Professora Dra. Odiva Silva Xavier

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Na semana da comemoração do dia Internacional da Mulher 2021...

A professora Odiva Silva Xavier, fora uma das 'mulheres influentes' da comunidade campos-belense convidada pelo Instituto Federal Goiano, Campus Campos Belos a falar da sua trajetória de vida...

A sua participação bem como as demais, foram gravados num vídeo e encontra-se disponibilizado na plataforma do YouTube.

Para quem não a conhece, trata-se da irmã do Arnaldo Xavier de Oliveira (o Nadim), esposa do ex-padre Professor Samuel Aureliano da Silva residentes à Rua 7 de Setembro, região central da cidade.

Achei por bem rememorar e, expor por aqui também, alguns dos seus relatos...

Eu soubera ser ela filha da dona Onorata da Costa Oliveira e Adilio Xavier de Oliveira irmão do primeiro prefeito da cidade Francisco Xavier.

Natural de Campos Belos (nascera em primeiro de agosto de 1943 e, se criou nessa terra abençoada por Deus); não esconde a ninguém esse orgulho.

BEM NO INÍCIO

"Campos Belos em 1968, havia uma única escola pública municipal. Nela os estudos iam somente até o quarto ano primário.

Já na Escola Batista (instituição de ensino privado, ligado à Igreja Batista local) se estendia até o Curso de Admissão. - Passei pelas duas escolas." -- Diz ela.

PRIMEIRO TRABALHO

Com os seus 14 anos, inciou às suas primeiras atividades laborais. -- Como comerciária no grande armazém do tio, Francisco Xavier. Estabelecido na época, no mesmo endereço onde hoje funciona o Supermercado Peg-Pag Goiás.

O que mais pesava era a sua vocação ao magistério e, aos 18 anos iniciou os seus primeiros passos na nobre missão de ensinar. -- Ao ministrar as suas aulas como professora leiga na cidade que nascera.

Por aquela ocasião a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (na gestão do secretário professor Rui Rodrigues), implantou e ampliava os cursos de Formação de Professores pelo Estado (se davam nos meses de férias escolares: janeiro, fevereiro, julho). Numa previsão de uns três anos de duração.

Com a visão de ampliar os seus horizontes e alavancar o seu grande sonho de educadora...

A professora Odiva com outras colegas empolgadas fizeram um Curso Ginasial, tipo preparatório para a seleção que teriam que submeter-se na Capital Federal.

Não pense que fora tão fácil assim, a rotina de estudos para tais objetivos. Iniciava a mesma sempre das 7h00 às 11, diariamente.

Com muita disciplina e determinação venceu com galhardia, mais essa etapa de muitas outras que ainda viriam pela frente (ao ser aprovada nas provas que fizera no Elefante Branco na Capital da República).

TRANSPÔS FRONTEIRAS...

Viveu toda a sua infância e grande parte da mocidade na terra natal, até que aos 26 anos, em voos mais altos, deixou a casa dos pais. Precisava dar seguimento aos estudos, havia muito 'chão pela frente', sonhos a conquistar...

A sua história não pôde mais estar restrita aos domínios da sua cidade e, transpôs as fronteiras...

GOIÂNIA

Em Goiânia trabalhou num escritório empresarial, por um ano.

A continuar os seus estudos prestou o vestibular e fez a sua graduação no curso de pedagogia.

Ao conseguir a sua tão sonhada transferência como professora, para a capital goiana (que por três tentativas não conseguira), passou a trabalhar na Rede Pública Municipal de Ensino.

LUZIÂNIA

Transferiu-se para a cidade de Luziânia/GO, no entorno de Brasília. Onde deu seguimento nos seus trabalhos de professora na rede pública de ensino do lugar, até transferir-se para o Distrito Federal em 1973.

BRASÍLIA (DF)

Na Capital Federal Odiva Trabalhou na Empresa Brasileira de Planejamentos de Transportes, por um tempo.

O seu esposo Samuel, já trabalhava nessa moderna cidade projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e por lá moraram por muitos anos. Criaram e educaram os filhos.

EMBRAPA

Em 1975 passou a fazer parte do quadro funcional da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa). Nessa conceituada instituição pública de pesquisas atuou no seu Departamento Técnico Científico.

Nesse período publicou uns 40 a 50 projetos de pesquisas.

Ao total foram uns 26 a 27 anos de trabalhos prestados na empresa.

MESTRADO

Para alhinhar o curso de pedagogia com as necessidades da empresa partiu ao Sul do país. Para fazer o seu mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O seu trabalho de pesquisa fora voltado para Clima Organizacional.

Especializou-se também em Administração e Recursos Humanos.

