Biografia do Empresário FABIANO ROBERTO MATOS DO VALE FILHO (Fabiano Parafusos)

Fabiano Roberto Matos do Vale Filho, popularmente conhecido como “Fabiano Parafusos”, é mineiro e suas raízes estão na bela e próspera cidade de Governador Valadares, situada no Vale do Rio Doce, de onde migrou, em 1992, juntamente com toda sua família para se estabelecer na mais nova capital brasileira, tornando-se um grande exemplo de persistência, força de vontade e liderança. É certamente o empresário pioneiro mais conhecido em Palmas e um dos maiores referenciais de sucesso no Estado do Tocantins!

Logo abaixo estão mais detalhes de sua bela trajetória empresarial.

ORIGEM

Nasceu em 10 de fevereiro de 1975, em Governador Valadares (MG), filho de Fabiano Matos do Vale e Cleonice Magalhães do Vale. É o primogênito de 3 irmãos: Rodrigo e Olívia. Depois tiveram mais dois irmãos adotados: Carlos Augusto e Adalto.

Seu pai, Fabiano do Vale, desenvolvia várias atividades para sustentar a família. Primeiramente, trabalhou numa empresa de fotografia; depois numa distribuidora de bebidas. Também fazia fretes de cargas com seu próprio caminhão. Anos mais tarde, montou uma indústria de pré-moldados.

Sua mãe, Cleonice, era uma dona de casa prendada, cuidava do lar e da educação dos filhos. Estava sempre ao lado do esposo, apoiando-lhe nos planos e projetos.

O garoto Fabiano teve uma infância feliz e típica do interior de Minas Gerais, convivendo com avós, tios, primos e muitos amigos da vizinhança.

Aos 13 anos, começou a trabalhar numa fábrica de lajes de seu tio paterno. Esse foi seu primeiro emprego com carteira assinada.

Estudou no Colégio Franciscano Imaculada Conceição (CFIC), um dos mais antigos e tradicionais de Governador Valadares. Tem muitas lembranças boas de professores e vários amigos. Inclusive, foi nesse colégio que conquistou sua namorada, Glaura, que se tornaria sua companheira por toda vida.

No final dos anos 80 e começo da década de 1990, o Brasil viveu uma intensa crise financeira. Aumento da dívida externa, juros altos, inflação acelerada, desemprego, empresas falindo, indústrias fechando as portas, violência e problemas sociais foram alguns dos acontecimentos e fatos difíceis daquele período.

Em razão dessa grave crise econômica, muitos mineiros se mudaram em busca de melhores condições de vida para outros países, em especial para os Estados Unidos.

O Sr. Fabiano do Vale também não estava satisfeito. Certo dia, ele ficou sabendo da criação do Estado do Tocantins e da nova capital que surgia, o que despertou seu interesse em conhecer a região.

MUDANÇA PARA PALMAS

Em janeiro de 1991, Fabiano do Vale participou do 1º concurso público do quadro de servidores estaduais do Tocantins. Ele veio para fazer a prova e tentar garantir uma vaga como funcionário do governo. Retornou animado para Minas Gerais. Quando saiu o resultado, infelizmente seu nome não estava entre os aprovados. Mesmo assim, não desanimou de seu desejo de morar no Tocantins.

Ele acreditava muito no potencial de desenvolvimento do novo estado que surgia. Já naquele tempo ele via Palmas tornando-se um local com ótima qualidade de vida.

Assim, em meados de 1991, ele veio para a capital Palmas. A esposa e filhos permaneceram em Governador Valadares, pois estavam estudando e trabalhando.

Em dezembro, ele retornou para passar o final de ano com a família e para preparar a mudança definitiva. Despediram de parentes e amigos e pegaram a estrada.

Em 23 de janeiro de 1992, partiram todos num caminhão Chevrolet D-60, de propriedade do amigo Acir. O pai e o amigo Acir vieram na cabine, alternando-se na direção. Os demais, a esposa e os filhos, acomodaram-se na carroceria, que estava coberta por um toldo de lona e cheia de bagagens, além de parte da mudança e os colchões – onde dormiram durante o trajeto.

Foi uma viagem longa e extremamente cansativa, que durou 3 dias. Percorreram mais de 2 mil km pela Rodovia Federal Belém-Brasília (BR-153), que tinha muitos trechos em péssimas condições, cheios de buracos e sem sinalização adequada. O caminhão quebrou no meio do caminho, perto da cidade de João Pinheiro, na região do Triângulo Mineiro. Consertavam o veículo e prosseguiram passando por Goiás até o Tocantins.

Assim que chegaram em Palmas, foram morar numa pequena casa de madeira, bem rústica, que ficava na antiga Quadra 15 Industrial (hoje Quadra 112 Sul).

Tiveram uma adaptação bastante difícil, pois Governador Valares era uma cidade formada, com infraestrutura, comércio diversificado, escolas, hospitais e bons espaços de lazer.

Em 1991, de acordo com dados do censo demográfico do IBGE, o município de Governador Valadares contava com 230.524 habitantes, enquanto que Palmas tinha apenas 23.829 moradores, ou seja, a capital tocantinense possuía cerca de 10% da população da cidade natal de Fabiano Parafusos.

