Milônia Cesônia

Milônia nasceu entre 2 e 4 de junho de um ano desconhecido, mas próximo do início do que chamamos de Era Comum. De origens modestas, Cesônia era filha de Vistília. Seu meio irmão era o cônsul e general romano Cneu Domício Córbulo e sua sobrinha, Domícia Longina, se casaria com o imperador Domiciano.

Pouco se escreveu sobre ela. Suetônio afirma que quando ela se casou com Calígula, já não era mais bela ou jovem e que ela já era mãe de três filhos de outro casamento . Ele descreve Milônia como sendo uma mulher extravagante e leviana , mas que, de qualquer forma, Calígula amava apaixonada e fielmente .

Dião Cássio afirma que o imperador começou um caso com Cesônia antes do casamento (no final de 39 ou início de 40) . Ela estava grávida quando se casaram e deu à luz Júlia Drusila um mês depois . Suetônio, por outro lado, afirma que ela teria tido a filha no dia do casamento[1]. Dião Cássio acrescenta ainda que o povo romano não estava contente com o casamento de Calígula com Cesônia .

O satirista Juvenal especulou que Calígula teria ficado louco por causa de uma poção do amor que Cesônia teria lhe dado .

Suetônio conta que Calígula desfilava Cesônia perante as tropas e, às vezes, fazia-o com ela nua, mas apenas para alguns amigos selecionados . Ele supostamente ameaçava matá-la ou torturá-la como uma forma bizarra de afeto .

Em 41, Calígula foi morto por assassinos durante uma peça teatral. Cesônia e a filha, Júlia, foram assassinadas horas depois. De acordo com Flávio Josefo, ela morreu bravamente : abalada pela morte do marido, ela teria oferecido espontaneamente o pescoço ao assassino, pedindo-lhe que a matasse sem hesitar . A data foi 24 de janeiro de 41.

fred albano
Enviado por fred albano em 08/01/2018
Código do texto: T6220155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.