QUANTOS ANOS VIVEU MATUSALÉM???

Matusalém, segundo a Bíblia Sagrada viveu 969 anos, e é avô de Noé, mas não estava na Arca, por onde andava ele no momento do dilúvio... alguns dizem que Deus o salvou do dilúvio, pois não merecia morrer!!!

Matusalém

Pais Enoque (pai)

Filhos Lameque

Livros Gênesis

Matusalém ou Metusalém (em hebraico: , "Homem do dardo / lança", ou ainda: "sua morte trará juízo" ) é um personagem bíblico do Antigo Testamento, conhecido por ser o que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos. Filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé.

Vida

Matusalém é geralmente conhecido por ser o personagem que teve mais longevidade de toda a Bíblia,[2] tendo vivido por 969 anos (Gênises 5;27), sendo que o ano de sua morte coincidiria com a ocasião do dilúvio.

Ele é mencionado em Gênesis 5: 21-27 , como parte da genealogia que liga Adão a Noé.

“ «Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou Metusalém. Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos: e gerou filhos e filhas.

Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porque Deus o tomou. Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.

Viveu Metusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos; e gerou filhos e filhas. Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.» (Gênesis 5:21-27) ”

Por uma vez na Bíblia hebraica (ou no Antigo Testamento) Matusalém é mencionado fora de Gênesis; em 1 Crônicas 1: 3, ele é citado em uma genealogia que vem desde Adão.

É mencionado uma única vez no Novo Testamento, quando o Evangelho de Lucas traça a linhagem de São José, também desde Adão, em Lucas 3: 23-38.

Idade dos patriarcas

De acordo com o Gênesis, todos os patriarcas desde Adão até Noé viveram muito tempo. A tabela abaixo resume dados extraídos do capítulo 5 do Gênesis (a morte de Noé é narrada no capítulo 9).

Interação entre a descendência de Noé

Idades dos patriarcas

nome..........idade ao ser pai.............idade ao morrer

Adão............130................................ 930

Sete.............105............................... 912

Enos..............90............................... 905

Cainan...........70............................... 910

Mahalalel........65................................ 895

Jarede..........162................................ 962

Enoque......... 65.................................365

Matusalém ...187................................ 969

Lameque......182.................................777

Noé............ 500................................ 950

Sem............100................................ 600

Arpachade.....35.................................438

Selá..............30................................ 433

Éber............. 34.................................464

Pelegue.........30................................. 239

Reú.............. 32................................ 239

Serugue.........30.................................230

Naor..............29.................................148

Terá...............70................................205

Abraão..........100...............................175

Isaque............60................................180

Apócrifos

No livro apócrifo de Enoque, Matusalém vai pedir explicações a seu filho devido ao fato de lhe ter nascido um neto estranho e diferente de todos os que havia visto até então - Noé (Enoque 106:13-17).

Representações na cultura

É comum fazer referência a Matusalém para designar algo ou alguém muito velho ("velho como Matusalém"). O pinheiro Pinus longaeva é chamado Matusalém, em referência ao patriarca bíblico. Esta espécie de pinheiro possui a maior duração de vida entre os seres vivos do planeta.

Nota do divulgador:- Sem duvidar do que lá esta escrito, mas com certeza como não há registros de nascimento e morte devidamente comprovados, assim como os índios usavam a lua com ano que se passa e com certeza talvez nessa contagem, possa ser viável tal informação dos anos vividos, pois senão Noé que não salvou seu avô não teria vivido tantos anos assim!!!!

OBRIGADO AOS 5441 LEITORES DESSE ARTIGO POLÊMICO QUE COM CERTEZA DEIXOU TODOS CURIOSOS!!! COMO EU PESQUISO QUE NAQUELA ÉPOCA JÁ HAVIA LUAS MAS NÃO HAVIA O CALENDÁRIO JULIANO!!!