O cartunista dos 500 milhões de dólares!!!!

O mestre criador de OS SIMPSONS E FUTURAMA

Matt Groening

Matt Groening na San Diego Comic-Con de 2010.

Nome completo Matthew Abram Groening

Outros nomes Matt Groening, Mad Groening, Bat Groening

Nascimento 15 de fevereiro de 1954 (65 anos)

Portland, Flag of Oregon.svg Oregon

Nacionalidade norte-americano

Fortuna Estável US$ 500 milhões

Progenitores Mãe: Margaret Ruth

Pai: Homer Philip Groening

Cônjuge Deborah Caplan (1986–1999)

Agustina Picasso (2011-)

Filho(s) Homer, Abe

Ocupação Cartunista, roteirista, produtor, animador, dublador

Principais trabalhos Os Simpsons

Futurama

Life in Hell

Disenchantment

Prémios Emmy

Reuben Award

Género literário Comédia

Magnum opus Futurama

Os Simpsons

Escola/tradição Tabor College

Albany College

Ideias notáveis Os Simpsons

Futurama

Life in Hell

Disenchantment

Religião Agnosticismo

Matthew Abram Groening ou simplesmente Matt Groening (Portland, 15 de fevereiro de 1954) é um cartunista, roteirista, produtor, animador e dublador norte-americano, criador das séries de televisão Os Simpsons, Futurama e da série Disenchantment. Atualmente, trabalha como consultor criativo de Os Simpsons.

É vegetariano, característica herdada por Lisa Simpson, uma de suas personagens. Declarou em uma entrevista de 1999 ser agnóstico.

Recentemente, tem-se creditado nos seus trabalhos ("Os Simpsons") como Bat Groening.

Vida pessoal

Enquanto estudava na Lincoln High School em Portland, Groening era o presidente do corpo de estudantes, Formou-se no Evergreen State College em Olympia (Washington).

Antes de trabalhar na televisão, Groening criou as tirinhas sindicalizadas Life in Hell, que ainda são impressas por vários jornais semanais e foram reunidas em uma antologia, organizada em livros como School is Hell, Love is Hell, Work is Hell e The Big Book of Hell. Uma antologia da série foi publicada no Brasil em 2016, com o nome Vida no Inferno.

Em 1988, trabalhou numa campanha publicitária para a Apple que contratou Groening para fazer as ilustrações para uma campanha publicitária dos computadores Macintosh, que era dirigida a estudantes universitários. Groening criou um cartaz intitulado "Rede no Inferno" para a marca. O serviço foi feito em troca de uma impressora da marca a LaserWriter.

Carreira

Os Simpsons

Life in Hell chamou a atenção do escritor-produtor de Hollywood James L. Brooks que, em 1985, entrou em contato com Groening propondo-lhe trabalho em uma futura série de animação da emissora Fox, a ser exibida no programa de variedades The Tracey Ullman Show.

Brooks, dono da Gracie Films, planejava uma simples adaptação dos personagens de Life in hell à nova série.

Groening então, temendo perder os direitos autorais sobre seu trabalho, decidiu-se por criar algo inteiramente novo, com uma típica família norte-americana como tema central.

Os nomes dos personagens da família Simpson

Ele rapidamente nomeou os principais personagens da família Simpson baseando-se em sua própria família. Pegou emprestado o nome de seus pais, Homer e Margaret (Marge) e de suas irmãs mais novas, Lisa e Maggie.

Groening também tem um irmão mais velho e uma irmã, Mark e Patty, mas estes foram deixados de fora da família Simpson principal. Já para o próprio Groening, colocar seu nome em um personagem seria muito óbvio então escolheu "Bart" de Bartholomew.

Não desejando envolver outro membro da família emprestando seu nome para um personagem de desenho animado, Groening recusou-se a batizar o pai de Homer e decidiu sair da sala.

Ao retornar, foi informado que os escritores deram o nome de Abraham ao personagem, coincidentemente o mesmo do avô de Groening. Groening também deu o nome de Homer e Abe e é o nome do Vovô Simpson para seus filhos.

O nome da mãe de Homer, Mona J. Simpson, foi criado pelo escritor e membro da equipe de criação, Richard James "Rich" Appel, como uma homenagem a sua esposa, a escritora Mona Simpson, irmã de Steve Jobs.

Outros nomes de personagens

Groening cresceu em Portland, no estado de Oregon e parece ter tirado de lá nomes para alguns personagens de Os Simpsons, como Flanders, Lovejoy, Powell, Quimby e Terwilliger, destes, todos são nomes de grandes ruas da cidade.

Futurama

Matt Groening começou a conceber Futurama em meados da década de 1990. Em 1996, ele recrutou David X. Cohen, então roteirista e produtor do Simpsons, para ajudar na criação do programa.

Os dois passaram um tempo pesquisando livros de ficção científica, programas de televisão e filmes antigos.

Quando apresentaram o projeto para a Fox em abril de 1998, Groening e Cohen já haviam desenvolvido muitos dos personagens e enredos.

Durante este primeiro encontro, a Fox encomendou treze episódios. Pouco depois, no entanto, Groening e os executivos da emissora entraram em desacordo acerca do controle criativo a ser exercido pela Fox no programa.

Com The Simpsons, a rede não tinha direito de intervir. Groening explica que, "Quando tentaram opinar em Futurama, eu simplesmente respondi, 'Não, faremos isso da mesma maneira que fizemos com Simpsons.

E eles responderam, 'Bem, não é assim que negociamos mais'. E eu disse, 'Oh, bom, essa é a única maneira como eu negocio.'"

Passada a fase de negociação, ele acabou recebendo a independência criativa que almejava.