ESSA MERECE TODO NOSSO RESPEITO: REGINA BLOIS DUARTE!!!!

Regina Blois Duarte (Franca, 5 de fevereiro de 1947) é uma atriz e diretora de teatro brasileira. Estreou em 1965 na TV Excelsior, onde começou em papeis menores até se tornar protagonista de novelas como Anjo Marcado, Legião dos Esquecidos e O Terceiro Pecado. Em 1969, devido a crise financeira na emissora que levou-a falência pouco tempo depois, transferiu-se para a Rede Globo e fez dezenas de personagens marcantes, como em Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Vale Tudo, Roque Santeiro, Rainha da Sucata e Malu Mulher, além da trilogia das Helenas em obras de Manoel Carlos – História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida. Em 29 de janeiro de 2020, foi confirmada para o cargo de secretária especial da Cultura do Brasil do governo de Jair Bolsonaro.

Primeiros anos

Filha do militar cearense Jesus Nunes Duarte e da pianista Dulce Blois (natural de Pelotas, Rio Grande do Sul), Regina nasceu na cidade de Franca, estado de São Paulo. Tem cinco irmãos: Maria Lúcia, Cláudio, José, Flávio e Teresa.

Viveu dos seis aos dezoito anos em Campinas. Sua carreira teve início aos quatorze anos de idade como atriz amadora no grupo TEC (Teatro do Estudante de Campinas).

Estreou interpretando a Compadecida em A Compadecida, de Ariano Suassuna. Participou da montagem de Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, Rapunzel, Natal na Praça e O Tempo e os Conways, de Priestley, e Via Sacra, de Ghéon.

Em 1964 apareceu em cartazes para uma campanha de sorvetes. Em seguida, fez anúncio para a televisão de uma marca de refrigeradores.

Sua formação inclui aulas de balé clássico com Mozart Xavier, declamação com Maria Silvia Ferraz Silva e um curso de três meses com Eugênio Kusnet sobre o método Stanislavski.

Carreira como atriz

Regina em 2010.

Regina estreou em 1965 na TV Excelsior, atuando na telenovela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, sob a direção de Felipe Duarte de Jesus, e no teatro, no mesmo ano, sob a direção de Antunes Filho na montagem de "A Megera Domada", de Shakespeare. Durante sua carreira na TV Excelsior (1965-1969), interpretou personagens marcantes, como a jovem Inesita, sua primeira protagonista, em As Minas de Prata (telenovela) (1966); a dócil e ingênua Carolina em O Terceiro Pecado (1968); ou a extraterrestre Melissa em Os Estranhos (1969), seu penúltimo papel na emissora.

Em 1969, devido uma grave crise financeira, a TV Excelsior foi obrigada a dispensar diversos atores, incluindo Regina, sendo que a emissora faliu meses depois.

Naquele mesmo ano a atriz assinou com a Rede Globo para protagonizar Véu de Noiva, sob a direção de Daniel Filho.

Em seguida, em meados de 1970, interpretou a doce Ritinha, em Irmãos Coragem, um marco em sua carreira.

Ganhou a alcunha de Namoradinha do Brasil quando fez a telenovela Minha Doce Namorada, em 1971, interpretando a orfã Patrícia, na TV Globo. Em seguida interpretou a escultora Simone Marques, em Selva de Pedra (1972).

Um grande marco em sua carreira, principalmente por ser a primeira trama a bater 100% de audiência em todo o país. Depois, vieram outras mocinhas, como a aeromoça Cecília em Carinhoso (telenovela).

No meio da trama, Regina descobriu estar grávida de Gabriela Duarte, porém teve que esconder sua gravidez da imprensa, já que não era conveniente para sua personagem engravidar.

Por isso, sua personagem passou a aparecer apenas em plano fechado e a trama foi encurtada em dois meses.

Na época, Regina estava insatisfeita com a alcunha de “Namoradinha do Brasil”, já que este título a aprovisionava apenas em interpretar as heroínas das novelas, não a possibilitando interpretar outros papéis.

Em 1975, disposta a romper o título que era vinculado à sua imagem, fez a prostituta Janete em “Réveillon”, um divisor de águas em sua carreira teatral. A imagem de Namoradinha do Brasil foi se rompendo os poucos.

Começou com a atuação na telenovela Nina, em 1977, consolidando-se de vez o fim da imagem de Namoradinha do Brasil com o seriado Malu Mulher, de 1979, onde interpretava uma mulher divorciada e independente, levando diversos grupos conservadores a protestarem.

