ENTREVISTA COM NELSON MARZULLO TANGERINI

ENTREVISTA

Com Nelson Tangerini

Por: Selmo Vasconcellos (*)

ALTO MADEIRA – Quem é e o que faz Nelson Tangerini dentro e fora da arte literária?

NELSON – Sou professor de Português / Literatura. Tenho 41 anos. Sou também jornalista, poeta, escritor e compositor. E ainda sobra tempo para cuidar do arquivo da família.

AM – O que você está preparando no momento?

N – Estou preparando um livro de poesias de meu pai, Nestor Tambourindeguy Tangerini. O nome é Dona Felicidade. É a 1º de uma série. Quero publicar um livro de crônicas, um outro de poesias, um livro de peças teatrais, um livro de trovas e um livro de caricaturas.

AM – Seu pai era uma pessoa múltipla...

N – Tangerini, como era conhecido, foi um caricaturista de estilo cubista. Como teatrólogo, escreveu para a companhia Jardel Jércolis, o pai de Jardel Filho. Em suas peças, de Teatro de Revista, trabalhavam Grande Otelo, Dinorah Marzullo (minha tia), Aracy Cortes, Dercy Gonçalves, entre outros. Hoje, porém, está esquecido.

AM – Como você divulga seus trabalhos?

N – Envio textos meus e de meu pai para todo o Brasil e para o exterior. Coincidentemente, sou mais conhecido no exterior, onde tenho muitos poemas publicados.

AM – Como você vê a situação atual dos novos escritores e as dificuldades encontradas para expor as suas obras?

N – Tenho amigos na música e na literatura que reclamam dos jabás (ou jabaculês). É inadmissível que isto ainda aconteça no Brasil, perto do ano 2000.

AM – O que falta para melhorar a cultura no Brasil?

N – A imprensa tem de se democratizar. Há vários grupinhos, igrejinhas em todos os setores. A imprensa, no Rio e em São Paulo, é muito pedante. Meus amigos reclamam dos jabás.

AM – Fale, em poucas palavras, sobre Antônia Marzullo, Dinah Marzullo Tangerini, Dinorah Marzullo Pêra e seus trabalhos realizados nos palcos e filmes com seus respectivos anos.

N – Não saberia precisar, agora, os anos. Minha avó materna, Antônia Marzullo, trabalhou no filme “O Ébrio”. No teatro, ela trabalhou em “Toda nudez será castigada”, de Nelson Rodrigues, que era fã dela.

Minha tia, Dinorah Marzullo, é mãe de Marília e Sandra Pêra (esta, ex Frenéticas). Dinorah trabalhou em filmes, em peças de teatro e novelas. Trabalhou na novela “Te contei?”.

Minha mãe, Dinah, foi atriz, mas abandonou os palcos. Tenho um tio poeta, Maurício Marzullo, que vive escondendo o seu talento.

Meu avô paterno, Vittorio Tangerini, era cantor de ópera na Itália. Estou escrevendo um livro para contar toda a história da família.

2 – literatura – Alto Madeira

Porto Velho, RO, sexta-feira, 25 de outubro de 1996.

(*) O escritor Selmo Vasconcellos é sobrinho de José Mauro Vasconcellos, autor dos livros “Meu pé de laranja lima”, “Rosinha, minha canoa”, entre tantos outros.

Obs.:

O escritor fez revisão da entrevista acima para que o público leitor melhor compreendesse suas respostas. Basicamente, nada foi alterado. NMT.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 23/12/2020
Código do texto: T7142293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.