OLHA O CHURRASQUEIRO DO NOVE DEODS....

Gilberto Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.

Gilberto Carvalho

Foto:Antônio Cruz/ABr

Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil

Período 1º de janeiro de 2011

até 1º de janeiro de 2015

Presidente Dilma Rousseff

Antecessor Luiz Dulci

Sucessor Miguel Rossetto

Dados pessoais

Nascimento 21 de janeiro de 1951 (68 anos)

Londrina, PR

Gilberto Carvalho (Londrina, 21 de janeiro de 1951) é um político brasileiro. Foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

Biografia

Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Paraná, cursou alguns anos de teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e fez especialização em gerenciamento público, em instituições de Venezuela, México e Espanha.

Ele foi ligado à Pastoral Operária (movimento da Igreja Católica) e desempenhou diversas funções no Partido dos Trabalhadores (PT).

Exerceu cargos na prefeitura municipal de Santo André e, antes da posição atual, foi o chefe de gabinete da campanha do candidato Lula à Presidência da República.

Assessor e conselheiro do Presidente Lula, sendo por vezes chamado de "o novo Golbery" ou de "o novo Chalaça", remetendo-se aos tempos do presidente Ernesto Geisel e do imperador Dom Pedro I.

Celso Daniel

Ele foi acusado pelos irmãos de Celso Daniel de participar de esquema de arrecadação de propina no ABC Paulista: "Os irmãos do prefeito dizem que Carvalho chegou a confessar que certa vez levou no seu Chevrolet Corsa preto uma mala com 1,2 milhão de reais para o então presidente do PT, José Dirceu".

Governo Dilma Rousseff

Em 3 de dezembro de 2010, foi anunciado pela equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff como o futuro ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.

Em sua primeira entrevista, disse que sua primeira meta seria enviar ao Congresso um projeto de lei para criar o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, cujo propósito é flexibilizar repasses de verbas para ONGs.

Sua função como secretário-geral da presidência é negociar com organizações sociais da sociedade civil, bem como negociar reajustes de salário de diferentes categorias trabalhistas.