Biografia do Jornalista JOSÉ SEBASTIÃO PINHEIRO DE SOUZA (Tião Pinheiro)

José Sebastião Pinheiro de Souza, mais conhecido como Tião Pinheiro, é jornalista, radialista, escritor, poeta, compositor, intelectual, pesquisador e ativista cultural. Goiano de nascimento, estabeleceu-se em Palmas em 1997, onde consolidou sua brilhante carreira, consagrando-se como um dos mais admirados e respeitados nomes da comunicação do estado do Tocantins.

Detalhes da sua extensa e virtuosa carreira estão reunidos a seguir.

ORIGEM:

Nasceu no dia 9 de maio de 1954, em Monte Alegre de Goiás, filho do músico e lavrador Dionísio Gonçalves de Souza e da funcionária pública Zenith Pinheiro de Souza.

Sua cidade natal era pequena e desprovida de oportunidades. De família humilde, ele aprendeu a trabalhar cedo. No período de estiagem, a principal fonte de renda era uma olaria e, na temporada das chuvas, subsistiam do cultivo na roça.

Em Monte Alegre de Goiás cursou apenas o ensino primário. Quem quisesse prosseguir em sua formação escolar deveria ir para outra localidade, pois não havia escolas que ofertassem níveis mais avançados de ensino. O pequeno Tião carregava em seu coração um enorme desejo de estudar.

Em 1966, aos 12 anos de idade, o garoto foi em busca de seu sonho. Aproveitou a carona de um conhecido de sua família e dirigiu-se para a distante Suzano, situada na região metropolitana de São Paulo, numa longa viagem de 1400 km.

Ele não tinha noção clara do que encontraria pela frente, no entanto, foi com a cara e a coragem, levando apenas uma pequena bagagem: dois calções, algumas camisetas e um par de havaianas.

Chegando perto do estado de São Paulo percebeu a mudança do clima. Lembra-se de ter passado um frio tremendo, pois não estava acostumado com aquelas temperaturas baixas típicas da Região Sudeste.

Enfrentou outros desafios, mas manteve-se firme por dois anos, até ficar sabendo que numa localidade mais próxima da morada de seus pais havia uma boa escola.

Assim, decidiu voltar novamente de carona para Monte Alegre e depois prosseguiu até Porto Nacional, então Norte de Goiás.

Em 1969 deu sequência em sua escolarização nos tradicionais Seminário São José e Colégio Sagrado Coração de Jesus, este último administrado pelas freiras dominicanas. Estudou ainda no Colégio Estadual.

Morou 5 anos em Porto Nacional, onde viveu o que considera o seu principal período de aprendizagem. Tem ótimas recordações de inúmeros amigos e professores que lhe abriram as portas através da educação e dos livros.

Tocava violão e participava de festivais regionais de arte e cultura, quando conquistou suas primeiras premiações.

Naquele tempo, conheceu alguns membros idealistas da Associação Tocantinense de Imprensa (ATI), como Fabricio Cesar Freire, Milton Ayres, Florêncio Ayres, entre outros, que atuavam pela luta emancipatória do Norte Goiano.

Após deixar o seminário, teve diversas atividades: trabalhou numa loja de móveis, foi empacotador em um supermercado de propriedade da família do professor e aeronauta Florêncio Ayres da Silva, que também era representante da companhia aérea Varig, para onde levou Tião.

Antes de deixar Porto Nacional ainda trabalhou como tratorista agrícola. O destino era Brasília onde Florêncio Ayres conseguira vaga na Varig, mas ao chegar à Capital Federal, Tião preferiu seguir viagem para Goiânia, onde prestou concursos e escolheu a Varig.

Lá, ele fez o curso técnico de agrimensor pela Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), mas não chegou a atuar nessa função.

CARREIRA:

Em 1978, Tião Pinheiro iniciou sua carreira jornalística em Goiânia ao ingressar na Folha de Goyaz (que integrava o “Diários Associados”, pertencente ao maior conglomerado de comunicação do Brasil à época, comandado pelo empresário Assis Chateaubriand. Iniciou como chefe de revisão e mais tarde repórter especial.

Em seguida, foi convidado para trabalhar no jornal “O Popular” do Grupo Jaime Câmara, na época administrado pelo fundador da empresa, Jaime Câmara, que foi prefeito de Goiânia e Deputado Federal por Goiás.

Nessa época conheceu também várias lideranças políticas e empresariais que militavam de maneira apaixonada pela criação do estado do Tocantins, como o economista João Rocha, advogado Darci Coelho, Deputado Federal Siqueira Campos, Totó Cavalcante, economista portuense Célio Costa etc.

