Biografia do Empresário JOSEPH RIBAMAR MADEIRA (Grupo Jorima)

Joseph Ribamar Madeira é jornalista, palestrante, empresário e líder classista. Maranhense de nascimento, ele adotou Palmas no começo dos anos 90, onde consolidou uma trajetória de sucesso, tornando-se um dos mais admirados e bem-sucedidos empresários do Tocantins.

Tem uma bela biografia que vale a pena conhecer em detalhes.

ORIGEM:

Nasceu em 15 de novembro de 1966, filho de Raimundo Madeira e Maria das Dores Madeira, em Penalva, um pequeno município localizado na Baixada Maranhense - região conhecida como “Pantanal Maranhense” em razão de sua beleza cênica e enorme riqueza natural.

A Baixada Maranhense trata-se de uma planície repleta de rios, córregos e inúmeras lagoas que se unem no período das chuvas formando uma extensa área alagada, extremamente rica em peixes, plantas e animais aquáticos. Nessa vasta região, existem diversas comunidades ribeirinhas e quilombolas que subsistem de práticas tradicionais, roça de coivara, caça, coleta de frutos e, principalmente, da pesca.

Os antepassados de Joseph Madeira têm raízes nessa região e, assim como a maioria dos moradores locais, tiravam seu sustento trabalhando em sintonia com a natureza.

Joseph Madeira desfrutou pouco das belezas e encantos da Baixada Maranhense, pois aos 8 anos sua família mudou-se para Santa Inês, um município emancipado em 1967 e que vivenciou um intenso desenvolvimento na década de 1970, em decorrência se situar-se no entroncamento de duas Rodovias Federais, as BRs 316 e 222.

Os primeiros anos de sua infância foram bem modestos, pois sua família não dispunha de recursos financeiros.

Desde novo, o pequeno Joseph teve que superar inúmeros desafios. O seu pai ausentou-se, deixando o garotinho aos cuidados da mãe e dos avós maternos.

O menino iniciou sua alfabetização em Santa Inês, numa escola rural. Depois de um tempo, passou a estudar na cidade. Em razão das diversas dificuldades, teve um ensino deficiente e irregular.

Ele foi criado por seus avós maternos, que lhe imprimiram bons valores e ideais. Inclusive sua avó, uma mulher simples, mas cheia de fé e sabedoria, sempre lhe dizia que Deus tinha algo especial reservado para seu futuro: “Você vai ser alguém grande, uma pessoa conhecida!” O rapazinho ouvia aquelas palavras e as guardava em seu coração. A fé sempre foi o alicerce e a força norteadora de sua família e de sua vida.

MUDANÇA PARA SÃO LUÍS:

Aos 14 anos, ele mudou-se para São Luís, passando a morar com sua mãe e irmãs. A nova moradia ficava na periferia, numa região de palafitas. A casa de madeira ficava sobre o mangue, numa área de influência das marés. Não havia qualquer infraestrutura e o cheiro era bem forte. Aquela mudança foi um choque.

Sua mãe era cozinheira em um restaurante e não ganhava o suficiente para atender todas as necessidades da família.

Assim, o rapaz conseguiu um emprego num “hotel”, que era um tipo de “dormitório” com acomodações rústicas, situado próximo de sua residência. Cuidava da portaria, mas não se negava a fazer outros trabalhos, limpeza, manutenção, organização dos quartos etc.

Após o café da manhã, ele pegava um exemplar do jornal “O Estado do Maranhão” para ler as páginas policiais e a seção de horóscopo para a dona do hotel. As filhas dela não gostavam de dar-lhe aquela atenção matinal, mas Joseph fazia a leitura com satisfação, lendo com bastante entonação, como se fosse um locutor de rádio. Diariamente, sempre após o desjejum dos hóspedes, ele repetia aquele ritual, lendo em voz alta e com emoção as matérias policiais e comentários sobre os signos para sua patroa.

Certo dia, um hóspede passando por ali e, ao ver aquela cena, questionou a dona do hotel: “Esse menino é seu filho?” Ela disse “sim”, em consideração aos bons sentimentos que nutria por ele. O hóspede, então, concluiu: “Esse menino vai ser jornalista!”

O jovem Joseph recebeu aquela palavra com alegria, como seu fosse uma mensagem divina, de algo a se cumprir em sua vida.

