QUEM CRIOU O BOLSA FAMILIA??? LULA??? NÃO... RUTH CARDOSO

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE CONHECER MELHOR OS VERDADEIROS HERÓIS DE VERDADE... E NÃO OS FALSOS QUE USAM O MÉRITO DOS OUTROS....

RUTH CARDOSO... VERDADEIRA CRIADORA DO BOLSA FAMILIA

bem meus amigos que conhecem o Brasil.. como aproveitam as ideias alheias.. VEJA QUEM REALMENTE CRIOU O BOLSA FAMILIA....

Capítulo I - Ruth Cardoso...

Poucos de nós lembram da primeira dama, pois o brilho de seu marido sempre ofusca todo e qualquer obra que a mesma faça ou represente perante a sociedde e a cidadania brasileira ou até mesmo internacional, pois hoje já temos o direito de termos duas pátrias por nossos antecedentes provindos de algum país estrangeiro..

Todavia algumas mulheres se destacaram mesmo ao lado de seu marido, vide Jaqueline Bouvier Kennedy, que foi tão bem perante o público americano como a esposa ideal, mãe de Caroline e John John...

Outra mulher que se destacou talvez até bem mais que seu marido, um príncipe herdeiro da Coroa Britanica, nada mais nada menos lembrada até a presente data depois de sua morte num trágico acidente em Paris... lady Dy...

Quem sabe nós brasileiros, que tanto lemos.. e que tanto vivemos o dia a dia da política nacional , saibamos quem foi o ministro da fazenda que no governo de Itamar Franco, fez com que a inflação no Brasil parasse por um bom tempo...

Sim, tal inflaçõo que diariamente solapava nossos salários que jamais acompanhavam a remarcação da maquininha de rotular preços novos, pois diariamente haviam alterações espantosas nas prateleiras dos super mercados...

Com certeza pensando nos menos afortunados e carentes, essa primeira dama, durnte os dois governos de FHC , jamais virou noticia de que seus projetos e as suas idéias solidárias a estas famílias carentes foram nessa época de governo sustentável e que o dólar não valorizava a cada minuto nos pregões da bolsa de valores..

Ciente de que o povo que não tinha recursos para mandar seus filhos, para uma escola e que nem o café da manhã jamais teria.. se não fosse a merenda na escola...e assim criou a bolsa escola que daria amparo as mães solteiras ou com seus maridos falecidos que jamais contribuiram para receberem aposentadoria e assim com a sua generosa visão de apoio aos mais necessitados buscou manter seus trabalhos de solidariedade sem jamais fazer alarde ou publicidade de seus feitos...

Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso1nasceu em Araraquara , a 19 de setembro de 1930 e veio a falecer em São Paulo 24 de junho de 2008, foi uma antropóloga e professora universitária brasileira.

Ruth era casada desde 1953 com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente d Brasi, . Ruth Cardoso foi a primeira-dama do País durante o mandato presidencial do marido entre 1995 e 2003, embora tenha sempre rechaçado tal título.

Biografia

Família

Ruth Vilaça Correia Leite nasceu em Araraquara, no interior do estado de São Paulo. Ela era filha do contador José Correia Leite de sua esposa, a professora e farmacêutica Maria "Mariquita” Vilaça.4 Tinha uma irmã gêmea, Raquel, que morreu em tenra idade. A casa em que vivia sua família ficava no centro da cidade e hoje é uma agência bancária. Ela viveu em sua cidade natal até os dezoito anos, quando se mudou para estudar Filosofia na Universidade de São Paulo (USP).

Em 1951, Ruth Leite conheceu seu futuro marido, Fernando Henrique Cardos, então um estudante de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.2 Eles se casaram em 1953 e tiveram três filhos juntos: Paulo Henrique (1954), Luciana (1958) e Beatriz (1960).

Estudos e magistério

Na década de 1950, Ruth Cardoso se envolveu no estudo de movimentos feministas, étnico-raciais e de orientação sexual classificados por ela como "novos movimentos sociais”.

Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Ruth Cardoso atuou como docente e pesquisadora na USP e em várias instituições universitárias de diferentes países, tais como a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), a Universidade do Chile, a Maison des Sciences de L'Homme em Paris, a Universidade de Berkeley e a Universidade de Colúmbia

Ela era membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap - São Paulo).

Primeira-dama do Brasil

Ruth Cardoso, em evento à época em que presidia o projeto Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza.

Ruth Cardoso, enquanto primeira-dama do Brasil, criou e presidiu o programa Comunidade Solidária, de combate àexclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória. Em 2000, ela criou a organização não governamental .Comunitas, na qual atuou até sua morte.

A 14 de Março de 2000 foi agraciada com a Grã-Cruz daOrdem do Infante D. Henrique

Bolsa Família

Foi precursora de um dos maiores programas sociais da história do país: o Bolsa Família

Morte

Ruth Cardoso faleceu no dia 24 de junho de 2008, aos setenta e sete anos de idade em sua residência, em decorrência de problemas cardíacos, apenas um dia após ter realizado umcateterismo cardíaco e recebido alta hospitalar. Seu corpo foi velado na Sala São Paulo, no centro da capital paulista, e esta enterrada no Cemitério da Consolação

Obras

Ruth Cardoso publicou vários livros e trabalhos sobre imigração (em especial a imigração japonesa no Brasil), movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa

, violência,cidadania e trabalho. Entre suas obras podemos citar:1

• O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses1 (1959)

• Estrutura familiar e mobilidade social (1972)

• A aventura antropológica: teoria e pesquisa (1986)

• A trajetória dos movimentos sociais (1994)

• Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio) (1995)

• Mudança Sociocultural e Participação Política nos Anos 80

Ela também escreveu um livro infantil, Um passeio diferente, publicado pela editora Zit.

Sobre a vida de Ruth Cardoso foi lançada em 2010 uma biografia escrita por Ignácio de Loyola Brandão intitulada Ruth Cardoso