Antônio Gastão de Orléans e Bragança
Antônio Gastão Filipe Francisco de Assis Maria Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança, (Paris, 9 de agosto de 1881 — Edmonton, 29 de novembro de 1918), príncipe do Brasil e príncipe de Orléans e Bragança, foi um militar e piloto de aviões franco-brasileiro.
Nasceu na casa alugada por seus pais, a última princesa imperial do Brasil, D. Isabel de Bragança, e o príncipe imperial consorte, D. Gastão de Orléans, conde d'Eu, enquanto permaneciam em Paris, devido a tratamentos de saúde.
Anos depois da Proclamação da República no Brasil - episódio que passou-se a 15 de novembro de 1889 - D. Antônio alistou-se como tenente dos hussardos do exército imperial e real do Império Áustro-Húngaro, atividade que exerceu de 1908 a 1914 e, depois, em 1918, com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), alistou-se na Marinha Real Britânica, servindo como piloto de aviões.
Faleceu numa queda de avião perto de Londres, em manobras de exercícios militares quotidianos, após o término da guerra, da qual havia saído ileso. Está enterrado na capela real de Dreux, mausoléu dos Orléans, na França.