Em 1979 apresentou o especial Mulher 80, que trazia entrevistas e musicais sobre o papel feminino na sociedade.

Entre 1984 e 1985 deixou a Globo para protagonizar o seriado Joana na Rede Manchete, uma vez que desejava há muitos anos trabalhar com Manoel Carlos, o autor da obra.

Viveu personagens antológicos na TV como a Simone Marques de Selva de Pedra (1972), a Malu do seriado Malu Mulher (1979/1980), a dupla personalidade Luana Camará/Priscila Capricce em Sétimo Sentido (1982), a politicamente correta Raquel Accioli em Vale Tudo (1988), a espalhafatosa Maria do Carmo de Rainha da Sucata (1990), a extravagante Viúva Porcina em Roque Santeiro (1985).

E além de ter sido a atriz que mais deu vida às Helenas de Manoel Carlos, nas novelas História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).

Em 2008 viveu a cômica Waldete Maria, uma mulher despachada, divertida, pragmática e sem papas na língua, na novela Três Irmãs.

Em 2011, Regina retornou à TV em um papel de destaque, a enigmática e fútil ricaça Clô Hayalla no remake de O Astro.

De acordo com a própria Regina, Clô é um dos papéis mais marcantes e importantes de sua carreira, já que foi uma das poucas vilãs que a atriz interpretou em novelas.

Em 2014, a atriz é anunciada no elenco de Boogie Oogie, porém desiste do papel na novela.

A expectativa era que a atriz interpretasse a avó da protagonista (papel de Ísis Valverde) e repetisse par romântico com Lima Duarte, com quem contracenou em Roque Santeiro.

No mesmo ano, faz uma participação especial em Império, novela de Aguinaldo Silva, no papel de Maria Joaquina, uma compradora de diamantes que participa dos quatro primeiros capítulos da trama.

Ainda em 2014, é anunciada no elenco de Sete Vidas, no papel de uma homossexual.

Em 2017, fez uma participação especial como ela mesma na novela "Pega Pega".

Viveu a personagem Madame Lucerne na novela Tempo de Amar.

Em 29 de janeiro de 2020, foi confirmada para o cargo de secretária especial da Cultura do Brasil do governo de Jair Bolsonaro.

Em função de exercer uma secretaria de governo, o contrato com a Rede Globo foi suspenso.

Atuação política

Regina Duarte

Secretária Especial da Cultura do Brasil

Período Data da nomeação ainda a ser divulgada

Presidente Jair Bolsonaro

Antecessor José Paulo Soares Martins (interino)

Dados pessoais

Nome completo Regina Blois Duarte

Nascimento 5 de fevereiro de 1947 (72 anos)

Franca, SP

Nacionalidade brasileiro

Religião católico romano

Profissão dramaturgo

Nas eleições municipais para prefeito de São Paulo, ao apoiar Fernando Henrique Cardoso, a atriz Regina Duarte gravou um comercial pedindo a união da esquerda para combater o então candidato conservador Jânio Quadros.

Na prática, isso representou uma campanha pelo voto útil, em desfavor de Eduardo Suplicy, do Partido dos Trabalhadores, terceiro colocado na disputa.

Em 2002, Regina, ao lado de Raul Cortez e outros artistas, apoiou o candidato José Serra.

Causou polêmica quando gravou depoimento, usado no horário eleitoral gratuito, afirmando ter medo do que o candidato adversário, Lula, faria na presidência, caso fosse vitorioso.

Ela mencionava um suposto retrocesso para com a economia brasileira e um aumento na inflação devido a notória oposição do PT ao Plano Real.

O seu medo era também sentido por outros setores da sociedade, em especial o empresariado e o mercado financeiro, apesar de o candidato Lula ter assinado documento em que se comprometia a não fazer grandes mudanças na área econômica.

Por causa desse depoimento, Regina foi duramente criticada por outros artistas, que não consideravam saudável um ator se envolver em política, o que poderia respingar em sua imagem durante algum trabalho.

Em 2006 Regina Duarte ratificou sua posição e, em entrevista à revista IstoÉ Gente, afirmou:

"Nunca me arrependi do que disse. O PT foi muito agressivo, dono da verdade. Hoje, estou profundamente triste, porque amo o meu país. As pessoas devem pensar melhor no voto com esta nova chance!!! " (em referência às eleições presidenciais daquele ano).

Regina Duarte apoiou publicamente os ruralistas, na questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no Estado de São Paulo.

