SEGURAAAAAAAAAAAA PEÃOOOOOOOOOOOO!!!!

A NOSSA HOMENAGEM AO ASA BRANCA QUE INOVOU ASSISTIR UM RODEIO EM BARRETOS... OU EM QUALQUER RODEIO... PELO BRASIL!!!

Waldemar Ruy dos Santos (Turiúba, 19 de abril de 1962 — São Paulo, 4 de fevereiro de 2020), conhecido como Asa Branca, foi um locutor profissional de rodeios e cantor brasileiro.

Considerado um dos mais notórios locutores de rodeios do país, faleceu em 4 de fevereiro de 2020 em decorrência de um câncer na garganta.

Carreira

Asa Branca começou a carreira nas arenas montando em touros bravos.

A carreira de peão de boiadeiro foi interrompida após um acidente, quando o chifre de um boi chegou a perfurar seu pulmão, a partir disso se tornou locutor profissional.

Uma das suas principais características nesta profissão foi a sua habilidade com o microfone e a capacidade de inovar sempre, como levar o microfone para dentro das arenas, trazendo assim mais emoção ao público dos rodeios.

Inovou, também, nas aberturas de rodeios com atrações e apresentações especiais como a presença do cavalo e do helicóptero.

Investiu muito no profissionalismo desse esporte, envolvendo-se com política para garantir os direitos dos atletas.

Em Barretos, apresentou o então candidato à presidência do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, à uma plateia que aguardava sua apresentação na festa.

Neste dia o rodeio ganhou mais força política e se tornou um dos esportes mais praticados em nosso país.

Asa Branca também fez sucesso na TV, onde apresentou o Som Brasil e o especial Amigos, na Rede Globo, e teve participações em novelas como Mulheres de Areia e Rei do Gado, também da Rede Globo.

Marcou presença em diversos programas de TV e rádio, como Domingo Legal (SBT), Domingão do Faustão (Globo), Hebe (SBT), Domingo Show (Record), Silvia Poppovic (Band), dentre outros.

Em 2013, foi hospitalizado por 83 dias devido a uma neurocriptococose, popularmente chamada "doença do pombo", que atinge o sistema nervoso.

Chegou a ser submetido a seis cirurgias no cérebro, mas venceu a doença e retornou aos rodeios em 2014.

Por causa da neurocriptococose, Asa Branca adquiriu a meningite bacteriana e hidrocefalia.

Para controlar as doenças, necessita tomar remédios todos os dias e ir frequentemente ao médico para realização de exames.

Enfrentou, desde 2017, um câncer na garganta, passando por várias sessões de radioterapia.

A doença progrediu atingindo estado terminal.

O documentário A Última Lenda dos Rodeios, uma produção da Veja e Kurundu Filmes, lançado em 26 de agosto de 2018, no encerramento da Festa do Peão de Barretos, retrata a vida do locutor.

A produtora Sentimental Filmes, em parceria com a Querosene Filmes e a Universal Pictures, lançou, em 2018, o filme Asa Branca – A Voz da Arena. Sob a direção de Guga Sander, o longa conta a história de Asa Branca.

Morte

Além de ser portador do HIV desde 2007, Asa Branca foi diagnosticado, em 2017, com câncer na garganta.

Numa entrevista concedida à Veja, afirmou que seus problemas de saúde "eram resultado da prática e do incentivo à violência contra bois e cavalos".

O locutor foi internado em 2 de fevereiro de 2019 em estado crítico, segundo uma nota divulgada pela família.

No entanto, em 4 de fevereiro de 2020, o quadro se agravou e o locutor veio a falecer no Instituto do Câncer, em São Paulo.

Nota do divulgador:- Nem todos são fãs de Rodeio, pois a Associação de proteção aos animais busca acabar com tais mal tratos aos cavalos e bois que são usados nos rodeios!!!! Até mesmo Asa Branca no fim de sua carreira tomou partido em prol da Associação de Proteção aos animais querendo acabar com os Rodeios!!!!