Ocupou inúmeros cargos: revisor de páginas, repórter, crítico musical e sub-editor de cultura de “O Popular”.

Em meio ao trabalho, formou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Paralelamente ao jornalismo, Tião Pinheiro (letrista e poeta) teve papel ativo na vida cultural goianiense, militando, principalmente, nas áreas musical e literária.

Atuou também em assessorias empresarial, política e cultural.

Em 1988 foi promovido a Editor-Chefe do Jornal do Tocantins - outro veículo de comunicação do Grupo Jaime Câmara -, função que acumulava com a de sub-editor do Caderno 2 de O Popular.

No início da nova função o Jornal do Tocantins era editado em Goiânia com as equipes de produção de conteúdo em Miracema (Capital provisória), Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.

Nesse período, a circulação do jornal era quinzenal e a tiragem era pequena. Com o tempo, as vendas aumentaram e o periódico passou a circular duas vezes por semana.

MUDANÇA PARA PALMAS:

Tião Pinheiro chegou a Palmas em 1997, com a missão de dar continuidade ao processo de consolidação do jornal no estado.

Com o foco sempre nos interesses do Tocantins e de sua gente, comandou as transformações gráficas e editoriais do jornal, que tem como um dos pontos mais importantes março de 1998, data em que o jornal passou a circular diariamente.

Já residindo em Palmas, Tião Pinheiro prosseguiu sua formação universitária. Concluiu o Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo).

Atuou ainda como noticiarista das Rádios Araguaia de Porto Nacional, Gurupi e Araguaína.

Tião Pinheiro é um dos jornalistas que têm dedicado sua vida à profissionalização do mercado jornalístico tocantinense, sempre pautando seu trabalho por seriedade e competência.

Atualmente é Editor-chefe do Jornal do Tocantins, Supervisor Editorial do Jornal Daqui (Palmas) e Coordenador de Jornalismo da CBN Tocantins (Palmas e Araguaína), onde atua também como comentarista.

É pai da publicitária Tayná Martins Pinheiro.

Assim como em Goiânia, Tião Pinheiro continuou militando intensamente junto à classe artística tocantinense.

A seguir são apresentados detalhes de sua atuação classista e sindical, produção artística/intelectual e as diversas homenagens e premiações recebidas ao longo de sua trajetória profissional.

ATUAÇÃO CLASSISTA E SINDICAL:

Tião Pinheiro não se limitou a desempenhar suas funções no Jornal do Tocantins. Contribuiu decisivamente para a profissionalização da imprensa tocantinense, desde a formação de profissionais na redação e editoração com ideias, projetos e ações, bem como no campo acadêmico quanto sindical.

É filiado ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (SINDJOR-TO) e membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL), Academia Palmense de Letras (APL) e Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (ALANEG).

Em razão de seu enorme saber e de sua vasta produção intelectual, literária e musical, Tião Pinheiro é frequentemente convidado para participar em curadorias e comissões de concursos literários e musicais em municípios do Tocantins e outros estados.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA/INTELECTUAL:

Tião Pinheiro é dono de uma vasta produção artística/intelectual.

Suas obras têm um papel extraordinário inspirando e influenciando um sem-número de pesquisadores, educadores e jovens artistas na disseminação e valorização das artes no Tocantins e em vários estados.

Logo abaixo reuni parte de sua produção artística, além de diversas parcerias, eventos e mostras culturais que foram abrilhantadas pelos talentos e dons artísticos de Tião Pinheiro.

É autor de crônicas, contos, artigos, ensaios e poemas, com participação em inúmeras coletâneas e eventos de literatura e arte.

Possui 5 livros publicados: Janelas (1981), Vôo Esperança (1984), Calundu (1989), De Sonhos e de Construções (2008), Alma Leve (2015) e prepara o lançamento de Amorosamente, seu sexto livro.

É compositor com 3 discos lançados: Chave (1999), Lugares – CD duplo (2008), Alma Leve, Outros Cantos – CD duplo (2015) e está produzindo o CD duplo Tempo ao Tempo.

Tem diversas músicas gravadas e interpretadas por artistas renomados em níveis estadual, nacional e internacional, tais como: Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Genésio Tocantins, Dorivã, Pádua, Amauri Garcia, Marinho Lima, o franco-argentino Jean Pierre Noher e a argentina Belén Pasqualini, entre outros.

Foi destaque no “Projeto Volta ao Brasil em 365 livros”, na Semana de Literatura Goiana, onde autores e autoras goianos foram evidenciados em um vídeo por dia. Alma Leve foi seu livro analisado sob a coordenação da professora Rebeca Mendes, de Campos Belos-GO.