Palmas era um verdadeiro canteiro de obras. As ruas e avenidas não possuíam asfalto. A poeira, o calor e a falta de infraestrutura eram enormes desafios cotidianos. Não havia indústrias, nem fábricas. As lojas e demais estabelecimentos comerciais não tinham estoque suficiente para atender a demanda em constante crescimento. Os itens básicos vinham de outros estados e chegavam em geral com preços elevados. Aqueles foram tempos difíceis que os pioneiros tiveram que enfrentar.

Sr. Fabiano do Vale trabalhava fazendo fretes, transportando materiais básicos para construção, como areia, seixo, cascalho, tijolos etc. Possuía dois caminhões Mercedes, um caçamba 11/13 da cor verde e outro caçamba 13/15 amarelo. Ele dirigia um dos caminhões e Fabiano Parafusos dirigia o outro.

Daquele começo simples e bastante ousado, já se passaram 29 anos de intenso trabalho, superação e conquistas! Começaram praticamente do zero e com as graças de Deus foram crescendo e prosperando, sempre com muito esforço e dedicação.

CASAMENTO

No começo de 1993, Fabiano falou com seu pai que estava com muitas saudades de sua namorada e precisava de sua companhia para superar as dificuldades e privações em Palmas. Ele queria pedir a mão dela em casamento. O pai concordou. Então, ele foi buscá-la em Governador Valadares.

Em 24 de julho de 1993, aos 18 anos de idade, Fabiano Roberto Matos do Vale Filho se casa com Glaura Jacinta Franco do Vale, filha de Domingos Souza Franco e Glaura Andrade Franco. Dessa união, tiveram 03 filhos: Fabiano Roberto Matos do Vale Neto, Leandro Roberto Matos do Vale Franco e Maria Eduarda Matos do Vale Franco.

CRIAÇÃO DA LOJA FABIANO PARAFUSOS

Palmas havia uma grande carência relativa à oferta de parafusos e ferragens. As pessoas se dirigiam a Porto Nacional, Paraíso ou Miracema para adquirir esses produtos.

Em 1995, um amigo da família, Sr. Edil, sabendo dessa realidade, aconselhou o Sr. Fabiano do Vale a abrir uma loja de parafusos.

“Aqui em Palmas se alguém precisar de um parafuso para fazer remédio não encontra”, dizia Edil ao amigo.

Assim, Fabiano aplicou a quantia de R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos Reais) na compra de um estoque de parafusos.

A primeira loja era um pequeno estabelecimento alugado na Quadra 15 Industrial, perto da residência deles.

No dia de inauguração (13 de fevereiro) venderam apenas R$ 1,00 (Um Real) e no segundo dia somente R$ 3,00 (Três Reais).

Ao término do segundo dia, quando foi fazer o fechamento do caixa, o Sr. Fabiano do Vale estava extremamente animado e disse: “Filho, isso aqui vai ser um negócio bom!” O primogênito, sem entender aquilo, questionou: “Como assim pai?!? Acho que vendemos tão pouco...” E o pai explicou: “Filho, ontem vendemos 1 Real e hoje vendemos 3 Reais, foi um crescimento de 300% nas nossas vendas. Foi ótimo! Nós vamos crescer muito!”

Esse pequeno relato é um exemplo da personalidade marcante de Sr. Fabiano do Vale e de seu otimismo com Palmas. Ele acreditava no potencial de desenvolvimento da capital tocantinense e trabalhava arduamente para prover sustento para sua família e em busca de seus sonhos.

Mesmo bastante otimista, aquele começo não foi fácil. Nos primeiro seis meses as vendas eram realmente pequenas, às vezes nem dava para cobrir o valor do aluguel. Eles persistiram e continuaram trabalhando.

CRECHE E CACHORRO-QUENTE

Em 1996, Fabiano Parafusos e Glaura se mudaram para uma casa própria na Quadra Arse 13 (108 Sul).

Fabiano continuava ajudando seu pai durante o dia na loja de parafusos e nos fretes. Entretanto, com a chegada dos filhos, a despesas aumentaram.

A esposa dava aulas e teve a ideia de montar uma creche em sua residência. Era tudo improvisado e simples, mas mesmo assim chegaram a ter 32 crianças sob seus cuidados.

No começo de Palmas era assim. As pessoas buscavam meios para suprir as carências e auxiliar uns aos outros no dia a dia.

Tinha meses que a loja não vendia quase nada e a rentabilidade era bem baixa. Felizmente, Fabiano podia contar com sua esposa Glaura, que com o salário de professora e os rendimentos da pequena creche pagava as despesas de casa.

Em 1998, ele teve a ideia de iniciar um negócio para ampliar a renda familiar. Foi até Governador Valadares e comprou uma van Towner adaptada para venda de cachorro-quente.

De manhã trabalhava na loja com seu pai e de noite ele dirigia a van até um estacionamento para vender os lanches. Sempre que havia alguma programação na cidade, como por exemplo: show ou comício, lá estava Fabiano e sua esposa Glaura vendendo cachorros-quentes com tempero mineiro.

Desenvolveram essa atividade durante 4 anos, o que lhes proporcionou uma boa renda. Foi um período de grande aprendizado e muitas amizades.

