Biografia do Professor Administrador IRANILSON FERREIRA MOTA

Iranilson Ferreira Mota é administrador, professor universitário, escritor, consultor, palestrante motivacional, empresário e sócio-diretor da Usina Consultoria, que representa a nova geração de empreendedores que está revolucionando a forma de fazer negócios e administrar no Tocantins. Tem uma ampla formação acadêmica, graduando em Direito, Pós-graduado em Empreendedorismo, MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial, Mestrado em Administração de Empresa e Doutorando em Administração. Publicou o livro “Estudo do Perfil Empreendedor dos Administradores do Tocantins”. Sua carreira e seu desempenho profissional têm a mesma proporção de seu vasto currículo. Ao longo dos últimos 20 anos, Iranilson ocupou inúmeras funções e cargos em diversas empresas, órgãos públicos e instituições classistas, onde deixou sua marca de competência, seriedade e eficiência. Coroando sua bem-sucedida trajetória, ele acaba de assumir a Presidência do Conselho Regional de Administração do Tocantins!

A biografia de Iranilson Mota é bem interessante e mostra a jornada de um jovem migrante que veio à Palmas para fazer história com esforço e muito trabalho, firmando-se como um daqueles que vem contribuindo significativamente para consolidar a capital tocantinense como um celeiro de oportunidades e boas referências para todo Brasil.

Mais detalhes dessa bonita trajetória encontram-se a seguir.

É natural de Araguatins, considerado o município tocantinense mais antigo às margens do rio Araguaia, fundado em 9 de junho de 1868, na Região do Bico do Papagaio, distante cerca de 630 km da capital.

Nasceu em 01 de janeiro de 1976, filho do mecânico e empresário Ornil de Sousa Mota e da professora Maria das Graças Ferreira de França Mota. É o caçula e tem 6 irmãos: Marinete Mota, Marileila Mota, Nilo Mota, Nilson Mota, Marilan Mota e Marileia Mota.

Em 1994, ele formou-se no curso Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica Federal de Araguatins - EAFA.

Em fevereiro de 1995, deixou sua terra natal e veio se juntar aos seus familiares que já estavam na capital Palmas.

Em 1998, ingressou na primeira turma de Administração da Faculdade Objetivo. Destacou-se nos estudos e teve o privilégio de defender seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com estudos voltados ao empreendedorismo, liderança e desenvolvimento empresarial, assuntos que se apaixonou e passou a estudar durante sua carreira profissional, inclusive atuando como consultor e professor.

Ainda na faculdade, começou a trabalhar como Gestor no Banco Bradesco.

Em 2004, ocupou o cargo de Gerente do Sistema de Gestão da Qualidade da Companhia de Saneamento do Tocantins (SANEATINS).

Em 2007, foi nomeado Gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão do Serviço Social da Indústria (SESI).

Nesse mesmo ano, fundou a empresa Usina Consultoria e Soluções Empresariais Ltda, passando a auxiliar empreendedores na melhoria de seus negócios.

Desde 2011, é um dos membros mais ativos e atuantes na Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Ocupou diversos cargos, inclusive é atualmente o vice-presidente da entidade.

Em 2012, ele foi nomeado secretário-executivo do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas - CIDEP, durante a gestão do Prefeito Carlos Amastha, que reunia representantes do segmento empresarial com o intuito de colaborarem na construção de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento da cidade.

Foi o idealizador do CRA Júnior e seu primeiro Presidente. Nessa função, ele buscou ativamente integrar os estudantes universitários de administração ao Conselho.

Foi ainda Conselheiro Fiscal do SEBRAE-TO, Conselheiro do Fórum da Micro e Pequena Empresa, Secretário Executivo da FACIET e membro do Fórum Estadual de Educação.

Em 2016, tornou-se Empreendedor da Escola de Líderes e representante da marca “O Monge e o Executivo” no Tocantins.

