Biografia Carla Pimenta

Biografia

Carla Maria Brandão Pimenta.

50 anos nascidos com a Primavera – 21 de Março de 1970.

Natural de Silveira - Torres Vedras.

Tem como escola de referência o Externato de Penafirme em Póvoa de Penafirme, onde estudou do 5º ao 9º. Passando depois pela Escola Secundária de Madeira Torres em Torres Vedras onde a Filosofia e o Português deixaram marcas profundas na sua escrita. Passagem fugaz pela Escola Secundária Henriques Nogueira em Torres Vedras, de onde guarda memórias da encenação do Concelho Régio de 1414 em que deu “vida” a El Rei D. João I.

Viveu em Londres onde estudou Inglês, idioma com o qual se identifica e escreve com regularidade.

Actualmente reside na aldeia de Pragança, em plena serra de Montejunto, mas possui raízes junto à praia de Santa Cruz, Silveirense/Torreense de corpo e alma vive intensamente o famoso Carnaval de Torres Vedras, conhecido por ser o “Mais Português de Portugal”.

Terceira filha de uma família de 4 irmãos, família humilde, trabalhadora, honesta, da qual se orgulha muito fazer parte, foi nessa família que aprendeu a nunca baixar os braços, a sonhar, a lutar pelos seus sonhos e onde lhe foi incutido o gosto pela escrita e leitura.

Mãe de um adolescente de 18 anos.

Professora. Profissional de Saúde.

Cresceu livre e nessa liberdade construiu alicerces que ainda hoje lhe servem de lei e tenta transmitir de forma assertiva a quem consigo se cruza.

Escrever na língua materna, o melancólico português é quase um desafio... recusa escrever um português inexistente, escreve de acordo com a sua essência não com um acordo ortográfico que assassina a língua de Camões. É com profundo desagrado que por vezes escreve num Português que não existe, totalmente contra um acordo que apenas desrespeita o grande Camões.

Escritora de emoções, de memórias, de vivências quotidianas.

Melancólica, saudosista… Apaixonada!

Nostálgica, aventureira, lutadora, emotiva, humilde, artesã.

Valores como a humildade, respeito, cumplicidade e determinação estão presentes tanto na pessoal como profissional.

Apaixonada pela vida, procura sempre aprender com os ensinamentos que diariamente lhe são dados.

Autora do livro de poesia “Príncipe de Gelo” sob a chancela das Edições “O Declamador”.

Prefaciadora do livro “AFRICANAMENTE” do jovem escritor angolano Ramiro Gomes publicado em Angola.

Administradora do grupo de facebook Poem’Art – Academia Portuguesa de Escrita e Arte Lusófona.

Autora e Administradora do grupo de facebook Pieces of My Soul e da página De Volta Com o Salto Alto assim como a página de Instagram com o mesmo nome.

Coautora de 23 colectâneas/antologias com mais de 30 textos, três das quais de cariz solidário, sob a chancela de: PAPEL D'ARROZ; Pastelaria Studios; Edições O Declamador; In-Finita, incluindo a obra digital “Criatividade sem Limites 2020” do programa Livro Aberto da Rádio Voz de Alenquer.

Participações nas obras já publicadas:

“Deixa-me Ser Poesia”, 2017 , Pastelaria Studios

“Perdidamente , Vol. II”, 2017 ,Pastelaria studios

“Na minha cómoda”, 2017, PAPEL D’ARROZ

“Minha Mãe Meu Pai Minha Filha Meu Filho”, 2017, PAPEL D’ ARROZ

“ESPUMA, SOL E PEDRAS”, 2017, Pastelaria Studio

“Poesia com Reticências”, 2017, Pastelaria Studio

“Flores, Verde e Borboletas”, 2018, Pastelaria Studio

“POESIA ESCONDIDA”, 2018, Pastelaria Studio

“Perdidamente, Vol. III”, 2018, Pastelaria Studio

“Delírios de Outono”, 10/2019, Edições “O Declamador”

“Delírios de Inverno”, 10/2019, Edições “O Declamador”

“Delírios de Primavera”, 03/2020, Edições “O Declamador”

“Toca a Escrever - Especial 10 anos”, 03/2020, In-Finita

“Poem?Art”, Vol. III, 2020, Edições “O Declamador”

“Pandemia das Palavras”, 2020, Edições “O Declamador” (Obra solidária)

“Universo Poético”, 9/2020, Edições “O Declamador”

“PANDEMIA DE PALAVRAS”, 10/2020, In-Finita (Obra solidária)

“Letras ao Vento”, 12/2020, Edições “O Declamador”

E-Book

“Criatividade sem Limites 2020” do programa Livro Aberto da Rádio Voz de Alenquer

A aguardar publicação:

“Brisas de Inverno”, 2021, Edições “O Declamador”

“Brisas de Primavera”, 2021, Edições “O Declamador”

“Livro Aberto 2021_Coletânea”, programa Livro Aberto da Rádio Voz de Alenquer, de Ana Coelho

E-Book

“Natureza à Escuta” Antologia de Poesia, Instituto Cultural de Évora

Participa regularmente em programas de poesia de rádios como Popular Fm de Pinhal Novo , programa “Amantes da Poesia” de Maria Isabel Rodrigues e Baltasar Sete Sóis, onde foi entrevistada e apresentado o livro Príncipe de Gelo; “Livro Aberto” de Ana Coelho na rádio Voz de Alenquer em Alenquer; “A voz dos Autores” de Jorge Manuel Ramos na Rádio Boa Nova de Oliveira do Hospital onde o seu livro foi também apresentado. Sob o mote da concretização de sonhos, a publicação do Príncipe de Gelo, conversa num directo transmitido nas redes socias facebook e instagram com Hélia Fortes onde ambas se assumem como “Criadoras” das suas próprias realidades.

Longe de ser a melhor pessoa para falar dela própria, esta é a Carla que diariamente se dá a conhecer ao mundo em que vive.

Esta é a Carla Pimenta totalmente sem filtros!!!

Não sei ser poeta, escrever é um estado de alma, é o colocar por palavras as minhas emoções, é o deixar no papel pequenos pedaços de mim...

Escrever é tão importante como o sangue que me corre nas veias!