Murad IV
Filho do sultão Ahmed I, Murad IV subiu ao poder com 11 anos de idade, sendo um dos poucos governantes nesta lista a ser bem-sucedido (à sua maneira). Murad nasceu num momento em que todo o reino em torno dele estava constantemente sob ataque. Assim, ele adotou a violência que viu e a usou para sair em vantagem.
Seu feito mais notável foi o da guerra contra Safavids, em que as forças otomanas invadiram o Azerbaijão, ocupando Revan, Tabriz e Hamadan, e retomando Bagdá em 1638. A cidade resistiu ao cerco de 40 dias, mas foi obrigada a se render, sendo que a maior parte da população foi massacrada, enquanto Murad apreciava tudo prazerosamente.
Suas realizações incluíram ainda a proibição do fumo, do vinho, do ópio e do café em todo o Império Otomano (o que não valia para ele próprio, é claro). Aqueles que ousaram desafiá-lo foram enforcados ou empalados. Os corpos eram frequentemente exibidos publicamente para servir de exemplo e desencorajar os possíveis infratores. Ele morreu de cirrose hepática aos 27 anos de idade.