Leila Diniz Uma Mulher à frente do seu tempo.

Leila Roque Diniz nasceu em Niterói (RJ), em 25 de março de 1945. Inicialmente ela formou-se em Magistério e foi lecionar em um Jardim de infância em Ipanema. Aos 17 anos, ela conheceu Domingos Oliveira que veio a ser o seu primeiro marido. Mas o casamento durou apenas 3 anos. Por ocasião da separação, Leila encontrou a oportunidade de poder trabalhar como Atriz. Ela estreou no Teatro e depois passou a trabalhar na TV Globo, atuando em novelas. O Currículo de Leila Diniz registrado 14 filmes, 12 novelas e várias peças teatrais. Leila quebrou tabus em uma época em que a Repressão dominava o país. Ela escandalizou à Sociedade da época, ao exibir a gravidez, desfilando de biquíni na praia. Ela tinha muita ousadia e detestava às convenções. Perseguida pela Polícia e pela Política social, ela se escondeu no sítio do colega de trabalho Flávio Cavalcanti e depois se tornou jurada do programa dele na TV. Leila era invejada e criticada pela Sociedade da época, ela também foi criticada pelas Feministas. Tudo isto nas décadas de 60 e 70. Leila Diniz teve uma filha chamada Janaína, fruto do seu casamento com Ruy Guerra. Em 1969, Leila causou um grande furor no Brasil, ao conceder uma entrevista ao Jornal O Pasquim. Após esta entrevista, a Rede Globo decidiu não renovar o contrato com a Atriz. O governo instaurou a Censura Prévia sobre a Imprensa no país. Ao reabilitar o Teatro de Revista, Leila Diniz recebeu de Virgínia Lane, o título de Rainha das Vedetes. Leila Diniz morreu aos 27 anos, em um trágico acidente aéreo em Nova Deli na Índia, em 24 dr junho de 1972. Ela estava no Vôo 471 da Japan Airlines e voltava da Austrália para o Brasil. Um Advogado e cunhado de Leila foi à Nova Deli local do acidente, para tratar do translado do corpo da Atriz para o Brasil. Ele encontrou entre os destroços do Avião, o Diário de Leila. Nele foi registrada a última anotação feita por ela, provavelmente se referindo ao acidente fatal.: "_ Está acontecendo uma coisa muito es..." O corpo de Leila Diniz está sepultado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo na Zona Sul carioca.

Luis de Minas
Enviado por Luis de Minas em 05/08/2019
Código do texto: T6712777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.