Em 2003, ingressou na faculdade de Administração de Empresas na Faculdade Objetivo. Aí teve que deixar o trabalho noturno.

Em 2004, quando Fabiano estava no meio do curso teve que superar uma grande perda. Seu pai, Fabiano do Vale, faleceu de maneira inesperada, aos 52 anos. Era um homem muito conhecido e querido. Sua partida comoveu muito os amigos e familiares, que até hoje guardam boas lembranças dele.

CRESCIMENTO DO GRUPO FABIANO

Com o decorrer dos anos, a Loja Fabiano Parafusos foi ampliando seu leque de produtos, como materiais elétricos e equipamentos de proteção individual.

O negócio cresceu bastante e, posteriormente, inaugurou uma loja de pisos e revestimentos – a Fabiano Pisos. Depois, em 2007, após aliança com alguns parceiros, ele passou a atuar no ramo da construção civil, edificando prédios comerciais e condomínios residenciais.

Atualmente, o Grupo Fabiano é formado por quatro lojas (Fabiano Parafuso Centro e Taquaralto, Fabiano Pisos Centro e Taquaralto), uma empresa de locação de máquinas e equipamentos (Vale Serviços) e uma indústria de argamassa (Quartifiz).

Em fevereiro de 2021, mesmo em meio à pandemia do Covid-19, ele inaugurou uma bonita e moderna loja, numa localização privilegiada, bem em frente à Praça dos Girassóis.

ASSOCIATIVISMO E LIDERANÇA

Fabiano Parafusos passou a utilizar seus conhecimentos e experiência empresarial no segmento classista e como palestrante em eventos e faculdades de Palmas.

Ele presidiu a Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) por 8 anos, de 2011 a 2019. Desenvolveu vários projetos visando ajudar os micros e pequenos empresários estabelecidos no município.

Durante sua gestão, a FENEPALMAS passou a ser realizada a cada dois anos. Além dessa mudança, a Feira de Negócios de Palmas bateu todos os recordes de participantes, investimentos e negócios firmados.

Fabiano Parafusos foi o 1º Presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP). Ocupou também o cargo de vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (SINDUSCON-TO), vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins (ACOMAC); e tem participação ativa em diversas entidades, como: Conselho Deliberativo do SEBRAE, Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) do Estado do Tocantins e Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL-Palmas),

Atualmente é o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET).

Por seus relevantes serviços prestados à sociedade local, Fabiano Parafusos recebeu o título de Cidadão Palmense na Câmara dos Vereadores de Palmas. O projeto de lei foi de autoria da ex-vereadora Divina Márcia.

DEPOIMENTOS

A trajetória de Fabiano Parafusos extrapola seu ramo de atuação, alcançando todos os segmentos profissionais e classes sociais. Em todas as quadras e bairros da cidade, de uma ponta a outra, ele é sempre referendado como um palmense popular e querido.

Eu reuni uma série de depoimentos, comentários e mensagens de amigos, clientes, companheiros de trabalho e profissionais das mais diversas áreas que relatam a convivência e os sentimentos sobre o empresário Fabiano Parafusos.

“Prazer poder falar do empresário, do desportista e atleticano Fabiano Parafusos que sempre apoiou o esporte palmense e vem por meio de suas empresas dando oportunidade as pessoas, num mundo tão difícil e complicado como o que vivenciamos nos dias de hoje. Só tenho que aplaudir e parabenizá-lo por suas iniciativas. E esta obra retrata um pouco de sua história vitoriosa em nosso Tocantins. Parabéns!” Jornalista Reinaldo Cisterna

“Eu conheci o Fabiano no começo de Palmas, quando ele vendia parafusos na Quadra 15 Industrial (hoje 112 Sul). Era um comércio pequenininho, só uma portinha. Ele começou com o pai dele. Na época, eu tinha uma caçamba e trabalhava com frete. Estava sempre por ali. Assim, eu me tornei próximo ao pai dele e criei um vínculo com o Fabiano também. Vi quando a mulher dele ficou grávida do primeiro filho. Tudo naquele começo eu acompanhei. Posso dizer que o Fabiano teve um pai exemplar, que Deus o tenha! Era um grande homem e exemplo para ser seguido. O Fabiano virou um grande empresário, mas nunca menosprezou os menores. Tenho um carinho por ele, pois é uma pessoa do bem. Nunca vi ele pisar em ninguém, sempre trata as pessoas bem. Fico feliz de ter vivido parte dessa história, de ter esses laços de convivência, de ter tido essa aproximação e ver tudo isso acontecendo. O Fabiano tornou-se um empresário forte, que a gente tem o maior respeito. Ele é um grande homem igual o pai dele era.” Irmão Jairo

“Fabiano Parafusos é um grande homem, um grande líder, um pioneiro em Palmas. Um cara que tem muito amor pelos pais. Só o fato dele honrar pai e mãe, dele cuidar, dele honrar os pais do jeito que ele faz já é motivo de elogios. Ele é uma pessoa digna, alegre, é também um grande pregador, que fala bem, passa uma mensagem positiva. Além de ser um incentivador do comércio, um incentivador da economia, o Fabiano é um grande amigo, uma pessoa boa. Ele é honesto, é alguém que tem o coração bom, que deseja e faz o bem. Palmas precisa de pessoas igual ele.” Jornalista Antônio Guimarães