Em 2018, ele recebeu do Presidente da ACIPA Fabiano Parafusos o Troféu “Destaque Empresarial da ACIPA”, uma menção honrosa para os empresários de vários segmentos que se destacam pelo seu trabalho.

Em 2019, foi nomeado Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Palmas.

Em 2020, assumiu o cargo de Superintendente de Desenvolvimento Econômico na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (SICS), passando a desenvolver ações estratégicas para o desenvolvimento econômico no Tocantins ao lado do Secretário Tom Lyra que já foi Vice-Governador do Tocantins e que possui uma larga experiência internacional.

Além de atuar nas áreas de gestão e consultoria, Iranilson Mota ainda multiplica sua expertise lecionando em Instituições de Ensino Superior, como Faculdade Objetivo e FASEC, onde orienta trabalhos nos cursos de Administração e Marketing, além de dedicar seu tempo para publicações nas áreas de Estratégia Empresarial e Liderança.

Como Palestrante Motivacional realizou nos últimos anos mais de 500 palestras em várias empresas do Estado do Tocantins, Pará, Goiás e Distrito Federal.

Em janeiro de 2021, Iranilson Mota tomou posse na Presidência do CRA-TO, para o biênio 2021/2022. Tem várias propostas interessantes que podem ampliar as ações e projetos em andamento, contribuindo para engrandecer a instituição.

Iranilson Mota está em constante movimento. Não fica acomodado diante das situações. Enfrenta quaisquer desafios, sejam eles fáceis e confortáveis ou difíceis e espinhosos. Dedica-se por um constante aprendizado e aprimoramento intelectual. Gosta de ler e estudar temas diversos que vão desde administração, gestão de negócios, liderança e economia, passando por autoajuda, história, biografias, pedagogia/ensino, sociologia, direito, entre outros. É assim que ele tem se destacado no competitivo e exigente mercado de trabalho palmense.

Busca o equilíbrio entre cuidados com a mente e o corpo. Mantém boa forma física, através da prática de ciclismo e caminhadas com amigos e familiares.

Carisma, espírito de liderança, inteligência, comprometimento, perseverança, capacidade de articulação, comunicativo, metódico são algumas de suas características fortes.

É casado com Alair Tavares e Silva Mota e tem dois filhos: Pedro e Paulo.

Iranilson Mota ao longo de sua jornada profissional está deixando uma contribuição notável em inúmeras entidades, como por exemplo: Banco Bradesco, Faculdade Objetivo, FASEC, IFTO, SANEATINS, FIETO, Sebrae, SESI, Secretaria da Indústria e Comércio do Tocantins, CRA-TO, ACIPA, ACOMAC, FACIET, Jucetins, Fórum Estadual de Educação, Conselho Empresarial de Palmas, Prefeitura de Palmas, Encontro de Casais com Cristo - ECC da Igreja Católica etc.

Quantos profissionais passaram por tantas empresas e instituições, num prazo de 20 anos, sempre deixando uma referência positiva??? Iranilson Mota tem essa marca incrível!!!

Sua bela trajetória pessoal e profissional serve às gerações mais jovens como um valioso exemplo de superação, força de vontade e empreendedorismo.

DEPOIMENTOS:

Veja os comentários e depoimentos de administradores, empresários e amigos que estiveram ao seu lado e acompanharam sua ascensão profissional.

"Iranilson é um profissional confiante, determinado, autêntico e comunicativo." Administradora Deybb Costa

“Iranilson Mota é um cara que por onde eu ando só ouço elogios. É uma pessoa íntegra, hiper prestativo, comunicativo, companheiro e esforçado. Tem muito jogo de cintura e é bastante diplomático. Luta e corre atrás de seus objetivos e para beneficiar a nossa categoria. É um cara nota 1000!” Administrador, consultor e palestrante Holdrigde Soares II

“Iranilson é um profissional extremamente comprometido com tudo que faz!” Prof. e Administrador Elion Sarmento

