VALDINO, PROFESSOR QUE REVOLUCIONOU O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM URUCARÁ.

Daquela época, quem não lembra do nobre professor Valdino Martins da Silva (em memoria) de Educação Física, nasceu em 02/01/1948 no Lago do Castanho, distante 9 km de Urucará, filho caçula do casamento de Nilo Canto da Silva e de Dona Izabel Martins da Silva, que era de Silves, tinha como irmãos Adonias, Socorro e Darci. E depois da separação do seu Nilo de D. Izabel vieram outros irmãos com a nova esposa D Hilda Paes: Loura, Bastico, Maria Emília (falecida), Maria do Carmo( Preta), Rosaria, Léo e Nilo Filho.

Porém foi criado pelos seus tios Dona Terezinha Canto da Silva e Miguel Gonçalves , desde de meses de idade.

Para quem não sabe, o Valdino, era filho de uma mulher indígena Dona Izabel, por isso ele tinha aquele cabelão de tremendão de "Apache"... e quando descobriu a Jovem Guarda, mesmo sem rádio em Urucará, os cabelos contribuíram com sua adesão ao movimento. Era um cara superinteligente, aprendeu a tocar violão sozinho, olhando os dedilhados de Getúlio Beltrão, fazia serenatas nas madrugadas em Urucará para as jovens urucaraenses, junto com seus amigos chamando a atenção da jovem professora Maria Doraci dos Santos Cunha, chamada de Dona Dora, logo apaixonaram-se e começaram a namorar.

Dona Dora (em memoria), foi professora e diretora escolar em Urucará, filha de seu Rodolfo Libório e de Dona Ninita, Ana Ramos dos Santos Cunha, (em memoria), professora também, família tradicional de Urucará, que tiveram os filhos: Dulce, Dora (em memoria), Artur, Mário, Dagmar, Pedro, José Alberto, Dorotéia , Dioneia, e Darcineia, , Rodolfo(em memoria) , todos urucaraense da gema, que moram em Manaus. Dagmar, mora em Porto Velho e Darcineia, a mais nova, mora em São Paulo.

No Lago do Castanho, o ensino era de 1ª a 4ª série, não havia continuidade de ensino, com isso, os filhos do Castanhal tinham que vir para Urucará continuar os estudos de 5ª a 8ª série e ensino médio. Assim os pais, Terezinha e Miguel, de Valdino, também, vieram para Urucará para dar continuidade aos estudos do filho.

O Valdino com seus 17 anos, foi aluno de Dona Dora, que estava com 23 anos, devido o calor ardente da paixão do amor à primeira vista, resolveram se casar, foi uma festa em Urucará.

Dessa União de muita felicidade e amor, nasceram: Ana Tereza da Silva Guimarães que hoje é vice-prefeita de Urucará; Katia Regina Santos da Silva, funcionária da Prefeitura Municipal de Manaus; Kádia Eneida Santos Vital, pós graduada, professora Municipal em Manaus e pedagoga na Infraero; Kardec Jackson Santos da Silva, pós-graduado, fiscal da SEFAZ de Roraima e professor universitário; Kleber Ricardo Santos da Silva, contador pós-graduado e empresário e Keila Andreza Santos da Silva, psicóloga, pós-graduada e funcionária da Prefeitura Municipal de Urucará.

Valdino era um cara muito inteligente, foi contratado para trabalhar no hospital de Urucará com um seleto grupo que contava com pessoas como Dr. Aucemira, enfermeiras Nela e Claide Benarroz, autodidata, também foi professor de matemática, logo que terminou o ensino médio no Projeto Ajuri, projeto que formou vários professores em Urucará, inquieto, fez o vestibular para professor de educação física, pólo Parintins, passou em nono lugar, como era licenciatura curta, fez em dois anos. E logo voltou para Urucará com conhecimento, livros e ideias fermentando a mente para fazer algo diferente.

