HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA VOLUME 1

POR LUÍS COSTA

José Anchieta, nasceu em 1534, na capital de Tenerife, uma das Canárias. Terminados os primeiros estudos em sua ilha natal,regressa no Colégio das Artes, em CoimbrA (1549-1551) e a seguir na recém fumdada companhia de Jesus.

Na condição de noviço integra a missão jesuistica que acompanhou a armada do segundo Governador Geral do Brasil. Duarte da Costa (1553). Desde então até á sua morte, (1597), Anchieta , desenvolveu intensa actividade ligada á história e á literatura brasileira sem prejuizo das suas obrigações com a ordem a que pertencia, na qual chegou a superior e a provincial. Foi sobretudo nessa condição que escreveu Cartas e noticias várias que constuem importante documentação sobre a antropologia e história do Brasil em seus primeiros tempos. Como artifice direto da história , participou na fundação de duas cidades Brasileiras -- SÃO PAULO e o Rio de Janeiro ---- e foi mediador nos conflitos consequentes no processo da sua forma de acomodação entre indignas e colonizadores . Para essa missão contribuíam sua fama de homem justo e santo, seu perfeito conhecimento da Língua Tupi; que lhe permitia a maior aproximação possível com os indignas e finalmente a sua condição de guia e conselheiro exercida como evangelista , educador, autor e promotor de representações populares de que participavam os índios. Pode-se pois, afirmar com certo entusiasmo, que Anchieta foi primeiro professor, o primeiro historiador , o primeiro diplomata , o primeiro literato que o Brasil conheceu.

SILVIO CASTRO

TÓLU
Enviado por TÓLU em 12/11/2019
Reeditado em 12/11/2019
Código do texto: T6792903
Classificação de conteúdo: seguro