CURRICULUM VITAE DO TADEU BAHIA

1. PERFIL PROFANO

Antônio TADEU BAHIA Menezes – 1951(05 de outubro) – Baiano, de Salvador, filho de Joaquim Cunha Menezes e Ana Bahia Menezes, ambos santamarenses. É escritor e historiador com livros publicados no gênero de poesia, o primeiro OS JOVENS PEDEM PASSAGEM, lançado em 1974, com prefácio do escritor baiano e amigo JORGE AMADO; foi colaborador assíduo das páginas literárias dos jornais A TARDE, TRIBUNA DA BAHIA, O POVO (Ceará), O SACO (Ceará), Jornal JUCAR (Juventude Católica de Amélia Rodrigues), O TRARIPE e O XODÓ (Amélia Rodrigues/BA) e do ex-JORNAL DA BAHIA onde se firmou desde meados da déca-da de 1960. Foi apresentador de diversos livros de poesias de autores baianos contemporâneos, fez prefácios e comentários de livros de Filosofia, Literatura e História, inclusive no “CENTRO DE ESTUDOS PENSAMENTO E AÇÃO - CEPA”, na década de 1980, sob orientação do Prof. Germano Machado, prefaciou em 2016 a Coletânea Poética “O HOMEM, O TEMPO E A POESIA” do escritor, poeta e cordelista José Rodrigues Filho e no ano de 2018 prefaciou o livro “ELEMENTAR DE MIRABILIBUS ET MYSTERIIS” da autoria do escritor e notável poeta ubairense Ir.’. Márcio Della-Cella. Também realizou trabalhos na área da Arqueologia sob a supervisão e companhia constante do eminente Professor e Arqueólogo baiano IVAN DÓREA SOARES, oportunidade em que foi Consultor de História do “CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA HISTÓRIA”, logo depois, Consultor de Filosofia do CENTRO DE ESTUDOS E CIÊNCIAS HUMANAS, com trabalhos publicados naquela área, onde ocupa o cargo de Conselheiro de Editoração. Atualmente é Editor Chefe e Assessor de Produção Literária da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/BA.

Historiador e memorialista, com diversos trabalhos na área de História, Filosofia e Ensaios Biográficos de autores baianos, como por exemplo: a escritora, cordelista, compositora e poetisa santamarense MABEL VELLOSO; o romancista, cineasta e também pioneiro do Cinema na Bahia ALEXANDRE ROBATTO FILHO; o poeta e pensador JAIR GRAMACHO; os poetas GREGÓRIO DE MATOS E GUERRA, GILFRANCISCO DOS SANTOS, PAULO GARCEZ DE SENA, com incursões sobre o EUCLIDES DA CUNHA, de quem é um dos descendentes pelo lado materno, nas terras de Santo Amaro da Purificação/BA, também elaborou estudos filosóficos sobre o VOLTAIRE, NIETZSCHE e o HORÁCIO que foram publicados com distinção através da imprensa e da Internet. No ano de 2010 produziu o CD Net-Literário intitulado “A ESQUIZOFRENIA EM FERNANDO PESSOA”, oportunidade em que também encaminhou exemplares do citado CD às Universidades de Lisboa/Portugal e Ilhas dos Açores. No momento, já está cuidando da segunda edição que ainda está sem data programada.

