PARABÉNS STEPHEN HAWKING, UMA REFERÊNCIA DE VIDA!
PARABÉNS STEPHEN HAWKING, UMA REFERÊNCIA DE VIDA!
Em 02 de fevereiro de 1931, Albert Einstein foi convidado por Charles Chaplin a assistir a pré-estreia de seu filme “Luzes da Cidade”. O diálogo abaixo marcou esse encontro de dois gênios:-
"O que eu mais admiro na sua arte", disse Albert Einstein, "é a sua universalidade Você não diz uma palavra, e ainda assim... o mundo lhe entende.".
- "É verdade", responde Chaplin. "Mas a sua fama é ainda maior: o mundo admira você, mas ninguém entende o que fala.".
Acabo de assistir documentário sobre Stephen Hawking, o maior gênio atual da Física. O autor passou alguns dias com esse ser humano fantástico e presenciou diversos aspectos e atividades de sua vida. Nem sei se consigo transmitir ao papel tanto desapego aos sentimentos que consideramos normais ao nosso cotidiano. Diante de uma pessoa cuja ligação com o mundo se faz unicamente com limitados gestos e contrações faciais e, apesar disso, transmite uma energia, uma vontade de viver e cada vez mais compreender o universo, temos a percepção do quanto desperdiçamos nossas vidas com frivolidades, e jogamos fora o que Deus nos deu de mais precioso: o tempo.
Perguntado sobre amenidades, respondeu; “- Não falo sobre amenidades”. Amenidades para Stephen são aquelas perguntas tolas sobre sucesso, quantos livros seus foram vendidos, quanto ganha, etc.. Ou seja, as perguntas que nos interessam a respeito das celebridades que elegemos como tal. Com um senso de humor inteligente e improvável para suas condições de saúde, portador de uma doença degenerativa, Stephen nos faz esquecer seus problemas. Leva uma vida cheia de compromissos: palestras, grava vídeos, assiste e comenta filmes (compareceu à cerimônia de entrega do Oscar na qual o ator que o representou no filme “A Teoria de Tudo”, recebeu a estatueta de melhor ator). Assessorado por uma equipe que cuida de sua saúde, estuda e pensa muito apesar dos seus 75 anos completados hoje, 8 de janeiro, e de seu renome, coisa que ele não dá importância ao contrário dessa canalhada que faz tudo por um instante de fama, e a mídia que nos empurra goela abaixo ídolos e valores ridículos.
Diante da grandeza de Hawking, as vaidades, orgulhos, ressentimentos, falsidades artísticas como música e filmes de sucesso efêmero que visam apenas faturar e uma infinidade de fatos da nossa vida atual que tomam nosso tempo, não chamam a atenção. Convivemos com um lixo artístico que piora de qualidade dia a dia, somos conduzidos por homens abjetos e desprezíveis, aprendemos a nos preocupar única e exclusivamente com os bens materiais e com ideologias que esquecem que somos indivíduos e não uma massa de idiotas a ser rotulada de direita ou de esquerda. Enfim, creio que devemos viver e deixar viver, sem julgamento e com aceitação das diferenças.
Paulo Miorim
08/01/2018