Quem não se lembra de João Mineiro & Marciano

João Mineiro & Marciano

Informação geral

Origem Brasil

País Brasil

Gênero(s) Sertanejo, Romântico

Período em atividade 1973 — 1993

Gravadora(s) PolyGram (atual Universal Music), Copacabana (divisão da EMI Music Brasil)

Integrantes José Marciano - primeira voz

João Mineiro - segunda voz

João Sant'Ângelo e José Marciano, ou simplesmente João Mineiro e Marciano foi uma dupla de músicos brasileiros do estilo sertanejo. Fizeram sucesso nos anos 80, tendo um programa na TV, mas separaram em 1993.

História da dupla

A dupla sertaneja João Mineiro e Marciano teve início em 1970 após João Mineiro desfazer uma parceria que já durava 8 anos com a dupla João Mineiro e Zé Goiás tendo a sorte de encontrar José Marciano, que planejava formar uma dupla sertaneja voltada para a música romântica.

O primeiro álbum, da então dupla recém-formada, foi lançado em 1973 pela gravadora Chororó Discos, e obteve sucesso com as músicas: “Filha de Jesus” e “Chovisco da Madrugada”, em parceria com o poeta Goiá a prensagem do disco foi paga por João Mineiro.

Em 1986 devido ao sucesso, e também ao fato de que a música sertaneja ser muito tocada no Brasil, começaram a apresentar aos domingos o programa de TV "João Mineiro e Marciano Especial" no SBT, nas manhãs de domingo, no qual cantavam e recebiam convidados.

Apesar da carreira bem sucedida até aquele momento, e fazendo turnê nos Estados Unidos em 1990, gravando disco em espanhol em 1991, e lançando o disco “Dois Apaixonados”, a dupla se desfez em 1993, por razões ainda não muito esclarecidas, fazendo desse disco o último da carreira dos dois, mas existem rumores de que existia uma briga judicial entre eles.

Após a separação em 1993 João Mineiro formou a duplas como: João Mineiro e Marino e João Mineiro e Marcian (isto mesmo sem o "O" no final) ambas formações gravaram um disco apenas pois a dupla que se consolidou foi João Mineiro e Mariano que se manteve até o dia 24 de Março de 2012, quando faleceu João Mineiro. Mariano seguiu carreira solo até os dias de hoje.

Em 2008, João Mineiro & Mariano, realizaram turnê pelo Brasil e estariam preparando um DVD com a participação de grandes nomes, como Milionário & José Rico, Teodoro & Sampaio, Cezar & Paulinho e outros. O DVD (intitulado “Coração não Cansa”) conteria quatro músicas inéditas.

Morte de João Mineiro

No dia 24 de março, de 2012, uma noite de sábado, João Sant'Angelo, o João Mineiro, falecia em sua casa em Campo Limpo Paulista depois de passar mal e vindo a ter uma parada cardíaca, depois de complicações devido a uma cirurgia de vesícula. Ele sofria de Diabetes e estava internado em Jundiaí, onde foi velado até às 16:30 horas e depois levado para sua cidade natal Andradas Sul de Minas Gerais.

Marciano na ocasião se apresentava na cidade de Ipuã, como parte da comemoração do aniversário da cidade, quando soube da notícia do falecimento do ex parceiro, interrompendo o show para poder levar as condolências à família de João Mineiro.

A dupla fazia parceria com a João Mineiro e Marciano através do site

Integrantes

João Mineiro

José Marciano

Discografia

1973 Filha de Jesus - Chororó

1974 A Procura da Paz - Chororó

1975 Chorarei ao Amanhecer - Chororó

1976 Os Inimitáveis - Volume 4 - Chororó

1978 Os Inimitáveis - Volume 5 - Chororó

1979 Filho de Jesus - Chororó

1979 Os Inimitáveis - Volume 7 - Copacabana

1981 Esta Noite Como Lembrança - Copacabana

1983 Viciado Em Você - Copacabana

1984 Amor e Amizade (Dia sim, Dia Não) - Copacabana

1986 João Mineiro & Marciano - Volume 11 - Copacabana

1988 João Mineiro & Marciano - Volume 12 - Copacabana

1989 João Mineiro & Marciano - Volume 13 - Copacabana

1990 Saudade - Copacabana

1990 Tarde Demais Para Esquecer - Polygram

1991 Pra Não Pensar Em Você - Polygram

1992 Dois Apaixonados - Polygram

Nota do divulgador:- A todos os fãs que apreciam a Música Sertaneja, com certeza estamos todos de luto!!!!