“Fabiano é um amigo de longa data, um pioneiro da capital. Eu o conheci no início de Palmas, em 1992. Estávamos sempre com ele, acompanhando sua trajetória. Além da loja de parafusos, lembro da época que ele vendia cachorro-quente. Ele tinha um pit dog. Ele acreditou nesse chão e aos poucos se transformou nesse grande empresário. Ele tem uma visão de empreendedorismo, tem um olho de águia. Sei que ele tem admiração por toda minha família e eu e minha família admiramos muito ele. Ele é uma pessoa maravilhosa. Tenho uma admiração e respeito grande por ele.” Ex-vereador e pioneiro de Palmas Etinho Nordeste

“Conheci o Fabiano assim que chegou em Palmas por volta de 1992, quando era um garoto de 16-17 anos. Eu trabalhava na Prontomix, que ficava na antiga Quadra 15 Industrial (hoje 112 Sul) e era o Fabiano quem dirigia o caminhão do pai dele, um Mercedes 15/13 amarelo. Ele fazia o frete e entregava areia na empresa. Para resumir em poucas palavras: o Fabiano Parafusos é um baita empreendedor, um cara ótimo, um ser humano maravilhoso, um homem de Deus que valoriza as pessoas. Admiro muito ele e toda sua família.” Empresário e ex-presidente do CRECI-TO Jannair Alves

“Conheci o Fabiano Parafusos e seu irmão Rodrigo ainda pequenos. Seu pai, o Fabiano do Vale, levava os dois no salão para cortarem os cabelos. Me lembro muito bem que o Rodrigo era bancário e trabalhava no antigo Bamerindus. Já o Fabiano filho começou cedo a vida de empresário. Me recordo que ele estava sempre com sua perua nos grandes eventos que aconteciam em Palmas, feiras, exposições, shows etc. Ele atravessava as noites vendendo cachorro-quente. Quando estava cursando Administração o professor dele era Paulo Massuia, que também era professor do meu irmão e cliente do nosso salão, e o mesmo dizia que o Fabiano era destaque da sala como o melhor aluno. Paulo dizia que o Fabiano ia ser um destaque como empresário e não deu outra, abriu uma loja e mais uma loja, sendo hoje líder no ramo dele. Parabéns Fabiano você é um grande vencedor!” Empresário e pioneiro do Sthilos Cabeleireiros Zé Paulo

"Acompanhei o Fabiano desde a primeira semana que chegou na Capital. Suas qualidades de berço, bem transmitidas pelo saudoso pai, aliadas ao esforço, dedicação e grande humildade que sempre teve, o ajudaram para alcançar o sucesso pessoal e empresarial que hoje desfruta no Estado. Saliento também a importância que ele sempre teve na colaboração aos empreendedores locais, através de entidades classistas, como ACIPA, FACIET, etc., demonstrando que somente se cresce compartilhando com os demais. É um belo exemplo a ser seguido pelas gerações mais jovens!" Wilson Grison - Empresário pioneiro e 1º secretário de Ind. Comércio e Turismo da Capital (1993-1996), indicado pela ACIPA

“Conheço o Fabiano Parafusos há um bom tempo. Inclusive, tenho vários amigos empresários em comum e nunca ouvi ninguém falar nada de mal sobre ele. Resumindo posso dizer que ele é um cara muito bom, empresário ético, um parceirão, é alguém que merece estar onde chegou.” Empresário Marcus Mendonça “Marcão Bolsonaro”

“Fomos parceiros comerciais e posso dizer que ele sempre esteve de portas abertas para me fornecer o que precisasse. Fabiano Parafusos é acima de tudo um empresário visionário e trabalhador. Através de suas empresas, capacitou muita gente para o mercado de trabalho e sempre gerou oportunidades de empregos para os jovens em iniciação profissional.” Empresário Kleber do Paraíba

“Fabiano Parafusos é um grande homem, um combatente incansável das boas causas, tanto empresariais quanto classistas! Um timoneiro a ser seguido! Um líder equilibrado e apaziguador!" Empresário Romulo Troncoso

"Fabiano, Fabiano!! Homem de um coração gigante, amigo, parceiro! Homem de família! Exemplo de empreendedorismo, de guarra e muita superação!" Amigos João e Zezé

“Fabiano é um grande guerreiro, trabalhador, dinâmico, alegre, homem de família e um homem de Deus." Amigos e irmãos em Cristo Paulenio e Faelma

"Fabiano é um ser humano que vive os princípios cristãos e, junto com sua esposa Glaura, formam um casal extremamente solidário nas diferentes causas e situações. Tens toda a nossa admiração." Amigos Waldek e Silma Rosa