"Iranilson Mota é um profissional criativo, dinâmico e comprometido. O CRA-TO sem dúvida alguma está em excelentes mãos." Ex-presidente do CRA-TO Eugênio Pacceli

“Iranilson Mota cresceu junto com Palmas. Ele foi um dos primeiros graduados em Administração na Faculdade Objetivo de Palmas e hoje é o Presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-TO). Ele fez carreira no mundo corporativa. É uma pessoa bacana, um profissional articulado, comprometido no que fala e faz, também é um excelente professor. Deu aulas para mim quando cursei a faculdade de Administração e lecionou também para minha esposa Glaucia e minha filha Sara. Tem também uma ótima atuação na ACIPA, onde é vice-presidente. Tenho certeza que o CRA vai ganhar muito em tê-lo na presidência.” Empresário Henrique Fragata

“Iranilson Mota é um administrador que busca sempre alcançar seus objetivos, tem na sua trajetória profissional uma dedicação especial a carreira acadêmica e a docência, além de uma vasta experiência com o associativismo.” Ex-presidente do CRA-TO Adm. Francisco Costa

“Um grande administrador, com excelente base técnica e larga experiência associativista. Tive a felicidade de tê-lo como vice-presidente no CRA/TO e hoje, mais ainda de tê-lo como Presidente!” Ex-presidente do CRA-TO e vice-presidente do Conselho Federal de Administração Rogério Ramos

Não tenho dúvidas que seus filhos, familiares e amigos têm muito do que se orgulhar desse Administrador idealista e competente. É certamente um ótimo exemplo para muitos que desejam trilhar o caminho em busca de sua autonomia financeira e profissional como protagonista na seara do comércio e dos negócios!

Sua biografia é um belo referencial para os moradores de sua terra natal - Araguatins, bem como para todos os tocantinenses!

Iranilson Ferreira Mota tem em sua carreira uma consolidação de atitudes e valores que enobrecem a Profissão de Administrador, assim como inspira aos membros do CRA-TO e todos os demais profissionais e cidadãos que almejam ver Palmas e o Tocantins brilhar!

BIBLIOGRAFIA:

ACIPA. 2021. Diretoria da ACIPA. Disponível em: http://acipa.org.br/index.php/diretoria/

AGENCIA TOCANTINS. 2020. Junho Vermelho incentiva a doação de sangue no Tocantins. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.agenciatocantins.com.br/noticia/10154/junho-vermelho-incentiva-a-doacao-de-sangue-no-tocantins/amp

AGORA TOCANTINS. 2020. Alan Brabiero se compromete com redução de valores de alvarás e IPTU para empresas afetadas pela pandemia. Disponível em: https://www.agora-to.com.br/politica/item/163101-alan-brabiero-se-compromete-com-reducao-de-valores-de-alvaras-e-iptu-para-empresas-afetadas-pela-pandemia

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ARAGUATINS NOTÍCIAS. 2019. Com pandemia doações de sangue caem 30% no Tocantins; campanha busca incentivar doadores. Disponível em: https://araguainanoticias.com.br/noticia/com-pandemia-doacoes-de-sangue-caem-30-no-tocantins-campanha-busca-incentivar-doadores/22136

ARQUIDIOCESE DE PALMAS. 2021. Encontro Casais com Cristo (ECC) – Casal Arquidiocesano de Palmas. Disponível em: https://arquidiocesedepalmas.org.br/vidapastoral/ecc-encontro-casais-com-cristo-casal-arquidiocesano-de-palmas

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cfa.org.br/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Professor Iranilson Mota é novo presidente do CRA-TO. Disponível em: https://cfa.org.br/professor-iranilson-mota-e-novo-presidente-do-cra-to/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CLEBER TOLEDO. 2019. Cinthia Ribeiro nomeia vice-presidente da Acipa na Secretaria de Segurança e Mobilidade. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/politica/cinthia-ribeiro-nomeia-vice-presidente-da-acipa-na-secretaria-de-seguranca-e-mobilidade/

