foto: Posse de Benedita Silva de Azevedo na APALA, em 22/08/2006, na FALARJ - da esquerda para a direita: Edson Monteiro, vice-pres. da APALA; Reinaldo Ferreira, pres. da AML; Nilza Atayde, pres. Academia do meio ambiente; Marilza de Castro, pres. da APALA; Eliane Mariaht, pres. da ALAP; Siva Nobre pres. da FALARJ e a profª. Benedita Azevedo.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Biografia de Reinaldo José Ferreira
Minha homenagem a Reinaldo José Ferreira.
                             (Benedita Azevedo)

Conheci o Professor Reinaldo José Ferreira em 1996. Lecionávamos no Colégio Nossa Senhora da Guia, no 5º Distrito de Magé-RJ. Eu Português e Literatura, Ele História e Geografia. À época o professor tinha uma rádio comunitária, eu ficava admirada com o dinamismo daquele jovem, a correr em busca de patrocínio. Ficou pouco tempo no Colégio, pois fora aprovado no concurso do Estado e passara a trabalhar 40 horas no CIEP 127- Maurimácia, Piabetá-Magé, RJ.

Só o reencontrei em 2002, em uma reunião da "Casa do Mestre" sob a direção do Professor Matta Freire. Ali, me convidou a participar da Academia Mageense de Letras, ratificando o convite que o ex-presidente Demétrio Sena já me fizera. Participei dos últimos quatro anos de sua gestão. Fui tesoureira no biênio (2003/2004) e sua vice-presidente no biênio 2005/2006, foi com muita honra que o tive como amigo e presidente.
Com sua aprovação meu projeto da antologia em prosa e verso da AML foi levado à diretoria que o aprovou e colaborou para que muitos escritores tirassem seus escritos da gaveta. Ele teve a honra de ver a I Antologia em prosa e verso da AML, lançada na Bienal do Rio de Janeiro/2003, em sua gestão. Fiquei feliz de vê-lo feliz.

Reinaldo era um professor que não media esforços para levar a cultura mageense onde encontrava brecha. Levava sempre uma comissão de alunos ou de escritores.

Foi numa dessas comissões em visita ao “Sarau João do Rio” em Laranjeiras, RJ, que conheci o belo trabalho de Gilson Nazaré e passei a colaborar com meus haicais em seu site. Foi lá que encontrei o texto que escrevera em homenagem a Reinaldo José Ferreira, em 07 de maio de 2007 e estou publicando aqui em nova edição.

Ele estava sempre em movimento, nas escolas, nas Academias de Letras, nas feiras de livros e onde tivesse oportunidade de divulgar a cultura mageense. Fomos com ele várias vezes à Academia Brasileira de Letras. Íamos mesmo de ônibus. Sempre um grupo de 4, 5 pessoas. A última atividade que fizemos juntos, foi o Sarau de Poesia no CIEP 127. Pouco tempo antes do Acidente Vascular Cerebral.

REINALDO JOSÉ FERREIRA (1961 - 2007) brasileiro nascido em Piabetá, município de Magé-Rj, a 25 de setembro de 1961. Filho de Manoel Tomaz Ferreira e Euller Linhares Ferreira (falecidos). Era casado com Ludmila Werneck Nogueira, com quem teve dois filhos: Reinaldo José Ferreira Júnior e Daniel Werneck Nogueira Ferreira.

Seus primeiros estudos (1ª à 8ª séries), foram feitos na Escola Estadual Alda Bernardes dos Santos Tavares. Depois ingressou no Curso de Formação de Professores do Centro Educacional Alfredo Baltazar da Silveira, ambos em Piabetá. Formou-se em História pela FEUDUC, Caxias/RJ. Começou a lecionar no Colégio Nossa Senhora da Guia, no 5º distrito de Magé- Praia de Mauá.

Após aprovação em concurso público do Estado do Rio de Janeiro, passou a lecionar História, Geografia, Sociologia e Filosofia no CIEP 127 e no Colégio Cenecista Visconde de Mauá, em Piabetá, Magé/RJ. Durante pouco tempo, lecionou também, no Centro Educacional Cozzolino, em Fragoso, Magé/RJ. Parou por não lhe sobrar tempo para a Academia e o jornal.
Começou a registrar seus trabalhos escritos, oficialmente, em 1979. Era Diretor-fundador do Jornal Sexto Distrito. Em 2002 foi laureado com a Medalha Cristóvão de Barros, da Câmara Municipal de Magé, pelos 22 anos de atuação na Imprensa e cultura do município de Magé.

Era membro fundador da Academia Mageense de Letras, ocupante da cadeira Nº 40, patronímica de Vinícius de Moraes. Em setembro de 1999 assumiu a presidência da instituição e a exerceu por três biênios, com louvor, até dezembro de 2006.

Como presidente da Academia Mageense de Letras trabalhou pela divulgação da entidade, dentro e fora do município, com participações em atividades de outras academias e instituições literárias.

Seus trabalhos publicados estão nas Antologias em Prosa e Verso Nº I, II, III e IV, um projeto que apresentei logo ao chegar à Academia Mageense de Letras, ao final de 2002. Coordenei a publicação de cinco das seis edições existentes. Cada autor pagava pelas páginas que ocupava. O COPYRIGHT está em nome de Benedita Silva de Azevedo porque eu assinei o contrato com a editora. Queríamos lançá-la na Bienal do Livro-RJ. O editor de meus livros individuais nos ofereceu uma vaga em seu stande. mas, tinha-se de pagar logo.

Era fevereiro de 2003, Para não haver atraso na edição, por falta de pagamento, eu paguei a editora e depois recebi dos autores. Nas edições seguintes fizemos o mesmo. O editor conseguia realizar seu trabalho com a urgência que queríamos. Uma antologia por ano.
Lecionando 40 horas semanais, virava a noite preparando as edições de seu “Jornal Sexto Distrito, onde dava oportunidade aos confrades que pretendessem publicar seus textos. Tenho muitas crônicas publicadas em seu jornal.

Uma vez Christian, meu marido, teve um acidente de moto e foi levado para o hospital de Piabetá. Telefonei para Reinaldo. Quando cheguei, lá estava o professor Reinaldo José Ferreira, dando todo seu apoio.

Estava sempre preocupado com o bem estar da família. As reuniões da Academia eram feitas em sua residência. Os aniversários da entidade, festejados com muito carinho, também eram feitos lá. A comida deliciosa feita pela esposa e a irmã de Reinaldo recebiam elogios de todos. Dr. Albino, recitando seus acrósticos e cada um no seu estilo, dava sua colaboração. Foi lá que dei as primeiras orientações sobre o haicai, à confreira Iraí Verdan, que se tornou uma boa haicaísta. A gestão do Reinaldo foi muito produtiva. O patrocínio das atividades eram cotizadas entre os acadêmicos participantes. Tenho saudade daquelas reuniões!

Depois, sofreu um AVC. Ficou internado no Hospital Adão Pereira Nunes vários dias, teve alta e voltou para casa. Alguns meses depois, sofreu outro, foi socorrido no CEMEP, em Piabetá onde faleceu, no dia 03 de março de 2007.

Esta foto recortada da minha posse na APALA - Academia Pan Americana de Letras e Artes, em 22 de agosto de 2006, na FALARJ - Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro, que ele, gentilmente, prestigiou. É a última foto que fizemos juntos.

Praia do Anil - Guia de Pacobaíba, Magé/RJ,
07 de maio de 2007, editado em 15 de outubro de 2020.
Benedita Silva de Azevedo


 
Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 14/10/2020
Reeditado em 14/10/2020
Código do texto: T7087548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.