“Fabiano do Vale, carinhosamente chamado de Fabiano Parafusos, é um empresário pioneiro, que junto com seu pai e família construiu uma grande empresa em Palmas que completa 25 anos em 2021. Tenho enorme satisfação de tê-lo como amigo. Fabiano é um cara que espelha grandes empresários. Trabalhou arduamente para chegar na posição que chegou. Fui seu companheiro durante 8 anos na ACIPA. Eu como vice-presidente e Fabiano como presidente da Associação. Aprendi muito naquele tempo, trabalhando juntos em prol do empresariado e pelo bem de nossa querida cidade. Tivemos muitos acertos e realizamos diversas ações, como a Fenepalmas, a Feira de Descontos, entre outros projetos. Junto com a diretoria da ACIPA, nós trabalhamos duro para ajudar os empresários a fomentar empregos e para aumentar a geração de renda. Fabiano é um homem trabalhador. Sua esposa Glaura é uma mulher trabalhadora, humilde, que está do lado dele, ajudando na administração das finanças de sua empresa. Fabiano e Glaura formaram uma bonita família, com três filhos, dois rapazes e uma moça. Só posso dizer que valeu muita a pena conhecer esse grande homem, um homem de fé, um cristão que tem Jesus no coração. Ele é uma pessoa de fé e princípios, assim como sua mãe. Ele recebeu de seu pai, o Fabiano do Vale, uma boa herança. Não foi uma herança em dinheiro. Seu pai deixou uma herança de caráter, de humildade, de prosperidade. Seus filhos estão participando de sua empresa. Inclusive um dos filhos é Fabiano Neto, representando a terceira geração, dando sequencia nos negócios da família. Isso é muito gratificante. Eu também tenho filhos que hoje estão trabalhando comigo na minha empresa. Ter os filhos ao lado dos pais é ótimo, pois podem dar continuidade ao legado. Grande abraço Fabiano, que Deus te abençoe por mais 25 anos, abençoe a sua empresa e a sua família. Pode ter certeza que Palmas jamais irá esquecer do belo legado que você construiu.” Empresário pioneiro Henrique Fragata

“Fabiano Parafusos é um Administrador arrojado, trabalha em prol da família e apaixonado por Palmas.” Empresário Ivan Ricardo

“O amigo é um grande empreendedor que acreditou no novo Estado que surgia. Ele contribuiu imensamente para o fortalecimento do comércio local. Teve muitas dificuldades como todos, mas nunca pensou em desistir. Investiu em outros seguimentos, mas sua paixão é pela loja de ferragens, por que ele acredita muito na mão de obra e sempre falava que seria impossível construir sem uma boa ferramenta. Esse é o Fabiano Parafusos, uma grande referência no Tocantins!” Empresário Lindon Johnson Vieira

“Admiro o Fabiano Parafusos por sua postura ética, e o considero um batalhador de grande inteligência comercial!” Advogado Dulcelio Stival

“Fabiano Parafusos é um pioneiro que acreditou em um sonho chamado Palmas. Hoje colhe os frutos da persistência, coragem e ousadia. Palmas sempre foi generosa para com os seus.” Vereador Rogério Freitas

“Conheci o Fabiano Parafusos há muitos anos atrás quando eu era empresário do ramo de materiais elétricos. Acompanhei sua trajetória. Ele era um rapaz novo que entrou no mercado apoiado pelo pai e o tio. Nunca teve medo de enfrentar os desafios. É uma ótima pessoa, muito prestativo, companheiro e sonhador. Batalhou e chegou onde está.” Empresário Jefferson Jaime Cassoli

“Fabiano Parafusos é um empresário arrojado, visionário e um Administrador que engrandece nossa profissão.” Ex-presidente do CRA-TO Eugênio Pacceli

“Fabiano é um grande parceiro do associativismo empresarial. Sua influência positiva gerou muitas conquistas para a área empresarial. Um homem a frente do tempo, inovador e empreendedor. O SEBRAE tem orgulho de tê-lo como um conselheiro atuante, representando a FACIET.” Vice-presidente do Conselho Federal de Administração e Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-TO Rogério Ramos

"Fabiano do Vale, uma pessoa com muitas qualidades dignas de todo respeito e admiração no que há de mais sublime a um ser humano: autoconfiança, coragem, bondade, persistência, garra, liderança, disciplina, empatia, generosidade, honestidade e humildade. Um Administrador apaixonado pela sua profissão, um profissional seleto com perfil de líder e empreendedor, características desenhadas na sua própria trajetória de vida, o que o fez um empresário de sucesso." Adm. Francisco Costa - Presidente do CIDEP (Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas)

“Fabiano Parafusos é um empreendedor nato, homem de visão de longo alcance.” Advogado pioneiro Clóvis Teixeira

“Fabiano Parafusos é um dos principais Empresários Pioneiros de Palmas. Ele tem uma história de vida fantástica desde os tempos de sua juventude. Um empreendedor brilhante, que tem enriquecido a história da nossa Capital diante dos seus investimentos em Palmas. É um grande amigo e empresário por quem tenho muito respeito e admiração.” Fotógrafo pioneiro Thenes Pinto

“Fabiano Parafusos é um homem sério e comprometido em tudo que faz. Um grande amigo e irmão.” Empresário Fernando Rezende

“Garra, coragem, determinação, paixão pelo que faz e capacidade de superar desafios são as principais qualidades do meu amigo Fabiano!!! Exemplo para quem quer empreender, crescer e ter prosperidade!!!” Ex-prefeita Nilmar Ruiz

Fabiano Parafusos se transformou num próspero comerciante em Palmas, um dos mais bem-sucedidos na história da cidade. A capital tocantinense realmente foi para ele e sua família uma terra abençoada e cheia de ótimas de oportunidades, uma espécie de “Eldorado” no coração do Brasil.

