DIONATAN OLIVEIRA: O EMPRESÁRIO QUE SE REINVENTOU E DEU A VOLTA POR CIMA

Com apenas 35 anos de idade, o empresário goiano Dionatan Antônio de Oliveira é um homem realizado. No plano familiar é casado com Andreia Costa, com quem tem o filho, Dionatan Júnior, de 3 anos. No aspecto profissional, é presidente da Triniti Socorro Mútuo e Benefícios, uma associação de proteção veicular com dez mil associados em diversas partes do Brasil.

Além disso, ele lidera empresas de diferentes segmentos: construção civil, recuperação de automóveis e cursos de qualificação de lideranças.

São dezenas de colaboradores diretos, de carteira assinada. Centenas de outras pessoas prestam serviços e tiram de algum desses empreendimentos seu sustento. São negócios que estão em seis estados (Goiás, Mato Grosso, Piauí, Maranhão, Bahia e São Paulo) e no Distrito Federal. E em ampla expansão.

SÓ O COMEÇO DE UMA GRANDE HISTÓRIA

O que pode parecer o auge para muitos é só o começo para Dionatan. Ele sabe que ainda está longe de chegar ao ponto mais alto da sua carreira. Ele projeta um lugar onde poucos conseguem subir. Duas coisas ele já sabe: que está no caminho certo e que vai chegar ao topo.

Ao olhar para trás, ele sabe que já caminhou muito. Teve que desbravar lugares que nem eram caminhos. À frente hoje do conglomerado que envolve a Triniti Socorro Mútuo e Benefícios, a DanGold Construtora, uma empresa de rastreamentos e o Instituto Exponenciar. Em todos os segmentos, Dionatan deixa uma marca de qualidade e entrega soluções para diversos problemas.

DE LAVADOR DE PRATOS A EMPRESÁRIO

Nada mal para quem aos 16 anos lavava pratos, olhava carros, vendia coisas na rua. E um pouco antes vendia verduras na feira, pizza, trabalhava com o que aparecia. Mas no coração do menino que fazia bicos para levar alguns trocados para casa já havia a chama do empreendedorismo. Já faiscava dentro dele alguma coisa maior.

O espírito empreendedor sempre esteve bem ativo nele. Quando ia levar a irmã à escola, aproveitava e levava uma caixa de isopor cheia de geladinhas. Vendia tudo na porta da escola e voltava para casa com o bolso cheio de moedas. Quando as coisas apertavam em casa, seus pais recorriam ao seu cofrinho. Era o suporte para comprar pão ou alguma mistura em épocas de vacas magras.

PRIMEIRA PROFISSÃO: DESIGNER GRÁFICO

Já adolescente, quase homem feito, Dionatan colocou na cabeça que precisava de duas coisas para vencer na vida: se qualificar profissionalmente e de uma oportunidade. E entendeu que para a segunda acontecer ele precisava, por esforço próprio, cumprir a primeira.

Bateu às portas do Senai, em Goiânia e se matriculou no curso de design gráfico. Dedicou-se tanto que, aos 17 anos, já era craque na área e teve sua primeira grande oportunidade. Passou a trabalhar na editora Kelps na diagramação de livros.

O empresário Antônio Almeida – falecido em 2020 por covid-19 -, dono da editora, se encantou com ele. Via o bom profissional que ele é. Mas via ali um empreendedor, alguém que iria caminhar por conta própria. Na Editora Kekps após um tempo, Dionatan viveu um paradoxo: feliz por ter uma profissão e um bom trabalho, mas ao mesmo tempo, insatisfeito por ainda não ser dono do próprio negócio. Após mais de uma década diagramando os grandes nomes da literatura goiana, Dionatan resolveu voar por conta própria.

Saiu da Kelps e foi trabalhar na editora Bandeirantes. De lá resolveu montar a Publik Editora, que era praticamente um birô de arte. Fazia pequenos serviços de editoração gráfica. Deu certo por um ano.

Após o negócio afundar e voltar a trabalhar de empregado, fez sociedade com o amigo Cleomar e fundou a Avant, uma agência de publicidades. Um negócio que funcionava no barracão de três cômodos do sócio, entre muitos gatos, cachorros e outros bichos. O típico local que ninguém levaria um cliente. Claro que não prosperou muito. Um ano e meio muito aperto. A nada sedutora combinação de trabalho de mais e dinheiro de menos.

NOVAS TENTATIVAS

Dionatan é filho de pais separados. Seu pai, semianalfabeto e sua mãe, com ensino fundamental incompleto. Mas ambos trabalhadores incansáveis. Saiu de Trindade, com a mãe, para morar na casa de uma tia. De favor.

Após mais uma tentativa de ser empresário ter virado água, Dionatan viu outra oportunidade. A mãe vendia algumas peças de roupa na Feira Hippie, de Goiânia. Ele resolveu produzir roupas femininas e passou a vender nas festas religiosas de Trindade e na própria Feira Hippie. Fez o que dava para comer apenas. Não ficou rico. Mas já tinha aprendido a lidar com negócios que não funcionavam bem. Aprendeu a se levantar depois de um tombo. Estava pronto para aprender a não cair. Era o próximo passo.

ENFIM, A VIRADA

Todos esses perrengues funcionaram como armadura para Dionatan. Ele sabia que precisava acertar uma grande chance e que tinha tempo, energia e talento para isso. Sempre curioso, resolveu criar, em 2014, a Triniti Socorro Mútuo e Benefícios – uma associação de proteção veicular.

A ideia nasceu na mesa de um bar em Trindade. Dividia uma cerveja com um amigo e na conversa surgiu a possibilidade de montar a associação. Ele já havia trabalhado em uma associação do gênero e tinha certa experiência.

Dionatan não era apenas um jovem que entendia de design gráfico. Era um homem que tinha muitas boas ideias de negócio. Testou algumas e agora era um teste maior, já com mais experiência, mais bagagem e novas estratégias.

O SUCESSO EM BASES SÓLIDAS

O começo foi com os pés no chão, sem alarde. Ele aprendeu com os próprios erros e começou a fazer diferente. Foi crescendo devagar, sem pressa. Tudo com uma base sólida. O que prometia de serviço era apenas o que tinha condições de entregar. Não dava um passo maior do que as pernas.

Em sete anos, viu os resultados começarem a aparecer. E isso lhe deu confiança e condições de expandir para outras áreas. Nasceu aí o empreendedor serial, o cara que faz acontecer.

Hoje, a Triniti está em presente em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão, São Paulo e Distrito Federal, crescendo com sustentabilidade. “Não fazemos loucuras. A gente cresce de forma sólida e ordenada, para atendermos todos os associados com o máximo possível de qualidade”, explica o diretor-presidente.

São mais de dez mil associados e nenhum processo na Justiça. Além da Triniti, Dionatan está à frente da DanGold Construtora, uma empresa de rastreamento e do Instituto Exponenciar. Na construtora, está finalizando um projeto atrás do outro. E nas outras empresas, o gráfico está sempre espetado para cima: com números de crescimento, novos clientes, novos recursos e resultados incríveis.

“Talvez o grande segredo de ter acertado a mão foi nunca ter desistido depois de um tombo. Ter aprendido a levantar e não ter ficado com medo de tentar de novo fez toda a diferença na minha vida”, conta o empresário, que também não desistiu de aprender.

Com muita dificuldade, concluiu ensino médio em escola pública e algum tempo depois, cursou Administração e fez especialização. “Tenho maior orgulho de dizer que concluí meu curso superior graças à bolsa de estudos da OVG”, revela.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 25/06/2021
Código do texto: T7286315
Classificação de conteúdo: seguro