cerca de dez metros de altura e cinco metros de espessura em algumas partes. Esta parede tem uma circunferência de cerca de 240 metros e um diâmetro máximo de 90 metros.

As únicas aberturas nessas paredes eram a entrada e vários canais de drenagem, que lembram os castelos da Europa medieval.

Todas estas construções são formadas por blocos de pedra lapidados para que fiquem perfeitamente ajustados, não tendo sido utilizado qualquer material entre eles, como por exemplo “cimento”. Acredita-se que o Grande Zimbábue, como outros edifícios semelhantes, não foi construído inicialmente em sua forma atual, mas foi expandido e reconstruído ao longo de vários séculos.

Para além das paredes, que parecem ter constituído a residência real e, ao mesmo tempo, uma espécie de fortaleza, existiam vestígios de um grande aglomerado populacional em torno do monumento, estimado em cerca de 20.000 pessoas, a viver em pequenas casas. , provavelmente construída em paus, mas coberta de barro, como ainda hoje se vê nas regiões rurais dos países da região.

A Paisagem Cultural de Mapungubwe, na província de Limpopo da África do Sul, na confluência dos rios Limpopo e Shashe, perto da fronteira com o Zimbabwe e o Botswana, foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO em 2003 por representar os restos mortais. de um estado que floresceu naquela região entre os séculos IX e XIV, com características semelhantes às que deram origem ao Grande Zimbabué.

Situado numa região de savana com grandes baobás, o conjunto inclui paredes construídas com pedras recortadas de forma regular e sobrepostas sem o uso de qualquer tipo de cimento, e permite distinguir palácios antigos que parecem ter surgido em várias épocas e uma zona residencial envolvente . Outros vestígios encontrados permitem comprovar a existência de um importante comércio com os países árabes e a Índia, mostrando que aquele estado se desenvolveu graças à sua posição estratégica no centro das rotas entre o interior da África Austral e o Oceano Índico. Deve-se notar que Mapungubwe foi o primeiro estado.

Aparentemente desenvolvido por povos Bantu da África Ocidental e conhecedores da tecnologia do ferro, vestígios de cerâmica de uma cultura conhecida como “Zhizo” foram encontrados em Mapungubwe, datando do período entre 800 e 1000 DC. Na mesma região, foram encontrados instrumentos de pedra e pinturas rupestres que indicam o povoamento de povos caçadores-coletores, provavelmente do grupo Khoisan, antes da chegada dos Bantu.

Tal como aconteceu com o Grande Zimbabwe, esta enorme cidade foi abandonada no século XIV, provavelmente devido a uma invasão da região por povos de língua ChiShona que deu origem ao Império dos Mwenemutapas.

Por causa da doença transmitida pela mosca tsé-tsé e malária, a região só foi usada esporadicamente como caça terrreno até o século XX, quando descobriu artefatos de ouro nas ruínas de Mapungubwe. Isso levou a uma “corrida do ouro”, mas em 1932 a Universidade de Pretória adquiriu parte do terreno e iniciou um projeto arqueológico, que levou ao estudo do local e, eventualmente, à criação do Museu Mapungubwe naquela universidade.

Civilizações lendárias e fictícias

O naufrágio da Atlântida corresponde ao Dilúvio Universal?

A cultura popular e o gênio de alguns escritores também falam de certas civilizações lendárias, que supostamente foram esquecidas pelo tempo, mas para as quais não há evidências concretas.

O padrão comum nesses casos é o de uma terra utópica de riqueza e prosperidade que está de alguma forma isolada do resto do mundo e eventualmente destruída em uma catástrofe. Entre essas civilizações lendárias, destacam-se:

Avalon (provavelmente do celta abal: maçã) é uma lendária ilha da lenda arturiana, famosa por suas belas maçãs. Aparece pela primeira vez Historia Regum Britanniae ("A História dos Reis da Bretanha"), de Godfrey de Monmouth, como o lugar onde a espada do Rei Arthur, a Excalibur, foi forjada e, mais tarde, para onde Arthur é levado para se recuperar de seus ferimentos após a Batalha de Camlann. Como uma "Ilha dos Abençoados", Avalon tem paralelos em outras partes da mitologia indo-européia, em particular o irlandês Tír na nÓg e o grego Hespérides, também conhecido por suas maçãs. Avalon há muito é associada a seres imortais como Morgana Le Fay.

Agartha ou Agarta, às vezes chamada de Agharta, seria um reino situado no coração da Terra, e às vezes dentro da Terra. Nesse sentido, a crença em sua existência estaria associada às teorias da Terra Oca e da cidade sagrada de Shambhala.