Palmas no começo dos anos 90 era um lugar inóspito, um terreno virgem, um chão a ser desbravado. Só foi possível erguer essa belíssima metrópole do zero através de muito suor e persistência por parte dos pioneiros.

Milhares vieram dos quatro cantos do País, mas um grande número destes sucumbiu às adversidades e partiram. Somente os mais fortes e resilientes conseguiram suportar aqueles difíceis primeiros anos...

Para se colher os frutos é preciso ter paciência e perseverança. Uma árvore não cresce da noite para o dia. Ela precisa de cuidados durante longo período até o tempo da frutificação. Assim também é com o crescimento individual, profissional e nos negócios. A história dos pioneiros de Palmas comprova claramente essa premissa.

Fabiano Parafusos tornou-se um grandioso exemplo por vários motivos, ele é um exemplo de trabalho, persistência, humildade, união familiar, respeito por seus pais, dedicação e disposição para correr atrás de seus sonhos.

Pense comigo e tente se lembrar quantos empresários têm o seu nome estampado na fachada de sua loja? Fabiano Parafusos tornou-se bem mais do que uma marca de um estabelecimento comercial, ele hoje é sinônimo de triunfo pessoal e êxito empresarial.

Algumas pessoas alcançam destaque de modo a serem lembradas como referência em seu segmento de atuação. No Tocantins e em Palmas existem alguns nomes que são lembrados de forma unânime por populares e especialistas, como por exemplo: Siqueira Campos na política, Genésio Tocantins na música, Cleber Toledo no jornalismo digital, Cleiton Pinheiro na representação sindical, Pastor Amarildo na liderança evangélica e Dona Raimunda Quebradeira de Coco (in memoriam) na defesa das comunidades tradicionais.

No empresariado e comércio varejista o nome “Fabiano Parafusos” situa-se no topo dessa lista, sempre referenciado como um homem batalhador que venceu na vida e chegou ao auge do sucesso, servindo de inspiração para inúmeras pessoas que acompanharam sua trajetória.

Um mineiro de nascimento e raízes que se tornou um tocantinense de coração, fé e ação! Ele acreditou, investiu e contribuiu para que Palmas se transformasse num lugar maravilhoso para se viver. Sua virtuosa biografia desperta olhares, cativa e inspira!

Fabiano Parafusos é certamente uma das maiores personalidades da capital do Tocantins, um cidadão que é símbolo por suas qualidades e história!

Por essas e muitas outras razões não tenho dúvidas em afirmar que o empresário Fabiano Parafusos ainda realizará grandes projetos e continuará contribuindo decisivamente para o progresso de Palmas e do Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2021. Diretoria da ACIPA. Disponível em: http://acipa.org.br/index.php/diretoria/

ACOMAC-TO – Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Tocantins. 2021. Fanpage Facebook ACOMAC-TO. Disponível em: https://www.facebook.com/acomacto/

AGÊNCIA SEBRAE. 2008. Empresário diz que persistência influenciou em seu sucesso. Disponível em: http://www.to.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/TO/empresario-diz-que-persistencia-influenciou-em-seu-sucesso,d91be243cee26410VgnVCM1000003b74010aRCRD

AGÊNCIA SEBRAE. 2013. Missão leva empresários de Tocantins à China. Disponível em: http://www.to.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/TO/missao-leva-empresarios-de-tocantins-a-china,813acd8ca8906410VgnVCM1000003b74010aRCRD

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ATITUDE TOCANTINS. 2016. “Sou nome do PRB para Palmas”, diz Fabiano Parafusos em visita a Agrotins. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.atitudeto.com.br/politica/sou-nome-do-prb-para-palmas-diz-fabiano-parafusos-em-visita-a-agrotins/amp/

CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cacb.org.br/

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CASSOLI, David dos Santos. 2009. Reminiscência. Gurupi: Gráfica e Editora Cometa. 241p.

CDL-PALMAS – Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.cdlpalmas.com.br/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2019. Empreendedorismo em pauta no XVI FIA. Disponível em: https://cfa.org.br/empreendedorismo-em-pauta-no-xvi-fia/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://atletico.com.br/

CLUBE PALMAS FUTEBOL E REGATAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://palmasfr.com/

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. Ajee realiza bate-papo de negócios em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/12/06/ajee-realiza-bate-papo-de-negocios-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. Fabiano Parafusos e jogadores do Palmas comemoram novo patrocínio. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/10/16/fabiano-parafusos-e-jogadores-do-palmas-comemoram-novo-patrocinio

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. Fabiano do Vale é candidato único na eleição da ACIPA nesta terça-feira. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/12/14/fabiano-do-vale-e-candidato-unico-na-eleicao-da-acipa-nesta-terca-feira

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. 40 empresários do Tocantins embarcam para feira internacional de material de construção. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/03/28/40-empresarios-do-tocantins-embarcam-para-feira-internacional-de-material-de-construcao

