RAY PRICE

12 / 01 / 1926 16 / 12 / 2013]

Noble Ray Price, mais conhecido pelos fãs e admiradores da música country como "Ray Price", roi um grande cantor e compositor norte americano de músicas country, atuando em sua carreira desde a década de 1940.

Ray Price nasceu em uma fazenda perto da pequena e agora desaparecida comunidade de Peach, perto de Perryville no Condado de Wood, Texas (EUA).

Seus pais foram Walter Clifton Price and Clara Mae Bradley Cimini e seu avô foi James MM Price, um colono no início da criação da comunidade onde Ray nasce.

Ray Price tinha três anos de idade quando seus pais se divorciaram e sua mãe se mudou para Dallas, Texas.

No restante de sua infância ele dividiu o tempo entre Dallas e a fazenda da família, onde seu pai tinha permanecido.

Sua mãe e seu padrasto foram estilistas de sucesso e queriam que ele seguisse essa carreira de trabalho, pois acreditavam que era algo que valia a pena financeiramente.

Mas não tiveram sucesso em convencer Ray Price, porque ele começou a cantar e tocar guitarra quando adolescente, e decidiu primeiramente seguir a carreira de medicina veterinária.

Ray Price estava cursando o colégio de "North Texas Agricultural College", em preparação para essa carreira quando seus estudos foram interrompidos pela entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

Price foi recrutado então em 1944 e serviu como um fuzileiro naval dos EUA no Pacífico.

Após a guerra, Price voltou para a faculdade, e muitos anos depois (1972) foi homenageado como um aluno distinto.

Depois da guerra e da faculdade, Ray Price repensou sua decisão de continuar os estudos para se formar um médico veterinário.

Por um lado, foi considerado demasiado pequeno para trabalhar com grandes animais, como bois e cavalos, uma das análises levadas em consideração para a formatura de veterinários no Texas.

Enquanto ficoui ajudando no rancho dos seus pais, ele também começou a cantar em várias festas e shows em toda área de Abilene, Texas.

Isto eventualmente levou-o a começar a cantar no programa de rádio "Hillbilly Circus" transmitido na de Abilene KRBC em 1948.

Então após se tornar conhecido, ele começou a trabalhar na rádio KRLD-AM de Dallas em 1949, e posteriormente, quando o show foi também começou à ser transmitido pela nacional rádio CBS Price foi exposto de forma nacional, aumentando sua fama em todo o território dos EUA.

Foi por volta dessa época que Ray Price tornou-se amigo de Lefty Frizzell.

Os dois se conheceram no estúdio "Beck Recording Studio", em Dallas, e Price acabou escrevendo a canção "Give Me More, More, More Of Your Kisses" para o uso de Frizzell.

Algumas músicas gravadas por Price nos estúdios "Beck Recording" chamou a atenção dos estúdios "Bullet Records" em Nashville, Tennessee e ele assinou o seu primeiro contrato de gravação.

No entanto, seu primeiro single lançado pela "Bullet Records", "Jealous Lies" não se tornou um hit de sucesso.

Então Price se mudou para Nashville, no início dos anos 1950, por um breve período de tempo com Hank Williams.

Quando Williams morreu, Price formou sua própria banda, a "Drifting Cowboys".

Price foi o primeiro artista a ter um sucesso com a música "Release Me" (1954), um top "five" na lista de músicas populares.

Em 1953, formou a banda "The Cowboys Cherokee".

Entre seus membros durante o final dos anos 1950 e início dos anos 1960 foram: Roger Miller, Willie Nelson, Darrell McCall, Van Howard, Johnny Paycheck, Johnny de Bush, Buddy Emmons, Pete Wade, Jan Kurtis, Shorty Lavender e Spicher.

Miller escreveu um dos clássicos de Ray Price em 1958, "Invitation to the Blues", e cantou com grande harmonia na gravação.

Além disso, Nelson compôs a música Ray Price "Night Life".

Price tornou-se um dos grandes baluartes da música de 1950, com canções de sucesso como "Talk To Your Heart" (1952) e "Release Me".

Mais tarde, ele desenvolveu a famosa "Ray Price Shuffle," um arranjo de música honky tonk 4/4, que pode ser ouvido em "Crazy Arms" (1956) e muitos de suas outras gravações a partir do final dos anos 1950.