O nome de Tião Pinheiro está presente em diversas enciclopédias, dicionários e estudos literários.

Suas obras têm sido fontes de estudo e pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação.

Foi o autor regional indicado para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins em 2013/2 com a obra “De Sonhos e de Construções” (2008).

Em 2020, a poesia de Tião Pinheiro foi tema de estudo da Turma de Mestrado em Literatura Brasileira e Regionalismo do Campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob coordenação das professoras Doutoras Roseli Bodnar e Juliana Santana de Almeida. Alunos e docentes trataram sobre os livros “De Sonhos e de Construção” (2008) e Alma Leve (2015).

Em 2020, Tião Pinheiro integrou o “Projeto Operários das Letras: Artistas do Canto”, iniciativa do escritor e compositor Edson Cabral, em uma combinação entre escritores e músicos com canções que integram um documentário exibido no canal Taquaruçu Garden no Youtube.

PRÊMIOS E HOMENAGENS:

Ao longo de sua extensa e profícua carreira, Tião Pinheiro conquistou vários títulos, prêmios e honrarias.

Tem títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças (MS).

Quando ainda atuava em Goiânia, ganhou o “Prêmio Tiokô de Comunicação” da União Brasileira de Escritores (o mais importante de Goiás).

Destacou-se em nível nacional ao receber o “Prêmio de Jornalismo da ABRACICLO” (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Foi homenageado por inúmeras escolas particulares e das redes públicas estaduais e municipais no Tocantins e Goiás. Inclusive, em uma delas dá nome a um auditório.

Em 2013, conquistou o “Troféu Parceiro da Indústria” da FIETO (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), em reconhecimento à sua contribuição em pautas relacionadas ao desenvolvimento industrial.

Em 2014, Tião Pinheiro foi agraciado o “Prêmio Jornalista Parceiro do Empreendedor” do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Em 2015, foi o autor regional homenageado no 9º Salão do Livro do Tocantins ao lado do cartunista da Turma da Mônica, Maurício de Souza.

Em 2019, o “IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela” passou a homenagear grandes nomes da comunicação tocantinense que ajudaram no desenvolvimento e na divulgação do cenário cultural com o “Troféu Jornalismo Tião Pinheiro”. O homenageado em 2019 foi o próprio jornalista que dá nome à honraria.

Em 2020, a Prefeitura de Porto Nacional batizou com seu nome o “Espaço Livro e Leitura” da 39ª Semana da Cultura de Porto Nacional-TO e 3ª Feira Literária Portuense (FLIP).

TIÃO PINHEIRO: MAIOR JORNALISTA DO TOCANTINS!

Nas matérias e notícias onde constam seu nome sempre aparecem mensagens de apreço, reconhecimento e gratidão.

Os amigos e companheiros de Tião Pinheiro o descrevem como um homem educado, generoso e solidário, um ser humano cheio de qualidades, dono de um coração enorme, sempre disposto a ensinar, partilhar conhecimentos e influenciar positivamente aqueles que o cercam.

Não faltam elogios entre aqueles que tiveram o privilégio de atuar ao lado de Tião Pinheiro, o qual descrevem como um “profissional extraordinário”.

Seus colegas de imprensa frisam que Tião Pinheiro é “uma referência”, “uma fonte de inspiração como pessoa e profissional gabaritado”, sempre “conectado” nos mais diversos assuntos, desde temas como: política, passando por esportes, qualidade de vida, social, artes, cultura, até economia e finanças.

É referendado como “um cara extremamente inteligente”, “conhecedor da realidade do Tocantins”, “um jornalista criativo, detalhista e justo em suas colocações”.

Eu reuni trechos de comentários e mensagens que estão em sites e plataformas na internet que fazem referência a esse nobre jornalista.

Trata-se de um “autêntico comunicador e jornalista, de talento e sensibilidade excepcionais”.

“Falar de Tião Pinheiro é falar de jornalismo com respeito, credibilidade e confiança”.

“É alguém apaixonado pela comunicação, um profissional que ama o que faz”.

É reconhecido como um “grande mestre”, “um formador de talentos”, “um guia” para uma vasta legião de novos e experientes profissionais de vários segmentos da comunicação, desde revistas e jornais impressos, rádio, telejornalismo, até o webjornalismo.

É realmente impressionante a quantidade de palavras elogiosas e expressões cheias de adjetivos positivos que são ditas em relação a esse jornalista pioneiro no Tocantins.

A seguir estão elencados diversos depoimentos e frases de pioneiros, amigos, colegas de profissão e admiradores.

“Tião Pinheiro é sinônimo de bom jornalismo.” Jornalista e radialista Diniz Campelo

“Tião Pinheiro é um ícone da comunicação do Tocantins e um exemplo como cidadão para o Brasil.” Advogado e empresário Romulo Troncoso

“Tião Pinheiro é um exemplo de profissional, alguém que entrega mais do que lhe pedem, além de um amigo que eleva o valor da convivência humana.” Empresário pioneiro Wilson Grison

“Tião Pinheiro é um mecenas sem dinheiro. Guardião de gênios anônimos (ou nem tantos); a arte é o seu oxigênio. Por isso, já é eterno.” Jornalista pioneiro Luiz Pires

“Um dos jornalistas mais preparados do estado, grande editor, além de maravilhoso poeta e compositor.” Jornalista Cleber Toledo

“Tião Pinheiro representa a excelência do jornalismo tocantinense. É um jornalista de nível. Um ótimo escritor, que escreve com esmero. Uma pessoa boa, um chefe de redação diferente, um profissional fantástico. Aqueles que trabalharam com ele só tem elogios para falar. Tião Pinheiro é um nome que será sempre lembrado no jornalismo do Tocantins.” Advogado e jornalista Heráclito Ney Suiter

“Uma pessoa simples. Um homem culto e cheio de ideias criativas. Um ser humano que valoriza o ser humano, com isso conservando as amizades e o respeito de quem convive com ele. Uma pessoa que faz da sílaba um verso. Um homem de raízes profundas na cultura do nosso povo, pois aprendeu com o tempo que a vida só tem sentido quando se tem amor ao próximo. Um Tocantinense de coração.” Escritora e ex-primeira-dama Warner Pires

"É muito bom para o Tocantins contar com a sensibilidade do poeta Tião Pinheiro." Professor e escritor Pedro Albeirice

“Tião Pinheiro é um profissional a quem atribuo um alto compromisso com sua profissão. Ele ama o que faz e compreende como poucos a responsabilidade e a necessária integridade atrelada ao jornalismo. Eu tive a oportunidade de trabalhar com ele no Jornal do Tocantins e depois em alguns projetos. Posso dizer que profissionalmente ele fez muita diferença na minha vida. É como ver a materialidade das teorias da comunicação acontecendo. Mas, para além disso, demonstra flexibilidade e uma capacidade de se adaptar a inevitável imposição das tecnologias e suas novas configurações de interface com o leitor, espectador ou simplesmente usuários. Mas, um pouco além ainda, tem a sensibilidade do poeta, que acredito ser o seu lado mais Tião Pinheiro. Produziu diversas obras literárias e produziu com parceiros e amigos, muitos amigos, arte de diversas formas, especialmente na música. Mais uma vez, sem dúvida, é uma das pessoas que mais marcou e marca minha vida.” Designer gráfico Marcelo Silva

“Sebastião Pinheiro: jornalista, escritor, poeta, compositor. Muito tem contribuído pela consolidação da cultura do Tocantins.” Advogado e escritor Juraci Teles

“Amigo Tião, somos hoje o resultado de todas as nossas lutas e andanças. As conquistas que alcançamos seriam meras utopias se não tivéssemos as lições que a própria vida se encarrega de nos ensinar. E o aprendizado da vida desperta mais rápido se tivermos a oportunidade de conhecer grandes e verdadeiros mestres na arte de viver. Mestres que tornam-se ainda mais imprescindíveis quando nos permitem compartilhar do seu convívio e da sua amizade. Aceite, Tião, a minha mais sincera gratidão pelas lições de vida e pelas oportunidades de crescimento que você me ofereceu. E obrigado principalmente por ter me acolhido no seu rol de amigos. Espelho-me muito na sua trajetória. Pela sua retidão de caráter, grandeza de espírito e fidelidade aos seus princípios e ideais. O seu exemplo serve-me como estímulo e luz para seguir em frente.” Empresário Joseph Madeira

"Um profissional raro no mercado do jornalismo. Pessoa que sempre abriu as portas e deu a chance para quem leva a profissão a sério. Tive a oportunidade de conviver 21 anos dentro de uma redação ao seu lado, aprendendo o dia a dia do jornalismo. Meu muito obrigado por esta oportunidade." Jornalista Reinaldo de Jesus Cisterna

"Tião Pinheiro é um excelente profissional. Sempre à frente de grandes feitos na área da comunicação, aliado ao bem estar social. Ícone da comunicação no estado do Tocantins." Prof.ª e ambientalista Wilma Lúcia