No ano de 2017 lançou o seu primeiro livro individual, “GREGÓRIO DE MATOS E VOLTAIRE, O BARROCO E O ILUMINISMO NA BAHIA”, com 300 páginas, através da Editora Becalete, em São Paulo/SP, prefaciado pelo nosso Ir.’. José Rodrigues Filho, Mestre Maçom, membro ativo da Loja Maçônica Luz do Recôncavo, do Oriente de Amélia Rodrigues, da Grande Loja do Estado da Bahia – GLEB, cuja Primeira Edição acaba de ser ESGOTADA. O citado livro foi lançado no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHBA e em inúmeras cidades e Lojas Maçônicas do interior do Estado, com todo o sucesso. Dado o reconhecimento pleno da sua obra literária pelos Membros do Conselho do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, foi indicado para ser “Sócio Efetivo” daquele Instituto, quando tomou posse no dia 16 de Maio de 2017. Meses depois, também foi indicado pelo Ir.’. Israel Medrado para tomar parte na Academia Maçônica de Artes e Letras da Bahia – AMALBA, sendo o seu nome aceito pelos demais Acadêmicos, quando tomou posse como “Membro Efetivo” daquela Academia Maçônica de Letras em 17 de Novembro de 2017, na Cadeira 16, que tem como Patrono o Ir.’. Rui Barbosa, reconhecido Jurista baiano de projeção nacional e internacional. No ano de 2018 foi convidado para ser o Palestrante quando das comemorações dos 15 Anos de fundação do “Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana”, substituindo o Prof. Dr. Edvaldo Boaventura que havia falecido naquela semana em Salvador, atribuição que cumpriu com elegância e maestria, sendo muito aplaudido por todos os presentes. No mês de Dezembro de 2018 fez o lançamento do seu segundo livro individual, intitulado “VERSOS SACANAS E GOSOZOS ESCRITOS ANTES DE DORMIR”, prefaciado pelo reconhecido Jornalista baiano, Mestre em Comunicação, o Escritor e Professor Universitário Derval Gramacho, e apresentado pelo nosso poderoso e respeitável Ir.’. Márcio Della-Cella, membro ativo da Loja Delta Ubairense Nº 165 – GLEB, Oriente de Ubaíra – BAHIA. O citado livro consta de 400 (quatrocentas) páginas, ricamente ilustradas, tratando sobre temas existenciais e maçônicos, sendo relançado no ano seguinte, em Abril de 2019, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHBA. É também Artista Plástico, através da Escola de Belas Artes da UFBA, com Exposição programada para o mês de Abril de 2020 no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia com o tema “Igreja de São Francisco”.

Ainda na vida profana, foi funcionário concursado da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia – SEC, onde laborou de 1974 até 1981. Exerceu atividades na antiga TELEBAHIA, do Grupo TELEBRÁS durante o período de 1977 a 1979. Logo após prestou concurso para o antigo Instituto Nacional de Previdência Social – INPS, hoje INSS, no ano de 1980, quando foi aprovado, exercendo as suas atividades no antigo Setor de Serviços Gerais, hoje Serviço de Logística, onde ocupou cargos de Chefia, depois de rápida passagem pelo Setor de Treinamento, foi ser Chefe de Atividades de Apoio da Superintendência Regional do ex-INPS em Salvador, tendo trabalhado com vários Superintendentes, até que prestou Concurso Interno para a Auditoria do INSS, sendo aprovado, exercendo as suas atividades durante o período de dezembro de 1991 até fevereiro de 2003, não somente nesta Capital e interior, bem como em outros Estados da Federação em incessantes trabalhos de Auditoria Interna e Externa. No início do ano de 2003 foi exercer as suas atividades na Corregedoria Regional do INSS na Bahia, subordinada à Corregedoria Geral da União – CGU, em Brasília/DF, sob a Chefia Imediata do Dr. Jorge Hage, quando presidiu inúmeras Comissões de Processo Administrativo Disciplinar – PAD, Comissões de Sindicâncias Administrativas Disciplinares, bem como Processos Disciplinares Sumários, realizando inúmeras Cartas Precatórias etc:. não somente em Salvador mas em cidades do interior e ainda em outros Estados, trazendo bons frutos para aquela Corregedoria Regional, com a de-missão de servidores que exerciam atividades escusas no âmbito do Instituto Na-cional do Seguro Social, ou ainda suspendendo outros servidores pela prática de ilícitos menores, procurando trazer, através o exercício do seu trabalho na Corregedoria Regional do INSS, o respeito e a credibilidade devidas ao Instituto Nacional do Seguro Social, tendo exercido as suas atividades naquela Corregedoria Regional até o dia 01 de março de 2012, aposentando-se aos 60 anos de idade, tendo recebido naquela ocasião uma Placa Comemorativa pelos seus anos de trabalho, bem como profícua contribuição e sobretudo dedicação à causa pública. É casado desde 28 de janeiro de 1989, com a senhora Sueli Rocha Lopes Bahia Menezes, com quem convive feliz até os dias de hoje. Atualmente reside em Salvador, com frequentes viagens à propriedade rural da Família da sua esposa, no sul da Bahia.

2. PERFIL MAÇÔNICO

Foi iniciado na Maçonaria em 23 de agosto de 1993, na Loja Maçônica Cavaleiros da Fraternidade – 1353, do Grande Oriente Estadual da Bahia – GOEB, praticando o REAA, CIM n. 174.302, tendo como padrinho o Ir:. Arudi Soares de Castro, Grau 33, antigo colega do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, sendo o Venerável Mestre naquela época o Ir:. Henrique Dias. Na data de 19 de maio de 1994 foi elevado ao Grau de Companheiro Maçom e somente em 30 de setembro de 1995 é que foi elevado ao Grau de Mestre Maçom, sendo elevado ao GRAU 33 - GRANDE INSPETOR GERAL em 26 de Novembro de 2016, sob a Patente Nº 256601-4. No Tribunal de Justiça Maçônico do GOEB ocupou o cargo de Juiz, sob a presidência do Eminente Ir:. Sílvio de Souza Cardim, ex - Grão Mestre Estadual, durante o período de 1998 até 2008, quando então ocupou cargo de Conselheiro, no Conselho Estadual, durante o período de 2008 a 2011, sob a presidência do então Grão Mestre Adjunto, Ir:. Nelson do Amaral, tendo retornado aos quadros do Tribunal de Justiça Maçônico em 2012. Atualmente, além de frequentar a sua Loja Cavaleiros da Fraternidade – 1353, também fez parte dos quadros da Loja Amor e União – 3984, Ritual de Emulação do Rito de York, desde o ano de 2010 até abril de 2015. Desde o mês de dezembro 2011 também faz parte do Supremo Grande Capítulo Amor e União n. 71 dos Maçons do SAGRADO ARCO REAL no Brasil, ambos pertencentes ao Oriente de Salvador – Bahia, estando afastado das atividades do ARCO REAL durante todo o ano de 2015, em virtude de ter pedido LICENÇA por motivo de saúde. Foi Vice-Presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MAÇÔNICO do GOEB no período de 2013 até 2014 e exerceu o múnus de Presidente do citado TRIBUNAL DE JUSTIÇA desde Abril de 2014 até 2016 quando da posse do Ir.’. WASGHINTON J. LARANJEIRAS BORGES na citada Presidência, quando se afastou por motivos de saúde, quando em Agosto de 2016 realizou uma delicada Cirurgia para a retirada de um “Câncer Maligno na Cabeça do Pâncreas”, e ainda outra cirurgia, esta a “Cirurgia de Derivação no Fígado”, tendo “Alta” das citadas cirurgias somente no mês de Maio de 2018. Atualmente, graças ao GADU, está em plena fa-se de recuperação, embora já tenha retornado cheio de saúde e garra às suas ati-vidades profanas e maçônicas. Solicitou Licença e Afastamento das suas ativida-des maçônicas durante todo o Ano de 2019 – por escrito - da sua Loja Maçônica Cavaleiros da Fraternidade Nº 1353, quando renunciou em 2019 aos cargos de Venerável Mestre e logo depois de Primeiro Vigilante, bem como solicitou Licença por escrito das suas atividades dos Altos Corpos, em virtude de estar realizando o Curso de Gerenciamento Estratégico e Inteligência Estratégica – GEIE em Pós Graduação, e logo a seguir o Curso de Estudos de Planejamento Estratégico – CEPE/2019 através da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/BA, sendo aprovado com louvor, já fazendo parte ativa da respeitável Escola Superior de Guerra – ESG onde ocupa o cargo de Assessor de Produções da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/BA.

TADEU BAHIA
Enviado por TADEU BAHIA em 03/05/2020
Reeditado em 03/05/2020
Código do texto: T6936284
Classificação de conteúdo: seguro