BIOGRAFIA DE MARCUS VINICIUS BERTHOLINI RIOS

Marcus Vinicius Bertholini Rios nasceu em Iúna, ES, em 1958. Filho do ex-vereador e ex-prefeito Romeu Rios e Thaiz Bertholini Rios. Formou-se em Técnico em Contabilidade na Escola de 1º e 2º Graus "Henrique Coutinho". Funcionário público estadual por 38 anos, encerrou sua carreira como Bibliotecário na mesma escola onde estudou. Hoje, aposentado, dedica-se à sua grande paixão, a poesia, sendo seus primeiros escritos datados de 1983. Sua inspiração emergiu das tramas de amor trançadas por Jorge Amado e dos brilhantes versos de Castro Alves. Membro fundador da Academia Iunense de Letras, ocupa a cadeira 30, honrosamente eternizada pela Professora Priama Rios Vieira de Souza, e membro fundador da Casa da Cultura de Iúna.

Integrou o conselho Escola da Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio " Henrique Coutinho" e exerce ainda hoje a função voluntária de Delegado Sindical representando os Servidores Públicos de Iúna, ES, e do Sindicato dos Trabalhadores e Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo.

Encontra na poesia o refúgio das aflições incontidas. Seus versos carregam a simplicidade da gente do interior e a força de sentimentos vividos, ora na sublimação do amor, ora no enfrentamento da dor. Participou de três antologias: Poetas Iunenses, 1984; Centenário Poético, 1991; e Poemas de nossa gente, 1995; Melhores da Poesia Brasileira 2012; Essências, 2ª Antologia Literária da Região dos Lagos, 2012; 4ª Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, 2013; Antologia Alimento da Alma Volume VII; Antologia Autores Diversos do Beco dos Poetas & Escritores Ltda "Encontro Com a Poesia", 2013. Em 2011 foi classificado para participar da Antologia Melhores da Poesia Brasileira, livro que esteve presente na Bienal São Paulo em agosto de 2012, no estande da All Print Editora. Marcus Rios é Embaixador da Paz pelo "Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix" Suisse/France É membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, MG; membro Correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza; participante da “Mar de Letras Editora”, Portugal; e do “Beco dos Poetas”; membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas; membro do site “Recanto das Letras”; membro da Confederação Brasileira de Letras e Artes; membro da Casa Del Poeta Peruano no Brasil; sendo agraciado com diploma de todas essas instituições.

Registra, ainda, participação em antologias, livros e coletâneas diversas: Antologia Virtual Portal Cen Portugal "Cá Estamos Nós"; Livro “Essências”, Região dos Lagos RJ; Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza; Antologia Volume III “Poemas da Pérola Capixaba”, da Academia Marataizense de Letras.

Foi agraciado com medalha de Honra ao Mérito outorgada pela Academia de Letras e Artes de Fortaleza; Certificado da Academia de Ciências Letras e Artes de Vitória, ES, onde foi reconhecido como Acadêmico Imortal; Comenda Rubem Braga, da Academia Marataizense de Letras; Grau de Comendador por “Inestimáveis Serviços prestados à Cultura dessa Nação”, pela Academia Marataizense de Letras e Academia de Letras do Estado do Espírito Santo.

Integra o grupo “Poetas e Escritores do Amor e da Paz – PEAPA”; a Rede Sociocultural Interdisciplinar: Saber com Dignidade, Ética e Respeito; o Portal Cen de Portugal; e o Mapa da Poesia - AVSPE (Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores).

Hoje é membro titular da Academia Marataizense de Letras, de Marataízes, ES. Ali chegou há 5 anos e hoje se sente em casa, afirmando: “Aqui aprendi muito mais a rabiscar palavras de amor e fazer com que meus poemas possam tocar com profundidade cada coração vazio, ou cada alma sedenta de amor”. E-mail: mvrios123@gmail.com.

Comendador Marcus Rios

Poeta Iunense – Acadêmico -

Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras (AIL)

Membro Efetivo da Academia Marataizenses de Letras

Membro dos Poetas, Escritores e Artistas do Amor e da Paz

Membro dos poetas, Escritores da Casa dos Poetas e Poesias

Fundador da Casa da Cultura Iunense

Embaixador da Paz

Poeta do Amor

Mestre das Letras

Mestre das declarações apaixonadas

Mestre das lindas palavras de amor

Mestre das Inspirações imediatas

O Mestre dos Mestres

O Mestre do Amor

Mestre das Letras de Amor

Mestre dos Mestres das Letras de Amor

Amigo das Letras

Marcus Rios
Enviado por Marcus Rios em 17/01/2021
Código do texto: T7161697
Classificação de conteúdo: seguro