“Tião Pinheiro é um jornalista de cepa, de primeira mão. Ele é daqueles jornalistas antigos que prezam pelo fato real e escreve com muita destreza. É um grande poeta. Atualmente é um dos melhores poetas em atividade no estado do Tocantins. Está sempre atento a tudo, extremamente participativo no movimento cultural e no movimento de comunicação, tanto do Tocantins como em Goiás. É amigo dos artistas e das artes. Um compositor de primeira mão. Eu só tenho tudo de bom para falar de Tião Pinheiro. Sou fã dele. É um cara que tem uma história de vida e profissional muito rica, uma história que vale a pena ser contada. Tião Pinheiro é um excelente nome!” Bailarina Meire Maria

“Pouquíssimas pessoas têm caráter como Tião Pinheiro. Além de ser humano de excelência é um grande jornalista, um grande profissional.” Jornalista Helder Peixoto

“Tião Pinheiro é especial! Serenidade, sensibilidade e inteligência definem para mim Tião Pinheiro. Mais do que um homem da Comunicação exprime, através da arte, sua alma de luz!!!” Ex-prefeita Nilmar Ruiz

“Tião Pinheiro, grande profissional da área do Jornalismo, tem uma virtude especial, ser amigo sincero.” Fotógrafo Thenes Pinto

“Um grande jornalista, poeta, compositor, escritor e, acima de tudo, alguém que posso chamar de amigo. Um grande cara, com cheiro da roça, mas com visão de mundo como poucos neste Tocantins.” Jornalista e escritor Gil Correia

“Conheço o Tião Pinheiro desde a época de Goiás, antes mesmo dele vir definitivamente para o Tocantins. Acompanhei sua trajetória assim que chegou em nosso estado. Meu confrade na Academia Tocantinense de Letras. Tião é um grande intelectual, compositor e humanista, além de um jornalista excepcional, é um grande ser humano. Tem uma bagagem cultural respeitável. Um ser humano admirável.” Poeta, escritor e jornalista Zacarias Martins

A história do jornalismo tocantinense se confunde com a própria história de Tião Pinheiro. Mas não só isso, pois é um profundo conhecedor da trajetória social e política de emancipação do Norte Goiano. Ao longo das décadas de 1970 e 1980, ele conheceu e interagiu com as principais personalidades que lutaram arduamente pela criação do Tocantins.

Muitos repórteres, radialistas e pesquisadores registraram e narraram os fatos e desdobramentos que levaram ao surgimento do estado caçula da federação, contudo, Tião Pinheiro teve o privilégio de acompanhar de perto os bastidores dessa valorosa luta separatista. Viu, ouviu e presenciou muitas informações e acontecimentos relevantes em primeira-mão, ainda na fonte, sem distorções e maquiagens. Ele é uma espécie de “biblioteca viva” do jornalismo e da história do Tocantins!

Tião Pinheiro chega aos 43 anos de profissão com um patrimônio grandioso em termos de credibilidade e admiração.

Por seu pioneirismo, como precursor no desenvolvimento do jornalismo, por seu exemplo como ativista cultural, ele conquistou respeito e centenas de admiradores e amigos. De maneira única, José Sebastião Pinheiro de Souza construiu um legado lindo e permanente, que continuará a gerar frutos por gerações.

Por essas e outras razões que Tião Pinheiro detém o título de “Maior Jornalista do Tocantins.”

BIBLIOGRAFIA:

ACIPA. 2019. Acipa promove “Ícones da Cultura Tocantinense” em noite de homenagem a personalidades que se destacaram nos 30 anos de Palmas. Disponível em: http://acipa.org.br/index.php/2019/05/17/acipa-promove-icones-da-cultura-tocantinense-em-noite-de-homenagem-a-personalidades-que-se-destacaram-nos-30-anos-de-palmas/

AGORA-TO. 2020. Flip 100% digital de Porto Nacional homenageia o romancista Juarez Moreira e o poeta e jornalista Tião Pinheiro. Disponível em: https://www.agora-to.com.br/municipios/item/160648-flip-100-digital-de-porto-nacional-homenageia-o-romancista-juarez-moreira-e-o-poeta-e-jornalista-tiao-pinheiro

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2006. Projeto de Lei nº 15/2006, de 02 de maio de 2006. Concede Título de Cidadão Tocantinense ao Jornalista e Escritor José Sebastião Pinheiro de Souza. Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Tocantins, nº 1477, página 3. Palmas – TO. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/arquivos/4341.pdf

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2007. Editor-chefe do JT pode receber título de Cidadão Tocantinense. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/861/editor-chefe-do-jt-pode-receber-titulo-de-cidadao-tocantinense

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2008. Assembléia Legislativa concede título de cidadania. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/2296/assembleia-legislativa-concede-titulo-de-cidadania

ALETO - Assembleia Legislativa do Tocantins. 2008. Emoção marca homenagem ao jornalista Tião Pinheiro. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/2309/emocao-marca-homenagem-ao-jornalista-tiao-pinheiro

ALETO - Assembleia Legislativa do Tocantins. 2017. Jornalistas destacam pioneirismo e avanços da Comunicação no Tocantins. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/6660/jornalistas-destacam-pioneirismo-e-avancos-da-comunicacao-no-tocantins

ANALEG – Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano. 2019. Posse de Tião Pinheiro na ANALEG. Disponível em: http://cerratense.com.br/alanegtiaopinheiro.html

APL – Academia Palmense de Letras. 2020. José Sebastião Pinheiro (Tião Pinheiro). Disponível em: https://www.academiapalmensedeletras.com.br/membros/jose-sebastiao-pinheiro/

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

ATITUDE TOCANTINS. 2019. Na próxima quinta-feira Gurupi recebe show AmazôniCantoria durante Festival UnirG de Poesia Falada. Disponível em: https://www.atitudeto.com.br/cidade/na-proxima-quinta-feira-gurupi-recebe-show-amazonicantoria-durante-festival-unirg-de-poesia-falada/

BLOG DO ARMANDO COSTA. 2019. Tião Pinheiro homenageado. Disponível em: https://www.luizarmandocosta.com.br/noticia/tiao-pinheiro-homenageado/24462

BRUNI, Fernanda Zilli. 2007. Ideais separatistas e autonomia política: depoimentos sobre a criação do estado do Tocantins. TCC do Mestrado profissionalizante em bens culturais e projetos sociais. Fundação Getúlio Vargas. Orientadora: Profª. Drª. Ângela de Castro Gomes. Rio de Janeiro. 202p. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2105/CPDOC2007FernandaZilliBruni.pdf?sequence=1

CBN TOCANTINS. 2020. Tião Pinheiro destaca os mais de 300 casos de Covid-19 na região sul de Palmas. Disponível em: https://www.cbntocantins.com.br/colunas/cafe-com-noticia/caf%C3%A9-com-not%C3%ADcia-1.318024/ti%C3%A3o-pinheiro-destaca-os-mais-de-300-casos-de-covid-19-na-regi%C3%A3o-sul-de-palmas-1.2079413

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CLEBER TOLEDO. 2020. Tião Pinheiro dá nome a troféu de jornalismo e é homenageado no IV Festival de Cinema Infantil Você na Tela. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/viver-to/tiao-pinheiro-da-nome-trofeu-de-jornalismo-e-e-homenageado-no-iv-festival-de-cinema-infantil-voce-na-tela/

CONEXÃO TOCANTINS. 2008. Música e literatura para marcar a trajetória de Tião Pinheiro. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2008/11/17/musica-e-literatura-para-marcar-a-trajetoria-de-tiao-pinheiro

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. Tião Pinheiro fala sobre “De sonhos e de construção” no literatura em debate do SESC. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/03/06/tiao-pinheiro-fala-sobre-de-sonhos-e-de-construcao-no-literatura-em-debate-do-sesc

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Músicos e escritores tocantinenses lançam projeto musical virtual nessa quarta-feira. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/06/16/musicos-e-escritores-tocantinenses-lancam-projeto-musical-virtual-nessa-quarta-feira

FACEBOOK. 2021. Fanpage Tião Pinheiro. Disponível em: https://www.facebook.com/tiao.pinheiro.9

FIETO. 2013. Prêmio FIETO de Jornalismo premia vencedores. Disponível em: http://www.fieto.com.br/NoticiaPrint.aspx?c=df36bcf3-1c45-476d-9595-080b64a2cdab

GADILENO. 2019. Jornalista Tião Pinheiro recebe prêmio em festival de cinema, em Palmas. Disponível em: https://www.gadileno.com.br/detalhe-noticia/19889

GAZETA DO CERRADO. 2017. Os jardins de Pierre de Freitas exposição reúne judiciário e comunidade no TJ-Cultural. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/os-jardins-de-pierre-de-freitas-exposicao-reune-judiciario-e-comunidade-no-tj-cultural/

GAZETA DO CERRADO. 2019. A união que faz a força – parceria inédita visa restauração-ampliação de atividades e manutenção do palacinho. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/a-uniao-que-faz-a-forca-parceria-inedita-visa-restauracao-ampliacao-de-atividades-e-manutencao-do-palacinho/

GAZETA DO CERRADO. 2020. Porto nacional lança 39ª semana da cultura e 3ª Flip 100% digital. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/porto-nacional-lanca-39a-semana-da-cultura-e-3a-flip-100-digital-noticias-do-tocantins/

GOVERNO DE GOIÁS. 2019. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

GOVERNO DO TOCANTINS. 2008. Visitantes já podem conferir a 3ª edição do Jardim da Poesia. Disponível em: https://sics.to.gov.br/noticia/2008/3/5/visitantes-ja-podem-conferir-a-3a-edicao-do-jardim-da-poesia/

GOVERNO DO TOCANTINS. 2015. Governador abre o 9º Salão do Livro e destaca resgate de evento como compromisso feito junto à população. Disponível em: https://seduc.to.gov.br/noticia/2015/9/20/governador-abre-o-9o-salao-do-livro-e-destaca-resgate-de-evento-como-compromisso-feito-junto-a-populacao/

GRUPO JORIMA. 2019. Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade. Disponível em: http://www.grupojorima.com.br/post/96/joseph-madeira-toma-posse-na-acipa-e-assume-compromisso-com-o-fortalecimento-da-entidade

G1TOCANTINS. 2019. Jornalista Tião Pinheiro recebe prêmio em festival de cinema, em Palmas. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/10/25/jornalista-tiao-pinheiro-recebe-premio-em-festival-de-cinema-em-palmas.ghtml

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

IBGE. 1970. Censo Demográfico de Goiás 1970. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/69/cd_1970_v1_t23_go.pdf

IBGE. 1980. Censo Demográfico de Goiás. 1980. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/72/cd_1980_v1_t4_n25_go.pdf

INSTITUTO PRODUZIR. 2014. Reportagem do G1 TO vence 6º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Disponível em: https://www.institutoproduzir.org.br/reportagem-do-g1-to-vence-6o-premio-sebrae-de-jornalismo

JORNAL DO TOCANTINS. 2019. Tião Pinheiro recebe ‘Troféu Jornalismo Tião Pinheiro’ durante 4º Festival de Cinema Infantil. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/magazine/ti%C3%A3o-pinheiro-recebe-trof%C3%A9u-jornalismo-ti%C3%A3o-pinheiro-durante-4%C2%BA-festival-de-cinema-infantil-1.1917694

JORNAL DO TOCANTINS. 2019. Tião Pinheiro será homenageado no 4º Festival de Cinema Infantil ‘Você na Tela’. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/magazine/ti%C3%A3o-pinheiro-ser%C3%A1-homenageado-no-4%C2%BA-festival-de-cinema-infantil-voc%C3%AA-na-tela-1.1916047

JORNAL DO TOCANTINS. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Jornalista Tião Pinheiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YDfSJXpS4HM

MACEDO, Luciana Reis & MENESES, Verônica Dantas. 2015. Jornalismo e militância no Tocantins: O jornal Norte de Goyaz e a criação do Estado do Tocantins. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-0230-1.pdf

OGIRASSOL. 2019. Jornalista José Sebastião Pinheiro será homenageado no IV Festival de Cinema Infantil ‘Você na Tela’. Disponível em: https://ogirassol.com.br/geral/jornalista-jose-sebastiao-pinheiro-sera-homenageado-no-iv-festival-de-cinema-infantil-voce-na-tela

OPARALELO13. 2017. Tocantins 29 anos: Porto Nacional foi sem dúvida nenhuma um tambor de ressonância nesta luta separatista. Disponível em: https://www.oparalelo13.com.br/component/k2/tocantins-29-anos-porto-nacional-foi-sem-duvida-nenhuma-um-tambor-de-ressonancia-nesta-luta-separatista

OPOPULAR. 2012. Tião Pinheiro faz show com parceiros e lança livro e cd´s - O Popular. Disponível em:

https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/ti%C3%A3o-pinheiro-faz-show-com-parceiros-e-lan%C3%A7a-livro-e-cd-s-1.139004

ORLA NOTÍCIAS. 2019. Acipa homenageará 57 personalidades da capital nesta quarta. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/acipa-homenageara-57-personalidades-da-capital-nesta-quarta/

ORLA NOTÍCIAS. 2020. 39ª semana da cultura de Porto Nacional e 3ª Flip serão 100% digital. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/39a-semana-da-cultura-de-porto-nacional-e-3a-flip-serao-100-digital/

PAINKOW, A.; TEIXEIRA, I.; COSTA, L. Jornal Norte de Goyaz: o legado da família Ayres à imprensa tocantina. Encontro da associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Novo Hamburgo/RS: 14 a 16 de abril de 2005. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/3o-encontro-2005-1