Ele ingressou no curso intensivo para recuperar o tempo de ensino perdido na infância. Dedicou-se ao estudo e começou a pensar em fazer uma faculdade.

Em 1989, Joseph passou no vestibular de jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

APAIXONE-SE POR UMA CAUSA:

Depois de formado, ele retornou para perto de seus avós, onde trabalhou na Associação Comercial e Industrial de Santa Inês.

Naquele trabalho, Joseph Madeira envolveu-se numa campanha em apoio à APAE de Santa Inês, através de um concurso para escolha da melhor frase, que seria utilizada para estampar camisas que seriam vendidas para arrecadar fundos destinados à entidade beneficente. Ao final, a frase vencedora foi: “APAEixone-se por uma causa.”

A campanha foi um tremendo sucesso, movimentando a sociedade santa-inesense que abraçou com paixão o apoio às crianças e jovens com necessidades especiais.

Aquela campanha não marcou apenas o segmento empresarial e os comerciantes locais, pois mexeu profundamente com a alma de Joseph, que percebeu não estar “apaixonado” por seu trabalho.

Assim, decidiu ir embora para outra localidade. Pediu as contas e, após o acerto, pegou a estrada em busca de seus sonhos. Havia algo em seu interior que lhe impulsionava a seguir adiante.

A caminhada de Joseph nos mostra o cuidado de Deus, que sempre coloca pessoas especiais, como anjos, para nos aconselhar e guiar das mais diversas maneiras.

Ele foi até Imperatriz, maior cidade do sul do Maranhão, com a intenção de comprar uma passagem para Manaus (AM). Contudo, chegando lá, viu que o preço da passagem era muito caro, de modo que não sobraria dinheiro para os demais gastos da mudança. E, novamente, surgiu outra pessoa com uma palavra providencial. Enquanto pensava no que iria fazer, o vendedor lhe sugeriu: “Por que você não vai para Palmas? A passagem é bem mais barata, só R$ 38,00 (Trinta e oito Reais).” Ele gostou da ideia e decidiu comprar a passagem.

Embarcou no ônibus e fez a viagem para recomeçar uma nova história no Tocantins!

UMA NOVA HISTÓRIA:

Ao desembarcar na capital, pediu informação e seguiu até a sede do “Correio Tocantinense”, o primeiro jornal impresso da cidade. Chegando lá, conheceu o fotógrafo Thenes Pinto e a coordenadora Srª Conceição.

Ele queria uma chance de emprego. Ela, então, lhe propôs o desafio de fazer uma matéria para atestar sua capacidade como jornalista. Ele aceitou e foi à procura de uma pauta. Dirigiu-se até a sede da ACIPA e fez uma reportagem narrando a disputa entre os empresários Sadi Cassol e Joeder Imóveis que concorriam a presidência da Associação. Ele descreveu o perfil dos dois candidatos, retornou até a sede do jornal e conquistou a vaga.

Carismático e bom de prosa, Joseph logo fez muitas amizades em Palmas.

Pouco tempo depois, foi convidado para integrar a equipe do Jornal do Tocantins. Uma nova etapa começou em sua carreira.

DE JORNALISTA A EMPRESÁRIO DE SUCESSO:

Em 2001, ele criou sua primeira empresa - a Fênix, passando a prestar serviços terceirizados de limpeza e conservação. O primeiro contrato foi com a Polícia Militar do Tocantins. Os negócios foram crescendo rapidamente. Logo passou a atuar na área de segurança.

Joseph criou o “Grupo Jorima”, que atua na terceirização de serviços e está presente em dezenas de municípios do Tocantins e Pará.

Uma curiosidade que poucos sabem: Jorima vem da união das três primeiras sílabas de seu nome: ‘JO’seph ‘RI’bamar ‘MA’deira.

Passou a usar sua expertise empresarial em entidades classistas.

Em 2018, tornou-se presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Transporte de Valores de Curso de Formação e de Segurança Eletrônica do Estado do Tocantins (SINDESP/TO) e do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado do Tocantins (SEAC/TO).

Em 2019, assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA).

Vale destacar que foi na ACIPA que Joseph Madeira fez sua primeira reportagem como jornalista em Palmas, o que lhe abriu as portas de emprego no Correio Tocantinense. Naquela época, ele nem sonhava em ser empresário, mas 25 anos depois retornou para presidir a entidade, que reúne os mais conceituados e experientes empreendedores e empresários tocantinenses. Que história incrível: do interior maranhense para o centro de negócios do Tocantins!

