Autobiografia
Rogessi de Araujo Mendes
EstherRogessi
 
 
“Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição a meu respeito perdeu o efeito; quando descobri o que Deus é para mim dispensei intermediários”.
 
Os meus avós maternos
Sou de origem humilde, embora os meus avós maternos fossem proprietários de terras e tenham usufruído de razoável vida financeira.  A educação rígida e castradora que a minha mãe e irmãs receberam não lhes permitiu namorar, noivar ou escolher os seus esposos. A minha mãe, de nome Gessi de A. Morais, jamais tinha visto ou falado com o meu pai, o seu casamento “relâmpago” foi um “habeas corpus” da prisão sem grades em que vivia. Os meus avós geraram 10 filhos e filhas (4 homens, incumbidos de vigiarem às moças de forma incansável e, relatar ao meu avô os seus passos) ... Seis moças aprisionadas no próprio lar e em si mesmas.  Os meus avós eram brancos, afilados e racistas. A minha mãe... muito bela!
Certo dia estava à janela da “casa grande”, quando passou um negro, “meu pai,” irmão de uma moradora das terras do meu avô, para visita-la. Admirado com a beleza de minha mãe insistiu em olhá-la... O meu tio mais velho viu a cena e deduziu que eram namorados. Falou para o meu avô, sobre o que vira... o “suposto namoro”. A confusão foi formada.  O meu pai ouviu tudo e pediu a irmã dele, para falar com a minha mãe e lhe perguntar se queria casar com ele. Então, sem hesitar...ela aceitou. Aos 15 anos de idade, sem nada conhecer do mundo, tampouco do noivo... Casou-se, sem nenhuma ajuda do meu avô.

Os meus pais
Geraram quatro filhos: três homens, já falecidos, e só eu de mulher. A educação familiar rígida que a minha mãe recebeu lhe secou os sentires... Endureceu- lhe à alma... Não me lembro de algum carinho recebido. O meu pai era “Caminhoneiro”, na época, simplesmente, “motorista de caminhão”. Vivemos dignamente, nada nos faltava.
 
Nascimento
Nasci aos 14/07/1953, na cidade de Água Preta, município de Palmares/PE. Mudamos para à cidade de Palmares, onde residi durante a minha infância. Aos quinze anos de idade nos mudamos para Recife/PE, onde resido, até hoje.
 
Casamento
Conheci o meu esposo aos 17 anos de idade e casei aos 26 anos. Quando nos conhecemos ele contava 18 anos de idade, sem profissão... Trabalhava com o meu sogro. Durante os anos seguintes terminou os estudos e fez o concurso para a PRF, passou e então casamos. O meu esposo é Policial Rodoviário Federal (aposentado). Rude em modos, pouco sociável e sem abertura para mudanças - não o conheci assim, em contrapartida...ele me conheceu amorosa... “Rosas não resistem na terra seca do sertão”.
 
Família
Geramos um casal de filhos, temos quatro netos, três príncipes e uma princesa, eles nos alegram.  Amo a minha família e sigo o pensamento de David O. Mckay: “Nenhum sucesso vale o sacrifício de um lar”.
 
Meu perfil
Justa, doadora, determinada, criativa, objetiva, eloquente, humilde, empreendedora, pronta a assumir erros e defeitos próprios, abomino falsa modéstia, valorizo a minha família, amigos do mundo real (poucos), virtual idem! “Tempestades me balançam, mas não me arrancam do meu alvo.” Vejo Deus no mel e no fel, no céu e inferno, nos anjos e demônios...  Tenho fome de aprender.  Sou apaixonada pelo que faço e busco fazer o meu melhor não importa em que área, tampouco se é para mim, ou para um rei, ou ainda, se o que faço vai ser visto por outros...Basta-me ver e saber. Quando presenteio é como se fosse eu a receber. Desprendo-me do material sem tristeza; perdas me acrescem e me enriquecem, em espírito. Aliás... não perco nada! Deus me tira o desnecessário. O meu lado doador me sobrecarrega, algumas pessoas “pensam” tirar proveito... Tenho olhos de águia, apenas, finjo não entender... Temos uma Fonte inesgotável: Deus.
 
