QUEM ERA MARIELLE FRANCO???

"Mulher negra, cria da Maré e defensora dos Direitos Humanos."

Marielle Franco foi eleita em 2016 vereadora pelo Psol. Foi seu 1º mandato, se elegeu com 46 mil votos– a 5ª mais bem votada. Formou-se em sociologia pela PUC, com bolsa integral, e fez mestrado em administração pública na UFF, com o tema “UPP: a Redução da Favela a Três Letras”. A vereadora foi morta a tiros na noite de 4ª feira (14.mar.2018), no centro do Rio, aos 38 anos.

Marielle foi mãe aos 19 anos. Antes de ser eleita, ela foi assessora parlamentar do deputado estadual Marcelo Freixo, também do Psol. Foi eleita vereadora tendo como principais bandeiras o feminismo e os direitos humanos.

Mulher, negra, favelada, Marielle Franco foi de 'cria da Maré' a símbolo de novas lutas políticas no Rio

Marielle Franco foi eleita vereadora do Rio em sua primeira tentativa, com mais de 46 mil votos

A vereadora Marielle Franco, assassinada na noite de quarta-feira no Rio, aos 38 anos, se descrevia desta maneira nas redes sociais, pontuando em primeiro lugar sua cor e gênero; sua origem, nascida e criada no conjunto de favelas do Complexo da Maré, na zona norte do Rio; e a missão que escolheu seguir na política.

Um evento traumático da juventude contribuiu para definir a trajetória profissional de Marielle. Quando estava no pré-vestibular comunitário da Maré, uma amiga que tinha acabado de ser aprovada na universidade foi morta por uma bala perdida, em tiroteio entre policiais e traficantes na comunidade.

A morte fez com que a jovem se envolvesse na militância por direitos humanos, no pré-vestibular comunitário que ajudou a "despertar sua consciência para o mundo", lembra o amigo e correligionário Tarcísio Motta, vereador do PSOL e vizinho do gabinete ocupado por Marielle na Câmara dos Vereadores do Rio.

Os últimos momentos de Marielle Franco antes de ser morta com quatro tiros na cabeça

'Ela incomodava pequenas e grandes máfias', diz colega de partido de Marielle Franco, vereadora morta no Rio

"Ela se lançou candidata em 2016 motivada pela necessidade de que as mulheres estejam na política, pela necessidade de combater o racismo, para mostrar que uma mulher negra e favelada pode e deve ocupar os espaços de poder", diz Motta.

"Isso motivou uma belíssima campanha, que cativou tanta gente e foi a grande surpresa das eleições de 2016", lembra o vereador.

Candidata de primeira viagem, Marielle foi a quinta vereadora mais votada no Rio, com mais de 46 mil votos. "A gente tem que entrar, sair, fazer política, resistir, dar a cara, e isso é uma das coisas que me orgulha", afirmou.

Assassinato

Marielle cumpria o primeiro mandato como vereadora pelo partido há pouco mais de um ano.

Ela foi assassinada na noite de quarta-feira no Rio com tiros na cabeça, dentro do seu carro, no bairro do Estácio, perto da prefeitura do Rio.

Homens em outro veículo atiraram pelo menos nove vezes contra o carro da vereadora, matando também o motorista, Anderson Pedro Gomes. Uma assessora ficou levemente ferida.

A polícia apura a autoria e a motivação do crime, no qual há suspeita de execução.

O Rio está sob intervenção federal, em uma tentativa de conter a escalada de violência o Estado. O interventor, general Braga Netto, disse em nota que "repudia ações criminosas como a que culminou com a morte da vereadora" e do motorista, "se solidariza com as famílias" e "acompanha o caso em contato permanente com o Secretário de Estado de Segurança".

Há duas semanas, Marielle assumira o posto de relatora de uma comissão criada para monitorar as ações da intervenção federal no Rio.

Em nota condenando o assassinato, o PSOL pede investigação do caso: "Exigimos apuração imediata e rigorosa desse crime hediondo. Não nos calaremos!"

NOTA DO DIVULGADOR:- PORQUE NÃO QUERIA A INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO DE JANEIRO???? ME EXPLICA POIS SE ESTÃO MATANDO GENTE INOCENTE A TORTO E A DIREITO... E TANTOS HOMICÍDIOS A LUZ DO DIA... E O GOVERNO NÃO FAZ NADA ... TAVA QUE MAIS NA HORA DE DAR UM BASTA NISSO TUDO??? O DEVER DA VEREADORA NÃO LUTAR PELO BEM DO POVO E NÃO DO TRÁFICO, MESMO QUE O TRÁFICO A TENHA ELEITO??? E O DIREITO HUMANOS SÓ SE PREOCUPA COM BANDIDO MORTO... JAMAIS SE PREOCUPA COM AS VÍTIMAS???? OU ESTOU MENTINDO??? CADÊ O DIREITOS HUMANOS DA VÍTIMAS DOS BANDIDOS???