PALMAS AQUI. 2019. ACIPA PALMAS 30 ANOS-CRÔNICA DO POBRE RICO. Disponível em: https://www.palmasaqui.com.br/destaque/acipa-palmas-30-anos-cronica-do-pobre-rico/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL GILDA BONFIM. 2017. AL homenageia Tião Pinheiro, Sandra Miranda, Damasceno e Beto Palaci. Disponível em: https://www.portalgildabonfim.com.br/site/al-homenageia-tiao-pinheiro-sandra-miranda-damasceno-e-beto-palaci/

PORTAL STYLO. 2019. Vencedores de Você na Tela recebem o troféu ‘Zoiúdo’ hoje. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508560738-vencedores-de-voce-na-tela-recebem-o-trofeu-zoiudo-hoje

PREFEITURA DE PORTO NACIONAL. 2020. Espaço Livro e Leitura Tião Pinheiro. Disponível em: https://cultura.portonacional.to.gov.br/index.php/editoraslivrarias/

PRIMEIRA PÁGINA. 2020. Músicos e escritores tocantinenses lançam projeto musical virtual. Disponível em: https://www.primeirapagina.to/noticias/musicos-e-escritores-tocantinenses-lancam-projeto-musical-virtual/

SAGRES. 2016. Obra do poeta e jornalista Tião Pinheiro é destaque no Noite Ilustrada deste domingo.

Disponível em: https://sagresonline.com.br/obra-do-poeta-e-jornalista-tiao-pinheiro-e-destaque-no-noite-ilustrada-deste-domingo/

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário JOSEPH RIBAMAR MADEIRA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7103022

SEBRAE. 2013. Sebrae lança Iconografia do Tocantins. Disponível em: http://www.to.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/TO/sebrae-lanca-iconografia-do-tocantins,0d1acd8ca8906410VgnVCM1000003b74010aRCRD

SECOM. 2011. Palmas: uma história registrada pelo idealismo dos pioneiros da imprensa. Disponível em: https://secom.to.gov.br/noticias/palmas-uma-historia-registrada-pelo-idealismo-dos-pioneiros-da-imprensa-45575/

SESC-TO. 2020. Música, documentário e diálogo estão na pauta do Sesc Cultura ON dia 18. Disponível em: https://www.sescto.com.br/noticias/detalhes-da-noticia/6735

SILVA, Otávio Barros da. 2003. História da Imprensa no Tocantins. SECOM: Palmas. 252p.

SINDJOR-TO - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.sindjorto.com.br/site/sindicato.php

SOUDEPALMAS. 2019. IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas ‘Você na Tela’ homenageia pioneiros da Comunicação no Tocantins. Disponível em: https://www.soudepalmas.com.br/palmas/iv-festival-de-cinema-estudantil-de-palmas-voce-na-tela-homenageia-pioneiros-da-comunicacao-no-tocantins-confira

T1NOTÍCIAS. 2008. Tião Cidadão: 30 anos fazendo história no Tocantins. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/minha-opiniao/tiao-cidadao-30-anos-fazendo-historia-no-tocantins/35688/

T1NOTÍCIAS. 2013. Tião Pinheiro participa de mais uma edição do Literatura em Debate. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/geral/tiao-pinheiro-participa-de-mais-uma-edicao-do-literatura-em-debate/51698/

T1NOTÍCIAS. 2015. Tião Pinheiro leva o abacateiro para o Theatro Fernanda Montenegro neste sábado. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/agenda-cultural/tiao-pinheiro-leva-o-abacateiro-para-o-theatro-fernanda-montenegro-neste-sabado/66179/

UBE-GO – União Brasileira de Escritores, Seção de Goiás. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://ubegoias.wordpress.com/

UFT – Universidade Federal do Tocantins. 2016. Pausa Cultural terá Tião Pinheiro, Célio Pedreira e Banda Mestre André. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/es/ultimas-noticias/9268-2012-02-pausa-cultural-tera-tiao-pinheiro-celio-pedreira-e-banda-mestre-andre

WIKIPÉDIA. 2021. Darci Martins Coelho. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Darci_Martins_Coelho

WIKIPÉDIA. 2021. Grupo Jaime Câmara. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Jaime_C%C3%A2mara

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. João da Rocha Ribeiro Dias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Rocha_Ribeiro_Dias

WIKIPÉDIA. 2021. Jornalismo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo

WIKIPÉDIA. 2021. Lista de municípios do Tocantins por ano de criação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Tocantins_por_ano_de_cria%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. Monte Alegre de Goiás. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Alegre_de_Goi%C3%A1s

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Janeiro de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior