GABRIEL MEDINA BICAMPEÃO DE SURF 2014 E 2018

Gabriel Medina

FONTE WIKIPEDIA

Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

Em 2014, aos 20 anos, tornou-se campeão mundial antecipadamente, durante a última etapa do circuito no Havaí, ao ver seus adversários diretos ao título não conseguirem atingir as quartas de final da etapa. Além desta façanha, em 2012, durante um treino, ele foi o segundo surfista do mundo a realizar uma das manobras raras mais difíceis do esporte: o back flip (um mortal de costas). Essa manobra foi repetida na competição Oi Rio Pro 2016 no dia 14 de Maio, sendo assim, o primeiro a realizá-la em uma competição oficial. Em 2015, Medina figurou na lista das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo segundo a revista Time (categoria: Ícones) .

Gabriel Medina Pinto Ferreira (São Sebastião, 22 de dezembro de 1993 ) é um surfista profissional brasileiro. Mais conhecido por ser o bi-campeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014 e 2018, sendo o primeiro brasileiro a vencer um mundial de Surf Ele também é o mais jovem brasileiro a ingressar no seleto ASP World Tour (WCT).

Carreira

Gabriel começou a surfar aos nove anos. Aos onze, venceu seu primeiro campeonato em nível nacional, a etapa Rip Curl Grom Search na categoria Sub-12, disputada em Búzios, Rio de Janeiro. A partir daí, venceu campeonatos do Brasileiro Amador e foi campeão dos circuitos Volcom Sub-14, Quicksilver King of Groms, Rip Curl Grom Search e tricampeão Paulista. Na Califórnia (EUA), foi vice do Volcom Internacional Sub-14 e, no Equador, vice-campeão do Mundial Amador Sub-16. Aos catorze anos já fazia as finais nas competições do Paulista Profissional e participou de etapas do Mundial Profissonal, quando, em Ubatuba, São Paulo, conseguiu derrotar seu ídolo Adriano Mineirinho.

Em julho de 2009, Gabriel Medina fechou um contrato com a empresa australiana Rip Curl e profissionalizou-se. Dez dias depois, venceu a etapa do Mundial Profissional.

Em 2011 veio a sequência que o levou à condição de partilhar as ondas com os tops do Mundo, o WQS 6 estrelas Prime em Imbituba, Santa Catarina, os dois WQS 6 estrelas na França e na Espanha. Soma-se também a vitória na etapa do Mundial Pro Júnior, também em ondas francesas.[11] É o primeiro brasileiro a ganhar uma etapa australiana de Backside (Gold Coast Australia) e o surfista do Brasil que mais tempo liderou o ranking mundial na história.[13] Ingressou na elite do surf mundial (World Tour) em 2011, com apenas 17 anos.

Em 2011 venceu duas etapas do ASP World Tour, nos eventos realizados na França e nos Estados Unidos. Nesse ano ganhou grande repercussão na mídia por completar uma manobra designada backflip, uma espécie de salto mortal de costas. Em 2014 sagrou-se campeão mundial do WCT.

Em 2015 foi vice-campeão da etapa de Pipe Masters, perdendo para o brasileiro Adriano de Souza em uma final inédita brasileira, terminando o campeonato mundial em terceiro lugar, atrás do australiano Mick Fanning. Nesse ano também conquistou o Vans Triple Crown (Tríplice Coroa Havaiana), considerado o segundo maior título do surfe profissional, se tornando assim o primeiro brasileiro a conquistá-lo.

Em 2017 foi vice-campeão mundial de surfe em uma batalha contra o seu grande rival John John Florence, após um inicio de temporada com uma lesão no joelho, Gabriel se recuperou durante a temporada, vencendo inclusive duas etapas consecutivas ( França e Portugal) no circuito mundial, chegando a Pipe Master como um dos postulantes ao titulo, após grandes baterias, Medina foi eliminado nas quartas de final do evento para Jérémy Flores, perdendo o titulo mundial para Florence.

Em 2018, fez um ano vitorioso, ganhando 3 etapas e se mantendo em boa posição nas demais, sagrou-se Campeão Mundial da WSL, derrotando nas semifinais o australiano Jordy Smith, assim repetindo a final de 2014 contra Julian Wilson, dessa vez foi vitorioso e pela primeira vez campeão do Pipe Masters, uma das maiores etapas do circuito mundial.

A temporada 2019 ficou marcada pelo vice campeonato em uma disputa com seu conterrâneo, o brasileiro Ítalo Ferreira. Durante a temporada, Medina conquistou 2 vitórias, sendo uma em J-Bay e a outra na piscina de ondas da qual já havia vencido no ano anterior. O brasileiro chegou a estar com a camiseta amarela, porém não foi bem na perna europeia, se envolvendo inclusive, em uma polemica com o também brasileiro Caio Ibelli durante uma bateria na etapa portuguesa da qual perdeu pontos por interferência e consequentemente viu Ítalo ultrapassa-lo no circuito. Na ultima etapa em Pipe, Medina praticou um surf quase perfeito, mas viu seu titulo escapar após ser vice campeão da etapa para o novo futuro campeão mundial Ítalo Ferreira.

Bicampeão Mundial de Surfe ]

Em 2018, durante o ano disputou o título com Felipe Toledo e Julian Wilson, sagrando-se campeão do WSL pela segunda vez na ultima etapa em Pipeline ao vencer o australiano Jordy Smith nas semifinais por 0,44 de diferença

Vida pessoal

Em 2015, começou a namorar sua amiga de infância, a modelo e também surfista Tayna Hanada. O relacionamento chegou ao fim em 2017, após dois anos juntos. Em abril de 2020, assumiu namoro com a modelo Yasmin Brunet.

Estatísticas e resultados

ASP World Championship Tour

Torneio/Etapa 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 Expandir2019

Vitórias

Número de vitórias no circuito Mundial: 14

Vitórias no ASP World Tour

Ano Evento Local/Praia País

2011 Rip Curl Pro Search São Francisco, CA Estados Unidos

2011 Quiksilver Pro France Soorts-Hossegor França

2014 Fiji Pro Tavarua, Namotu Fiji

2014 Quiksilver Pro Gold Coast Gold Coast, Queensland Austrália

2014 Billabong Pro Tahiti Teahupo'o Polinésia Francesa

2015 Quiksilver Pro France Soorts-Hossegor França

2016 Fiji Pro Tavarua, Namotu Fiji

2017 Quiksilver Pro France Soorts-Hossegor França

2017 Moche Rip Curl Pro Portugal Peniche Portugal MEO Rip Curl Pro, Peniche

2018 Tahiti Pro Teahupo'o Teahupo'o Polinésia Francesa Tahiti Pro Teahupoo, Teahupo'o, Tahiti

2018 Surf Ranch Pro Califórnia (Ondas Artificiais) Estados Unidos

2018 Bilabong Pipeline Master Hawai Havaí Billabong Pipeline Masters, Banzai Pipeline

2019 Corona Open J-Bay África do Sul África do Sul Corona Open J-Bay, Jeffreys Bay

2019 Freshwater Pro Califórnia (Ondas Artificiais) Estados Unidos

Conquistas e honrarias

2009

Maresia Surf International, Florianópolis (Brazil) (WQS)

2011

Super Surf International, Imbituba (Brazil) (WQS Prime)

Airwalk Lacanau Pro Junior, Lacanau (França) (WQS)

Sooruz Lacanau Pro, Lacanau (França) (WQS)

San Miguel Pro, Zarautz (País Basco) (WQS)

Quiksilver Pro France, Hossegor (França) (WCT)

Rip Curl Pro Search, São Francisco CA (EUA) (WCT)

2012

Nike Lowers Pro, Trestles CA (EUA) (WQS Prime)

2013

Mundial Pro Júnior, Praia da Joaquina, Santa Catarina, Brasil

2014

Campeão mundial do WCT

2015

Quiksilver Pro France, Hossegor França (WCT)

Vans Triple Crown (Tríplice Coroa Havaiana), North Shore, Oahu, Havaí

2018

Bi Campeão Mundial WSL

Recordes

2012 - Segundo surfista a realizar o back flip, um mortal de costas.

2016 - Primeiro surfista a realizar o back flip em uma etapa oficial (WCT).

EM 2019 - Gabriel Medina competiu contra Italo Ferreira e ficou com o Vice campeonato do Mundo e Gabriel Medina também se pronunciou sobre a final. “Eu quero agradecer a todos que torceram por nós, para o Brasil”, disse ele. “Essa onda é realmente especial e consegui surfar bons tubos. Na final não tive muita chance, mas contra do John John (Florence) veio bastante onda boa e foi muito especial, porque ele é um dos melhores do mundo e gosto muito de competir com ele. Quero agradecer também todos os locais daqui, por nos deixarem surfar essa onda. Esse é um dos meus lugares favoritos no mundo, estou orgulhoso com meu desempenho e já ansioso para o próximo ano”.