Pórcia

Pórcia ( c. 70 a.C. - junho de 43 a.C. ou outubro de 42 a.C.) era a filha de Catão Uticense e de Atília. Casou-se primeiro com Marco Bíbulo, com quem teve três filhos e, depois da morte deste, com Marco Júnio Bruto, o assassino de César. Suicidou-se após a morte de Bruto, na batalha de Filipos, em 42 a.C.

Sua mãe era Atília, filha de Atílio Serrano, cônsul em 106 a.C.. Atília foi a primeira esposa de Catão, que depois se casou com Márcia, filha de Lúcio Márcio Filipo.

Como o pai, Pórcia era estoica, e fora casada com Bíbulo, antes de desposar Marco Júnio Bruto, um dos assassinos de César.

Ao suspeitar das intenções do marido em relação ao ditador, ela provocou um profundo ferimento em sua coxa, para mostrar que ela conseguia suportar a dor. Bruto revelou-lhe a conspiração, e foi ela quem entregou a espada que Bruto usou para matar César.

beijo a boca da morte

com o gosto de um amor verdadeiro

anjo triste.

fred albano
Enviado por fred albano em 10/01/2018
Código do texto: T6222046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.