Durante os anos 1960, Ray experimentou cada vez mais sucesso com o chamado som Nashville, cantando baladas lentas e utilizando arranjos exuberantes de cordas e backing vocals.

Exemplos incluem a versão de 1967 de "Danny Boy", e "For Good Times", em 1970, que foi o hit número 1 das músicas country desde "The Same Old Me" em 1959.

Escrito por Kris Kristofferson, a música também marcou No. 11 na parada de música popular e contou com um Price mais maduro apoiada por sons musicais sofisticados, muito em contraste com o honky tonk que Price havia tocadoo duas décadas antes.

Price teve mais três sucessos No. 1 da música country na década de 1970: "I Won't Mention It Again", "She's Got To Be A Saint", e "You're the Best Thing That Ever Happened To Me".

Seu top ten hit final foi "Diamonds in the Stars" no início de 1982.

Price continuou a ter canções na parada de música country através de 1989.

Mais tarde, ele cantou música gospel e outras canções gravadas como "Amazing Grace", "What A Friend We Have In Jesus", "Farther Along" and "Rock of Ages".

Em 2009, Price fez duas apresentações para a Fox News em seu de Huckabee.

A primeira foi com os "Cowboys Cherokee" e anfitrião Mike Huckabee, e ele executou "Crazy Arms" and "Heartaches By The Number".

Price trabalhou em seu penúltimo álbum, "Last of the Breed", com seus companheiros de música country, os cantores Willie Nelson e Merle Haggard.

Este álbum foi lançado em 20 de março de 2007, pela empresa "Lost Highway Registros".

O conjunto de dois discos apresenta 20 clássicos country, bem como um par de novas composições.

O trio percorreu os EUA de 09 março até 25 de Março, a partir do Arizona e terminando em Illinois.

Este foi o terceiro álbum de Price com Nelson e o primeiro álbum com Haggard.

Após a turnê, Haggard comentou: "Eu disse para Willie quando acabou, "Aquele velho deu-nos uma maldita lição de canto."

Ele realmente fez.

Ele acabou de cantar de uma forma tão sensacional e em seguida se se sentou lá com o microfone em seu peito.

Em 6 de novembro de 2012, Ray Price confirmou que ele estava lutando contra o câncer de pâncreas.

Price disse ao San Antonio Express-News que ele vinha recebendo quimioterapia durante os últimos seis meses.

Uma alternativa para a quimioterapia teria sido cirurgia que envolveu a remoção do pâncreas, juntamente com porções do estômago e do fígado, o que teria significado uma longa recuperação e ficar em uma casa de repouso.

Disse Price: "Isso não é muito mais uma opção para mim.

Deus sabe que eu quero viver tanto tempo quanto eu posso, mas eu não quero viver assim".

Então com 87 anos de idade, Ray Price disse ao jornal: "O médico disse que todo homem vai ter câncer, se ele viver para ser velho o suficiente.

Price manteve uma perspectiva positiva.

Embora, em fevereiro de 2013, o câncer parecia estar em remissão, Price foi hospitalizado em maio de 2013 com desidratação grave.

Em 2 de dezembro, 2013, Price foi internado no Tyler Texas Hospital, nos estágios finais de câncer de pâncreas, de acordo com seu filho, deixando o hospital em 12 de dezembro para atendimento domiciliar.

Depois de deixar Nashville Price viveu seu tempo fora da estrada em seu rancho no Texas a leste de Mount Pleasant, continuando a mexer com gado e cavalos.

Ray Price foi casado duas vezes.

Ele e sua primeira esposa se ​​divorciaram no final de 1960 e se casou com sua segunda esposa, Janie, em 11 de junho de 1970 e permaneceram juntos até sua morte.

Ray Price teve um filho do seu primeiro casamento, chamado Cliff Price.

Causa da Morte:

Ray Price morreu em 16/12/2013 de complicações geradas por Câncer de Pâncras aos 87 anos de idade em seu rancho no Texas, a leste de Mount Pleasant.

Sepultamento:

O corpo de Ray Price foi enterrado no Cemitério "Restland Memorial Park".

13005, Greenville Ave Dallas, Texas, EUA.

um grande artista não morre nunca.

fred albano
Enviado por fred albano em 25/01/2018
Código do texto: T6235820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.