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. Empresário e presidente da Acipa Fabiano do Vale recebe título de cidadão palmense. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/10/15/empresario-e-presidente-da-acipa-fabiano-do-vale-recebe-titulo-de-cidadao-palmense

CONEXÃO TOCANTINS. 2014. Torcedores e amigos do Galo fundam a Associacao Galotins em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2014/04/03/torcedores-e-amigos-do-galo-fundam-a-associacao-galotins-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2015. Pedro Ferreira e Fabiano do Vale são reeleitos para presidência da federação das associações comerciais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2015/06/05/pedro-ferreira-e-fabiano-do-vale-sao-reeleitos-para-presidencia-da-federacao-das-associacoes-comerciais

CONEXÃO TOCANTINS. 2016. Fabiano Parafusos e Ceiça são homologados para disputar o paço pela coligação PR Rede e PROS. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2016/08/05/fabiano-parafusos-e-ceica-sao-homologados-para-disputar-o-paco-pela-coligacao-prb-rede-e-pros

CONEXÃO TOCANTINS. 2016. Lideres do setor de serviços declaram apoio ao pré-candidato a prefeito de Palmas Fabiano Parafusos. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2016/05/18/lideres-do-setor-de-servicos-declaram-apoio-ao-pre-candidato-a-prefeito-de-palmas-fabiano-parafusos

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Com Fabiano do Vale na presidência chapa “Quem conhece confia” é eleita para o mandato 2019-2022 da FACIET. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/30/com-fabiano-do-vale-na-presidencia-chapa-quem-conhece-confia-e-eleita-para-o-mandato-2019-2022-da-faciet

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Empresários aprovam medida do governo para avaliação dos incentivos fiscais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/02/15/empresarios-aprovam-medida-do-governo-para-avaliacao-dos-incentivos-fiscais

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Polícia militar recebe 2500 mascaras produzidas por meio de parceria com SENAI e ACIPA. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/04/30/policia-militar-recebe-2-500-mascaras-produzidas-por-meio-de-parceria-com-senai-e-acipa

FABIANO PARAFUSOS. 2021. Fanpage Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/fabianoparafusosoficial/

FABIANO PARAFUSOS. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.fabianoparafusos.com.br/

FACIET – Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins. 2021. Facebook Faciet. Disponível em: https://www.facebook.com/faciettocantins/

FACULDADE CATÓLICA DE PALMAS. 2019. Palestra em comemoração ao dia do Contador. Disponível em: https://to.catolica.edu.br/portal/evento/palestra-em-comemoracao-ao-dia-do-contador/

FOLHA CAPITAL. 2019. Chapa "Quem conhece confia" é eleita para o mandato 2019-2022 da Faciet. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/8579/chapa-quem-conhece-confia-e-eleita-para-o-mandato-2019-2022-da-faciet

FUTEBOL DO NORTE. 2008. Palmas se apresenta nesse sábado no CT da 102. Disponível em: http://www.futeboldonorte.com/noticias_materia.php?id=25557

GOVERNO DE GOIÁS. 2019. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

JM NOTÍCIA. 2016. “Partidos seguem fortes e unidos”, diz Wanderlei Barbosa após reunião com pré-candidatos a Prefeito. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/noticia/partidos-seguem-fortes-e-unidos-diz-wanderlei-barbosa-apos-reuniao-com-pre-candidatos-a-prefeito/2534

JORNAL DO TOCANTINS. 2016. Fabiano Parafusos não é mais candidato a Prefeito. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/politica/fabiano-parafusos-n%C3%A3o-%C3%A9-mais-candidato-a-prefeito-1.1128955

JORNAL OPÇÃO. 2016. Fabiano Parafuso recebe apoio do setor de serviços. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/tocantins/fabiano-parafuso-recebe-apoio-do-setor-de-servicos-66609/

JORNAL OPÇÃO. 2016. Quero ajudar Palmas ser uma cidade ainda melhor. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/tocantins/quero-ajudar-palmas-ser-uma-cidade-ainda-melhor-63885/

JUSTOCANTINS. 2012. Nomes para Conselho Empresarial são apresentados ao novo Prefeito de Palmas. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-13319-nomes-para-conselho-empresarial-sao-apresentados-ao-novo-prefeito-de-palmas.html

JUSTOCANTINS. 2013. Empresário Fabiano do Vale é homenageado com o título de Cidadão Palmense. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-19501-empresario-fabiano-do-vale-e-homenageado-com-o-titulo-de-cidadao-palmense.html

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Fabiano do Vale “Fabiano Parafusos”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P3YmhZUjHzs

NORTE DO TOCANTINS. 2016. PRB filia Fabiano Parafuso e entra na disputa pela prefeitura de Palmas. Disponível em: https://www.nortedotocantins.com.br/03/2016/prb-filia-fabiano-parafuso-e-entra-na-disputa-pela-prefeitura-de-palmas/

NOTÍCIAS TOCANTINS. 2019. Convite - café da manhã na loja Fabiano Parafusos Palmas e Taquaralto, neste sábado 25. Disponível em: https://www.noticiastocantins.com.br/destaques/itemlist/tag/Fabiano%20Parafusos