Ela e o marido, Eduardo Lippincott, são criadores de gado da raça Brahman, em Barretos, na região de Ribeirão Preto, no norte de São Paulo.

Em outubro de 2018 apoiou Jair Bolsonaro na sua candidatura à presidência do Brasil, que foi eleito e assumiu o cargo em 1 de janeiro de 2019.

Em janeiro de 2020, Bolsonaro a convidou para assumir a Secretaria Especial da Cultura, substituindo Roberto Alvim.

O presidente avaliou a possibilidade de recriar o Ministério da Cultura, extinto por ele assim que assumiu a presidência, quando foi criada a Secretaria Especial da Cultura. Esta, por sua vez, foi vinculada ao Ministério do Turismo em novembro de 2019, medida que foi elogiada pela atriz.

Em 29 de janeiro de 2020, Regina anunciou que aceitou o convite de Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial da Cultura.

Vida pessoal

Regina foi casada entre 1969 e 1975 com o engenheiro Marcos Flávio Franco Cunha, com quem teve dois filhos, o diretor André Duarte (1970) e a atriz Gabriela Duarte (1974).

Regina atuou com a filha em três ocasiões: nas telenovelas Por Amor e Top Model, onde interpretaram igualmente mãe e filha, e na minissérie Chiquinha Gonzaga, onde dividiram o mesmo papel em fases diferentes.

Em 1976 começou a namorar o diretor Daniel Filho, com quem foi casada entre 1978 e 1979.

Entre 1980 e 1982 namorou o publicitário argentino Daniel Gómez, com quem teve seu terceiro filho, o cineasta João Gomez.

Em 1983 se casou com o diretor Del Rangel, permanecendo até 1995.

Em 2000 começou a namorar o fazendeiro Eduardo Lippincott, com quem mantém uma união estável desde então.

Foi agraciada com a grã-cruz da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo em 5 de setembro de 2017.

Filmografia

Televisão

Ano Título Personagem Nota

1965 A Deusa Vencida Malu

A Grande Viagem Isabel Castilho

1966 As Minas de Prata Inesita Gusmão

Anjo Marcado Lilian Vergueiro

1967 Os Fantoches Elizabete Viana (Bete)

1968 Legião dos Esquecidos Regina Célia

O Terceiro Pecado Carolina Diniz (Carol)

1969 Os Estranhos Melissa

Dez Vidas Pompom Episódios: "5 de agosto–25 de setembro"

Véu de Noiva Andréa / Maria Célia

1970 Irmãos Coragem Rita de Cássia Maciel Coragem (Ritinha)

1971 Minha Doce Namorada Patrícia Lobato

Caso Especial Rosana Episódio: "1"

1972 Leah ben Henie Episódio: "Dibuk (O Demônio)"

Selva de Pedra Simone Marques / Rosana Reis

1973 Carinhoso Cecília da Costa

1974 Fogo sobre Terra Bárbara Gonzaga

1977 Despedida de Casado Estela Benedito

Nina Nina

1979–80 Malu Mulher Maria Lúcia Fonseca (Malu)

1979 Mulher 80 Apresentadora Especial de fim de ano

1982 Sétimo Sentido Luana Camará / Priscila Capricce

1983 Guerra dos Sexos Alma Episódio: "18 novembro"

1984–85 Joana Joana Martins

1985 Roque Santeiro Porcina da Silva (Viúva Porcina)

1986 Caso Especial Filha de Negro Léo Episódio: "Negro Léo"

1988 Vale Tudo Raquel Accioli

1989 Top Model Florinda Kundera Episódio: "18 de setembro"

1990 Rainha da Sucata Maria do Carmo Pereira

1993 Retrato de Mulher Várias Personagens

1994 Incidente em Antares Shirley Terezinha

1995 Irmãos Coragem Scarlett O'Hara

História de Amor Helena Soares

1996 Visita de Natal Moça com frio[37] Especial de fim de ano

1997 Por Amor Helena Vianna

1999 Chiquinha Gonzaga Chiquinha Gonzaga

O Belo e as Feras Lídia Episódio "Só o Amor Destrói"

2002 Desejos de Mulher Andréa Vargas

2003 Kubanacan Maria Félix Episódios: "12–18 de setembro"

2005 Sob Nova Direção Dona Irene Episódio "A Mensalista"

2006 Páginas da Vida Helena Camargo Varela

2008 Três Irmãs Waldete Bezerra / Verônica Ramos

2010 As Cariocas Maria Elisa Episódio: "A Adúltera da Urca"

Araguaia Antônia Maria Rangel (Antoninha)[38] Episódios: "27–28 de setembro"

2011 O Astro Clotilde Sampaio Hayalla (Clô)

2012 A Grande Família Juíza Noêmia[39][40] Episódio: "Só Lineu Salva"

2014 Império Maria Joaquina Braga[41] Episódios: "21–23 de julho"

2015 Sete Vidas Esther Viana[42][43]

2016 A Lei do Amor Suzana Rivera[44] Episódios: "8–9 de outubro"

2017 Pega Pega Ela mesma[45] Episódio: "1 de agosto"

Tempo de Amar Madame Lucerne / Catarina do Espírito Santo

Cinema

Ano Título Personagem Nota

1968 Lance Maior Cristina

1969 A Compadecida Compadecida

Quelé do Pajeú Noiva de Cesídio creditada como: "Regina D. Pariz"

1976 Chão Bruto Sinhana

1977 Parada 88, o Limite de Alerta Ana

1978 Daniel, Capanga de Deus Beatriz / Sandra

1981 El Hombre del Subsuelo Luisa dos Santos

1982 O Homem do Pau-Brasil Lalá

1983 O Cangaceiro Trapalhão Aninha

1984 São Bernardo Madalena Telefilme

1985 Além da Paixão Fernanda

1995 La Lona Boxeadora Curta-metragem

2000 Um Anjo Trapalhão Moça com frio

2003 Olga Del Volga Filme descontinuado

2012 Astro - Uma Fábula Urbana em um Rio de Janeiro Mágico Vizinha

2014 Gata Velha Ainda Mia Glória Polk[46][47]

2018 As Herdeiras Odilia

Teatro

Ano Título Personagem

1965 A Megera Domada

1967 Black-Out Adolescente

1969 Romeu e Julieta Julieta Capuleto

1971 Dom Quixote, Mula Manca e seu Fiel Companheiro

1975 Réveillon Janete

1978 O Santo Inquérito Branca Dias

1986 Miss Banana Bela Vieira

1992 A Vida É Sonho Segismundo

1999–01 Honra Norah

2004–09 Coração Bazar Sete personagens

2012–13 Raimunda, Raimunda Raimunda

2013–16 Bem vindo-estranho Jaki

2018 O Leão no Inverno Eleanor da Aquitânia

Direção

Televisão

Ano Título Nota

1974 Caso Especial Episódio: "A Cartomante"

Teatro

Ano Título

2012–13 Raimunda, Raimunda

2014 A Volta para Casa

2017–18 A Volta ao Lar

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado Ref

1966 Troféu Imprensa Melhor Revelação Feminina A Deusa Vencida Venceu

1968 Melhor Atriz Os Fantoches Venceu

1971 Irmãos Coragem Venceu

1972 Minha Doce Namorada Indicado

1973 Selva de Pedra Venceu

1974 Carinhoso Venceu

1975 Fogo Sobre Terra Indicado

1976 Selva de Pedra Indicado

1979 Prêmio APCA Melhor Atriz Malu Mulher Venceu

1980 Venceu

1985 Roque Santeiro Venceu

1986 Troféu Imprensa Melhor Atriz Venceu

1987 Indicado

1989 Vale Tudo Indicado

1991 Rainha da Sucata Indicado

1996 História de Amor Indicado

1998 Por Amor Indicado

1998 Prêmio Contigo! de TV Homenagem "Conjunto da Obra" Venceu

2003 Melhor Atriz Desejos de Mulher Indicado

Melhor Par Romântico (com Herson Capri) Indicado

2006 Prêmio IstoÉ Gente Personalidade do Ano "Carreira na TV"' Venceu

2011 Prêmio Quem de Televisão Melhor Atriz O Astro Indicado

2011 Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz Coadjuvante Indicado

2011 Troféu Mario Lago Homenagem "Conjunto da Obra" Venceu

2014 LA Indie Film Fest Melhor Atriz Gata Velha Ainda Mia Venceu

2015 Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Coadjuvante Sete Vidas Indicado

2018 Prêmio Shell de Teatro Melhor Atriz O Leão no Inverno Pendente

Prêmio Qualidade Profissional

2002 - pelo conjunto da obra (na atuação em "Desejos de Mulher")

Prêmio Globo de Melhor Atriz

1971 - por "Patrícia", de Minha Doce Namorada

Homenagens especiais

2012 - O que vi da Vida ( Fantástico ) ... Grande Atriz

Nota do divulgador:- Merece ser a Secretária Especial da Cultura Nacional com certeza!!!