Chegando à Urucará, continuou a lecionar na Escola Ramalho, agora como professor de Educação Física, iniciando uma história diferente, revolucionou o esporte de Urucará, pois trouxe novas modalidades e técnicas e esportivas, como Handebol Masculino e Feminino, Lançamento de Disco, Lançamento de Dardo, Lançamento de Peso, Salto em Altura e Distância, Corrida de 100, 200, 4x100 e 4x200. Passou a fazer as aulas na madrugada, as ruas e praças de Urucará passaram a ser a sala de aula, e a escadaria da cidade, as 7h00, da manhã, horário de término das aulas, o local para tomar banho. Dezenas de alunos lembram disso, essa ação também se tornou tradição no dia 07 de setembro na cidade, tomar banho no rio Urucará.

Passou a treinar os alunos visando os jogos estudantis interiorano que iria acontecer em Maués, para isso, teve que improvisar estruturas para que pudessem treinar, visto que, não tinha. Mandou fazer uma área atrás do Ramalho, aterraram o local, buscaram sarrafos na marcenaria do Sr Bulcão (em memoria), que ficava bem próximo a escola, pedia que fossem a sua casa pegar colchões que serviam para amortecer a queda dos atletas, corridas na estrada Castanhal-Urucará, colocava os pesos nas varas de madeira para se aproximar dos pesos dos dardos, utilizava o ouriço de castanha como base do arremesso de peso acrescentado de pedras.

Foi pioneiro em fazer esse trabalho, levando os alunos/atletas para disputar os Jogos Estudantis Interioranos em Maués, onde conquistaram várias medalhas de: ouro, prata e bronze. Foi um sucesso, que serviu como fonte e incentivo à Urucará, participar com sucesso em outros anos. Mas ninguém jamais bateu o número de medalhas alcançadas por Urucará até hoje. A quantidades de medalhas foi um fato tão surpreendente que levou o Governador Lindoso, na época, ir à Urucará entregar uma medalha de reconhecimento pelo feito, na frente da Esola Ramalho Junior, na época a única escola da cidade,

Foi professor em Urucará, Lábrea, Tefé e Codajás e Manaus. Teve outros 03 filhos oriundos de seu novo casamento, em passagem por Codajas, são eles: Nilo Canto da Silva Neto, Bruno Martins da Silva e Valdino Martins da Silva Junior. Em Manaus foi professor da E E Márcio Nery, Colégio Militar Tiradentes e outras Escolas da Cidade Nova, com muito sucesso, sempre honrando o nome de Urucará. Veio a falecer em 17/08/2002.

Valdino era muito querido em sua terra natal, o Lago do Castanho, tanto é que foi homenageado tendo seu nome gravado na única quadra de esporte do bairro do Castanhal.

Valdino, além de inteligente, tinha o coração bom, ajudou conterrâneos do Lago do Castanho, como: João Bilote, Arthur Luiz, Chico Leite, Lázaro, Bicudo e Maria Emília, a continuarem seus estudos em Urucará, oferecendo moradia e alimentação. Isso no final dos anos 60 e durante os anos70, o que tinha pra comer todos comiam, consideravam o Valdino e D Dora como segundo pai e mãe.

Valdino, sempre brincalhão e amigo, contava muita piada, eu gostava quando a gente se encontrava, eu morria de rir das suas piadas. Lembro da última vez, foi no banco Bradesco, antigo Bea no boulevard, ele estava na fila do caixa e eu estava de saída, ele me avistou pediu que eu o esperasse, ri muito nesse dia, nunca esqueci desse encontro.

Essa é a Biografia do grande amigo Professor Valdino de Educação Física de Urucara, um Vencedor, que soube superar os obstáculos da vida, com persistência e determinação, jamais se curvando às dificuldades, construiu uma família sólida, junto com sua esposa Dona Dora.

Fonte: Kleber Ricardo e Chico Leite.

Em: 30/01/2021

José Gomes Paes e Kádia Eneida