Shambhala, não necessariamente entendida como um reino subterrâneo, no imaginário do Budismo e do Hinduísmo, entre outros, está associada ao axis mundi, ou eixo mitológico primordial de um povo ou cultura, sendo uma das oito cidades sagradas localizadas na quarta dimensão , como entende a tradição oculta, baseada principalmente em textos do Budismo e consequentemente do Hinduísmo.

A partir desse reino mítico, um monarca chamado Melki-Tzedek, ou Melquisedeque, governaria o mundo. Este personagem misterioso é citado na Bíblia. No budismo tibetano, acredita-se que haveria canais de conexão entre Shambhala e o reino budista do Dalai Lama.

Atlantis, "Filha de Atlas". É uma ilha ou continente lendário cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras "Timeu ou Natureza" e "Critias ou Atlântida".

Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "além dos Pilares de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e da África 9.000 anos antes da era de Sólon, ou seja, aproximadamente 9600 aC. Depois de uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlantis afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".

Os estudiosos contestam se e como a história ou conto de Platão foi inspirada por tradições antigas. Alguns investigadores argumentam que Platão criou a história a partir de memórias de eventos antigos, como a erupção de Thera ou a Guerra de Tróia, enquanto outros insistem que ele foi inspirado por eventos contemporâneos, como a destruição de Helique em 373 aC ou a fracassada invasão ateniense da Sicília em 415 AC - 413 AC.

A possível existência de Atlantis foi discutida ativamente por toda a antiguidade clássica, mas é geralmente rejeitada e, ocasionalmente parodiado por autores atuais. Alan Cameron afirma que "é só nos tempos modernos que as pessoas começaram a tomar a história de Atlantis sério; ninguém fez na antiguidade." Embora pouco conhecido durante a Idade Média, a história da Atlântida foi redescoberto pelos humanistas na idade moderna. descrição de Platão inspirou obras utópicas por vários escritores da Renascença, como Francis Bacon em "Nova Atlântida". Atlantis ainda inspira literatura - de ficção científica para revistas em quadrinhos - e cinema. Seu nome tornou-se uma referência para todos e quaisquer suposições sobre perdidas civilizações pré-históricas avançados.

Cimmeria é uma terra fictícia de bárbaros da Era Hiboriana e local de nascimento de Conan, o Bárbaro nas obras de Robert E. Howard. Howard descreveu Cimmeria originalmente em um poema de mesmo nome e mais tarde expandiu a ideia para a forma de livro. Embora o resto seja criação de Howard, o nome e a descrição originais de Cimmeria são de The Odyssey, Livro 11, linhas 12-18.

El dorado é uma antiga lenda indígena da época da colonização da América e atraiu muitos aventureiros europeus. A lenda falava de uma cidade toda feita de ouro puro e sólido, além de possuir muitos outros tesouros na cidade.

Acreditava-se que o Eldorado estava em várias regiões do Novo Mundo: alguns afirmavam estar no que hoje é o Deserto de Sonora, no México. Outros acreditavam ser na região das nascentes do rio Amazonas, ou mesmo em algum lugar da América Central ou Planalto das Guianas, região entre Venezuela, Guiana e o norte do Brasil em Roraima.

O fato é que esses são alguns - entre muitos - palpites da possível localização de Eldorado, alimentados durante a colonização do continente americano. Apesar da lenda, muito ouro e prata foram descobertos na América, em territórios como Alto Peru, Sudeste do Brasil (Minas Gerais) e em regiões onde viveram as civilizações Asteca, Inca e Maia.

O termo Eldorado significa o dourado (homem) em espanhol; segundo a lenda, a riqueza da cidadela era tamanha que o imperador costumava se banhar em ouro em pó, para que sua pele ficasse dourada.

A Lemúria é uma hipotética "terra perdida" que estaria localizada no Oceano Índico ou no Pacífico, conforme postulado por uma teoria científica do século 19, agora desacreditada. A ideia foi então adotada pelos ocultistas da época e, consequentemente, incorporada à cultura pop.

Shangri-la, da criação literária do inglês James Hilton, Lost Horizon (Lost Horizon) de 1933, é descrito como um lugar paradisíaco localizado nas montanhas do Himalaia, lar de maravilhosos panoramas e onde o tempo parece parar em um ambiente de felicidade e saúde, com a convivência harmoniosa entre pessoas das mais diversas origens. Shangri-la será sentida pelos visitantes como a promessa de um possível novo mundo, no qual alguns escolhem viver, ou como um lugar assustador e opressor, do qual outros optam por fugir. O romance inspirou duas versões cinematográficas nas décadas seguintes (em 1937 e 1973). No mundo ocidental, Shangri-la é considerada um paraíso terrestre escondido.

Quero uma grande abreviatura de meus pensamentos e entendimentos seculares para falar aqui sobre como tudo talvez começou, que a partir de minhas palavras vou mostrar como o mundo se originou envolvendo inúmeras civilizações entre raças e seus eventos deixando nosso planeta como um verdadeiro atlas de histórias destemidas que mudaram o mundo e nossas vidas com sua criação, evolução, desequilíbrios sociais até o despertar de nossas vidas, tudo sendo um fato que ocorreu e narrado por mim como um estudo completo que envolve toda a minha sociologia, física, psicologia, filosofia e ciências aos mais contratempos reais e fundamentais de toda a existência.

Talvez estejamos prescrevendo a vida mais estêncil em que somos mais movidos pelo fascínio de viver e conquistar a vida plenamente em que a sociedade pode ser outra coisa em que vive seus melhores e piores momentos da vida em circunstâncias com toda a transformação do mundo que talvez possamos entender como o mundo foi feito de uma grande explosão atômica, razão pela qual foi criado o universo que era muito quente e denso no qual tudo pode ser contido como um todo em relação à vida em que somos tudo no universo em uma combinação de átomos que entram em funções orgânicas estabelecendo certos desenvolvimentos metabólicos para a formação e criação do ser humano, assim como todos os elementos atômicos da existência do universo estão relacionados, estabelecendo a vida na terra que talvez possamos nos beneficiar como fonte vital de nossa vida em que precisamos viver nos decalques deficientes da natureza, onde sempre que o universo se destrói e ao mesmo tempo ele se baseia em um processo essência da vida e da morte para estabelecer a vida na terra, sujeitando a sociedade também como o universo físico aos fatores materiais que incidem na passagem da alma para o espírito do ser humano causando o psiquismo em tais causas de perda ou ganho na vida sentimental de quem está passando por tais distúrbios emocionais gerados, talvez, nas doutrinas religiosas, políticas, trabalhistas e educacionais, conseguindo tudo sobre a vida social com as transformações do mundo sobre o homem que está contido nas várias transformações de toda existência no mundo voltando-se para a sociedade.

Venho abordando-o como uma função mais relacionada a um modo de comportamento nas relações sociais que decifro em minha psicologia que se baseia na sociologia que sempre me dediquei e me interessei como um caso mais profundamente estudado com bases. , regras e terapias em que vejo que o mundo de hoje está mais catatônico por talvez não viver melhor e favorecer certas circunstâncias que o homem de hoje pode ainda não conseguir apreender, antes de tudo, para valorizar a própria vida e a dos outros porque quase todos eles podem ser esquizofrênicos por natureza humana e há um conjunto de ideias que podem ser bem favorecidas a um comportamento de otimismo para a vida emocional de certas pessoas que se aplicará a certas coisas que podem, conseqüentemente, variar em uma superfície de livre arbítrio em que integridade moral é preservada e a personalidade se torna algo mais comum sobre vários equilíbrios mentais quando a realidade não está mais ofendendo as diretrizes de uma pessoa que pode ser totalmente feliz e como o desânimo pode perpetrar criar uma chave em si mesmo que o levará a um estado de comportamento destrutivo que o aprisionou em suas vontades que desnecessariamente sempre o afetam como uma preservação de sua imagem sobre a vida como certos desequilíbrios que sempre perseguiram e o que pode ser chamado de efeito colateral que se assemelha sobre a vida social que prescrevemos na psicanálise da vida como uma contradição de ganhar e perder que um dia só poderemos entender onde podemos certamente estar nos mentalizando sobre um conceito que ainda entenderemos suas prioridades.

Talvez estejamos pensando em uma forma de mudar nossos caminhos, de aprisionar a cadeia mental que sempre nos enfatiza de uma forma social que está apenas nos tomando como escola conceitos sobre um mundo em que prevalecemos certas fantasias que nos alimentam condutivamente sobre certas heroínas. que estão passando por grandes metamorfoses ambulantes que querem nos conduzir a certos conceitos que não prevalecem sobre a sociedade que hoje vive mais para conquistar algo maior e melhor que não nos faça perecer pelas realidades da vida que talvez nos ensine preservar nossa educação com o realismo, o prazer, a conquista, as fantasias e o amadurecimento pessoal para que depois não nos frustremos com a vida que flui simplesmente como um fluir certas doutrinas que o ser humano ainda não aprendeu e entendeu que a vida é apenas uma escola educacional favorecido por um conceito de que a sociedade talvez um dia eu possa agradecer por seus preconceitos, doutrinas entre religião e políticas que basicamente sempre prevaleceram a e desfeito no ser humano para simplesmente mostrar que o mundo foi feito de uma ordem que muitos sofreram e poucos entenderam sua origem e tradição que aqui talvez possamos acompanhar seus dramas, ações e que todo realismo passa a ser mais centrado em um simples a ideia de que nós estão apenas conhecendo certas formas de viver e de ser felizes quando ficam presos entre o amor e o ódio, entre o medo e a coragem que nos relacionam com a sociedade que se vê obrigada a ser moldada pelo ferro e pelo fogo, ficando por toda a vida algo a ser estudado sobre todas as coisas que envolvem nos presentear com algo de valor ganhando o céu como algo que vale a pena e ganhando o inferno como algo sem valor que drasticamente não poderíamos ser tão superficiais como o mundo está nos mostrando em nossas relações sociais nossos desejos entre as realidades opressivas da vida nossos fracos ponto que talvez seja o nosso otimismo em ganhar e não perder em quanto a vida sempre será assim e temos que aprender porque estamos apenas construindo nossos sonhos que inevitavelmente perdemos como realidades e nos oprimimos no seio da sociedade que pode controlar a vontade porque então seremos alguém e ganharemos a vida e talvez estejamos pensando em uma forma de mudar nossos caminhos, aprisionar a corrente mental que sempre nos enfatiza em um meio social que acaba nos tomando como escola conceitos sobre um mundo em que prevalecemos certas fantasias que nos alimentam condutivamente em certas heroínas que passam por grandes metamorfoses ambulantes que querem nos conduzir a certos conceitos que não prevalecem sobre a sociedade que vive hoje mais para conseguir algo maior e melhor que não pereça nas realidades da vida.

Venho abordando-o como uma função mais relacionada a um modo de comportamento nas relações sociais que decifro em minha psicologia que se baseia na sociologia que sempre me dediquei e me interessei como um caso mais profundamente estudado com bases. , regras e terapias em que vejo que o mundo de hoje está mais catatônico por talvez não viver melhor e favorecer certas circunstâncias que o homem de hoje pode ainda não conseguir apreender, antes de tudo, para valorizar a própria vida e a dos outros porque quase todos eles pode ser esquizofrênico por natureza humana e há um conjunto de idéias que podem ser bem favorecidas a um comportamento de otimismo para a vida emocional de certas pessoas que se aplicará a certas coisas que podem variar conseqüentemente em uma superfície de livre arbítrio em que integridade moral é preservada e a personalidade se torna algo mais comum sobre vários equilíbrios mentais quando a realidade não está mais ofendendo as diretrizes de uma pessoa que pode ser totalmente feliz e como o desânimo pode perpetrar criar uma chave em si mesmo que o levará a um estado de comportamento destrutivo que o aprisionou em suas vontades que desnecessariamente sempre o afetam como uma preservação de sua imagem sobre a vida como certos desequilíbrios que sempre perseguiram e o que pode ser chamado de efeito colateral que se assemelha sobre a vida social que prescrevemos na psicanálise da vida como uma contradição de ganhar e perder que um dia só poderemos entender onde certamente estaremos nos mentalizando sobre um conceito de que ainda entenderemos suas prioridades.

O quanto a sociedade não se apreende senhor nunca dominou a vida drasticamente é só intencional e devemos apreender uma forma mais passiva de controlar nossos impulsos inevitavelmente queremos nos impulsionar e nos surpreender sobre as realidades que o mundo nos mostra socializando a sociedade que emocionalmente pode estar morrendo porque a vida não é o que sonhamos e o que prescrevemos, porque a vida é simplesmente o que devemos apenas apreender.

Quero uma grande abreviatura de meus pensamentos e entendimentos seculares para falar aqui sobre como tudo talvez começou, que a partir de minhas palavras vou mostrar como o mundo se originou envolvendo inúmeras civilizações entre raças e seus eventos deixando nosso planeta como um verdadeiro atlas de histórias destemidas que mudaram o mundo e nossas vidas com sua criação, evolução, desequilíbrios sociais até o despertar de nossas vidas, tudo sendo um fato que ocorreu e narrado por mim como um estudo completo que envolve toda a minha sociologia, física, psicologia, filosofia e ciências aos mais contratempos reais e fundamentais de toda a existência.

Talvez possamos entender como tudo começou e poderíamos até falar sobre a construção da vida na qual ele construiu a árvore da vida que é um símbolo sagrado da criação.

A Árvore da Vida é um símbolo sagrado da criação, fertilidade e imortalidade. Ele representa a ligação entre o céu, a terra e o submundo. Suas folhas crescem em direção ao céu, enquanto seu tronco se relaciona com a terra. Suas raízes, finalmente, estão no submundo. Está presente na maioria das culturas, por isso carrega muitos simbolismos diferentes. A Árvore da Vida Assíria é a mais conhecida entre todas as árvores sagradas e está associada a Ishtar, a deusa da fertilidade e da destruição (a divindade mais importante da Mesopotâmia). É da árvore desse povo mesopotâmico que surge a Árvore da Vida Cabalística, a árvore dos babilônios, dos egípcios e da civilização islâmica. É a partir dela que também evolui a Árvore do Paraíso que aparece na Bíblia, também conhecida como Árvore do Gênesis.

Podemos definir o ser humano em vários aspectos que se assemelham à árvore da vida que podem estar ou estar relacionados ao pensamento e sentimento que nos formaliza sobre tais transformações do viver de acordo com os meios que tratamos da existência do poder da criação de Deus como bem como a criação do universo que podemos prescrever a nós mesmos sobre o amor e o ódio que prevalecem nossas emoções de viver quando o mundo está se expandindo cada vez mais que por sua existência poderíamos nos conservar entre os quatro elementos da natureza que nos permitem desempenham funções extraordinárias em processos metabólicos na constituição de vitaminas, proteínas e minerais que nos preservam e dão estímulos, desenvolvimentos ao ser humano, que é um pequeno universo como um átomo que em uma fração menor é capaz de entrar em combinação, supostamente para destruir isso, momento indivisível e espaço curto e temos a árvore da vida dentro de nós e tudo está contido em uma relação atômica que agora temos em o núcleo como um elétron n, prótons e nêutrons que fizeram a vida do ser humano e formaram um corpo que se chama átomo e esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos, pois o mundo também foi construído, talvez por uma subsequência de elementos nucleares que se estabilizaram e formaram um corpo ou núcleo formando vida na terra.

A vida e a morte seriam certamente irmãs de uma contradição em que simplificamos em tudo o que a vida nos formaliza, talvez em tudo possam haver mortes como há vida em tudo há também vida e também morte que simplesmente queremos dizer que o mundo foi criado da construção em representação do bem com luz, amor e vida assim como o mundo foi destruído da desconstrução em representação do mal com escuridão, ódio e morte, deixando a vida e a morte como um retrocesso para frente e para trás de uma emanação na qual Deus pode ser contidos e sim eles seriam indivisíveis entre os dois termos classificados como vida e morte assim como uma explicação de vida e morte seria lógica, deixando um termo vida e morte e amor e ódio mais suficiente. Tudo está em perfeita união e em tudo a existência não para com seu ritmo que nos faz dizer que estamos vivos hoje e talvez amanhã morramos de algo gerado pelo destino da morte que em vida não para de enlouquecer muita gente de lugares diferentes em uma soma de pontos que a vida não conectará pela mesma soma de pontos que a vida tem que criar, estando tudo em uma igualdade natural em que assumimos nossos compromissos com as realidades da vida e não temeremos a morte negativa que vagueia e bagunça tudo em uma vida na qual Deus eu crio em uma igualdade soberana de um dia tudo se junta ao mesmo pó para começar novamente com todas as outras vidas. O Universo é tudo o que existe fisicamente, a soma de espaço e tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmos, o mundo ou a natureza. O universo observável tem cerca de 46 bilhões de anos-luz de raio. A observação científica do Universo levou a inferências de suas fases anteriores. Essas observações sugerem que o Universo é governado pelas mesmas leis físicas e constantes durante a maior parte de sua extensão e história. A teoria do Big Bang é o modelo cosmológico predominante que descreve como o Universo evoluiu desde os primeiros 10-44 segundos (Tempo de Planck) até hoje. Observações de supernovas têm mostrado que o Universo está se expandindo a uma velocidade acelerada e está aumentando cada vez mais e assim vidas são formadas, assim como algumas partes que sempre nos mostram como começo, meio e fim nas quais podemos acreditar na existência do a vida e como tudo se formou sobre o mundo até hoje. Obrigado!

Atenciosamente: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 09/09/2021
Reeditado em 08/10/2021
Código do texto: T7338882
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.