ENTRADA PARA A ESCOLA

PARTE DE MINHA BIOGRAFIA

Em 1957, mamãe matriculou-me no Grupo Escolar Professor Morais, aqui em Belo Horizonte, Minas Gerais, na 1ª série do Curso Primário. A diretora, Dona Ofélia, tinha fama de “durona”, e era muito brava mesmo. Eu não queria estudar, talvez mais por timidez. No primeiro dia, mamãe me levou. No segundo dia, já não precisei mais de sua companhia. Gostei de ter iniciado os meus estudos. Ia descalço para a escola, pois éramos pobres. Ficava observando os meus coleguinhas comprando, de merenda, na hora do recreio, pão com salame e refrigerante. Crescia os olhos na merenda deles, mas, infelizmente, não podia participar daquele ‘banquete’, pois a situação financeira de meu pai não permitia. Levava de casa alguma coisa que mamãe me dava para comer. Às vezes, nada.

Tive como minha primeira professora na vida uma linda moça,cujo nome era Maria do Carmo, nova e carinhosa com os alunos. Foi com ela que aprendi a ler e escrever. Meu primeiro livro era aquele que continha alguns textos dos quais me lembro até hoje de um deles: “Eu me chamo Lili. Eu gosto muito de doce. Você gosta de doce?”. Cheguei à 2ª série do Curso Primário. Minha professora era outra, mais velha, de cara fechada, chegava de óculos escuros, e seu nome era Maria Martins.

Um dia aconteceu uma missa na escola. Fui um dos coroinhas, aliás, já era coroinha da minha igreja, quando o vigário era o Padre João Maria Koymanque teve um grande papel na minha vida. Fiquei muito alegre quando vi estampada no rosto da D. Maria Martins a sua felicidade de me ver ajudando a missa naquele dia. Era o ano de 1958. Já havia completado 9 anos de idade.

LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA
Enviado por LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA em 25/11/2020
Reeditado em 18/10/2021
Código do texto: T7120630
Classificação de conteúdo: seguro