Currículo Escritor Paulo Siuves

Meu nome é Paulo Siuves, sou escritor e músico. Nasci na cidade de Contagem/MG aos 30/07/1971. Sou servidor público em Belo Horizonte faço parte da Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte como Flautista e coordenador de um dos projetos da banda.

Sou Bacharel em Estudos Literários pela faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sou o atual presidente da Academia Mineira de Belas Artes (AMBA). Sou colunista nos jornal Clarín Brasil, Jornal Cultural Rol e Jornal Folhão News.

Meus livros são Livros Solo:

O Oráculo de Greg Hobsbawn, Editora: CBJE – 2009 – ISBN 9788578109677

Sonetos e Canções, Ramos Editora – 2020 – ISBN 978-65-990862-6-7

Organizo as coletâneas:

Ao Intento do Vento – Poesias Nas Montanhas de Minas – Volume Um, Editora Mágico de Oz – 2017, Volume Dois e volume três, pela Baroni Edições – 2019 e 2020.

Coorganizador, em parceria com Ângelo Roberto, presidente da AMALETRAS, da “Coletânea escritores do Vetor Norte RMBH” – Volume Um em 2019 e volume dois em 2020, pela Editora S7 Criativo e Gráfica O Lutador.

Aprendi tocar violão aos treze anos com meu irmão Davi Luiz Siuves. Foi ele que me apresentou a banda Reluz onde gravamos um álbum de músicas evangélicas (nunca lançado), cujas músicas eram na maioria de minha autoria. Hoje essas músicas estão no livro “Sonetos e Canções”.

Prêmio “Melhores Poetas Luso-brasileiros – LITERARTE” em 2013 e 2016. É membro de academias como a ALB, ANELCA e a NALAP. Embaixador Cultural da ALB/CAMPOS DOS GOYTACAZES, doutor 'HONORIS CAUSA' em FILOSOFIA UNIVÉRSICA'. Ph. I. filósofo imortal por produção sua filósofo/literária.

Recebi do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP Lagoa do Nado), o “Certificado Emérito de Parceira e Amizade” por minha contribuição e parceria na promoção das atividades culturais em BHte. Durante o mês de outubro de 2017, fui o convidado do “Portal da Poesia” do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. o projeto é uma mostra literária na qual, a cada mês, poesias de autores diversos são expostas em uma porta – literalmente.

O Sarau Feira de Poesias que acontece no Centro Cultural Padre Eustáquio, região noroeste de BHte, foi instalado por iniciativa de um projeto elaborado por mim, na gestão da Poeta Marcia Araújo, somos considerados os pais do sarau que acontece a mais de cinco anos. Em dezembro de 2017, fomos homenageados com a presença de amigos e parentes que declamaram poesias de nossa autoria, o que rendeu uma entrevista na rádio UFMG. Em julho de 2019, o sarau foi em minha homenagem pelo meu aniversário.

Participei, em maio de 2018, do Sarau em homenagem a Carlos Drummond e às mães promovido pela Confraria de Poetas Belo Horizonte, com afixação de uma placa no local onde Drummond morou, à Rua Silva Jardim, número 107, Bairro Floresta – BH, a casa não existe mais, hoje há um prédio no local. Em agosto, o sarau foi em homenagem à Pedro Nava e aos pais, e a afixação da placa foi no tradicional restaurante Gruta Metrópole, situado à Rua da Bahia, 1.052 no Centro, local onde Pedro Nava frequentou. Esse sarau contou com a presença do Neto de Pedro Nava.

Fui eleito para o Conselho Municipal de Política Cultural, mandato 2018/2019, no setor de Literatura, Livro e Leitura.

Um dos Títulos que tenho orgulho em falar é de Embaixador da Paz e Defensor dos Direitos das Mulheres e da Literatura sem Fronteiras, que tem materialidade no Troféu Evita Perón, pelo Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires, estive entre os agraciados numa grande festa que ocorreu no castelo de Itaipava/RJ, em Abril de 2018.

Pelo meu trabalho na Guarda Municipal, recebi o Colar da Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil – no GRAU CAVALEIRO. Recebi a medalha, BRAVO GUARDIÃO como reconhecimento do Poder Legislativo aos guardas civis municipais de Belo Horizonte em homenagem que aconteceu na Câmara de vereadores de BH, em 10 de outubro de 2017 - Dia Nacional das Guardas Municipais, e recebi a Medalha De Honra Ao Mérito Dos Guardas Civis Municipais Do Brasil pela ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz)

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 07/03/2019
Reeditado em 22/02/2024
Código do texto: T6592228
Classificação de conteúdo: seguro