OCOLETIVO. 2013. Prefeito recebe empresários locais e discute crescimento econômico e sustentável de Palmas. Disponível em: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-6551-prefeito-recebe-empres-rios-locais-e-discute-crescimento-econ-mico-e-sustent-vel-de-palmas

OGIRASSOL. 2010. Fabiano Parafusos e jogadores do Palmas comemoram novo patrocínio. Disponível em: https://ogirassol.com.br/esporte/fabiano-parafusos-e-jogadores-do-palmas-comemoram-novo-patrocinio?page=78

OGIRASSOL. 2012. Nomes para Conselho Empresarial são apresentados a Carlos Amastha. Disponível em: http://www.ogirassol.com.br/politica/nomes-para-conselho-empresarial-sao-apresentados-a-carlos-amastha

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Acipa premia os melhores de 2018. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/acipa-premia-os-melhores-de-2018/.

ONORTE. 2013. Governo do estado comemora os 24 anos de Palmas. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.portalonorte.com.br/noticia/amp/56420/estado-56420-governo-do-estado-comemora-os-24-anos-de-palmas/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL CNN. 2010. Acipa elege nova diretoria nesta terça-feira. Disponível em: http://www.centronortenoticias.com.br/noticia-1882-acipa-elege-nova-diretoria-nesta-terca-feira

PORTAL GILDA BONFIM. 2019. Com chapa única, empresário Fabiano do Vale presidirá a Faciet até 2022 no Tocantins. Disponível em: https://www.portalgildabonfim.com.br/site/com-chapa-unica-empresario-fabiano-do-vale-presidira-a-faciet-ate-2022-no-tocantins/

PORTAL STYLO. 2016. Fabiano Parafusos sai na frente na pré-campanha a prefeitura de Palmas. Disponível em: https://www1.portalstylo.com.br/noticia-1469592625-fabiano-parafusos-sai-na-frente-na-pre-campanha-a-prefeitura-de-palmas

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR VALADARES. 2015. Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. 99p. Produto 2 – Diagnóstico da Situação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico. Volume 2.1– Caracterização Geral do Município. Disponível em: https://www.valadares.mg.gov.br/abrir_arquivo.aspx/Diagnostico_caracterizacao_geral_do_municipio?cdLocal=2&arquivo=%7B64DC8181-E112-B640-6A1B-ACE07ED43A42%7D.pdf

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOVERNADOR VALADARES. 2021. Conheça Governador Valadares. Disponível em: https://turismo.valadares.mg.gov.br/

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ. 2013. Comitiva de Tocantins conhece o Almoxarifado Central. Disponível em: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=3dd400de2e553d&id=19875

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2011. Raul Filho destaca crescimento da Acipa e parabeniza nova diretoria da entidade. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/gabinete/noticia/6173/raul-filho-destaca-crescimento-da-acipa-e-parabeniza-nova-diretoria-da-entidade/

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2013. Empresários discutem com o prefeito Carlos Amastha demandas do setor. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/desenvolvimento-economico/noticia/9896/empresarios-discutem-com-o-prefeito-carlos-amastha-demandas-do-setor/

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2014. Decreto nº 793, de 20 de junho de 2014. Designa membros para compor o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas – CIDEP, e adota outras providências. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/1146681/decreto-n%C2%BA-793-2014-de-20-06-2014

PROFISSÃO REPORTER. 2012. A busca pela fama: Conheça histórias de pessoas que fazem de tudo para virar notícia e sair do anonimato. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/1958963/

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia de JANNAIR ALVES DE SOUZA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6941451

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário IVAN RICARDO NABES INÁCIO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6949475

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário SADI CASSOL. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/7203853

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador IRANILSON FERREIRA MOTA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7186992

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (FACIET). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7175676

SEBRAE. 2008. Empresário diz que persistência influenciou em seu sucesso. Disponível em: http://www.to.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/TO/empresario-diz-que-persistencia-influenciou-em-seu-sucesso,d91be243cee26410VgnVCM1000003b74010aRCRD

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SINDUSCON-TO - Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Tocantins. 2021. Site Sinduscon-TO. Disponível em: http://www.sindicatodaindustria.com.br/sindusconto/

TOCANTINS AGORA. 2018. Acipa realiza encontro harmônico com Procon. Disponível em: https://www.tocantinsagora.com.br/cidades/acipa-realiza-encontro-harmonico-com-procon/

TOCANTINS AGORA. 2018. Feijoada beneficente arrecada fundos para revitalização do prédio da Acipa; confira galeria. Disponível em: https://www.tocantinsagora.com.br/cidades/palmas/feijoada-beneficente-arrecada-fundos-para-revitalizacao-do-predio-da-acipa-confira-galeria/

T1NOTÍCIAS. 2009. Empresários ampliam investimentos na cidade. Disponível em: https://movel.t1noticias.com.br/minha-opiniao/empresarios-ampliam-investimentos-na-cidade/35149/

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. Clube Atlético Mineiro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_Atl%C3%A9tico_Mineiro

WIKIPÉDIA. 2021. Governador Valadares (MG). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Governador_Valadares

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Lista de municípios do Tocantins por ano de criação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Tocantins_por_ano_de_cria%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Março de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior