Biografia do autor Vítor Costeira

Biografia

Natural de Lisboa, resido no Alentejo.

O que me levou a mostrar o que escrevo? Essencialmente, acreditar que escrevo o que sinto e que me escrevo enquanto o faço! Depois, acreditar que o faço transmitindo o que sinto! A paixão em tudo o que faço é a chave do que suceder, de bom ou de menos bom!

Comecei a publicar na rede social do Google, o G+, e cheguei a atingir cerca de 41 milhões de visualizações com aproximadamente 10000 amigos! Não me iniciei no Facebook vá lá saber-se porquê…!

Fui marceneiro, litógrafo, empregado de balcão num salão de chá (outros tempos!), distribuidor de listas telefónicas porta a porta :-), militar na Marinha de Guerra, explicador de matemática e de, claro, língua portuguesa!

Escrevo maioritariamente poesia mas, também, contos, crónicas e pensamentos…

Neste momento, estou preparando o meu próximo livro, misto prosa poética e poemas.

Sou separado e com dois filhos adultos.

OBRAS PUBLICADAS:

• Sou Teu: Editora Chiado, 2015, Poesia

• Asas de Colibri: Andorinha Editorial – Lua de Marfim, 2017, Poesia

• Poemas de (A)Mar: Edição de Autor – Miká Penha Editora, 2017, Poesia (1ª edição esgotada)

• Seres de Água: Edições Vieira da Silva, Abril de 2018. Livro de contos

• Poemas de mel e limão: Edições In-Finita, Novembro de 2018. Poesia.

• Dias de água e sal: Edições In-Finita Lisboa, Janeiro de 2020. Misto prosa e poesia.

• Co-autor em diversas Colectâneas / Antologias, uma delas bilingue português/inglês (Antologia Poesia Portuguesa 2013-2018)

PRÉMIOS:

• 1º lugar no Concurso da APPACDM, 2016, sob o tema: Uma semente diferente

• 1º lugar no Desafio online do Grupo LLO - Letras da Lagoa de Óbidos, sob o tema: Dia do Poeta

• 1º lugar no Desafio Literário “Versos à solta” do AlenCriativo

• 1º lugar no Concurso “Camões, Poeta de Portugal”, do Grupo AlenCriativos, com “Carta a Luís Vaz de Camões”.

• 1º lugar no Concurso Literário Luís de Camões, do Grupo Gerábriga, com a prosa “E se...?”

• Poema “Fado tinto” escolhido para acompanhar a edição de luxo do relógio Edição “Fado”, da marca internacional MeisterSinger, representados em Portugal pela Joalharia Ferreira Marques, Lisboa.

• 3º lugar no 1º Concurso Literário de Edições Vieira da Silva

• Várias outras menções honrosas e de participação.

PREFÁCIOS, POSFÁCIOS E PARECERES LITERÁRIOS:

• “Colectânea Amantes da Poesia Vol. II”

• “Não faças barulho. Fui ali gritar que te amava” de João Dórdio

• “Emoções” de Maria Luz

• “Desabafos d’alma” de Alexa Silva

• “Viver na sombra dos dias” de Paulo Galheto

• “Hoje, visitei uma casa lilás” de Maria Magueijo

• “Amar em fragmentos do sentir” de Rosa Maria.

• Escrevi o parecer literário para várias obras, entre as quais: “Mythos – Contos da Lua Nova” de Jorge Ferreira, “(Des)floridos de Cristina Casadinho, “Horizontes Poéticos” de Paulo Oliveira e ainda para Fátima Lopes, Amélia Roldão, Cecília Gomes, Maria João Abreu, Maria Antonieta Alentado Oliveira...

REVISÃO DE OBRAS:

Revisor das obras “Reflexos da Lua”, “Sabor Amargo” e “Encontro na Chicala” de Adelaide Miranda.

RÁDIOS:

Ex-colaborador do programa de rádio “Livro Aberto”, na Rádio Voz de Alenquer. Ex-colaborador do programa de rádio “Amantes da Poesia”, na Popular FM.

CONVIDADO DE HONRA:

• Rádio Voz de Alenquer, "Livro Aberto", de Ana Coelho

• Rádio Popular FM, "Amantes da Poesia", de Maria Isabel Rodrigues

• Indanoite é uma Criança, com Carmen Filomena e José Sardinha

• Rádio Quinta do Conde, de Pedro Nobre;

• Sessão poética com poesia minha, Grupo “Asas de Poesia”, na Cidade da Maia

• Poesia com Alma, Cidade do Porto

• Conversas de A a Z, No Zénite-Bar Galerias, em Lisboa

• Kuriakos TV, nas “Manhãs na TV”, em duas emissões.

• ... e agora também na Rádio Limite de Celeste Almeida!

OUTRAS PARTICIPAÇÕES:

• Projecto ANEDITURA, em torno da obra de Fernando Pessoa, de Paulo Sanches, no Palácio da Independência, em Lisboa e na Malaposta.

• Duas Maratonas de Poesia, na Biblioteca de Alenquer

• XII Encontro de Poetas do Concelho de V.F.Xira 2019

• 3º Festival de Poesia de Lisboa, organizado pela Helvetia e In-Finita, como oficineiro do tema “Prosa, Poesia e Prosa Poética”

• LITERAL, 3º Encontro literário, como moderador do Painel “Fantasiando o futuro”, em Alenquer

• Piquenique de Poetas, no Bombarral 2018

• Saraus, Tertúlias (Pedro Tamen, Zeca Afonso)...

APRESENTAÇÃO DE AUTORES E DE SUAS OBRAS

• “Emoções” e da sua autora, Maria Luz

• Maria Carvalho no lançamento do seu livro “Sou filha da Poesia”

• “Odes Intrínsecas” de Célia Teles

• Ana Coelho na apresentação de “Não voltarei”

• “Amar em fragmentos do sentir” de Rosa Maria (não chegou ainda a realizar-se, devido à pandemia)