Joseph Madeira é casado com Adriana Rodrigues Santos, com quem tem uma filha.

Ao longo de sua trajetória, Joseph Madeira recebeu várias prêmios e honrarias, tais como: Homenagem da Assembleia Legislativa do Tocantins em comemoração ao Jubileu de Ouro – 50 anos - da Profissão de Administrador (2015), Troféu Destaque Empresarial (2018), Título de Cidadão Portuense (2019) e Título de Cidadão Tocantinense (2019).

Joseph teve uma origem humilde no interior maranhense e veio ao Tocantins em busca de um emprego. Carregava uma pequena bagagem e um coração cheio de fé e muita disposição para trabalhar. Queria uma oportunidade para recomeçar, mas não poderia imaginar tudo o que Deus lhe reservava.

Ele não conhecia ninguém no Tocantins, não tinha nenhuma referência, mas hoje é um dos empresários mais populares e através do Grupo Jorima gera mais de 1200 empregos nos estados do Tocantins e Pará.

Puxa, que reviravolta! Quem poderia imaginar que um migrante desempregado e desconhecido, em tão pouco tempo, tornar-se-ia um grande empresário, tão admirado e benquisto?

Joseph Madeira é um homem de pequena estatura, mas que possui uma trajetória grandiosa, que serve para inspirar um número incontável de pessoas trabalhadoras e honradas que labutam diariamente para fazer de Palmas um lugar melhor!

Joseph Ribamar Madeira é um exemplo de sucesso, que representa bem a essência de milhões de nordestinos, cheios de sonhos, alegria e muita disposição para o trabalho. Suas raízes estão na pequena cidade de Penalva, na Baixada Maranhense, de onde saiu para brilhar.

A sua biografia é um belo referencial que serve de inspiração para os moradores de sua terra natal, bem como para todos os cidadãos do Maranhão, do Nordeste e de todo o Brasil!

BIBLIOGRAFIA:

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2020. Diretoria da ACIPA. Disponível em: http://acipa.org.br/index.php/diretoria/

ALETO – Assembleia Legislativa do Tocantins. 2015. Sessão Solene comemora 50 anos da profissão de administrador. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/noticia/6040/sessao-solene-comemora-50-anos-da-profissao-de-administrador

APL – Academia Palmense de Letras. José Sebastião Pinheiro (Tião Pinheiro). Disponível em: https://www.academiapalmensedeletras.com.br/membros/jose-sebastiao-pinheiro/

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CLEBER TOLEDO. 2018. Eleito, Joseph Madeira diz que quer “escrever um capítulo marcante” na história da Acipa. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/negocios/eleito-joseph-madeira-diz-que-quer-escrever-um-capitulo-marcante-na-historia-da-acipa/

CONEXÃO TOCANTINS. 2010. Fabiano do Vale é candidato único na eleição da ACIPA nesta terça-feira. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2010/12/14/fabiano-do-vale-e-candidato-unico-na-eleicao-da-acipa-nesta-terca-feira

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Com Fabiano do Vale na presidência chapa “Quem conhece confia” é eleita para o mandato 2019-2022 da FACIET. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/30/com-fabiano-do-vale-na-presidencia-chapa-quem-conhece-confia-e-eleita-para-o-mandato-2019-2022-da-faciet

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Empresários aprovam medida do governo para avaliação dos incentivos fiscais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/02/15/empresarios-aprovam-medida-do-governo-para-avaliacao-dos-incentivos-fiscais

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Sistema Fieto, em parceria com a ACIPA, entrega 2500 máscaras para a polícia militar. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/04/30/sistema-fieto-em-parceria-com-a-acipa-entrega-2-500-mascaras-para-a-policia-militar

DEPUTADA LUANA RIBEIRO. 2015. Notícias: Luana preside sessão solene em comemoração aos 50 anos da profissão de administrador. Disponível em: http://www.luanaribeiro.com.br/noticias/39-luana-preside-sess%C3%A3o-solene-em-comemora%C3%A7%C3%A3o-aos-50-anos-da-profiss%C3%A3o-de-administrador.html

ECONOMIA BR. 2020. Entrevista exclusiva com Joseph Madeira empresário do grupo Jorima e presidente da ACIPA. Disponível em: https://economiabrbrasil.com.br/2020/06/14/extrevista-exclusiva-com-joseph-madeira/

FACEBOOK. 2020. Fanpage Joseph Madeira. Disponível em: https://www.facebook.com/JosephMadeiraOficial/

FENAVIST. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://fenavist.org.br/diretoria-executiva-da-fenavist-se-reune-no-tocant/

FIETO. 2020. Sistema FIETO, em parceria com ACIPA, entrega 2.500 máscaras para a Polícia Militar. Disponível em: http://www.fieto.com.br/Noticia.aspx?c=8afdfa37-8867-4ac6-9bbf-5b93f71256ab

FOLHA CAPITAL. 2018. Joseph Madeira é empossado como novo presidente do Sindesp-TO e Seac-TO. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/5306/joseph-madeira-e-empossado-como-novo-presidente-do-sindesp-to-e-seac-to

FOLHA DO BICO. 2020. Joseph Madeira pode ser opção para Prefeitura de Palmas. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/joseph-madeira-pode-ser-opcao-para-prefeitura-de-palmas/

FOLHA DO JALAPÃO. 2020. Joseph: do interior do Maranhão para o centro de negócios do Tocantins. Disponível em: https://folhadojalapao.com.br/joseph-do-interior-do-maranhao-para-o-centro-de-negocios-do-tocantins/

GAZETA DO CERRADO. 2019. Posse: história de vida inspira e Joseph Madeira dá início a nora era na ACIPA. Disponível em: https://gazetadocerrado.com.br/posse-historia-de-vida-inspira-e-joseph-madeira-da-inicio-a-nova-era-na-acipa-palmas/

GLAUBER MATOS FOTOGRAFIA. 2020. Portfolio Joseph Madeira. Disponível em: http://www.glaubermatosfotografia.com.br/portfolio/retrato/721822-joseph-madeira

GOVERNO DE GOIÁS. 2019. Criação dos Municípios do Tocantins. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/sobre-goias/criacao-dos-municipios.html?view=article&id=8887&catid=157

GRUPO JORIMA. 2019. Joseph Madeira receberá o título honorífico de cidadão portuense. Disponível em: https://www.grupojorima.com.br/post/107/joseph-madeira-recebera-no-proximo-dia-27-o-titulo-honorifico-de-cidadao-portuense

GRUPO JORIMA. 2020. Site Oficial. Disponível em: https://www.grupojorima.com.br/

IBGE. 1970. Censo Demográfico de Goiás 1970. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/69/cd_1970_v1_t23_go.pdf

IBGE. 1980. Censo Demográfico de Goiás. 1980. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/72/cd_1980_v1_t4_n25_go.pdf

JORNAL DO TOCANTINS. 2018. Acipa elege o empresário Joseph Madeira para presidência - Jornal do Tocantins. Disponível em:

https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/noticias/acipa-elege-o-empres%C3%A1rio-joseph-madeira-para-presid%C3%AAncia-1.1671899

JUSTOCANTINS. 2018. Posse da nova diretoria do Sindesp acontece nesta quinta, 15, com a presença dos diretores da Federação Nacional. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-44468-posse-da-nova-diretoria-do-sindesp-acontece-nesta-quinta-15-com-a-presenca-dos-diretores-da-federaca.html

MÁRIO PINTO BLOG. 2018. Joseph Madeira é eleito por aclamação para comandar Acipa; Conheça diretoria. Disponível em: http://mariopintoblog.blogspot.com/2018/11/

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Joseph Madeira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MWwb2RSdan0

NOTÍCIA1. 2018. Nova diretoria do Sindesp-TO é eleita por unanimidade. Disponível em: https://www.n1to.com.br/noticia/2421/nova-diretoria-do-sindesp-to-e-eleita-por-unanimidade

OCOLETIVO. 2020. Vice de Eli Borges é Joseph Madeira. Disponível em: https://www.ocoletivo.com.br/noticia-60221-vice-de-eli-borges-joseph-madeira

OGIRASSOL. 2019. Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais. Disponível em: https://ogirassol.com.br/geral/empresarios-aprovam-medida-do-governo-para-avaliacao-dos-incentivos-fiscais?page=850

ORLA NOTÍCIAS. 2019. Joseph Madeira pode ser um dos pré-candidatos a Prefeitura de Palmas. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/joseph-madeira-pode-ser-um-dos-pre-candidatos-a-prefeitura-da-capital/

ORLA NOTÍCIAS. 2020. Eleições 2020: Palmas e o dever da competência. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/eleicoes-2020-palmas-e-o-dever-da-competencia/

PALMAS AQUI. 2020. O fator Joseph Madeira a formatação do sonho impossível que se tornou realidade. Disponível em: https://www.palmasaqui.com.br/destaque/o-fator-joseph-madeira-a-formatacao-do-sonho-impossivel-que-se-tornou-realidade/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL CNN. 2010. Acipa elege nova diretoria nesta terça-feira. Disponível em: https://www.centronortenoticias.com.br/noticia-1882-acipa-elege-nova-diretoria-nesta-terca-feira

PORTAL GILDA BONFIM. 2019. Com chapa única, empresário Fabiano do Vale presidirá a Faciet até 2022 no Tocantins. Disponível em: https://www.portalgildabonfim.com.br/site/com-chapa-unica-empresario-fabiano-do-vale-presidira-a-faciet-ate-2022-no-tocantins/

PORTAL ONORTE. 2013. CRA-TO divulga programação do Encontro de Administradores. Disponível em: https://www.portalonorte.com.br/noticias/estado-59782-cra-to-divulga-programacao-do-encontro-de-administradores/59782/

PORTAL STYLO. 2020. 50% dos candidatos de Palmas são milionários e declarações geram polêmica nas redes sociais. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508569970-50-dos-candidatos-de-palmas-sao-milionarios-e-declaracoes-geram-polemica-nas-redes-sociais

PORTAL TOCANTINS. 2020. Polícia Militar realiza encontro com empresários para tratar da implantação de videomonitoramento na região sul de Palmas. Disponível em: https://portal.to.gov.br/noticia/2020/3/11/policia-militar-realiza-encontro-com-empresarios-para-tratar-da-implantacao-de-videomonitoramento-na-regiao-sul-de-palmas/

PORTAL TOCANTINS. 2020. Polícia Militar recebe 2.500 máscaras produzidas em parceria com o Senai e a Acipa. Disponível em: https://portal.to.gov.br/noticia/2020/4/30/policia-militar-recebe-2500-mascaras-produzidas-em-parceria-com-o-senai-e-a-acipa/

PREFEITURA DE PENALVA. 2020. Penalva (MA). Disponível em: https://penalva.ma.gov.br/

PREFEITURA DE SANTA INÊS. 2020. Santa Inês (MA). Disponível: http://santaines.ma.gov.br/

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Deputado Federal ELI DIAS BORGES. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6638587

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário JOSEPH RIBAMAR MADEIRA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7103022

SALERA JÚNIOR. G. 2020. Henrique Fragata: Construindo um sonho – Trajetória de sucesso e amor por Palmas. Palmas: WR Gráfica e Editora. 310p.

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Empresário Sadi Cassol. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7203853

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador IRANILSON FERREIRA MOTA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/7186992

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (FACIET). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7175676

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SINDJOR-TO - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.sindjorto.com.br/site/sindicato.php

SURGIU. 2018. Empresário Joseph Madeira é eleito novo presidente da ACIPA. Disponível em: https://surgiu.com.br/2018/11/27/empresario-joseph-madeira-e-eleito-novo-presidente-da-acipa/

TOCNOTÍCIAS. 2020. Polícia Militar Recebe Oxímetro de Pulso Portátil e Termômetro Digital Infravermelho em Parceria Com Acipa. Disponível em: https://www.tocnoticias.com.br/m_leitura_noticia.php?idnoticia=3260

TRIBUNA DO INTERIOR. 2018. Joseph Madeira do grupo Jorima assume liderança sindical do setor de serviços. Disponível em: http://jtinoticias.com.br/noticia/joseph-madeira-do-grupo-jurima-assume-lideranca-sindical-do-setor-de-servicos/2201

WIKIPÉDIA. 2020. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Lista de municípios do Tocantins por ano de criação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Tocantins_por_ano_de_cria%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Penalva (MA). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Penalva

WIKIPÉDIA. 2020. Santa Inês (MA). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_In%C3%AAs_(Maranh%C3%A3o)

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Outubro de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior