HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA VOLUME 1

POR LUÍS COSTA

ANTÓNIO VIEIRA, nasceu em Lisboa em 1608 e morreu na Bahia em 1697.

Aos seis anos se transfere com a familia para o Brasil, exercendo o pai as funções de escrivão da Relação da Bahia. Neste mesmo ano, começa a estudar no colégio de Jesuitas. Aos 18 anos, recebe dos seus superiores a incubência de redigir A Carta Âmua referente a 1624, na qual relata um modo expressivo a invasão holandesa na Bahia. Neste mesmo ano ensina Retórica em Olinda. Vieira prega pela primeira vez em Salvadpr no ano de 1633, dois anos depois , é ordenado Sacerdote.

Em 1641 parte para Lisboa e ali logo se fez um dos mais acatados conselheiros do nosso Rei Português , D. João IV. Tem inicio então -- e não sempre com sucessos objectivos--- a sua carreira mais especificamente politica em defesa dos interesses de Portugal, restaurando. A sua vocação de defensorn da liberdade da gente e em particular daquela perseguida a uma constante de toda a sua existência --- se afirma em atos e projetos de grande realismo. Defensor dos Índios Brasileiros e dos Cristãos -Novos, Vieira assumirá sempre a posição de luta pela liberdade humana. Retorna ao Brasil em 1653 e inicia um longo período de actividades de catequese dos Índios.

Expulso em Maranhão pelos Colonosn Portugueses, retorna a Lisboa em 1661.

Tem começo neste momento a fase mais dificil da sua vida pública ainda que sempre brilhante pela produção literária em 1668 é feito prisioneiro pelo Tribunal do Santo Oficio, sentenciado dois anos depois e amnestiado em 1668.

No ano seguinte parte para Roma , onde permanece até 1675,. quando reentra a Lisboa , trazendo consigo um breve pontficio que o libertou da Jurisdição do Santo Oficio . Retorna definitivamente ao Brasil em 1683, dedicando-se até á morte na continuidade de sua ação definitiva de sua obra literária.

A vasta obra de Vieira --- que ainda espera uma edição critica--- de 1679, até hoje foi editada em Portugal. Nesta oportunidade citamos somente os principais, procurando cobrir todo o quando da produção, desde os Sermões. as Cartas, passando pelas obras avulsas , obras proféticas, etc etc.

DE SILVIO CASTRO

TÓLU
Enviado por TÓLU em 12/11/2019
Código do texto: T6792954
Classificação de conteúdo: seguro