CHICO CÂNDIDO

FRANCISCO DA SILVA, é o nome de batismo de CHICO CANDIDO. Nasceu em 18 de janeiro de 1948 no povoado POÇAO DO RIO município de Caxias, hoje município de Gonçalves Dias. Caçula de três irmãos. Filhos de CANDIDO PIRES e ANA MARIA. Um menino simples, pobre e guerreiro que soube vencer na vida. Aos 12 anos de idade ficou órfão de Mãe. Após o falecimento de sua mãe, Chico e seus irmão Benedito e Raimunda passaram a enfrentar uma grande batalha pela vida. Seu Pai ficou desnorteado com a ausência de sua esposa e não soube conduzir a criação dos filhos. Chico passou a viver com a irmã, Raimunda, depois com parentes e amigos da família. Enfrentando dificuldades não perdeu o sentido de vencer. Viveu até seus dezoito anos com a família de ANTONIO FCO DE ABREU e FRANCISCA DO ESPÍRITO SANTO DE ABREU, Antonio Grate e Chicuta morando no povoado LAGOA VERDE o acolheu e lá quando começou a namorar Rosinha, uma moça do povoado. Por acordo de seus pais-avós: ROSALINA e COSME Rosinha foi deixada a casar com Francisco da Silva. Aos dias 19 novembro de 1967 casaram e viveram ..... mudaram se para São João dos Poleiros no ano de 197.... onde residem até hoje.

O casal teve 8 filhos, 5 vivos: ANTONIO FCO ALVES DA SILVA, ANTONIO SIVALDO ALVES DA SILVA FRANCISCO ALVES DA SILVA, WALDETE ALVES DA SILVA E VALTER ALVES DA SILVA. CHICO CANDIDO É avô de 15 netos, Rafael Marques, Ezequiel Marques, Jaqueline Marques, Samuel Marques, , Silmara, Jorderson, Rosa Ronieley Santos Silva e Antonio Guilherme Santos Silva, Ravenna Rios, Ana Julia, Amanda Alves, Vinícius Alves, Anny Rose Silva, Antonia Mariely e Juan Gabriel. É bisavô de 6 bisnetos.

FRANCISCO DA SILVA, desempenhou inúmeras profissões durante sua jovialidade, Lavrador, vendedor na quitanda Antonio Nogueira e do Senhor José Campos, foi garimpeiro, carpinteiro, pedreiro .

Na década de 1980 Chico Candido se envolve com o movimento de luta pelos interesses coletivos e pelas Comunidades eclesiais de bases da Igreja Católica onde recebeu muita formação sindical. Foi delegado sindical em São João do Sóter representando o Sindicato dos trabalhadores de Caxias até 1996.

Chico candido é sócio fundador do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de São João do Soter em 1997. Foi presidente da entidade por 3 mandatos com apoio do povo sotense e hoje é o atual presidente.

Durante sua vida pública de interesse de classe, apoiou candidaturas políticas, concorreu eleição em 2008 como vice- prefeito na chapa de Carlito Mendes, não tendo êxito no processo eleitoral continuou sua dedicação em defender os interesses do homem do campo. Foi secretário geral e coordenador regional do polo da região dos cocais representando a FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA AGRICULTURA DO ESTADO DO MARANHÃO- FETAEMA entre os anos 2013 a 2016.

Hoje com muita felicidade CHICO CANDIDO completa seus 72 anos arrodeados de filhos, netos, bisnetos, esposa e amigos

PARABÉNS!

WALTER BERG
Enviado por WALTER BERG em 18/01/2020
Código do texto: T6844792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.