Estudos
Cursei o Primário, hoje Fundamental, na cidade de Palmares/PE, em parte, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (administrado por Freiras); cursei o segundo grau por duas vezes: Curso científico - integrado ao curso Técnico em Edificações (CIPAM), em Recife/PE (amo construção civil e desenhar plantas baixas, e todo esse universo mesclado com cimento...), e o Magistério.  Cursei Bacharel em Teologia (STBNB), não o completei por ter sido chamada para obra missionária.
 

Cursos Literários e seculares
Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira (SESC SANTA RITA-PE) Ano 2010:
- África no Feminino, “Programa Estético Literário do Sesc/PE” - 11/ 09/ 2010.
- Literatura e Gênero, “Programa Estético Literário;
- Narrativas Breves, “Programa Estético Literário;
Análise e Criação de Textos, “Programa Estético Literário, 08/10/2010.
- Encontro Literário Brasil e Angola, 06/11/2010.
- Projeto Iluminuras de Bandeira. “Literatura e Fotografia: um encontro de linguagens” -  Espaço Parságada-PE, 11/2010 - Maria do Carmo Nino (UFPE) e Ana Farache (UNICAP).
- IV Colóquio de História Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), 16/19/2010;
 
A minha vocação secular
Quando criança eu recebi uma linda “caneta tinteiro” de meu pai - presente profético. Estava sempre escrevendo, fazendo livros com folhas de cadernos e poesias que inquietavam a minha mãe que dizia:– Como pode essa menina escrever sobre o amor? Tudo ficou para trás... Casei, tive filhos e voltei a escrever. Alguém que jamais falha no que promete falou-me: “Terás o mundo em tuas mãos...”, não entendi, porém, quando comecei a usar o PC, e a publicar os meus escritos me lembrei da promessa recebida e tudo fez sentido. Descobri os sites literários e fui me aprofundando. Escrever se tornou o meu refúgio e sacerdócio. Minhas primeiras postagens em sites literários, aconteceram no ano de 2008. Não mais me detive, “o mundo estava em minhas mãos”.
 
Perseverança
Faz parte da sabedoria sermos ponderados. Faz-se necessário usarmos de tato, maquiando algumas verdades... Porém, em certos momentos a verdade mostra o quanto somos reais e próximos do nosso próximo.
O escritor precisa de apoio e compreensão familiar; a inspiração, a ideia é momentânea; surge inesperadamente, precisamos de disponibilidade para escrevermos sem resmungos, ou atritos... O artista precisa de harmonia para criar. Particularmente, desconheci esse prazer. A minha sede por escrever foi e é, tão intensa que “ensurdeci” para não deixar se esvair a inspiração do momento. Muitos textos e poesias do início de minha carreira foram criados em “alta tensão.” Não foi fácil prosseguir. Porém, quando a cratera de o vulcão bem próximo, se exauria... eu deixava o rio de lavas passar sob os meus pés, e me fechava no meu mundo de chuva de letras. Perseverei e o rio de lavas solidificou a minha estrada...  “Quando traço uma meta não saio da linha.”
 
Oportunidades e participações
- MENDES, Rogessi.  Projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”. Recife-PE/BR, 04 ottobre 2014. Entrevistada por A.C.I.M.A. – Associazione  Culturale Internazionale Mandala (Itália)..
 http://acimamandala.blogspot.com.br/2014/10/a-a.html   
-  Belô Poético/MG, 12/07/2009;
- 1ª Vice-Presidente Nacional Confraria Artistas e Poetas Pela Paz (CAPAZ), 2010-2011;
- Presidente da Seccional CAPAZ/PE;
- Fundadora do Jornal Informativo (CAPAZ);
- Presidi o “Conselho Editorial” da Antologia CAPPAZ, Vol. I / 2010 “Interfaces de Amor e Paz”, na cidade de Porto Alegre / RS;
- Convidada pela Confraria de Artes e Poetas pela Paz “CAPPAZ” para à apresentação do livro “Interfaces de Amor e Paz” (orelha assinada);
- Revista Literária da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO):  Café-com-Letras.
- Convidada pela “Editora Literarte”, para trabalhar à “Arte de Capa” da 6ª Antologia da Academia de Letras de Fortaleza – CE;
- Arte de capa do livro da minha autoria, categoria - romance: “Conflitos de uma alma” 1ª e 2ª edições;
- Participação no “IV Catálogo Artístico Literarte”, Pg.20 / Editora Literarte, 2014.
- Colunista da “Revista Destaque”, Mural dos Escritores, Correspondente/PE/2009;
- Colunista da “Revista Sem Palavras", editora Pimenta Malagueta / BA; Publicações na Revista “Sem Palavras”, Edição Especial de Natal – 2014, Editora Pimenta Malagueta/BA.
- Palestrante convidada para a “VI Jornada Internacional de Mulheres Escritoras”, no SESC, Rio Preto na cidade de São José do Rio Preto/SP em 2013, temática: “O Poder da Palavra na expressão escrita: palavra arte”.
- Participação no XII Proyecto Cultural Sur – Brasil, em Bento Gonçalves- RS/2010.
- Contribuí, ativamente, com o “Jornal Sem Fronteiras”.
 
Exposições de obras de arte -  Artista plástica (autodidata).
- “Medalha de Bronze” na Exposição Coletiva, do 3º Salão de Artes da Literarte: Usina do Gasômetro POA/RS.
- Usina do Gasômetro | Porto Alegre, 2014. Obras: “Beleza negra” (Expressão linguística do universo virtual, em arte digital), ISSUU.COM  
http://issuu.com/italoanderson/docs/catalogo_3o_salao_de_artes_da_liter
- Exposição coletiva virtual no 1º Salão Virtual de Artes, da TV da Fama, outubro de 2014;
- Exposição Coletiva de Artes Literarte, em Ouro Preto/MG, 2014.
 
Livros solo
- Livro solo, pela Academia de Letras POA/RS “Acadêmica Correspondente EstherRogessi - Cadeira Nº 7” – uma seleção de textos de categorias diversas, que me deu alegrias: reconhecimento pela obra, além-mar.
- “Conflitos de uma alma” categoria: romance - 1ª Edição / Editora Literarte – ISBN 978 - 8 -5835200-8-5. 014 / RJ / obra de capa: EstherRogessi;
- “Conflitos de uma alma”, categoria: romance, 2ª Edição/Editora Pimenta Malagueta/ BA - obra de capa: EstherRogessi ISBN 978-85-65512-35-0;
-  Seleção Literária: “Fatos, Fábulas & Pensares” / Real Academia de Letras- POA / RS-2018 - ISBN: 978-85-64372-33-7


 
Título Nobiliárquico
Recebi a “Investidura Nobiliárquica:” Baronesa da Gothia, pela “Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente”, através de V.A. Prince D. Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho.
 
Láureas

- Dama Comendadora da Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão, pela Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente;
- Comendadora e Senadora Acadêmica, pelo Coninter Artes;
- Comenda Ordem Internacional Luis de Camões/Real Academia de Letras Além-Mar Academia de Artes (Registro no Livro de Honras), sob nº1617, 02/2017. Presidente: Mário Pacheco Scherer.
- Título Honorífico de Consulesa Honorífica, Real Academia de Letras POA/RS, 06/07/2012;
- Título de Embaixadora da Paz, pela FEBACLA, 13/09/2013;
- Título de Personalidade do Ano - 2013, Niterói / RJ- S.A.R e I Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, chefe da Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente;
- Título de Honra ao Mérito da Ordem do Mérito Histórico Literário Castro Alves, outorgado pelo Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura, 14/03/2014 - RJ;
- Comenda Arcádia Real, pela Real Academia de Letras de POA/RS, 12/06/2012;
- XII Prêmio Cultura Nacional (Troféu Dragão Laureado), 2012;
- Comenda do Mérito Histórico Giusepe Garibaldi, 25/04/2014-RJ/BR, Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes;
- Comenda Camões - Talento Literário - por sua obra poética – pela Literarte, 06/12/2012;
- Comenda Castro Alves, RJ - 08/08/2014- CONINTER ARTES;
- Comenda Castro Alves - Honra ao Mérito -, por sua colaboração à Cultura Lusófona Mundial / Literarte;
- Selos “personalizados” dos Correios Brasileiros, pela Sociedade Numismática de São Paulo e Confraria de Artes e Poetas pela Paz (CAPPAZ), concedeu-me, por duas vezes, selos em meu nome: “EstherRogessi” Selos IPÊ e Selos Bandeira, Nº de Código: 85200761-2; Selos Dançador, Nº de Código 85200689-6 / 2012;
- Prêmio Cultura Nacional /Câmara dos Deputados S/P - pela Real Academia de Letras - POA/MG/ 06/12/2012;
- Prêmio Luso-brasileiro Melhores Contistas 2013, Cabo Frio – RJ/13.07.2013;
- Prêmio Destaque Poético - 2013, Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF)/CE, solenidade realizada na cidade de São Paulo/SP, 08/ 2013;
- Prêmio Latino-americano de “Excelência Artística”, intercâmbio cultural Brasil-Argentina, promovido pelas cidades de Rosário e San Lourenzo em reconhecimento à Excelência artística e poética de brasileiros, uruguaios, argentinos e angolanos, em novembro de 2013;
- O jornalista Eustáquio Lúcio Félix, Colunista do Jornal ‘A Folha Popular’, na cidade de Itabira/MG, laureou-me com os seguintes troféus:
- Mulheres Notáveis ‘Cecília Meireles,” 06 /04/ 2013;
- Destaque do Ano, “Carlos Drummond de Andrade” 10/08/2013;
- Personalidades Notáveis “Pedro Aleixo,”19/04/2014;
- Personalidades Notáveis “Pedro Aleixo”, 25 /04/2015;
- 50º Evento Destaque do Ano “Edição Ouro” Carlos Drummond de Andrade, 24/10/2015;
- Destaque do Ano “Expressão Literária,” Machado de Assis 22/10/2016;
- “Medalha Euclides da Cunha”, pela ALB/Seccional Suíça.
- Medalha de Ouro outorgada pela Divine Académie Française des Arts Lettr - adesão à Académie Française.
- Medalha Castro Alves do Nucleo Acadêmico de Lisboa/Portugal, 05/04/2014;
- Medalha de Defensora da Paz da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes em conjunto com o Comitê Internacional dos “Boinas Azuis Defensores da Paz” e a” Confederação e Comitê Internacional dos Embaixadores da paz”, 13/09/2013;
- Medalha do Mérito Histórico - Anita Garibaldi, 25/04/2014 - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA);
- Prêmio Literarte 2014, na categoria “Melhores Contistas Infantís", em 18\/01/2014, Ouro Preto-MG;
- Prêmio C.E.M.D.  a adesão a C.I.A.E., Espanha 08/10/2014;
- Prêmio “Diamonds of arts and education" da ABRASA e da Sociedade Europeia de Belas Artes, em Viena – Áustria, 2013";
- Prêmio Excelência Cultural 2013 – ABD –  pela Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais, 10/03/ 2014;
- Prêmio “Melhores Poetas 2014”, categoria: Contista Infantil, 08/02/2014. EDITORA MÁGICO DE OZ.
- Prêmio Poeta Destaque LITERARTE, 2014;
- Prêmio Honorável Mestre das Ciências, letras e Artes, “Edição Ouro”, em 17/10//2014".
 
Textos Traduzidos:
“Prelúdio” (Italiano & Portoghese) Amor & Amore/A.C.I.M.A. 2017;
“Viajando no surreal”( Português – Inglês) Editora Rede Sem Fronteiras/RJ- 2016;
 “Eu, a lua e a fazenda” - Infantil – (Português e Alemão), Viagem pelo mundo II”, Editora Literarte, 2013;
“O meu Brasil dos brasileiros” (Português e Francês), Brèsil En Scène II "Diva Pavesi Et Ses Invités".
 
 Vida Acadêmica
- Membro da Academia de Letras Teófilo Otoni/MG (Alto);
- Real Academia de Letras (Ordem da Confraria dos Poetas, POA/RS;
- Academia de Letras do Brasil ALB/Seccional Suíça, Imortal, Cadeira nº 106; 
- Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF); 
- Academia de Letras e Artes de Goiás (ALG);
- Academia de Letras e Arte de Cabo Frio-RJ - (ARTPOP); 
- Membro do Núcleo de Letras Y Artes da Argentina; 
- Membro do Núcleo de Letras e Artes de Portugal; 
- Membro do Círculo de Escritores de España;
- Membro da A.C.I.M.A (Itália);
- Membro da Divine Académie - Française des Arts Lettr (França).
- Acadêmica Nacional de Grande Honra -Cadeira nº 34 - Patronesse Hilda Hilst / Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes  (FEBACLA) , Niterói/RJ-2018.


Gratidão
O tempo passou e o pó da caminhada com ele... Porém, o caminho permanece e as pedras do caminho se transformaram em poesia. As que me foram lançadas... não as descartei, cada uma delas foram relevantes e ocuparam um lugar especial na minha construção; sou grata a todas elas... Nessa longa caminhada “edifiquei uma casa na rocha”, que se encontra em fase de acabamento. Porém, não poderei, jamais, esquecer-me do primeiro tijolo colocado no seu fundamento. “Nenhuma construção começa pelo segundo tijolo”. O meu primeiro tijolo se chama: Ana Cristina dos Reis Cruz, natural de Juiz de Fora/MG; agente sociocultural do site: “Mural dos Escritores”. http://muraldosescritores.ning.com/profile/Esther (inativo).
Através, de Ana obtive a minha primeira publicação impressa no livro “Versos Inéditos”/2009.  Esse impresso me concedeu à adesão, a UBE/SP, como sócia; fez-me Colunista da Revista Virtual do referido site. Sou grata, ainda à Literarte www.grupoliterarte.com.br , na pessoa de sua presidente: Izabelle Valadares;  ao “curador” da exposição do 3º Salão de Artes da “Literarte”: Ítalo Anderson, em 05/06/2014 - Usina do Gasômetro, POA/RS. Sou grata ao “Jornal Sem Fronteiras”, na pessoa de sua presidente Dyandreia Valverde www.redesemfronteiras.com.br ; à Confraria de Artistas e Poetas pela Paz (CAPPAZ);  e sua presidente fundadora: Joyce Lima Krischke; também, à escritora e presidente da “Editora Pimenta Malagueta/BA”: Miriam de Sales. Ao site literário, “Recanto das Letras” http://www.Esther.recantodasletras.com.br que me acolheu, desde o início de minha carreira e no qual estou, até hoje.  Aos que me apoiaram nessa construção e que, não os citei ... Muito obrigada! Trago-os nas paredes da minha memória.



 “Ler é a forma mais barata e segura de viajar”
 
 
Sites: http://www.Esther.recantodasletras.com.br     
Contato: rogessibispa@hotmail.com          
               estherrogessi@hotmail.com  
 
 
 
“O artista cria não se apropria, respeite o direito autoral
Lei 9.610/98”.
 
 
 
 
 BIBLIOGRAFIA
 
 
 
 – MENDES, Rogessi.  Projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”. Recife-PE/BR, 04 ottobre 2014. Entrevistada por A.C.I.M.A. – Associazione  Culturale Internazionale Mandala (Itália)..
 http://acimamandala.blogspot.com.br/2014/10/a-a.html   
– Coautora: Coletânea Versos inéditos, Mural dos Escritores /2009;
– Coautora: Antologia Poeta mostra a tua cara / 2010;
– Coautora: Antologia Poesia do Brasil, 2010 Proyecto Cultural SUR-Brasil;
– Coautora: Antologia Poetas En/Cena 4 Belô Poético /RS  /2010;
– Coautora: Antologia Destaque Literário Brasileiro / 2011;
– Coautora: Antologia Del’ Secchi VOL.XXI / Editora Del’Secchi – 2011;
– Coautora: Projeto Literário Delicatta VI Contos e Crônicas/ 2011;
– Coautora: Poetas En/Cena 5  Belô Poético, Porto Alegre  /RS,  2011;
–Versos Diversos –  Vol.IV Grêmio Literário Castro Alves/RS–2011;
–Antologia da Associação Internacional Poetas Del Mundo/ Vol.1–Campo Grande/MS-2011;
– Primeiro livro solo, pela Real Academia de Letras Coletânea / 2012;
– Coautora: Antologia XII Prêmio Cultura Nacional (Real Academia de Letras) –  2012;
– Coautora: Antologia Del’Secchi VOL. XXI- Editora Del’Secchi / 2011;
–  Coautora: Antologia Del’Secchi VOL. XXII- Editora Del’Secchi / 2012;
–  Coautora: Antologia Del’Secchi VOL. 23 - Editora Del’Secchi / 2013;  
–  Coautora: Antologia Del’Secchi VOL. 24 - Editora Del’Secchi / 2014;
–  Coautora: Antologia Del’Secchi VOL. 25 - Editora Del’Secchi / 2015;
–  Coautora: Antologia Del’Secchi VOL. XXVI - Editora Del’Secchi / 2016;  

– Mil Poemas a Pablo Neruda - 21/06/2012 ;
– Mil Poemas a Óscar Alfaro, com o texto:  “Óscar Alfaro o poeta das crianças”, em  23/06/2013;
 – 4ª Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE, Editora Literarte/RJ–2013;
– Mil Poemas a José Martín,  23/06/2013;
– Coautora: Antologia dos Cônsules /2013;
– Coautora: Antologia Del’Secchi VOL. XXIII/Editora Del’Secchi – 2013;
– Coautora: 4ª Antologia Poética ALAF/Editora Literarte /2013;
– Coautora: Antologia da Associação Internacional Poetas Del Mundo / 1ª Edição, Editora Life, 2013;
– Coautora do Livro “Viagem pelo mundo II”, Edição bilíngue: português e alemão, Editora Literarte, 2013;
– Mil Poemas a Charles Baudelaire, 25 de outubro de 2014.
– Participante do Catálogo do Prêmio Luso-Brasileiro, Pg. 05, Editora Mágico de OZ, 2014;
–Antologia Castro Alves e Convidados, Editora Mágico de OZ/1ª Edição/2014;
– Participante do IV Catálogo Artístico Literarte,Pg. 20,  Editora Literarte, 2014;
– Coautora da ANTOLOGIA “ BRÈSIL EN  SCÈNE II”   Diva Pavesi et ses invites/Divine, Bilingue (Português, Francês) 2014;
– Autora do romance: “Conflitos de uma alma” 1ª Edição, Editora Literarte – 2014;
ISBN 978 - 8 -5835200-8-5. 2ª ed. Editora Literarte, 2ª edição  nova versão –  Editora Pimenta malagueta – BA.
– Coautora: Antologia Del’Secchi VOL.XXIV/Editora Del’Secchi- 2014;
– Coautora Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos – 8 Séculos da Língua Portuguesa, 2014;
Mil Poemas  a Neruda-
Mil Poemas a Martí Perez-
– Mil Poemas a Óscar Alfaro-
– Mil Poemas a Cesar Vallejo - 04/10/2011;
– Mil Poemas a Gabriel García Marquez, com o texto: Gabo e a Literatura Fantástica /23/04/2014.
– Mil Poemas à madre Teresa de Calcutá, com o texto:  “De Agnes à Madre Teresa  de Calcutá”, e “Agnes o pássaro cantante”, em  03/08/2014.
– Coautora da Antologia Navegantes /bilíngue italiano,  português /2014;
– Coautora Antologia Navegantes 2014, A.C.I.M.A.;
– Participações na Revista Literária da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO):  Café-com-Letras;
– Publicações no site da UBE/SP;
– Publicações na Revista: “Sem Palavras”, Edição Especial de Natal – 2014 Antologia Panorama da Literatura Brasileira/ 1ª Edição – Salvador/BA–2015;
– Coautora da 2ª SELETA PANORAMA DA LITERATURA BRASILEIRA/Salão Internacional do Livro, em Turim/Itália/05/2015 ;
– 6ª Antologia Poética da ALAF/Fortaleza/CE, 2015;
–II Antologia ALAB Academia de Letras e Artes Buziana–Oficina do Livro/SP-2015;
– Sem Fronteiras pelo Mundo... Coletânea Internacional Bilíngue (Português – Inglês) Editora Rede Sem Fronteiras/RJ- 2016;
–Coletânea Literária “A arte de ser mulher ”Poesia Feminina”
Editora Rede sem Fronteiras/2016;
– Sem Fronteiras pelo Mundo Vol.2... Coletânea Internacional de língua Lusófona – Editora Sem Fronteiras/2017;
Antologia Bilingue Italiano & Portoghese Amor & Amore/A.C.I.M.A. 2017;
– Sem Fronteiras pelo Mundo Coletânea Internacional - Editora Rede Sem Fronteiras/2018.
– Coautora do Livro AS 50 Melhores Histórias Infantis,
 Editora Literarte/RJ, 2015;
 
 
 "Há sempre uma pedra no meio do caminho... Drummond que o diga e o Senhor Jesus que a arranque!"
 
Com carinho,
(EstherRogessi)
 
 
 
 
 
[1] A sequidão de sentimentos aniquila o belo.
[2] Intempéries da vida me motivam a prosseguir.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 21/05/2018
Reeditado em 29/06/2018
Código do texto: T6342835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.