Janete Clair A Mestra da Teledramaturgia brasileira

Janete Stocco Emmer Dias Gomes, nasceu em Conquista (MG), em 25 de abril de 1925. Ela era descendente de libaneses. Janete foi Escritora, Novelista e Teatróloga. Ela começou escrevendo as famosas Radionovelas e depois passou a escrever para a Televisão. Janete Clair tinha um grande sucesso em escrever para o horário das 20 horas, (Horário nobre da Rede Globo), que passou a ser conhecida como a "Maga das Oito", "Dama das Oito" e "Usineira de Sonhos". Janete Clair atuou no Rádio de 1944 a 1969. A sua primeira Telenovela foi "Nuvem de Fogo, exibida em 1963 pela TV RIO (Hoje extinta). Ela também escreveu para a extinta TV Tupi, a também extinta TV Itacolomi e seguiu uma longa e gloriosa carreira na Rede Globo.

Obras de Janete Clair:

Vesperal Troll (1963/TV RIO)

Estrada do Pecado (1965/TV ITACOLOMI)

A Herança do Ódio (1966 TV RIO)

O Acusador (1964/TV TUPI)

Irmãos Coragem (1970/1971/ GLOBO)

Pecado Capital (1975/1976/GLOBO)

Pai Herói (1979/GLOBO)

Janete Clair faleceu aos 58 anos no Rio de Janeiro, em 16 de novembro de 1983. Ela foi casada com o também Escritor e Novelista Dias Gomes, que morreu em 18 de maio de 1999, em um acidente de carro.

Luis de Minas
Enviado por Luis de Minas em 30/07/2019
Código do texto: T6708118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.