Joaquim Osório Duque-Estrada O Pai do Hino Nacional Brasileiro

Joaquim Osório Duque-Estrada, foi um Poeta, Crítico literário, Professor e Ensaísta. Ele nasceu em Vassouras (RJ), em 29 de abril de 1870. O seu primeiro livro de Poesias "Alvéolos", foi publicado em 1886. Mas Joaquim se tornou conhecido e famoso, ao escrever uma Poesia em versos decassílabos. Assim nasceu o Hino Nacional Brasileiro. Mas ele só foi oficializado em 1922, através do Decreto número: 15.670 do então Presidente Epitácio Pessoa. Por ocasião das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Hino cuja a autoria é de Joaquim Osório Duque-Estrada, foi executado solenemente. Duque-Estrada foi membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando à Cadeira de número 17. Ele morreu aos 56 anos no Rio de Janeiro, em 5 de Fevereiro de 1927. Ele está sepultado no Cemitério de São João Batista, em Botafogo na zona sul carioca.

Luis de Minas
Enviado por Luis de Minas em 12/07/2019
Código do texto: T6694230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.