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Currículo Lattes – Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/1973323516435673

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. Cra-to promove eleições virtuais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/10/25/cra-to-promove-eleicoes-virtuais

CONEXÃO TOCANTINS. 2018. Acipa formaliza a eleição da nova diretoria e tem o empresário Joseph Madeira como líder da chapa consensual. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2018/11/27/acipa-formaliza-a-eleicao-da-nova-diretoria-e-tem-o-empresario-joseph-madeira-como-lider-da-chapa-consensual

CONEXÃO TOCANTINS. 2018. Joseph madeira e confirmado para representar Acipa em composição de chapa única. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2018/10/29/joseph-madeira-e-confirmado-para-representar-acipa-em-composicao-de-chapa-unica

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Industria e comercio realiza 34ª reunião do núcleo de apoio aos arranjos produtivos locais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/09/17/industria-e-comercio-realiza-34a-reuniao-do-nucleo-de-apoio-aos-arranjos-produtivos-locais

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/

ECONOMIABR. 2021. Entrevista com Iranilson Mota, presidente do CRA-TO, fala com exclusividade ao portal EconomiaBR. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/economiabrbrasil.com.br/2021/01/25/entrevista-com-iranilson-mota-presidente-do-cra-to-fala-com-exclusividade-ao-portal-economiabr/amp/

EMPESASSA. 2012. Sebrae e Acomac realizam palestra nesta quinta-feira, 01. Disponível em: http://www.empresassa.com.br/2012/02/sebrae-e-acomac-realizam-palestra-nesta.html?m=1

ESCAVADOR. 2021. Currículo Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/917691/iranilson-ferreira-mota

ESTRELA 04 FM. 2019. Rogério Ramos é eleito presidente e Moisés Gomes superintendente do Sebrae-TO. Disponível em: https://www.estrela104fm.com.br/rogerio-ramos-e-eleito-presidente-e-moises-gomes-superintendente-do-sebrae-to/

FACIET – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins. 2021. Facebook Faciet. Disponível em: https://www.facebook.com/faciettocantins/

FACULDADES OBJETIVO – PALMAS/TO. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.iepo.edu.br/

FASEC – Faculdade Serra do Carmo. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://serradocarmo.edu.br/

FASEC – Faculdade Serra do Carmo. 2021. Coordenador do Curso de Marketing – Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: https://serradocarmo.edu.br/marketing/

FEE – Fórum Estadual de Educação. Composição do Fórum. 2020. Disponível em: https://fee.to.gov.br/composicao/

FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.fieto.com.br/

FNE – Federação Nacional de Engenheiros. 2009. Vem aí II Cresce Brasil de Tecnologia Sustentável. Disponível em: http://www.fne.emsuacasa.com.br/noticia.html?id=795

FNE – Federação Nacional de Engenheiros. 2009. II Cresce Brasil de Tecnologia Sustentável no Tocantins. Disponível em: http://www.fne.org.br/index.php/comunicacao/noticias/884-ii-cresce-brasil-de-tecnologia-sustentavel-no-tocantins

FOLHA DO BICHO. 2019. Araguatinense assume Secretaria na capital. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/araguatins-araguatinense-assume-secretaria-na-capital/

GAZETA DO CERRADO. 2019. Cinthia nomeia novo secretário para área de segurança e presidente de agencia. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/cinthia-nomeia-novo-secretario-para-area-de-seguranca-e-presidente-de-agencia/

GUARAI NOTICIAS. 2019. Pela primeira vez, representante do município de Guaraí toma posse como conselheiro do CRA/TO. Disponível em: https://www.guarainoticias.com.br/noticia/pela-primeira-vez-representante-do-municipio-de-guarai-toma-posse-como-conselheiro-do-crato

JORNAL DO TOCANTINS. 2014. Iranilson Mota assume presidência do Conselho. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/vida-urbana/iranilson-mota-assume-presid%C3%AAncia-do-conselho-1.627461

JUCETINS. 2017. Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado do Tocantins – 2017 a 2021. ATO Nº 940 – NM, 28/06/2017 – DOE 4.916, de 24/07/2017. Disponível em: https://jucetins.to.gov.br/colegio-de-vogais/

JUSTOCANTINS. 2012. Nomes para Conselho Empresarial são apresentados ao novo Prefeito de Palmas. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-13319-nomes-para-conselho-empresarial-sao-apresentados-ao-novo-prefeito-de-palmas.html

JUSTOCANTINS. 2015. Conselho de Administração do Tocantins realiza 1º Coorgestão. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-26543-conselho-de-administracao-do-tocantins-realiza-1-coorgestao.html

MOTA, Iranilson Ferreira. 2019. Estudo do perfil empreendedor dos administradores do estado do Tocantins – Brasil. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/743

MOTA, Iranilson Ferreira. 2020. Plano de Gestão CRA-TO 2021/2022. Candidato a Presidência do CRA-TO. Palmas. 10p.

OGIRASSOL. 2020. Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas. Disponível em: https://ogirassol.com.br/politica/na-acipa-prefeita-cinthia-fala-sobre-justica-fiscal-e-a-importancia-do-dialogo-entre-poder-publico-e-entidades-representativas

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Acipa premia os melhores de 2018. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/acipa-premia-os-melhores-de-2018/.

ORLA NOTÍCIAS. 2020. Governo do Tocantins já concedeu 31 incentivos fiscais para empresas. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/governo-do-tocantins-ja-concedeu-31-incentivos-fiscais-para-empresas/

ORLA NOTÍCIAS. 2020. Na Acipa prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do dialogo entre poder público e entidades representativas. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/na-acipa-prefeita-cinthia-fala-sobre-justica-fiscal-e-a-importancia-do-dialogo-entre-poder-publico-e-entidades-representativas/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ. 2013. Comitiva de Tocantins conhece o Almoxarifado Central. Disponível em: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=3dd400de2e553d&id=19875

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário JOSEPH RIBAMAR MADEIRA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7103022

SEBRAE. 2012. Sebrae orienta empresários do setor de construção. Disponível em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT296955-17180,00.html

SEBRAE-TO. 2021. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SECOM – Secretaria de Comunicação. 2020. Indústria e Comércio realiza 34ª Reunião do Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/industria-e-comercio-realiza-34-reuniao-do-nucleo-de-apoio-aos-arranjos-produtivos-locais-528714/

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE. 2020. Junho Vermelho incentiva a doação de sangue no Tocantins. Disponível em: https://saude.to.gov.br/noticia/2020/6/5/junho-vermelho-incentiva-a-doacao-de-sangue-no-tocantins/

SICS – Secretaria de Industria, Comércio e Serviços do Tocantins. 2020. Superintendente – Iranilson Mota. Disponível em: https://sics.to.gov.br/institucional/superintendente/

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SISTEMA OCB/TO. 2018. Curso Comunicação Assertiva. Disponível em: http://www.tocantinscooperativo.coop.br/curso-comunicacao-assertiva-2/

TCE/TO – Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. 2018. TCE/TO se reúne com representantes de universidades para apresentar projeto. Disponível em: https://ead.tce.to.gov.br/institutodecontas/index.php/noticias/item/984-tce-to-se-reune-com-representantes-de-universidades-para-apresentar-projeto

TRIBUNA TOCANTINS. 2020. PALMAS ELEIÇÃO - Com empresários da Acipa, prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo. Disponível em: http://www.tribunato.com.br/noticia.asp?id=12280

T1NOTÍCIAS. 2019. Cinthia nomeia Iranilson Ferreira secretário de Segurança e Mobilidade de Palmas. Disponível em: https://movel.t1noticias.com.br/politica/cinthia-nomeia-iranilson-ferreira-secretario-de-seguranca-e-mobilidade-de-palmas/106828/

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior