CARLOS TELES SATTLER

Carlos Teles Sattler nasceu em Aracaju, em oito de março de 1921. Filho de Carlos Frederico Sattler, austríaco, naturalizado brasileiro e dona Maria Teles Sattler, natural de Maruim, no estado de Sergipe. Carlos Frederico Sattler imigrou da Áustria para o Brasil na época da Primeira Grande Guerra, era engenheiro elétrico e por muitos anos administrou os Serviços de luz e Força de Aracaju, entidade encarregada de fornecer energia elétrica para a cidade.

Carlos Teles Sattler casou-se com Lúcia Viana Barreto Sattler, e do casamento nasceram os filhos Carlos Augusto Barreto Sattler, Vera Lúcia Barreto Sattler Lima e Adelina Barreto Sattler Vieira, que lhe deram netos e bisnetos.

FORMAÇÃO ESCOLAR

Após aprender as primeiras letras com sua genitora, que o preparou para o início da leitura, da escrita e da aritmética, Carlos Teles Sattler estudou no Colégio Salesiano, em Aracaju, frequentando o curso primário, até o segundo ano. Prosseguiu os estudos no Colégio Tobias Barreto, que era dirigido pelo exemplar educador sergipano Professor José de Alencar Cardoso, conhecido por Professor Zezinho.

Carlos Teles Sattler contou com o incentivo da então Professora da Língua Portuguesa, Áurea Zamor Melo, uma das mais importantes Professoras de Sergipe. Concluiu o curso primário e foi aprovado no “Exame de Admissão ao Ginásio” e continuou no mesmo Colégio Tobias Barreto até a conclusão dos estudos secundários. Ingressou, então, no Curso de Contabilidade da Escola de Comércio Conselheiro Orlando, que funcionava na Rua Duque de Caxias, 551, em Aracaju.

Durante seu período de estudo no Colégio Tobias Barreto e na Escola de Comércio (1930 a 1942) foi aluno de grandes professores, dentre estes, ele fazia questão de mencionar: João Perez Garcia Moreno, (Historia Natural); José Rollemberg Leite, (Física); José Santos Melo e Áurea Zamor Melo, (Português); Luiz Figueiredo Martins, (Geografia); Napoleão Dórea, (Desenho); Francisco Portugal, (idiomas Inglês e Francês); Felte Bezerra, (Geografia); Artur Fortes, (História); Francisco Bragança (Química) e José Augusto da Rocha Lima, (Latim).

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Carlos Teles Sattler iniciou as suas atividades profissionais como Contador da Cooperativa Sergipense de Laticínios – CSL, onde permaneceu de 1941 até 1947.

Trabalhou como contador, de 1947 até 1949, na empresa multinacional Shell, no estado de Sergipe, unidade empresarial representada pelo sergipano João Gama da Silva.

Em 22 de agosto de 1949, pela experiência acumulada em contabilidade, Carlos Teles Sattler foi contratado como gerente da filial da empresa White Martins, em Aracaju, onde trabalhou por mais de 34 anos, aposentando-se em dois de maio de 1984.

Carlos Teles Sattler costumava ressaltar como uma grande conquista, para a época, o fornecimento de Gás e equipamentos para a Companhia Hidroelétrica do São Francisco, quando da construção da Usina de Paulo Afonso 4 (quatro). Mencionava, também, o fato de haver incentivado a empresa a implantar, na cidade de Paulo Afonso, uma Planta de industrialização de gás, para baratear os custos e criar empregos no Nordeste.

VIDA MAÇÔNICA

Carlos Teles Sattler ingressou na Loja Maçônica Cotinguiba em 26 de abril de 1952, a convite do maçom Benilde Dias Vieira, em sessão presidida pelo Venerável Constâncio Vieira.

Já iniciado nos sagrados preceitos maçônicos, foi galgando todos os interstícios da evolução maçônica simbólica e filosófica, elegendo-se Venerável pela primeira vez em 1965, para o biênio 1965/1966, repetindo a gestão por mais dois mandatos consecutivos. Posteriormente, Carlos Teles Sattler dirigiu a Loja Maçônica Cotinguiba por mais quatro mandatos, perfazendo um total de sete mandatos de Venerável.

Na Maçonaria, Carlos Teles Sattler ficou conhecido e gostava de ser chamado por “CARLITO”. Durante sua vida maçônica, impulsionada por seu grande idealismo, capacidade de trabalho e liderança, a Maçonaria sergipana esteve envolvida em muitos causas sociais como na ajuda ao Leprosário Lourenço Magalhães, ao Asilo Rio Branco, à Liga Sergipense Contra o Analfabetismo. Nas dependências da Loja Cotinguiba, criou cursos de Datilografia, Corte e Costura para atender aos mais carentes.

MAÇONARIA E A IGREJA CATÓLICA

Em uma das gestões de Carlos Telles Satller, como venerável, foi dado um passo muito importante para a convivência da Maçonaria com a Igreja Católica. A Loja Cotinguiba convidou D. Luciano Cabral Duarte para fazer uma conferência naquela loja. O Arcebispo afirmou ser o convite honroso para ele, mas que só aceitaria se fosse autorizado pela Igreja Católica e que este pedido deveria ser feito diretamente pela Maçonaria. Assim, tendo a autorização da Igreja Católica de Roma, D. Luciano José Cabral Duarte foi o primeiro Arcebispo no mundo a falar, oficialmente, em um Templo Maçônico, tendo proferido em 29 de maio de 1969, na Loja Maçônica Cotinguiba, a conferência com o tema “Maçonaria – Catolicismo com as bênçãos do grande Arquiteto do Universo”.

Em 10 de novembro de 1972, a Loja Maçônica Cotinguiba completava o seu Centenário. Carlos Teles Sattler era o Venerável e coube a ele a responsabilidade pela realização do evento comemorativo. Como parte da programação, “Carlito” designou uma comissão, sob sua presidência, composta por Dr. Marcos Ferreira de Jesus, delegado do Grande Oriente do Brasil em Sergipe e por Dr. José Francisco da Rocha, orador da Loja, para convidar D. Luciano José Cabral Duarte, arcebispo de Aracaju, a proferir uma palestra. Assim D. Luciano proferiu no templo Maçônica da Loja Cotinguiba, a palestra “A Bem Aventurança de Jesus”.

HOMENAGENS

Durante sua trajetória de vida, Carlos Teles Sattler recebeu inúmeras homenagens por relevantes serviços prestados à Maçonaria e ao Estado de Sergipe.

Em onze de novembro de 2015, foi homenageado em sessão solene da Loja Cotinguiba, ocasião em que, o escritor e presidente da Academia Sergipana de Letras de Sergipe, Dr. José Anderson Nascimento lançou o livro da série VULTOS DA MAÇONARIA, com o título CARLOS TELES SATTLER.

Mais recentemente, em 11 de agosto de 2018, o professor e membro da Academia Sergipana de Letras, Dr. Domingos Pascoal, organizou a “IV Antologia Literária Loja Maçônica Cotinguiba, sendo este trabalho em homenagem a Carlos Teles Sattler, “97 anos de vida e 65 anos de Maçonaria”. Esta Antologia foi lançada em emocionante sessão no auditório da UNIT, contando com a presença do homenageado. Na oportunidade, aplaudido de pé, agradeceu a professores, estudantes e a todos os envolvidos neste grande trabalho literário, e concluiu dizendo: “Quero agradecer, de coração, a homenagem que vocês estão prestando a mim. Para mim é a maior alegria da vida eu estar aqui presente, porque amigos como vocês, só vocês. Quero agradecer a todos indistintamente e esperar, com as graças de Deus, que vocês alcancem o que eu alcancei até hoje. Obrigado”.

Em vinte e dois de março de 2019, pouco depois de completar 98 anos de vida, Carlos Teles Sattler, após algum tempo hospitalizado, veio a falecer em Aracaju.

Aracaju, 25 de outubro de 1919

José Teles de Menezes Sobrinho.

Breve biografia.

Dados obtidos:

Em entrevistas com familiares e amigos

Pesquisa nos livros:

Olhares sobre A LOJA MAÇONICA COTINGUIBA – José Anderson Nascimento

CARLOS TELES SATTLER da série VULTOS DA MAÇONARIA - José Anderson Nascimento.