ADOLPHO JÚLIO MACHADO

ADOLPHO JÚLIO MACHADO/MARIA DO CARMO DE ASSIS

Bisavós paternos

Adolpho Júlio Machado, meu bisavô paterno era filho de Emídio Antônio Machado, neto de Francisco Antônio Machado e bisneto de Francisco Antônio Machado e Lucrécia Maria do Rosário.

Adolpho Júlio Machado casou com Maria do Carmo de Assis, e segundo um diálogo com o meu primo Adolpho José Machado, a minha avó Julia Maria Machado de Oliveira, tinha o apelido de “Carminha”.

A curiosidade é que os nomes próprios se multiplicaram nas gerações posteriores, tais como: Maria do Carmo; Bento; Benta; Venâncio; Venância; Brás; Adolpho; Antônio; Maria Júlia; Júlia Maria; Ana e Egídio, enfim outros mais.

Numa conversa com a tia Venância (Im memoriam), falecida em 2000, perguntei a ela sobre as origens dos nossos ancestrais, dizia ela que eram mineiros, mas não sabia de região do estado de Minas Gerais.

Atualmente tendo a internet como veículo de comunicação, postei vários textos, isto a partir de 1999, muitas pessoas leram e daí de acordo com os comentários de quem leu, algumas se identificaram como sendo meus parentes, onde começamos a trocar informações pela internet.

Elza Bono de Oliveira (Londrina - Paraná) estava pesquisando sobre seu parente “Leão de Salles Machado”, leu a história que postei no site www.recantodasletras.com.br, cujo título é: Vamos visitar a tia Tuca, lá no bairro de Indianópolis, e foi a primeira comentar, e disse ser parente. Que numa conversa pela internet disse ser meu parente, que em seguida me indicou Adolpho José Machado, e daí pra frente abriu um leque de informações sobre os nossos ancestrais paternos.

Infelizmente do lado materno, a história se encerra quando conversei com o José Tangerina, primo em 2.º grau, sendo ele filho de Manoel Tangerino e Amélia Faria, disse a primeira esposa do seu pai, por nome de Francisca Iria dos Anjos, que já com idade avançada, saiu de casa ando pela região rural de Descalvado, faleceu e ninguém sabe o destino do corpo, até o momento não achei nenhum registro. Tenho poucas informações sobre os bisavós maternos, Joaquim Alves Pereira/Cherubina Nunes do Prado.

Na curiosidade de saber as origens dos nossos ancestrais paternos, a prima Ana Laura Machado, filha de Adolpho José Machado me enviou um livro do então parente Antônio Arruda Dantas, com o título: Luciana Maria do Rosário (Pioneira e Matriarca), relata que os Machados eram mineiros. Que na verdade eram “Costa e Silva”, mas em homenagem a um grande amigo adotaram também o sobrenome de Machado.

Após um contato com o primo Marcos Liberato Shibuta, filho da Mercedes Liberato Shibuta/Edson Shibuta, passei uma relação de nomes dos ancestrais, família Machado, que em seguida ele inseriu no site da Igreja dos Santos dos Últimos dias, mais conhecida por Mórmons. E hoje recebi um e-mail dizendo que de acordo com os arquivos da Igreja Nossa Senhora das Dores, Brotas-SP, coleção de registros microfilmados, a partir de 1688-1935, consta o nome de Adolpho Júlio Machado.

Achei interessante quando li uma relação de nomes dos Machados, relação essa inseridas por Willian Horst Richter, pesquisador, que pelo nome de origem alemã, não entendia a questão.

O Sr. Willian me enviou um arquivo, que tem citações sobre família Costa e Silva, desde 1650.

Neste arquivo enviado pelo Sr. Willian tem uma relação dos Machados que segue abaixo:

Filhos de Adolpho Júlio Machado

José Adolpho Machado

João Baptista Machado

Francisco Adolpho Machado

Emigdio Adolpho Machado

Bento Adolpho Machado

Sebastião Adolpho Machado

Julia Maria Machado/Júlia Maria de Oliveira (minha avó paterna)

Maria Machado

Lindolpha Machado

Ibraína Machado

Anna de Jesus Machado (mãe do primo Adolpho José Machado)

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 09/06/2018
Código do texto: T6359556
Classificação de conteúdo: seguro