Biografia de José Gomes Paes

O escritor e poeta José Gomes Paes, nasceu em Urucará, baixo Amazonas, no dia 30/09/1953, filho de José Marques Paes e Maria Antonia Gomes Paes, casado com Jacirene Ramos Paes, com quem tem 4 filhas ( Daniela, Manuela, Gabriela e Graziela), 4 netas (Maria Luiza, Elisa, Denise e Eloisa; 1 neto Eitor), veio para Manaus com 13 anos, estudar, fazer o Exame de Admissão. Fez o ginasio na EE Na Sa Aparecida, 2° Grau na EE Dom Pedro II  e formação Superior em Gestão Publica pela UEA-AM, na faculdade de Ciências Sociais na Cachoeirinha.

Começou a escrever a esmo. A registrar e publicar seus contos, artigos, poemas, letras de músicas e cordel, a partir de 2011 no site www.recantodasletras.

com.br. Já foi rotulado como "O Poeta Menino de Urucará", pela professora Ângela Morais da Gama e o "O poeta mago de Urucará"; pelo jornalista Carlos Costa.

O que o levou a escrever, o fato de que tudo aconteceu e tudo acontecia sem nada ficar registrado em sua cidade, resolveu então registrar o que soube, o que me contaram e o que viveu durante esses anos.

Já lançou em 3 livros, 15 poemas, 5 em cada livro de antologia do Recanto das Letras. Agora de 4 poemas participo do Livro Antológico da Abeppa "A Imortalidade Amazônica". Trabalhando para em 2021, lançar o seu próprio livro.

Escreve poemas, poemas infantis e letras de musicas regionais, dessa Amazônia que tanto ama e de sua terra amada Urucará. É membro da Abeppa, ASSEAM e Alcama, cadeira de nr 23.

Em 2017, foi homenageado em Urucará sua terra natal, pela Escola Ramalho Junior escola que estudou e em 2019 pela Escola Reunida Tio Pedro. Mora em Manaus atualmente.