Hermógenes Dias da Cruz

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Hermógenes Dias da Cruz nasceu em 19 de Abril de 1962, na cidade de Varginha/BA. Os pais: Germano Dias da Cruz e Nilda Maria de Sousa, também eram baianos de Brotas de Macaubas.

Hermógenes residiu com os pais, em Dourados (BA), até 1971.

TERRA RONCA

Neste mesmo ano de 1971, sua família paterna se mudou, para a fazenda Terra Ronca, São Domingos (GO). Por lá permaneceram pouco tempo…

LARGO DA PINTADA

Em primeiro de Janeiro 1974, Hermógenes, com seus 12 anos de idade, pai, mãe e irmãos mudam-se para o Largo da Pintada (povoado, próximo a Guarani, município de São Domingos). Neste lugar também não demoraram; sempre nas duras atividades em fazendas.

DEIXOU A CASA DOS PAIS

O Hermógenes (agora sozinho) mudou-se para o povoado da Prata, distrito de Monte Alegre (GO), onde permaneceu por uns 2 anos nas lidas do campo; mesmo com a morte da mãe (no Largo da Pintada), seu pai ainda permaneceu por lá…

CAMPOS BELOS (GO)

Em 1988, já com seus 26 anos, Hermógenes transferiu-se para Campos Belos; em amor à primeira vista pela cidade e por Dinalva Damarcena Dias, em Fevereiro do mesmo ano tratou de casar-se, conforme o sacramento divino.

Desse matrimônio vieram cinco filhos: Weldina, wermes, Nilda, Uriel e Emerson.

AOS PÉS DA SERRA DAS ALMAS

O Criador permitiu ao Hermógenes estar aos pés da Serra das Almas, para ser um fiel cuidador daquele espaço de 36.300m2 de rara beleza.

Transferiu-se com a família para essa reserva ecológica em 2004.

Há um bom tempo contou-me ter plantado 168 mil mudas de árvores nativas, nessa unidade de conservação.

Já despertou em madrugadas, a chamar os filhos à subirem a montanha para apagarem incêndios na encosta da serra.

Foram tantas as suas lutas a frente desta reserva florestal pela sua preservação, que nem se sabe quantas.…

Algumas destas, com particulares e até contra o próprio prefeito municipal, ao tentar impedi-lo no seu propósito de conservação da reserva natural da cidade.

SOBRE O FATO:

“… O prefeito não se contentando mandou mais máquinas e arrancou mais árvores, no qual foi necessário que o ameaçasse (com intervenção) dizendo a ele:

— enquanto existirem recursos legais eu irei defender o meio ambiente de pessoas como você…

Então, ele (o prefeito) “tope tudo” colocou o dedo no meu rosto e disse: — Você não irá impedir-me, pois, de 50 m em 50 m em forma de chácaras, eu irei cortar toda essa área e distribuir aos meus eleitores […]".

— Entrevista disponível no Blog da Mata.

A intervenção, a resistência do bravo Hermógenes à ocupação desse espaço ecológico (tão vital à vida da cidade), evitou o pior em termos de degradação dessa área…

Sem sua luta com certeza a reserva não preservava mais as suas condições naturais de hoje. — Há muito, já havia se tornado um amontoado de construções (irregulares). Por parte inclusive de quem mais deveria preservar esses recursos naturais do Município (seu gestor).

Por estas e outras o Hermógenes a meu ver, tornou-se ao longo da sua vida (em maior parte) vivida em Campos Belos, um VERDADEIRO agente ambiental de primeira grandeza; um apaixonado defensor das causas da NATUREZA, nesta cidade linda de viver.

TÊM MUITO A NOS ENSINAR: Hermógenes conhece como poucos, os segredos da floresta, os bichos e suas importâncias (seus hábitos…) e, as árvores pelos seus respectivos nomes populares. Homem de muitos conhecimentos, saberes, que poderão ser repassados a quem de interesse desejar. — Coisas que jamais se saberá nos bancos escolares, nas graduações afins, que se faça…

Hermógenes é amigo dos amigos, gosta de andar no seu direito e nas suas vivências mateiras, urbanas nos seus princípios e valores (de berço e de vida) é um exemplo a ser seguido.

Não há de existir um lugar melhor para ele estar, viver, a não ser aos pés da Serra das Almas.

Além da sua família, esse cantinho da NATUREZA ainda depende muito dele; de sua presença, carinho, cuidado, amor…

Ouvi do Hamiton Mendes ou Ivan Almeida? uma frase que não esqueço (em menção ao legado de Hermógenes à comunidade local):

“Campos Belos precisava de muitos Hemorgenes”.

No início deste ano de 2021, o visitei. Como um bom maranhense que sou, comprei dele um litro do óleo, que ele extrai das amêndoas do cô co-babaçu; coletados às margens do Rio Bezerra, Rio Gameleira...

Há décadas acompanho seu trabalho...

Desejo saúde e vida longa a ele, para que cumpra na íntegra a sua missão...

UMA DÍVIDA DA CIDADE

Pelos mais de 35 anos que trabalha na manutenção da vida nesta reserva...

Campos Belos têm uma dívida histórica de gratidão com este ambientalista (nato).

Ainda há de ser mais reconhecido, pelo seu trabalho de amor ao Meio Ambiente; pelo que fez e faz (em qualidade de vida à comunidade local).

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário. (22:02:21)