DOUTORADO

O seu doutorado fora realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Direcionado a área da Educação, onde fora trabalhado o tema: Admissão Educativa Nas Relações Entre Pesquisa Agropecuária, Extensão Rural e Agricultura Familiar.

Trabalhou nos seus projetos de pesquisa na cidade de Silvânia, com 60 famílias de agricultores. Feito que he deu muita satisfação; crescimento profissional e pessoal.

Depois do doutorado a professora Odiva percebeu que era chegada a hora de retornar área da Educação, pela certeza desta ser o caminho do desenvolvimento humano, das pessoas.

Pediu o seu desligamento da EMBRAPA e, em 2004 iniciou um trabalho que durou 4 anos, numa equipe de pesquisadores no CEUB, num Programa de Formação de Professores da Rede Oficial de Ensino; intitulado "Projeto Professor Nota 10", até a sua extinção.

PÓS DOUTORADO

Em 2008 fez o seu pós doutorado pela Universidade Nacional de Brasília (UNB).

RETORNO ÀS ORIGENS

Com o sonho latente do regresso às origens, mais vivo do que nunca dentro de si...

Pôde materializar o seu desejo no ano de 2009, ao regressar com os seus entes queridos mais próximos a Campos Belos.

NA SUA TERRA NATAL

Nunca vi em Campos Belos alguém viver e lutar por tantos sonhos assim...

"Era um atrás do outro" como ela mesma diz.

Vivia a correr atrás deles (os sonhos). -- Os tinham como vitais balas na agulha.

Na 'terra firme' colocou em prática o seu sonho inicial: retornar às salas de aulas, lecionar.

Ainda em 2009 iniciou o seu trabalho como professora, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Arraias/TO.

No ano seguinte (2010), passou a dar aulas numa instituição de ensino superior na sua própria cidade. A Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Campos Belos (GO). - No início como professora contratada e posteriormente, por concurso, fora efetivada.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO

Em 2010 recebera o honroso convite do então Prefeito de Campos Belos, o Sr. Neudivaldo Xavier (Sardinha) a gerir a pasta da Educação da cidade.

Relutou em aceitar o cargo (nem só pela grandeza ou responsabilidade do mesmo, mas por ser uma pessoa bastante comedida nas suas tomadas de decisões), finalmente bateu o martelo e aceitou o grande desafio de gerir a importante secretaria.

ALGUMAS CONQUISTAS

À frente da pasta, no Programa Livro Aberto, implantou a Biblioteca Pública Municipal; o Festimp (Festival Estudantil); cooperou com o chefe do executivo local, sardinha, na busca, na aquisição, na criação e implementação do Instituto Federal Goiano (IFG) campus Campos Belos/GO, instituição de ensino superior, "orgulho" da cidade.

Ao todo foram 56 anos de muito trabalho e estudos; 51 como servidora pública. 5 anos no serviço privado com o tio no primeiro emprego.

"Durante toda a minha vida trabalhei com muita responsabilidade, comprometento. Com as instituições nas quais estive vinculadas." -- Odiva

COMO ESCRITORA

Como se não bastassem tantas conquistas, a professora Odiva da Silva Xavier numa confluência de união, com o esposo, professor Samuel Aureliano tornou-se co-autora duma das obras literárias mais importante da sua cidade e Estado de Goiás. Trata-se do livro "Campos Belos" -- sua história, sua gente.

Um resgate apoteótico da história da comunidade local.

Trabalho que jamais haverá outro igual; fora 10 anos de muitas pesquisas.

Conheci o casal de escritores em 2019 e Ganhei um exemplar da obra de presente. Após ler o livro vivo a dizer aos meus conterrâneos: "todo o campos-belense que se preza precisa ler essa obra".

São 294 páginas de muitas informações valiosas, emoções... Já estou com vontade de ler novamente.

AGRADECIMENTOS

"Agradeço a Deus por toda essa caminhada, trajetória. A Samuel que fora o meu companheiro em todos os momentos; aos meus filhos e a todas as pessoas que eu cruzei no caminho... Ninguém faz nada sozinho. Se colocar na balança eu tive menos tropeço do que alegria". -- Odiva

UMA PALAVRA ÀS MULHERES

"...Companheiras mulheres a gente precisa trabalhar com disposição, ânimo, comprometimento, seriedade... Isso eu fiz a minha vida inteira. Ao olhar para trás tenho essa alegria. Gostaria que vocês também tivessem, no topo da suas carreiras; seja na funcional ou mesmo como dona de casa.

Um abraço nesse grande Dia da Mulher e uma flor de presente". -- Odiva

Se dependesse da professora Dra. Odiva Silva Xavier os sonhos não morreriam nunca. Existem para ter continuidade; mesmo que por outras mãos além da nossa.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

Texto construído quase que na integralidade do conteúdo do referido vídeo.

(22:03:21)