BIOGRAFIA

Alcinete Gonçalves Pereira, primeira de 6 filhos do casal Alberto Gonçalves de Pinho e Tereza Gonçalves Pereira. Nasceu no Sitio Cachoeira dos Gonçalves no município de Crato Ce e permaneceu até os 15 anos, indo para Cidade de Crato para estudar juntamente com os irmãos, cursou até segundo grau. Trabalhou nas empresas Elias Martins de Moraes & Cia Ltda e Gessi M Lopes & Cia Ltda. Prestou concurso para o Banco do Estado do Ceará onde exerceu várias funções em várias agências. Trabalhou durante 30 anos, inclusive permaneceu no Bradesco quando da venda do BEC deixou de trabalhar em 2009, já aposentada, retornou para o Sítio Cachoeira dos Gonçalves para cuidar dos pais ficando até 2014 quando o pai faleceu. Retornou para o Crato para que as irmãs pudessem cuidar da mãe. Nesse período teve oportunidade de viajar e passar uma temporada com a filha em São Paulo.

Casou em 1979 - 1985 com José Juranildo Temóteo de Sousa e teve 3 filhos: Janice Gonçalves Temóteo, Juranildo Gonçalves Temóteo(in memória)e Jerônimo Gonçalves Temóteo.

Por volta dos 50 anos passou a se interessar pela cultura popular. Escreveu alguns poemas e contos, escreve versos estilo cordel mas não se diz cordelista. Faz parte como itinerante do grupo As Cirandeiras do Cordel, onde teve participação virtual, por causa da pandemia.

Também por conta da pandemia ela a mãe e os irmãos estão residindo no sítio Cachoeira dos Gonçalves, onde pretende ficar até o fim.

Participou da Coletânea- Poesia da editora Palavra é Arte. 2017

Seus escritos estão publicados no site

https://www.recantodasletras.com.br/

Alcinete Gonçalves
Enviado por Alcinete Gonçalves em 12/05/2021
Reeditado em 12/05/2021
Código do texto: T7254014
Classificação de conteúdo: seguro